Este artigo foi coescrito por Cameron Gibson, R.C.C.
. Cameron Gibson é Terapeuta Clínico em Vancouver, British Columbia. Cameron é especialista em trabalhar com homens que sofrem de ansiedade, depressão, traumas, TOC e transtornos de desenvolvimento. É formado em Psicologia pela Carleton University e é Mestre em Psicologia Terapêutica pela City University of Seattle. Cameron também é Diretor da Manifest Wellness, uma clínica de saúde mental que atua para tirar o estigma de que homens não devem buscar terapia e que busca facilitar o acesso a essa prática clínica.
Há 7 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 11 290 vezes.
Ter um "inimigo" pode parecer coisa de novela, mas acontece com muitas pessoas — ainda mais quando elas precisam lidar com gente mesquinha e que faz de tudo para tirar os outros do sério. Mas você sabia que o melhor jeito de sair por cima é não dar ao seu adversário o prazer de acabar com sua paz? Siga as dicas deste artigo para aprender a lidar com essa situação sem se rebaixar ao nível dele!
Passos
-
Não deixe seu inimigo ver você irritado. O sonho de todo bully é tirar suas vítimas do sério. Não caia nessa cilada! Da próxima vez que seu inimigo tentar forçar a barra, respire fundo, conte de dez a zero ou faça outras coisas que ajudem a acalmar seus nervos. [1] X Fonte de pesquisa
- Todo mundo tem o direito de se irritar ou magoar ao ser maltratado. O segredo é não deixar isso óbvio! Quando você sentir que está prestes a perder o controle, peça licença e vá embora para extravasar as emoções quando ficar sozinho.
- Manter a calma é ainda mais importante caso seu inimigo seja um colega de trabalho. No fim das contas, você vai ficar muito mais leve do que a pessoa que tentou provocar uma reação.
- Quando você mantiver a calma, a pessoa vai entender que não tem poder sobre suas reações.
Publicidade
-
Reaja à pessoa de forma civilizada e fria. Você provavelmente já ouviu por aí que o melhor jeito de reagir a um bully é ignorar as investidas dele, não é? No entanto, isso quase nunca dá certo. Pelo contrário: só passa à pessoa a impressão de que ela pode continuar agindo assim. [2] X Fonte de pesquisa É melhor confrontá-la e dizer, com calma, que você não tolera esse tipo de coisa. [3] X Fonte de pesquisa
- No famoso tratado A arte da guerra , o general chinês Sun Tzu diz: "Quando eu quero evitar uma batalha, posso me defender simplesmente desenhando uma linha no chão." [4] X Fonte de pesquisa Vá direto ao ponto e deixe claro para a pessoa que você tem limites! É só falar algo do tipo "Eu não aceito isso" ou "Não fala assim comigo".
- Não use expressões carregadas de emoção ou qualquer coisa que dê à pessoa a impressão de que ela conseguiu o que queria. Por exemplo: não é bom dizer "Você tá acabando com minha vida" ou "Você me tira muito do sério!".
- Se a pessoa contar alguma mentira a seu respeito para alguém, desminta-a com calma e comprove seu lado. Por exemplo: caso um colega de trabalho tente culpar você pelos erros de um projeto, diga "Isto não é verdade. Eu entreguei meu relatório a tempo. Aqui está meu e-mail com o horário certo".
-
Essa tática psicológica é sutil, mas pode ser tiro e queda. Da próxima vez que seu inimigo tentar tirar você do sério, encare-o pelo máximo tempo que der. Você vai parecer mais confiante — o que, por si só, já é capaz de acabar com o problema. Além disso, ele vai ser obrigado a ver seu lado de verdade. Quem sabe a pessoa não passa a pensar duas vezes antes de tentar pegar no seu pé de novo? [5] X Fonte de pesquisa
- Complemente sua encarada com um sorriso ou até uma risada! Esta é a última reação que a pessoa espera arrancar de você nessas horas.
Publicidade
-
Lidar com um inimigo sozinho é uma tarefa complicada. Como Sun Tzu disse, fica muito mais fácil derrotar um adversário quando ele está em menor número. [6] X Fonte de pesquisa Converse com algumas pessoas de confiança e que estão a par da situação — familiares, amigos, colegas de trabalho etc. Se seu inimigo vir você rodeado desse sistema de apoio, ele vai pensar bem antes de atacar. [7] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: caso algum colega de sala ou trabalho esteja pegando no seu pé, junte-se a outras pessoas que também já tiveram problemas com ele. Vocês podem confrontá-lo em grupo ou denunciar o comportamento a alguma autoridade.
- Outra coisa comum entre quem pratica bullying é tentar fazer com que suas vítimas se sintam impotentes e isoladas. Eis um bom motivo para não ficar sozinho! [8] X Fonte de pesquisa
-
Não deixe a pessoa se safar do mau comportamento. Se você conseguir provar que sofreu algum tipo de assédio, bullying ou outras formas de violência da pessoa, use isso contra ela. Por exemplo: caso ela envie uma mensagem ofensiva, tire print da tela; caso ela comente algo na frente de outro alguém, use esse terceiro como testemunha; e assim por diante. Se possível, denuncie o comportamento a uma autoridade que possa tomar uma atitude mais concreta. [9] X Fonte de pesquisa
- Mais um exemplo: caso seu inimigo seja um colega de trabalho, documente o comportamento dele e converse com seu chefe ou o RH da empresa; na escola, converse com a coordenação ou algum professor.
- Se você suspeitar que seu inimigo está fazendo algo ilegal ou antiético, denuncie-o às autoridades responsáveis: a polícia, seu supervisor ou a organização profissional à qual ele é filiado. Só tome cuidado para não colocar o carro na frente dos bois! Você precisa ter indícios fortes antes de acusar a pessoa.
Publicidade
-
Às vezes, o melhor a fazer é ter sangue frio e esperar. Seu inimigo está difamando você em posts na internet? Ele vive mostrando comportamentos antiprofissionais, caçando briga ou desrespeitando as regras? Se sim, deixe que as ações dele falem por si só — sem contra-atacar ou esboçar outras reações. É bem possível que isso já baste para colocar tudo em ordem. [10] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: se uma ex-namorada difamar você em um post no Instagram, não responda diretamente; bloqueie o perfil dela! Caso necessário, faça uma publicação própria explicando que o que ela disse é mentira.
- Afastar-se da situação também é a oportunidade perfeita para você se acalmar e pensar na melhor atitude. Tentar resolver tudo de cabeça quente só vai piorar as coisas.
- É claro que tudo tem limite: se a pessoa disser ou fizer algo sério, como ameaçar sua integridade física (ou a de outro alguém), denuncie o comportamento dela o quanto antes. Mais uma vez, tente agir indiretamente.
-
Mostre à pessoa que ela está perdendo tempo com você. Lembre-se do objetivo do seu inimigo, que é tirar você do sério e provocar uma reação negativa. Por outro lado, ele também vai se morder todo se vir que sua vida está indo muito bem! Ou seja: esse é o melhor jeito de derrotá-lo. [11] X Fonte de pesquisa Veja algumas estratégias legais:
- Cuide do seu bem-estar. Faça coisas que você considere legais, relaxantes e positivas.
- Passe mais tempo com amigos e outras pessoas que façam bem à sua autoestima.
- Monte uma lista dos seus pontos fortes e qualidades.
- Repita um mantra para si mesmo, como "Eu sou forte. Eu sou imbatível".
Publicidade
-
Às vezes, a melhor defesa é mudar sua atitude. Tente enxergar seu inimigo de uma nova perspectiva. Por exemplo: será que você precisa mesmo conviver com essa pessoa? Se não precisa, pelo menos saiba que ela dá alguma importância à sua opinião para se considerar sua inimiga. Use isso a seu favor! [12] X Fonte de pesquisa
- Talvez a pessoa esteja sempre tentando minar sua confiança dizendo que você não é capaz de algo específico. Nesse caso, arregace as mangas e dedique-se ainda mais aos seus objetivos. O gosto da vitória vai ser muito mais doce!
- Você também pode encarar o comportamento da pessoa como uma chance de aprender algo. Por exemplo: se ela sempre pega no pé dos outros, encare isso como uma forma de não agir.
-
Tome cuidado ao tirar qualquer conclusão precipitada. Pare e reflita por que você acha que essa pessoa é sua inimiga. Dá para saber o que motiva o mau comportamento dela? Se não der (e é bem provável que não dê), tente não deduzir nada. Talvez nem ela entenda por que age assim! Reflita só: [13] X Fonte de pesquisa
- Os comentários da pessoa sobre você são positivos ou negativos?
- Ela pede desculpas e tenta mudar de comportamento quando você chama a atenção dela? Ou minimiza sua queixa e continua?
- Ela vive tentando magoar você? Ou só parece não gostar da sua companhia?
- Lembre-se: o fato de uma pessoa não ser sua amiga não a torna necessariamente sua inimiga! É normal discordar e até não gostar dos outros. Isso só se torna problema quando uma pessoa tenta fazer mal a outra de forma ativa!
Publicidade
Dicas
- Sun Tzu disse que "Aquele que se preparar e esperar por um inimigo que não está preparado sairá vitorioso." [14] X Fonte de pesquisa Não comece nenhuma briga ou discussão com seu inimigo! Você vai conseguir se defender muito melhor caso se prepare e espere até ele atacar primeiro.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-couch/201702/6-smarter-ways-deal-bully
- ↑ https://www.cbsnews.com/news/why-you-should-stop-ignoring-that-bully/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-couch/201702/6-smarter-ways-deal-bully
- ↑ https://ccnmtl.columbia.edu/services/dropoff/china_civ_temp/week05/pdfs/artofwar.pdf
- ↑ https://www.cnn.com/2019/09/20/health/adult-bully-survivor-tips-wellness/index.html
- ↑ https://ccnmtl.columbia.edu/services/dropoff/china_civ_temp/week05/pdfs/artofwar.pdf
- ↑ https://www.cnn.com/2019/09/20/health/adult-bully-survivor-tips-wellness/index.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-couch/201702/6-smarter-ways-deal-bully
- ↑ https://www.cnn.com/2019/09/20/health/adult-bully-survivor-tips-wellness/index.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-couch/201702/6-smarter-ways-deal-bully
- ↑ https://www.entrepreneur.com/article/308567
- ↑ https://www.entrepreneur.com/article/308567
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-urban-scientist/201003/how-spot-friends-enemies-frenemies-and-bullies
- ↑ https://ccnmtl.columbia.edu/services/dropoff/china_civ_temp/week05/pdfs/artofwar.pdf
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!