Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você costuma acordar com uma embaraçosa poça de saliva molhando seu travesseiro, você pode ter que fazer algumas mudanças nos seus hábitos de dormir. Para algumas pessoas, apenas dormir de costas pode te impedir de salivar, embora outras que tenham apneia do sono possam precisar de um tratamento mais dramático. Experimente algumas das sugestões abaixo e visite um médico sobre a sua condição se continuar salivando durante a noite.

Método 1
Método 1 de 2:

Mudando Seus Hábitos de Dormir

Baixe em PDF
  1. Dormir de lado torna a pessoa mais predisposta a salivar durante a noite simplesmente porque a gravidade faz com que a boca abra, permitindo que a saliva encharque o seu travesseiro. Tente dormir deitado de costas e faça um casulo com a coberta para que não mude de posição durante a noite.
  2. Se você só consegue dormir de lado, tente se colocar em uma posição mais vertical para estimular o fechamento da boca e criar uma melhor circulação de ar.
  3. O motivo principal pelo qual as pessoas salivam é o entupimento de seus seios nasais. Por conseguinte, elas acabam respirando pela boca e assim, salivam.
    • Tente aplicar remédios que limpem os seios nasais sob o nariz para desentupir as narinas, como, por exemplo, o Vick Vaporub.
    • Inale óleos essenciais como o de eucalipto e o de rosa antes de ir para a cama para limpar os seios nasais e te relaxar antes de dormir.
    • Tome um banho quente antes de ir dormir para que os vapores puros limpem seus seios nasais. [1]
  4. Condições não-tratadas podem causar síndrome do gotejamento pós-nasal e excesso de saliva enquanto dorme.
  5. Excesso de saliva pode ser uma reação a muitos remédios diferentes. Leia a bula e pergunte ao seu médico sobre efeitos colaterais em potencial dos seus remédios.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Diagnosticando e Tratando a Apneia do Sono

Baixe em PDF
  1. Se você está experienciando dificuldade em dormir, respiração pesada, ronco alto ou excesso de saliva, você pode ter apneia do sono. Apneia do sono faz com que sua respiração fique curta e fraca durante o sono.
    • Alguns comportamentos e doenças podem aumentar o risco de ter apneia do sono. Entre eles, incluem-se: Fumar, ter pressão sanguínea elevada e ter alto risco de ataque cardíaco ou derrame.
    • Um médico pode determinar se você tem apneia do sono conduzindo diversos testes de monitoramento do sono e aprendendo sobre seu histórico.
  2. Salivar em excesso é também um sintoma de vias respiratórias congestionadas. Visite um otorrinolaringologista para descobrir se uma via respiratória congestionada está afetando sua capacidade de respirar pelo nariz enquanto dorme. [2]
  3. Se você está acima do peso, você tem uma chance maior de sofrer de apneia do sono. O sobrepeso está diretamente relacionado à apneia do sono. Altere sua dieta e faça exercícios regularmente para chegar a um peso saudável e diminua a circunferência do pescoço para respirar melhor. [3]
  4. A apneia do sono é tratada de diversos modos além das recomendações de perda de peso. Quem for diagnosticado com apneia do sono deve evitar álcool, pílulas para dormir e privar-se de sono. Sprays nasais e lavagens com solução salina podem ajudar a limpar as passagens nasais. [4]
  5. Pressão Positiva Contínua Nasal (CPAP) é o primeiro tratamento que as pessoas fazem quando sofrem de apneia do sono. Um esboço do CPAP é que os pacientes devem usar uma máscara que força o ar pelo nariz e pela boca enquanto dormem. A ideia é ter a quantidade certa de pressão do ar filtrando pelas passagens de ar para evitar que os tecidos das vias respiratórias superiores entrem em colapso enquanto você dorme.
  6. Esses aparelhos evitam que a língua entre na garganta e pode trazer a mandíbula para frente para abrir mais uma via respiratória.
  7. Pessoas que possuem um tecido obstruído como desvio do septo, amígdalas grandes ou uma língua grande demais podem ser boas candidatas a diversos procedimentos cirúrgicos.
    • A Somnoplastia usa frequência de rádio para constringir o palato mole no fundo da garganta e abrir a via respiratória.
    • A Uvulopalatofaringoplastia pode remover tecido mole do fundo da garganta cirurgicamente para abrir a via respiratória.
    • A cirurgia nasal consiste em vários procedimentos que podem consertar obstruções ou deformidades como desvios do septo.
    • Uma tonsilectomia pode remover amígdalas desproporcionadas que estiverem obstruindo as vias respiratórias.
    • A cirurgia de avanço mandibular consiste em mover o osso da mandíbula para a frente para criar espaço na garganta. Esse é um procedimento intenso que é reservado apenas para os piores casos de apneia do sono. [5]
    Publicidade

Dicas

  • Não tente dormir com a boca aberta para “secar” a saliva. Isso vai só inflamar a sua garganta, especialmente se o cômodo estiver frio.
  • Para te ajudar a dormir de costas, compre um bom colchão e um travesseiro que apoie bem sua cabeça e pescoço.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 155 783 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade