Baixe em PDF Baixe em PDF

Um animal de estimação em casa pode ser um companheirinho muito fofo e uma fonte de diversão. No entanto, alguns bichos criados em gaiolas, como porquinhos-da-índia, podem ficar com odores desagradáveis de vez em quando. A melhor forma de eliminar o mau cheiro é manter o ambiente onde ele vive limpo e arrumado. Muitos porquinhos-da-índia saudáveis são capazes de se limpar sozinhos, mas certas espécies com pelos longos têm mais dificuldades devido ao comprimento da pelagem.

Método 1
Método 1 de 2:

Mantendo o ambiente limpo

Baixe em PDF
  1. Para fazer uma limpeza profunda, é preciso descartar toda a forração e não tirar só as partes sujas. Em seguida, lave o fundo e as laterais da gaiola com água e sabão, enxágue bem e coloque uma forração nova. [1]
    • Depois de lavar tudo com água e sabão, você também pode usar uma solução feita com vinagre branco e água (uma medida de vinagre para nove de água) para enxaguar a gaiola antes de secar o fundo. Usar essa solução uma vez por semana (sempre que você fizer uma limpeza mais completa) pode ajudar a eliminar odores e remover a sujeira acumulada que a água não dá conta.
  2. É preciso tirar o grosso da sujeira diariamente, principalmente se houver vários porquinhos na mesma gaiola, além de fazer uma limpeza profunda uma vez por semana. [2] Neste momento, basta tirar e descartar as partes sujas da forração no final do dia.
    • A maioria dos porquinhos-da-índia usa uma área da gaiola como banheiro. A limpeza diária desse local ajuda a melhorar o cheiro e a higiene em geral.
  3. . É muito mais fácil manter o local limpo se o bichinho souber usar a caixa de areia. Descubra o lugar que o porquinho costuma usar como banheiro e coloque uma caixa de areia para roedores pequenos nesse canto.
    • Há mais chances de que o animal use a caixa de areia se ela ficar perto do feno. Em geral, ele delimita um local específico para atividades como comer e fazer cocô. Porém, nada é garantido para sempre, pois o porquinho-da-índia não se adapta totalmente à caixa de areia, como o gato.
    • Se ele mudar o local que costuma usar de banheiro, coloque a caixa de areia nessa nova área.
    • Limpe a caixa de areia a cada um ou três dias dependendo do uso.
    • Nunca coloque areia para gatos na caixa do porquinho-da-índia. O material usado como forro da gaiola é mais adequado para ele.
  4. Existem sprays de limpeza formulados especificamente para limpar gaiolas de animais de pequeno porte, diminuindo o mau cheiro. Procure um desses no pet shop e veja se o produto pode ser usado com segurança em locais habitados por porquinhos-da-índia. Siga as recomendações da embalagem. [3]
    • Para usar o spray de limpeza, tire toda a forração usada e borrife uma quantia generosa de produto no fundo da gaiola.
    • Deixe o produto agir por três a cinco minutos.
    • Use uma toalha áspera para remover o produto e os detritos soltos do fundo da gaiola.
    • Espere-a secar completamente (ao sol se possível), coloque uma nova forração e volte o animalzinho para a casa dele.
    • Não precisa parar de usar água e sabão na limpeza, basta usar o produto de forma complementar.
  5. Existem algumas forrações disponíveis no mercado formuladas para bloquear odores e manter a gaiola com um cheiro melhor por mais tempo.
    • Forre o fundo da gaiola com 2,5 cm a 7,5 cm do material. Não se esqueça de remover a forração molhada ou suja todo dia. [4]
    • Esse truque pode até ajudar a melhorar o cheiro do local, mas, ainda assim, é preciso limpar a gaiola muito bem e trocar toda a forração pelo menos uma vez por semana.
    • O bicarbonato de sódio é usado no controle de odores, mas pode irritar a pele do bichinho e, por isso, não é indicado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Limpando o porquinho-da-índia

Baixe em PDF
  1. Os porquinhos-da-índia, em geral, são capazes de se manter limpos, mas certas raças com pelos longos podem precisar de banhos mais frequentes. [5]
    • Com o banho, o roedor corre mais riscos de adoecer, pois o corpo dele se resfria com facilidade. Diminua o risco mantendo o animalzinho enrolado em uma toalha morna até que os pelos sequem por completo. [6]
    • Se você limpar e escovar muito bem o porquinho-da-índia, pode diminuir a necessidade de dar banhos em animais de pelos longos. Use uma escova com cerdas macias para bebês. Outra sugestão é aparar os pelos do traseiro do bichinho para diminuir a sujeira que fica grudada no local depois que ele faz as necessidades. [7]
    • Acha que o seu pet precisa de banhos frequentes? Converse com um veterinário sobre o assunto para ver se o risco compensa os benefícios de um porquinho-da-índia mais limpo.
  2. Use apenas xampus feitos especificamente para porquinhos-da-índia. [8] Não use um produto para seres humanos, pois ele pode ser muito agressivo e provocar irritações na pele do animal.
    • Peça uma recomendação de produto para o veterinário ou para o atendente do pet shop. [9]
  3. O porquinho-da-índia produz uma cera de ouvido acinzentada que não deve ter quase nenhum odor. Se o ouvido do bichinho começar a cheirar mal ou ficar vermelho, marque uma consulta no veterinário para avaliar a possibilidade de uma infecção.
  4. Ofereça feno de boa qualidade e fresquinho à vontade para desgastar os dentes e equilibrar o funcionamento do trato digestivo do seu animal de estimação. [10] Adicione folhas de hortelã, de dente-de-leão, de salsinha ou coentro ao feno para deixar a gaiola com um cheiro mais fresco, sem deixar de fornecer uma alimentação saudável ao bichinho. No entanto, com exceção das folhas de dente-de-leão, tais plantas são ricas em cálcio, portanto não exagere na quantia.
  5. Alguns alimentos formam gases e irritam o estômago do porquinho-da-índia, como a alface, o brócolis e a couve.
    • Alguns substitutos interessantes para oferecer ao seu bichinho incluem: pimentão, pepino e aipo. [11] Algumas verduras, como a alface-roxa, também são uma boa opção. Porém, cuidado com as que forem ricas em cálcio, como espinafre e couve, pois o seu bicho de estimação pode ficar doente.
    • Se quiser dar petiscos, experimente kiwi, maçã, morango ou compre algo específico num pet shop, contanto que seja saudável. Evite dar frutas cítricas, pois o ácido pode irritar a boca do porquinho-da-índia.
    Publicidade

Dicas

  • Dê banho apenas quando o roedor estiver com um cheiro muito desagradável. [12] Por incrível que pareça, ele é um mamífero muito limpo na maioria das circunstâncias.
  • Não se esqueça de secá-lo totalmente após o banho para ele não ficar com frio e doente. [13]
  • A fêmea produz menos odor do que o macho. Se você ainda não tiver um animal de estimação em casa, que tal adotar uma menina?
  • Apare os pelos longos do porquinho-da-índia para mantê-lo mais limpo.
  • Ao dar banho, não deixe a água entrar no ouvido do animal! Lave apenas o bumbum e a barriga!
Publicidade

Avisos

  • Acostume o seu pet ao banho aos poucos. Para começar, habitue-o a ficar em uma vasilha com 2,5 cm de água morna, ofereça os petiscos favoritos dele e lave-o com cuidado. Em seguida, passe xampu e enxágue-o. A maioria dos porquinhos-da-índia não gosta de tomar banho, mas o seu pode aprender a tolerar o momento.
  • Banhos frequentes acabam removendo a oleosidade natural dos pelos e da pele do roedor, necessária para uma pelagem saudável. O porquinho pode apresentar pontos de calvície se tomar banhos toda hora. Não é necessário dar banho mais de uma vez por mês, a não ser que o veterinário recomende por questões de saúde.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 333 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade