Baixe em PDF Baixe em PDF

Independentemente de comê-las torradas ou utilizá-las para fazer sua torta de nozes preferida, as pecãs precisam ser descascadas e limpas antes do uso. A partir do Passo 1 a seguir, você terá instruções detalhadas sobre como extrair o conteúdo delas retirando as cascas resistentes.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando as pecãs

Baixe em PDF
  1. Escolha as uniformes em tamanho e formato e que sejam pesadas em suas mãos. Os tipos Stuart ou Moneymaker são comuns e populares.
  2. Analise as pecãs e jogue fora todas com rachaduras ou buracos, as que parecem ser bem mais leves que outras ou que fazem barulho ao serem chacoalhadas. Elas provavelmente estão estragadas.
  3. Os especialistas em nozes pecãs dizem que ferver antes de quebrá-las ajuda a amolecer as cascas.
    • Ferva uma jarra grande de água na boca do fogão. Cuidadosamente, coloque as nozes na água e leve-as ao fogo por 10 a 15 minutos. Retire a água e deixe-as esfriando antes de quebrá-las. [1]
    • Uma alternativa é colocar um copo d’água e dois copos de pecãs em uma tigela (que possa ser colocada no forno de micro-ondas) e aquecê-la na temperatura alta por 5 a 6 minutos.
  4. Esta tarefa pode causar uma boa bagunça, já que pedaços da casca podem voar para todos os lados. Uma boa ideia é fazer isso em um local externo, minimizando a necessidade de uma grande limpeza.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Quebrando e descascando as pecãs

Baixe em PDF
  1. Uma ferramenta de uso geral (que parte nozes normais) pode ser utilizada para quebrar as cascas das pecãs.
    • Coloque a noz entre os braços do quebra-nozes e aperte cuidadosamente até ouvir um barulho de rachadura. Não aperte com força demais ou o conteúdo dela será quebrado.
    • Gire a noz entre os braços da ferramenta e aperte mais uma vez. Continue rodando e apertando por toda a extensão da pecã até que a casca esteja mole o suficiente para ser removida.
  2. Esta é outra boa maneira para descascar as nozes.
    • Pegue o cortador lateral e utilize-o para aparar os dois lados pontudos da casca da pecã, despejando-os em uma tigela.
    • Depois, pegue um alicate (qualquer tipo servirá) e posicione a noz entre cada braço, rachando-a cuidadosamente em volta do meio da casca, girando e quebrando-a aos poucos até que a casca saia.
  3. Caso precise descascar muitas pecãs, pode valer a pena investir em um quebrador desse tipo de noz, que possui uma aparência bem diferente, dando mais suporte e exercendo mais pressão para rachar a casca. [2]
    • Essas ferramentas facilitarão e deixarão o processo de descasque de pecãs muito mais eficaz, sem danificar o conteúdo da noz.
    • Apesar da maioria dos quebradores de nozes ser operada manualmente, é possível comprar quebra-nozes motorizados de pecã para descascá-las muito mais rapidamente.
  4. Caso não tenha nenhuma ferramenta para quebrar as cascas, este método pode ser empregado.
    • Faça isso pegando duas nozes e colocando-as em uma das mãos. Feche-a com força, espremendo uma pecã contra a outra até que uma das cascas rache o suficiente para ser retirada.
  5. Um dos métodos mais simples para quebrar as cascas das pecãs é utilizar um martelo e uma superfície dura.
    • Coloque-a sobre uma superfície dura e sólida, atingindo a noz com o martelo. Talvez seja necessário girar e acertar outros pontos da casca para que ela rache. Cuidado com os dedos!
    • Apesar de ser um método rápido, ele tende a quebrar o conteúdo da noz, deixando as pecãs fragmentadas. Caso deseje pedaços inteiros, é melhor utilizar outra maneira.
  6. Após rachar a noz utilizando um dos métodos acima, será necessário remover cuidadosamente as pecãs de dentro da casca quebrada, mantendo-as o quanto mais intactas for possível.
    • Use os dedos ou um pequeno par de alicates para remover a casca de uma das metades da noz. Depois, pegue um objeto pontudo para retirar de vez os pedacinhos de cascas das pecãs.
    • O ideal é remover esse tipo de noz em duas “metades” inteiras, mas não há problema se elas quebrarem – qualquer parte que ficar presa dentro da casca quebrada pode ainda ser utilizada.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Limpando e armazenando as pecãs

Baixe em PDF
  1. Use um palito ou até um fragmento mais comprido da casca de pecã para retirar pedacinhos do conteúdo retirado da noz que ainda possuem partes da casca. Até mesmo um pouco desse material pode deixar um gosto bem amargo na boca da pessoa que consumir a noz pecã.
  2. Isso permitirá que elas sequem e amadureçam, tendo melhor sabor ao serem consumidas.
  3. Depois de amadurecerem, as nozes devem ser colocadas em um recipiente selado e guardadas num ambiente fresco e seco. Elas duram cerca de uma semana se deixadas na cozinha, por várias semanas no refrigerador e até um ano no freezer. [3]
    Publicidade

Dicas

  • Armazene as nozes pecãs em locais protegidos, pois esquilos e outros roedores podem tentar roubar do local de armazenamento, caso encontrem a oportunidade.
  • Escolha nozes adequadas para o uso desejado. Cada uma pode dar um resultado diferente, variando na quantidade de óleo, facilidade ao descascar, a quantidade de produto e o sabor.
Publicidade

Avisos

  • Ao quebrar as nozes com um dispositivo mecânico, pedacinhos da casca podem voar para todos os lados; por isto, é recomendado que você use proteção nos olhos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Nozes pecãs;
  • Quebra-nozes, martelo ou alicates;
  • Recipiente para separar as nozes e a casca.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 086 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade