Baixe em PDF Baixe em PDF

O couro é um material super durável e estiloso, perfeito para roupas, sapatos e móveis. Porém, como muitos outros materiais, ele tende a ficar amassado se for usado por muito tempo ou guardado de maneira errada. Felizmente, desamarrotar uma peça de couro é fácil. Você só precisa saber como manusear o material. Para manter o couro em bom estado sem danificá-lo material, experimente relaxar as marcas de amassado com vapor e um pouco de calor.

Método 1
Método 1 de 4:

Esticando o couro

Baixe em PDF
  1. Pendure a peça de couro que precisa ser desamarrotada em um cabide apropriado. Caso pretenda desamassar uma jaqueta, por exemplo, dê preferência para um cabide com ombros largos para que os ombros da jaqueta não fiquem marcados depois que você puxar o tecido. [1]
    • Para saias e calças, use um cabide com pregadores de borracha. Prenda a peça pela cintura para que ela fique totalmente pendurada.
    • No caso de itens grandes demais para pendurar, experimente usar outra técnica.
    • Evite cabides fininhos de metal que podem ceder se você puxar o tecido com muita força.
  2. Você vai precisar puxar a roupa, logo, é muito importante pendurá-la em um lugar que não apenas aguente o peso do couro, mas também a força que você vai fazer. O ideal é colocar o cabide na arara do armário, em um cabideiro ou em qualquer outro objeto pensado para pendurar roupas.
    • Evite pendurar a roupa em um prego na parede ou em uma barra de cortina, que pode cair com a força que você vai precisar fazer.
  3. Com as mãos, puxe delicadamente a peça de roupa até as ruguinhas começarem a relaxar. Estique a peça em direções opostas ao mesmo tempo. Ou seja, se estiver tentando desfazer uma marca na vertical, segure o tecido acima e abaixo da ruga e puxe-o em ambas as direções.
    • Alterne entre puxar o tecido para cima, para baixo e para os dois lados ao mesmo tempo para relaxar o couro.
    • Não faça força para um mesmo lado por muito tempo. A intensidade de força que uma peça de couro é capaz de aguentar varia. Porém, o melhor é que você não puxe o tecido por mais do que três a cinco segundos. Deixe o couro descansar por mais três a cinco segundos antes de recomeçar.
    • Use esse método apenas para ruguinhas pequenas, e não para amassados maiores.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando um steamer

Baixe em PDF
  1. Você pode usar tanto um steamer fixo quanto um de mão. O importante é investir em um aparelho durável e com boas avaliações. Dê uma olhada em comentários na internet e faça uma pesquisa de preços antes de escolher uma máquina. [2]
    • Os steamers são ótimos para tirar marcas de amassado de peças de couro. Eles funcionam bem tanto em sapatos e roupas quanto em itens de grande porte, como móveis.
  2. Coloque o steamer em temperatura média baixa e deixe-o aquecer completamente. Faça um teste longe do couro antes de soprar o vapor na peça que deseja desamarrotar. Caso o vapor esteja fraco ou frio, isso pode resultar em uma condensação no couro e danificar a peça.
    • Leia o manual de instruções e as recomendações do fabricante referentes ao tempo de aquecimento antes de usar o steamer.
  3. Para usar o steamer em uma peça de couro, pendure-a na vertical em um cabide ou no cabideiro do steamer fixo. O vapor vai relaxar o tecido, fazendo com que o peso natural do couro estique e desfaça as rugas.
    • Não se preocupe se o objeto amassado for grande demais para ser pendurado. Mesmo nesses casos, o vapor vai relaxar o couro e desfazer as rugas.
  4. Use o steamer para soprar uma camada uniforme de vapor sobre as partes mais amassadas do tecido. Sempre que possível, aplique o vapor tanto na parte de dentro quanto na de fora. Segure o steamer a aproximadamente 10 cm da peça e aplique o vapor em intervalos de um segundo. Mova o steamer por todo o tecido, como se ele fosse um ferro de passar. [3]
    • Caso as marcas não se desfaçam por conta própria com o vapor, puxe-as delicadamente para ajudá-las a relaxar.
    • Não aplique muito vapor de uma vez só no tecido. Isso pode acabar danificando o couro e as costuras da peça.
    • Caso note algum sinal de condensação na peça devido ao vapor, seque o excesso de umidade com um pano limpo e seco.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Vaporizando a peça no chuveiro

Baixe em PDF
  1. A água deve sair quente o bastante para embaçar o vidro do box. Deixe o vapor se acumular, mas tome cuidado para a água não ficar pelando.
    • Caso tenha alguma forma de medir a temperatura, mantenha a água em torno de 40 °C, que é mais ou menos a média de um chuveiro. [4]
  2. Em seguida, feche a porta para que ele não escape. Pendure a peça de couro em um cabide e deixe-a no banheiro, próxima à fonte de vapor, mas não tanto que ela se molhe com a água do chuveiro.
    • Experimente pendurar a peça de couro na maçaneta da porta ou em um porta-toalhas.
    • O couro não é resistente à grandes quantidades de água. Mantenha a peça longe o suficiente do chuveiro para que não pingue nenhuma gotinha nela. Caso note algum sinal de condensação na peça, seque-a delicadamente com uma toalha limpa e seca.
  3. Deixe o tecido em frente à fonte de calor pelo maior tempo possível. Tome um banho com a peça dentro do banheiro. Depois que sair, espere um pouco mais antes de guardá-la. O ideal é esperar até o vapor começar a se dissipar e o banheiro, a esfriar.
    • Não deixe o banheiro esfriar completamente. Isso fará com que o couro assente, impedindo você de remover as marquinhas restantes.
  4. Depois que terminar de vaporizar a peça, deite-a em uma superfície reta e alise-a com as mãos, puxando os amassados mais resistentes para relaxá-los.
    • Deixe o couro esfriar em cima superfície reta antes de usar ou guardar a peça. Isso vai ajudar o tecido a assentar, prevenindo futuros amassados.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Passando o couro

Baixe em PDF
  1. O couro não foi feito para ser passado. Caso você insista em passá-lo, lembre-se de que corre o risco de danificar o tecido. Para reduzir os danos, porém, ligue o ferro na temperatura mais baixa possível antes de começar a passar a peça. [5]
    • Esvazie o compartimento de água do ferro antes de começar para evitar respingos e danos causados pela umidade.
  2. Separe uma folha grossa de papel pardo ou um tecido de algodão puro, como uma toalha, e coloque-o sobre o couro. Não use folhas e panos mais leves, que podem queimar em contato com o ferro de passar. [6]
    • A cobertura deve estar limpa e seca. Limpe o papel pardo com uma toalha antes de usá-lo.
  3. Passe rapidamente o couro, tomando cuidado para não pesar a mão. Não segure o ferro no mesmo lugar, nem o mova muito lentamente, mesmo em áreas mais difíceis de desamarrotar. Isso pode acabar queimando o couro e danificando-o permanentemente.
    • Jamais coloque o ferro em contato direto com o couro. Mova a cobertura sempre que necessário, caso esteja passando um objeto de grande porte ou marcas muito profundas.
    • Guarde ou pendure a peça de couro imediatamente após passá-la se não estiver pretendendo usá-la tão cedo.
    Publicidade

Dicas

  • Guarde as peças de couro em um local seco e arejado, sem alterações bruscas de temperatura. A flutuação de temperatura pode danificar o tecido, fazendo com que ele fique amassado ou rachado.
  • Para guardar roupas de couro por muito tempo, proteja-as com um tecido leve, como um saquinho fino de algodão ou uma peça de musselina.
Publicidade

Avisos

  • O couro não é um material resistente ao calor e à umidade extremos, nem à exposição a esses elementos por longos períodos de tempo. Evite expor o tecido a condições de calor ou umidade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 233 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade