Baixe em PDF Baixe em PDF

Não importa o que você está escrevendo — um trabalho de faculdade, um artigo científico, uma carta de apresentação etc. —, todo documento chama mais atenção quando tem formatação profissional. Felizmente, o Word tem uma série de ferramentas que facilitam a vida dos autores nesse sentido! Este artigo reúne algumas básicas, como ajustar a fonte e escolher o estilo de parágrafo ideal, além de trazer dicas mais complexas e que vão deixar o arquivo final muito melhor.

Método 1
Método 1 de 2:

Dicas básicas de formatação

Baixe em PDF
  1. Fontes serifadas são aquelas que têm "curvinhas" nas pontas, o que dá ao texto um aspecto mais decorativo e elegante. Alguns especialistas em tipografia também acreditam que essas fontes ficam mais fáceis de ler em documentos impressos. Se você pretende imprimir o arquivo, use algo como Times New Roman, Book Antiqua ou Georgia. [1]
    • Para escolher a fonte, acesse a aba Página Inicial no topo do documento. Em seguida, selecione a fonte no menu suspenso que fica no lado esquerdo da tela.
    • Existem centenas de opções de fontes, mas tente escolher uma simples e clássica para deixar o documento profissional e fácil de ler. Evite tudo que seja muito elaborado ou artístico além da conta.
  2. Fontes sem serifa não têm aquelas "curvinhas" nas pontas. Muitos especialistas em tipografia acreditam que elas ficam mais fáceis de ler em telas digitais. Se você não pretende imprimir o documento, use algo como Verdana, Lucida ou Calibri. [2]
    • Apesar de a Comic Sans MS ser uma fonte sem serifa popular e fácil de ler, ela não é muito bem-vista por ter um aspecto infantil e pouco profissional. Como você quer que o documento tenha uma cara profissional, busque outra opção.
  3. Títulos têm uma série de funções: ajudam a segmentar melhor o documento, tornam a leitura do texto mais agradável, facilitam a navegação das pessoas que estiverem explorando o arquivo pelo computador ou outro dispositivo etc. [3] Faça o seguinte para inserir um ou mais entre o corpo do documento:
    • Digite o texto que você quer usar como título. Por exemplo: escreva "Seção 1" ou "Introdução".
    • Selecione o texto.
    • Acesse a aba Página Inicial e vá até a seção Estilos , no lado direito da faixa de opções.
    • Selecione o estilo de título que você quer usar a partir da lista. Por exemplo: se quiser criar um título grande, selecione Título 1 . Se preferir algo menor, selecione Título 2 ou Título 3 .
  4. No geral, os títulos costumam ser maiores que o corpo do texto. Isso serve não só para eles chamarem mais atenção, mas também para deixarem o documento mais visualmente interessante — sobretudo se você usar fontes diferentes entre cada parte. Embora o Word crie essa diferenciação de forma automática (por exemplo: títulos em Calibri Light e corpo do texto em Calibri regular), dá para experimentar outras combinações à vontade. [4]
    • É interessante combinar fontes serifadas nos títulos e fontes sem serifa no corpo do texto. Por exemplo: use Didot no começo de cada seção e Gill Sans no texto principal.
    • Caso você não queira mudar a fonte de cada título manualmente, acesse a aba Página Inicial e abra o Painel de Estilos . Selecione o estilo de título que você quer a partir do menu suspenso, clique em Modificar Estilo... e escolha a nova fonte.
  5. O Word já alinha os documentos à esquerda automaticamente. Se isso não acontecer no seu computador, acesse a aba Página Inicial e selecione esse tipo de alinhamento na seção que fica no meio da faixa de opções. O botão é representado por uma série de linhas alinhadas à esquerda e de comprimentos diferentes à direita. [5]
    • Você também pode alterar o alinhamento do texto acessando o menu Formatar , no topo da tela, e clicando em Parágrafo... no menu suspenso. Em seguida, selecione Esquerda na lista que fica na parte de configurações gerais.
    • Embora o alinhamento à esquerda seja a opção ideal na maioria dos casos, existem algumas exceções. Por exemplo: é melhor centralizar o título geral do documento e o nome do autor no topo da primeira página.
    • Evite usar o alinhamento justificado, que deixa o texto "quadrado" nas páginas. Esse estilo de formatação é mais recomendado para documentos escritos em colunas estreitas, como folhetos, artigos de revista e boletins informativos. [6]
  6. A configuração das margens determina quanto espaço sobra entre o texto e a borda da página. As margens do Word são ajustadas automaticamente para deixar 2,5 cm de cada lado, mas às vezes é melhor aumentar o espaço. Por exemplo: com cartas de apresentação, o ideal é configurar margens de 3,8 cm. [7] Para alterar o tamanho delas, acesse a aba Layout e clique em Margens no canto esquerdo. Selecione uma das opções predefinidas ou clique em Margens Personalizadas... para fazer a mudança que você quiser.
    • No geral, essa combinação da fonte 12 e de margens de 2,5 cm é uma exigência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para trabalhos acadêmicos, artigos científicos e outros documentos do tipo. [8] Se for o seu caso, familiarize-se com todas as regras de formatação necessárias e faça os ajustes no arquivo.
    • Você pode diminuir as margens, mas o documento vai ficar menos legível — e até agradável aos olhos — caso o texto chegue muito perto das bordas da página.
  7. Qualquer texto fica difícil de ler quando é formatado como um único bloco maciço. Felizmente, é muito simples resolver isso: basta pressionar a tecla Tab para ajustar o recuo da primeira linha de cara parágrafo. O recuo padrão do Word é de 1,25 cm, que também é o exigido pela ABNT e por normas internacionais. [9]
    • Você pode ainda acessar a aba Layout no Word para criar um recuo automático em cada parágrafo. Ajuste o recuo na seção "Recuar" de acordo com o tamanho ideal. Por exemplo: mude o recuo da esquerda para 1,25 cm; sempre que você pressionar Enter ou Return para começar um novo parágrafo, ele vai aparecer automaticamente.
    • Também dá para fazer esses ajustes acessando Parágrafo... pelo menu suspenso Formatar . Insira o recuo exato que você quer usar na seção Recuo da janela.
    • Se você prefere ajustar o recuo de cada parágrafo sem pressionar a tecla Tab , também dá para usar as opções Aumentar Recuo ou Diminuir Recuo . Elas ficam mais ou menos no meio da aba Página Inicial . [10]
  8. Alguns tipos de documentos, como cartas de apresentação, não pedem mais o recuo. Caso você queira dar uma cara mais moderna ao texto, troque-o por um espaço entre cada parágrafo. [11] Para isso, acesse a aba Página Inicial e clique em Espaçamento entre Linhas e Parágrafos , representado por uma série de linhas ao lado de duas setinhas (uma para cima, outra para baixo). O Word vai abrir uma janela, na qual você pode ajustar as configurações de espaçamento entre os parágrafos. Insira quantos pontos você quer adicionar após cada bloco de texto (no geral, algo entre 1,0 e 3,0). [12]
    • Você também pode pressionar Enter ou Return duas vezes depois de cada parágrafo para criar um espaço extra.
    • Caso você queira aplicar esse espaçamento entre parágrafos em todo o documento, acesse a aba Layout e mude as configurações.
    • Você pode ainda acessar a aba Design , no topo do documento, e selecionar o menu suspenso Espaçamento entre Parágrafos . Selecione o espaçamento predefinido que quer usar para aplicar o estilo automaticamente a todo o documento.
  9. Se você estiver escrevendo um trabalho acadêmico, seu professor ou orientador pode pedir espaçamento duplo entre as linhas — o que também é uma exigência da ABNT e de normas internacionais. [13] Por outro lado, é melhor usar espaçamento simples em cartas de apresentação e outros tipos de texto. [14] Seja como for, dá para fazer os ajustes na aba Página Inicial . Acesse o menu Opções de Espaçamento de Linha , na seção Parágrafo , e selecione a alternativa ideal no menu suspenso. [15]
    • Se você já começou a escrever o documento, selecione o texto que quer formatar primeiro. Caso contrário, configure o espaçamento entre linhas antes de mais nada.
    • Se o documento não tem nenhuma regra específica de espaçamento, você ainda pode ajustar essa opção para facilitar a leitura. Abra o menu Espaçamento entre Linhas e Parágrafos , na aba Página Inicial , e informe o espaço personalizado entre cada linha (como 1,08). [16]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Técnicas avançadas

Baixe em PDF
  1. Talvez você não saiba, mas todo documento do Word é repleto de marcas de formatação que ficam ocultas. Para vê-las, acesse a aba Página Inicial e clique no símbolo do parágrafo na faixa de opções. O documento vai exibir marcações de parágrafo e tabulação, espaços entre caracteres, quebras de seção e página etc. [17]
    • Se você notar algum problema, como um marcador de parágrafo em um lugar errado, basta apagá-lo para resolver a situação. Por exemplo: parágrafos em branco podem levar ao surgimento de páginas vazias no documento.
    • Você pode até ajustar quais marcas de formatação vão ficar visíveis. No Word para Windows, acesse o menu Arquivo , abra Opções e selecione Exibir . Em seguida, acesse a seção Sempre mostrar estas marcas de formatação na tela e selecione itens específicos.
    • No Word para Mac, acesse o menu Word e clique em Preferências... e Exibir . Em seguida, selecione as marcas de formatação que você quer ver na seção Mostrar no Documento .
  2. "Kerning" é uma forma de ajustar o espaçamento entre as letras de um documento. Na maioria das vezes, não é preciso fazer nenhuma alteração. Com certas fontes, alguns caracteres ficam estranhos quando estão lado a lado — como "A" e "Y", por exemplo. Faça o seguinte para configurar o recurso: [18]
    • Acesse o menu Formatar e selecione Fonte . Acesse a aba Avançado e marque o campo ao lado de Kerning para fontes .
    • No campo Pontos e acima , ajuste o tamanho de ponto ao qual você quer aplicar o kerning. Ele vai preencher o tamanho de ponto automaticamente para a fonte atual.
  3. O Word tem uma série de opções de autoformatação que são uma mão na roda para quem redige documentos profissionais no dia a dia. Uma das mais interessantes são as aspas inteligentes , que se ajustam de acordo com a posição em relação ao texto. Para ativá-las no Windows, acesse o menu Arquivo e clique em Opções , Revisão e Opções de AutoCorreção . No Mac, abra o menu Ferramentas e selecione Opções de AutoCorreção . A partir de então, faça o seguinte: [19]
    • Acesse a aba Formatação Automática ao Digitar .
    • Acesse a seção Automaticamente ao Digitar .
    • Marque o campo ao lado de "'Aspas normais' por ‘aspas inglesas’".
    • Aproveite também para ajustar outras opções de autoformatação, como trocar dois hifens (--) por um traço (–).
  4. Não importa se você está usando o estilo padrão do Word ou um dos vários modelos disponíveis, dá para experimentar várias alternativas e criar sua "marca pessoal". Faça o seguinte para ajustar o estilo e formatar o documento automaticamente: [20]
    • Acesse a aba Página Inicial e abra o Painel de Estilos .
    • Selecione o estilo que você quer usar, abra o menu suspenso dele e clique em Modificar... .
    • Faça os ajustes que você quiser na janela Modificar Estilo . Por exemplo: você pode alterar a cor e o tamanho da fonte ou fazer ajustes no espaçamento entre parágrafos e linhas.
    • Você pode ainda clicar com o botão direito no estilo que quiser usar na faixa de opções (ou pressionar Ctrl e clicar, caso esteja usando um Mac) e selecionar Modificar Estilo .
    • Se você quiser um conjunto diferente de estilos predefinidos, acesse a aba Design , na faixa de opções, e escolha um dos temas do menu. Isto vai mudar toda a aparência do documento.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 464 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade