Desarme o narcisismo e a manipulação emocional detectando o love bombing logo de cara.
O seu parceiro tem acessos de raiva e depois vem pedir desculpa dando presentes extravagantes? Ou você está achando estranho que o seu namorado de poucas semanas está sempre fazendo mil e uma coisas para ganhar seu coração? Talvez até seja você quem está obcecado com o seu parceiro. Todas as coisas descritas acima são sinais de "love bombing", que é muito prejudicial aos relacionamentos. Para ajudar você a perceber as táticas do love bombing, nós trouxemos estratégias indicadas por especialistas para reconhecer e proteger a si mesmo do love bombing, bem como dicas de como não praticá-lo. Continue lendo para criar uma dinâmica mais saudável no seu relacionamento.
O que você precisa saber
- O love bombing é um tipo de manipulação emocional que costuma ser usada por narcisistas para deixar você sufocado com afeto e atenção, com o objetivo de deixá-lo dependente dele.
- Se o seu parceiro parece “precisar” de você, dizer que não vive sem você e fizer de tudo para impressioná-lo com presentes e demonstrações de afeto, pode ser love bombing.
- Previna o problema pedindo para o seu parceiro pisar no freio e parar de atropelar as etapas naturais do relacionamento. Deixe bem claro também quais são os seus limites, como precisar de tempo sozinho.
- Evite praticar o love bombing deixando o relacionamento fluir naturalmente e perguntando ao outro se ele se sente confortável com a forma que você expressa afeto.
Passos
Seção 3 de 4:
Como evitar o love bombing
-
Coloque limites logo no começo para impor a sua independência. Uma das melhores formas de mostrar para um manipulador ou narcisista que você não vai cair no golpe dele é se impor verbalmente. Diga quais são as suas expectativas para o romance e defina seus limites. Deixe bem claro que você quer uma dinâmica saudável e que não ignorará nenhum sinal ruim no relacionamento. [3] X Fonte de pesquisa
- Defina um limite bem no começo do relacionamento dizendo algo como “ Minha agenda é muito cheia e eu não vou largar tudo por causa de alguém. Eu só posso sair uma vez por semana .”
- Diga o que você acredita ser uma parceria sustentável. Por exemplo, diga “ Quero namorar uma pessoa em quem eu possa confiar. Flores, chocolates e mensagens de carinho não valem de nada se a pessoa não tiver um comportamento consistente .”
- Mostre que você sabe quais são os sinais de love bombing. Você pode dizer algo como “ Se alguém sugere ir morar junto depois de poucos meses de relacionamento, já sei que está querendo apressar o compromisso e pular etapas .”
-
Ignore um ex que pratica love bombing para conquistar você de novo. Se você foi maltratado em um relacionamento passado, o seu ex pode tentar atrair você de volta mandando mensagens fofas e fazendo gestos românticos. Mesmo que dê vontade de dar uma nova chance para o relacionamento, fique de olho: o love bombing, geralmente, é a forma que o narcisista encontra de controlar a vítima de novo. Corte o contato com ele, ou seja, faça todo o necessário para impedir qualquer tipo de comunicação com o narcisista para que ele não consiga brincar com o seu coração. [4] X Fonte de pesquisa
- Responda as mensagens do narcisista com clareza e firmeza. Mostre que você quer seguir em frente dizendo " Eu não quero mais ter contato com você, para que eu possa seguir em frente. Tchau e benção. "
- Já que o seu ex pode tentar deixar você em um estado vulnerável dizendo coisas como “a gente está "destinado" a ficar junto”, pratique o autocuidado e desenvolva resiliência para não continuar emocionalmente dependente dele.
-
Aprenda a reconhecer narcisistas e fique longe deles. Se estiver no começo de possíveis relacionamentos, descarte pessoas que pareçam arrogantes ou charmosas demais para serem verdade. Elas podem parecer ótimas nas redes sociais e se expressam super bem, mas, na prática, tudo o que fazem é contar vantagem de suas mil qualidades. Se o seu parceiro atual não cansa de fazer diversos gestos românticos, mas não parece ter empatia nenhuma, isso também é sinal de narcisismo. Talvez seja melhor terminar, pois ele vai tentar explorar você no futuro. [5] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Por exemplo, seu parceiro pode postar uma foto do belo buquê que ele comprou para você, mas na hora de escutar quando você precisa desabafar, ele se faz de tonto.
- Uma pessoa com quem você marcou de sair para tomar um café pode querer sair de novo no dia seguinte e mais outras vezes na semana. Quando você diz que não tem tempo, ela ficará muito ofendida e chateada.
-
Teste o seu parceiro recusando, com educação, o presente que ele vier dar e repare na reação dele. Dê ao outro a chance de mudar de comportamento, talvez ele só tenha exagerado. Para saber a diferença entre love bombing e uma animação exagerada que não faz mal a ninguém, diga para ele que é cedo demais para gestos tão extravagantes assim. Repare em como ele vai reagir ao seu pedido para desacelerar para ver se é seguro prosseguir com este relacionamento. [6] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se for o segundo encontro e ele está falando de fazer um cruzeiro junto com você, diga “ É muito fofo da sua parte sugerir isso, mas eu acho que é cedo demais para mim .” Se o outro ficar tentando convencer você a aceitar, não está respeitando os seus limites.
- Fique de olho nos presentes que um ex der, seja algo pequeno ou expressivo. Relembre-o de respeitar o seu espaço com um comentário como “ É melhor continuarmos sem nos falar. Por favor, respeito a minha vontade de seguir em frente. ”
-
Deixe bem claro qual é a sua definição de amor “de verdade”. Mesmo que seja fácil se encantar com as artimanhas do love bombing, você conseguirá resistir se for firme ao seu conceito do que é amor. Pense nos sinais presentes em relacionamentos saudáveis e veja se o seu tem tais sinais. É encantador, mas também perturbador? Então é um relacionamento tóxico. [7] X Fonte Confiável New York State Government Ir à fonte
- Um sinal de amor de verdade pode ser “ Nós respeitamos a independência um do outro e entendemos que é melhor remarcar os encontros se o trabalho estiver muito frenético naquela semana .”
- Você também pode dar valor ao seu bem-estar geral e dizer “ Eu devo me sentir tranquilo e confiante em um relacionamento, mas, nos últimos tempos, me sinto cansado, preocupado e estressado .”
- Talvez você se preocupe bastante com questões práticas, como “ Quero alguém que goste de verdade do meu filho. Não quero viajar só de casal o tempo todo .”
-
Faça uma lista das coisas que estão faltando no seu relacionamento. Talvez o seu parceiro dê rosas e leve você para viajar com bastante frequência, mas também menospreza os seus sonhos e os trata como se não fossem importantes. Quando você foca menos nas partes “que reluzem” do relacionamento e começa a prestar atenção nas ruins, como falta de confiança, má comunicação e falta de independência, será mais fácil identificar o love bombing. [8] X Fonte de pesquisa
- Leve em conta o que parece um “bônus”, mas na verdade é um sinal ruim. Por exemplo, se o seu parceiro quer manter contato o tempo inteiro, parece que a comunicação entre vocês é boa, não é? No entanto, se você parar para reler as mensagens, pode perceber que as conversas são focadas só nele e causam estresse em você.
-
Pense se a conexão entre vocês é sustentável a longo prazo. Mesmo que esteja enebriado com o seu romance incrível, pergunte-se: você quer esta dinâmica todo dia? Este monte de mensagens ou de presentes deixarão você feliz daqui a cinco anos? Se o seu parceiro falha em coisas básicas, como ter empatia, mas faz um grande auê para mostrar o quanto ele é “generoso” ou “divino”, pense se é isso mesmo que você quer para o seu futuro. [9] X Fonte de pesquisa
- É com esse tipo de pessoa que você quer estar no futuro? Se você acha que o comportamento dele só seria legal por uma semana ou duas, é sinal de que você deve reavaliar essa conexão.
-
Compartilhe as suas preocupações. Antes de tomar medidas drásticas, foque em se comunicar melhor no relacionamento. Diga o que está causando preocupação e dê ao outro a chance de responder. Diga algo como “Eu gosto muito de você, mas preciso de espaço e tempo para mim mesmo. Você consegue respeitar isso?” Se o relacionamento for saudável, o seu parceiro vai respeitar seus limites e achar bom que você tirou um tempo para comunicar o que estava martelando na sua cabeça. [10] X Fonte de pesquisa
- Se você for vítima de love bombing, seu parceiro não vai reagir bem. Ele ficará na defensiva e insistirá para você aceitar o comportamento dele.
-
Pergunte para alguém de confiança se ela reparou em algum sinal de love bombing. Às vezes, é difícil perceber os sinais ruins, principalmente se você estiver gostando de alguém novo ou se já estiver apaixonado. Procure a perspectiva de outra pessoa próxima, como um amigo ou parente. Descreva o seu relacionamento e veja se isso levanta alguma suspeita.
- Já que as pessoas que te amam querem proteger você, elas podem ser bem diretas sobre situações sutis que você não viu. Por exemplo, elas podem apontar “Ele falou que você é a alma gêmea dele mesmo tendo acabado de sair de um relacionamento. Cedo demais para falar esse tipo de coisa, não é?”
-
Largue o abusador que pratica love bombing, mesmo se for difícil. Mesmo que você ainda goste dele ou se sinta culpado por “abandoná-lo”, lembre-se de que você precisa se amar primeiro. Se estiver preocupado com a sua saúde mental e com o fato de ele estar tirando vantagem de você, o melhor a se fazer é terminar o relacionamento com pessoas que praticam manipulação emocional. Se ele for mesmo um narcisista, terminar logo poupará muita dor. [11] X Fonte de pesquisa
- Os abusadores que praticam love bombing podem acusar você de ser o “vilão” por terminar o relacionamento, mas é melhor sair dessa e procurar as pessoas que realmente gostam de você. Lembre-se de que as pessoas com histórico de love bombing ou com tendências narcisistas raramente param de ter um comportamento abusivo sozinhas.
-
Procure ajuda profissional para lidar com os efeitos do love bombing. Se você marcar uma consulta com um psicólogo, ele poderá confirmar, com base no que estudou, se você estava mesmo lidando com um narcisista ou uma pessoa manipuladora. Se ele vir, de fato, motivo para preocupação, poderá ensinar estratégias personalizadas para ajudar você a se curar do abuso emocional. [12] X Fonte de pesquisa
- O psicólogo pode guiar você para processar suas emoções e entender tudo o que foi o love bombing para você não sofrer o mesmo trauma.
- Quando falar sobre a sua criação e experiências que teve na infância, o psicólogo pode ajudá-lo a entender como a falta de atenção pode ter tornado você mais vulnerável ao love bombing.
- Durante suas sessões, você focará em como fortalecer a sua autoestima e seus limites, em vez de só se enfiar em outro relacionamento.
Publicidade
Seção 4 de 4:
Como não praticar love bombing
-
Pare e reflita caso você tenha sido acusado de love bombing. Mesmo que o love bombing faça mal para os relacionamentos, é um hábito difícil de largar. Os especialistas dizem que este tipo de comportamento se aprende. Por exemplo, você pode ter se inspirado em um relacionamento passado ou observando seus pais. O mais importante a se fazer é reconhecer que o love bombing causa um efeito negativo e então procurar não cair nos mesmos padrões. [13] X Fonte de pesquisa
- Se você suspeita que está praticando love bombing, calma! Respire fundo. Só o fato de reconhecer o problema já é um grande passo.
- Quando você isolar um incidente passado de love bombing, como dizer que alguém é a pessoa certa para você depois do primeiro encontro, você poderá se expressar de forma mais equilibrada. Por exemplo, você pode dizer que rolou uma ótima química entre vocês.
-
Avalie os padrões tóxicos que gostaria de mudar (se houver). Mesmo que seja compreensível querer um romance cheio de fru-frus, pense se você fez as coisas para manipular alguém a cair de amores por você, consciente ou inconscientemente. Por exemplo, você fica fingindo gostar das mesmas coisas que a pessoa gosta para ela ter a impressão de que vocês são o casal perfeito? Procure ter uma abordagem mais sincera nos relacionamentos. Fale sobre os seus objetivos e paixões, mesmo que sejam diferentes dos do outro. Quando você é autêntico, descobrirá que não precisa do love bombing e pode ser você mesmo. [14] X Fonte de pesquisa
- Foque em alternativas saudáveis para o love bombing. Por exemplo, você pode dizer para si mesmo " Em vez de encher a pessoa de elogios, eu posso só mandar uma mensagem perguntando o que ela quer fazer no fim de semana ."
- Reflita para descobrir se você é codependente, ou seja, que você precisa as aprovação do seu parceiro a qualquer custo. Se achar que sim, procure ser feliz quando estiver sozinho.
-
Comunique-se com o seu parceiro. Pergunte se o seu comportamento está exagerado ou está prejudicando a relação e faça o melhor que puder para não ficar na defensiva caso a resposta seja sim. Você terá que ter muita força de vontade, mas também é importante mostrar empatia para a pessoa que você ama. Se for muito difícil aceitar o feedback do seu parceiro, então pode não ser um bom momento para se relacionar com alguém.
- Tente perguntar algo como “ Eu quero ser um bom namorado. Como posso melhorar? ” Esteja preparado para mudar algumas coisas. Ninguém é perfeito e mudar não só é normal, como é saudável.
- Permita-se ser vulnerável e admita que tem certos hábitos tóxicos. Por exemplo, diga “ Eu tive a impressão de que enchi o seu saco de tanta mensagem que mandei essa semana. Desculpa por isso. Eu gosto de conversar com você, mas entendo se você achar que estava demais .”
- Se o seu parceiro estiver preocupado em perder a independência dele dentro do relacionamento, converse sobre como você pode respeitar a autonomia dele. Ele pode querer ficar sozinho um pouco e ter mais tempo para ver os amigos.
-
Pare e respire sempre que perceber que está apressando as coisas. Existe uma grande diferença entre ser um abusador ou só ser exagerado. O último é bem mais fácil de corrigir, principalmente se você se comprometer a deixar as coisas fluírem de uma forma mais natural. Por hora, foque em criar uma conexão e conhecer melhor a pessoa com quem está saindo. Lembre-se de que você terá muito tempo para comprar presentes, dar flores e etc se manter um relacionamento saudável. [15] X Fonte de pesquisa
- É importante ressaltar que as pessoas se apaixonam de formas diferentes. Não é porque você se apaixona rapidamente e com grande intensidade que todo mundo é igual.
- Só apreciar o fato de que alguém está na sua vida sem encher a relação de expectativas ou ficar de marcação cerrada é uma ótima forma de não ser "grudento".
- Para lidar com o começo do relacionamento, em vez de praticar love bombing, seja curioso e fala perguntas para a pessoa com quem está saindo para mostrar que está interessado.
- Por meio da comunicação, vocês podem mostrar afeito usando linguagens de amor diferentes e encontrar um bom equilíbrio.
-
Faça terapia, principalmente se tiver um histórico de love bombing. Lembre-se: você sempre pode mudar! Fazer terapia ajudará a quebrar o ciclo de relacionamentos tóxicos, colocar o foco na cura e melhorar a sua vida (de quebra, melhorar a vida de quem se relaciona com você também). [16] X Fonte de pesquisaPublicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/lifetime-connections/201804/love-bombing-narcissists-secret-weapon
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/basics/love-bombing
- ↑ https://www.psychologytoday.com/ca/blog/the-narcissist-in-your-life/202009/5-ways-set-boundaries-narcissist
- ↑ https://psychcentral.com/pro/recovery-expert/2018/01/what-to-expect-after-leaving-your-narcissist-and-going-no-contact
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/mental-disorders/narcissistic-personality-disorder.htm
- ↑ https://www.psycom.net/relationships/what-is-love-bombing
- ↑ https://www.ny.gov/teen-dating-violence-awareness-and-prevention/what-does-healthy-relationship-look
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/toxic-relationships/201810/red-flags-and-blind-spots-in-dating-narcissist
- ↑ https://www.psychoanalysis.today/en-GB/PT-Articles/Gurfinkel169952/The-unbearable-(unsustainable)-dependence-of-being.aspx
- ↑ https://psychcentral.com/relationships/sex-love-and-all-of-the-above-love-bombing#Now-what ?
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/toxic-relationships/201904/how-leave-narcissist-or-toxic-relationship
- ↑ https://www.talkspace.com/mental-health/conditions/articles/narcissistic-abuse-recover-heal/
- ↑ https://www.rewire.org/love-bomber/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/toxic-relationships/201811/all-you-should-know-about-narcissistic-love-bombing
- ↑ https://deepsoulfullove.com/how-to-slow-things-down-in-a-relationship/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/sense-and-sensitivity/201310/stop-the-narcissist-relationship-cycle
Publicidade