Qual é meu estilo de apego?
Como você lida com os relacionamentos? Se sente confortável com coisas como afeto e vulnerabilidade ou elas assustam você? O seu estilo de apego descreve como você se comporta nos relacionamentos (tanto platônicos quanto românticos) e é baseado nas experiências que você teve na primeira infância com as pessoas que cuidaram de você.
Existem quatro estilo de apego principais: seguro, ansioso, evitativo e medroso/evitativo. Se quiser saber qual combina mais com você, responda nossas perguntas e nós vamos ajudar a entender melhor o seu estilo de apego pessoal.
Visão Geral das Perguntas
- Eles me amavam incondicionalmente.
- Eles pareciam me amar mais quando eu me comportava bem ou conquistava alguma coisa.
- Eles, às vezes, eram distantes e não tinham tempo para mim.
- Eles não eram muito próximos de mim.
- Ficavam calmos, tinham paciência e tratavam o que eu estava sentindo com sensibilidade.
- Eles ficavam ansiosos quando percebiam que eu estava chateado, o que me deixava pior.
- Eles não tentavam me acalmar, então eu aprendi a me acalmar sozinho.
- A reação deles ao meu desconforto me assustava, então eu escondia o que estava sentindo.
- Eu amava! Era sempre legal e fácil fazer um novo amigo.
- Eu queria ter mais amigos do que tinha, mas tinha medo de não gostarem de mim.
- Eu não queria fazer amigos novos e nem sentia que precisava fazer amigos.
- Eu gostava de fazer amigos, mas, às vezes, a gente se estranhava.
- Eu era confiante e não tinha medo de falar o que pensava.
- Eu queria dar minha opinião, mas estava sempre com medo de falar alguma coisa errada.
- Eu não queria me enturmar com as outras crianças e nem falar com os professores.
- Eu participava das discussões em aula às vezes, mas, em outras, eu ficava quieto.
- Eu me sinto muito confiante! Acredito que sou valorizado e amado.
- É muito raro eu me sentir confiante. Às vezes fico pensando se mereço ser amado.
- Me sinto mais desconfortável do que confiante. Quero proteger a minha independência.
- Eu não me sinto confiante. Sinto que não posso confiar no amor das pessoas, então tento não depender delas;
- Nunca! Eu sabia que as pessoas que cuidavam de mim sempre iriam me ajudar.
- Às vezes. Eles eram carinhosos, mas, em alguns momentos, pareciam muito distantes.
- Raramente. Eu era rejeitado muitas vezes quando era criança, então me acostumei e não me assustava mais.
- Sempre. O comportamento imprevisível das pessoas que cuidavam de mim me deixava apreensivo e desamparado.
- Eu os encaro porque sei que resolvê-los é importante.
- Eu fico desesperado para resolver as coisas e não consigo relaxar enquanto não estiver tudo certo.
- Eu desapareço e fico sozinho enquanto a poeira baixa.
- Eu entendo como um sinal de rejeição (mesmo quando não parece ser).
- Eu fico cheio de vontade de conhecer melhor a pessoa e o processo flui com facilidade.
- Eu foco em deixar a pessoa feliz, porque é isso que me deixa feliz.
- Geralmente, eu não me sinto confortável em me abrir com a pessoa por um tempo.
- Eu quero me aproximar, mas, às vezes o relacionamento fica volátil.
- Não muito. Eu me importo com os sentimentos delas, mas sei que os meus são importantes também.
- Sim. Eu acho que não vão me amar a menos que eu me importe mais com os outros do que comigo mesmo.
- Não. Eu tento não ficar muito tempo na companhia dos outros, na verdade.
- Em alguns casos, eu fico tentando agradar as pessoas; em outros, fico mais na minha.
- Me sinto muito confortável.
- Eu quero ter intimidade, mas preciso que o meu parceiro deixe muito claro que quer também.
- Eu não gosto. Eu coloco barreiras para me proteger e é difícil tirá-las da frente.
- Eu quero ter intimidade, mas costumo ficar grudento ou bravo facilmente, o que dificulta as coisas.
- Feliz. Eu diria sim sem pensar duas vezes.
- Eu teria vontade de dizer sim, mas ficaria nervoso. E se alguma coisa der errado?
- Eu hesitaria. Eu não gosto da ideia de me aproximar demais de alguém.
- Eu ficaria indeciso. Às vezes, eu quero me comprometer, mas em outras ocasiões, quero ser independente.
- Eu não tenho dificuldade de pedir ajuda.
- Eu fico um pouco desconfortável ao pedir ajuda, porque não quero ser um peso para ninguém.
- Eu não costumo pedir ajuda porque não gosto de depender dos outros.
- Eu não peço ajuda porque não adianta, ninguém vai me ajudar.
Mais Quizzes
Apesar disso, se quiser saber mais ou achar que precisa de ajuda para entender e mudar o seu estilo de apego, considere procurar um psic\u00f3logo ou outro profissional de sa\u00fade mental.","edit_links":[{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Ser-uma-Pessoa-Segura"},{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Combater-a-Ansiedade"}],"link_data":[{"title":"Como Ser uma Pessoa Segura","id":48344,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Ser-uma-Pessoa-Segura","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/b\/b6\/Be-Secure-Step-16-Version-2.jpg\/-crop-200-200-200px-Be-Secure-Step-16-Version-2.jpg","alt":"Como Ser uma Pessoa Segura"},{"title":"Ansiedade: 4 T\u00e9cnicas Eficazes para Alivi\u00e1-la","id":27080,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Combater-a-Ansiedade","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/4\/47\/Stop-Anxiety-Step-22-Version-3.jpg\/-crop-200-200-200px-Stop-Anxiety-Step-22-Version-3.jpg","alt":"Ansiedade: 4 T\u00e9cnicas Eficazes para Alivi\u00e1-la"}],"minimum":0,"image":"","image_url":""},{"number":2,"text":"Seu estilo de apego pode ser ansioso.","meaning":"Com base nas suas respostas, voc\u00ea pode ter um estilo de apego ansioso. Isto significa que, quando voc\u00ea era crian\u00e7a, deve ter recebido um tratamento vol\u00e1til ou at\u00e9 injusto das pessoas que cuidavam de voc\u00ea. Por exemplo, eles eram muito atenciosos em alguns momentos, mas ficavam distantes ou afastavam voc\u00ea em outros. Como resultado, voc\u00ea pode se pegar se preocupando com as pessoas e com o que elas acham de voc\u00ea, al\u00e9m de ter medo de abandono ou rejei\u00e7\u00e3o e ficar ansioso de pensar em como est\u00e3o as suas rela\u00e7\u00f5es.
Mas fique tranquilo: voc\u00ea n\u00e3o est\u00e1 sozinho! O que voc\u00ea sente \u00e9 normal e pode ser gerenciado e superado. Se achar que tem um estilo de apego ansioso, considere buscar a ajudar de um psic\u00f3logo ou de outro profissional de sa\u00fade mental. Veja tamb\u00e9m os guias do wikiHow abaixo para ajudar.","edit_links":[{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/como-acalmar-o-apego-ansioso"},{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Consolar-uma-Pessoa-Chorando"}],"link_data":[{"title":"Como Lidar com o Estilo de Apego Ansioso: 9 Estrat\u00e9gias para Aliviar e Lidar com Ele","id":133005,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/como-acalmar-o-apego-ansioso","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/1\/1f\/Self-Soothe-Anxious-Attachment-Step-12.jpg\/-crop-200-200-200px-Self-Soothe-Anxious-Attachment-Step-12.jpg","alt":"Como Lidar com o Estilo de Apego Ansioso: 9 Estrat\u00e9gias para Aliviar e Lidar com Ele"},{"title":"Como Consolar uma Pessoa Chorando","id":105959,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Consolar-uma-Pessoa-Chorando","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/7\/74\/Recognize-the-Warning-Signs-of-Suicide-Step-29-Version-2.jpg\/-crop-200-200-200px-Recognize-the-Warning-Signs-of-Suicide-Step-29-Version-2.jpg","alt":"Como Consolar uma Pessoa Chorando"}],"minimum":0,"image":"","image_url":""},{"number":3,"text":"Seu estilo de apego pode ser evitativo.","meaning":"Com base nas suas respostas, o seu estilo de apego \u00e9 evitativo, ou seja, voc\u00ea costuma ser mais emocionalmente distante ou indispon\u00edvel. As pessoas que cuidavam de voc\u00ea na inf\u00e2ncia ficavam emocionalmente distantes (ou at\u00e9 eram ausentes), fazendo com que voc\u00ea ache que precisa ser independente e depender apenas de si mesmo. Expressar vulnerabilidade e afeto pode ser dif\u00edcil e desconfort\u00e1vel para voc\u00ea. Al\u00e9m disso, voc\u00ea pode relutar em pedir ajuda, mas isso n\u00e3o quer dizer que sempre vai se sentir assim.
Mesmo que tenha um estilo de apego inseguro agora, \u00e9 poss\u00edvel mud\u00e1-lo e se sentir mais seguro nos relacionamentos. Se voc\u00ea sente que tem um estilo de apego evitativo, considere procurar um psic\u00f3logo ou outro profissional de sa\u00fade mental e veja os guias do wikiHow abaixo.","edit_links":[{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Lidar-com-Uma-Pessoa-com-Estilo-de-Apego-Evitativo"},{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Superar-o-Estilo-de-Apego-Desapegado-Evitativo"}],"link_data":[{"title":"Como Lidar com Uma Pessoa com Estilo de Apego Evitativo: Dicas e Truques","id":131712,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Lidar-com-Uma-Pessoa-com-Estilo-de-Apego-Evitativo","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/4\/4e\/Deal-with-Avoidant-Attachment-Style-Step-12.jpg\/-crop-200-200-200px-Deal-with-Avoidant-Attachment-Style-Step-12.jpg","alt":"Como Lidar com Uma Pessoa com Estilo de Apego Evitativo: Dicas e Truques"},{"title":"Como Superar o Estilo de Apego Desapegado Evitativo","id":129640,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Superar-o-Estilo-de-Apego-Desapegado-Evitativo","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/b\/b5\/Concerned-Young-Woman-Talks-to-Man.png\/-crop-200-200-200px-Concerned-Young-Woman-Talks-to-Man.png","alt":"Como Superar o Estilo de Apego Desapegado Evitativo"}],"minimum":0,"image":"","image_url":""},{"number":4,"text":"Seu estilo de apego pode ser medroso\/evitativo.","meaning":"Com base nas suas respostas, voc\u00ea tende a alternar entre ansiedade e evita\u00e7\u00e3o nos seus relacionamentos. Se a sua inf\u00e2ncia foi vol\u00e1til, ou seja, se voc\u00ea tinha medo ou at\u00e9 foi traumatizado pelas pessoas que cuidavam de voc\u00ea, o medo que ficou pode dificultar a tarefa de ter relacionamentos pr\u00f3ximos com os outros, mesmo que voc\u00ea queira muito. \u00c0s vezes, pode se sentir desesperado para ter algu\u00e9m na sua vida, j\u00e1 em outras, afastar\u00e1 as pessoas.
Se isso se encaixa com sua personalidade, lembre-se de que n\u00e3o est\u00e1 sozinho e mudar o seu estilo de apego para se sentir mais seguro nos relacionamentos sempre \u00e9 poss\u00edvel. Considere procurar a ajuda de um psic\u00f3logo ou outro profissional de sa\u00fade mental se quiser saber mais sobre o seu estilo de apego e para ter ajuda para lidar com ele. Veja tamb\u00e9m os guias do wikiHow abaixo.","edit_links":[{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Identificar-Fobia-de-Compromisso"},{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/superar-o-estilo-de-apego-temeroso-e-evitante"}],"link_data":[{"title":"Como Identificar Fobia de Compromisso","id":100142,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Identificar-Fobia-de-Compromisso","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/0\/0b\/Identify-Commitment-Phobia-Step-20-Version-2.jpg\/-crop-200-200-200px-Identify-Commitment-Phobia-Step-20-Version-2.jpg","alt":"Como Identificar Fobia de Compromisso"},{"title":"Como Superar o Estilo de Apego Temeroso Evitante","id":132763,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/superar-o-estilo-de-apego-temeroso-e-evitante","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/4\/45\/Overcome-Fearful-Avoidant-Attachment-Style-Step-11.jpg\/-crop-200-200-200px-Overcome-Fearful-Avoidant-Attachment-Style-Step-11.jpg","alt":"Como Superar o Estilo de Apego Temeroso Evitante"}],"minimum":0,"image":"","image_url":""}]" class="quiz_results_data"/>
Mais sobre estilos de apego
O que é um estilo de apego? A teoria do estilo de apego sugere que as crianças pequenas (até uns dois anos de idade) querem ficar perto de seus cuidadores e a conexão que elas têm com eles ditará como serão as interações com outras pessoas durante a vida. Com base nestas relações com seus cuidadores na primeira infância, as crianças desenvolvem estilos de apego, que definirão como elas agirão nos relacionamentos com os outros, como amigos e parceiros românticos.
Quais são os estilos de apego?
Existem quatro estilo de apego principais: seguro, ansioso, evitativo e medroso/evitativo (também chamado de “medroso” apenas).
Apego seguro. Mesmo que existam três estilos de apego diferentes classificados como “inseguros” (ansioso, evitativo e medroso/evitativo), só existe um tipo de apego seguro. O apego seguro é a habilidade de construir (e manter) relacionamentos saudáveis, e tende a começar na primeira infância, com cuidadores que amam incondicionalmente e apoiam as crianças.
Em outras palavras, se você têm um estilo de apego seguro, provavelmente teve cuidadores que fizeram você se sentir seguro, protegido e valorizado quando era criança. Eles também deveriam ser emocionalmente disponíveis para você.
Outras características do estilo de apego seguro são:
- Conseguir regular suas emoções.
- Confiar facilmente nas pessoas.
- Comunicar-se de forma clara e eficiente.
- Buscar apoio nos relacionamentos próximos.
- Conseguir pedir ajuda facilmente.
- Conseguir lidar com conflitos.
- Disponibilidade emocional.
- Autoestima alta.
Nos relacionamentos, as pessoas que têm estilo de apego seguro geralmente não têm dificuldade de interagir com seus parceiros. Elas sabem confiar e amar, tendo facilidade em se comprometerem a relacionamentos a longo prazo sem se sentirem presas e sem preocupação. Elas sabem que merecem amor e não precisam que ninguém fique as lembrando disso!
Apego ansioso. Também chamado de apego “preocupado”, “ansioso ambivalente” ou “ansioso evitativo”, o apego ansioso é um estilo inseguro. Ele é caracterizado pelo medo da rejeição e abandono, tendência à codependência e ao hábito de depender do parceiro ou amigos para ter validação emocional.
O apego ansioso geralmente se desenvolve quando uma criança tem cuidadores inconsistentes. Por exemplo, uma mãe que, às vezes, é muito atenciosa e amorosa, mas, em outras, é distante ou exigente pode deixar a criança confusa, angustiada e instável. Essa inconsistência pode deixar as crianças achando que são responsáveis pelos sentimentos e pela felicidade das pessoas que cuidam delas, o que causa o estilo de apego ansioso. Outros sinais de estilo de apego ansioso são:
- Ser “grudento” e apegado demais a um parceiro.
- Alta sensibilidade a críticas.
- Necessidade de aprovação das outras pessoas.
- Ciúmes.
- Baixa autoestima.
- Sentir que não merece ser amado.
- Dificuldade de confiar nos outros.
Em resumo, quem tem estilo de apego ansioso pode precisar ser tranquilizado pelo parceiro constantemente porque sente ciúmes, acha que não merece amor ou só precisa de aprovação. São pessoas que têm um profundo medo de ficarem sozinhas ou de serem rejeitadas, que é o que costuma ser a causa desse comportamento.
Apego evitativo. O apego evitativo também é chamado de “orgulhoso”, “orgulhoso evitativo, “ansioso evitativo” ou “inseguro evitativo.” As pessoas com este estilo de apego muitas vezes não conseguem criar intimidade física ou emocional e tendem a evitá-la.
Estima-se que o estilo de apego se desenvolve na infância quando os cuidadores são muito rígidos, emocionalmente distantes ou ausentes. Por exemplo, se as pessoas que cuidavam de você deixavam você se virar sozinho na maior parte do tempo, esperavam que você fosse independente (e o repreendiam por depender deles), demoravam a cuidar das suas necessidades básicas ou simplesmente as ignoravam, isso pode ser a causa do seu estilo de apego evitativo.
Quando as crianças crescem com cuidadores distantes ou ausentes, elas tendem a desenvolver um forte senso de independência e preferem não depender de ninguém. Outros sinais de estilo de apego evitativo são:
- Evitar a intimidade física ou emocional.
- Sentir-se desconfortável ao falar sobre os próprios sentimentos.
- Ser indiferente com as pessoas.
- Sentir-se ameaçado quando as pessoas tentam se aproximar.
- Passar mais tempo sozinho do que socializando.
- Relutância em se comprometer nos relacionamentos.
- Acreditar que não precisa de outras pessoas.
Nos relacionamentos, as pessoas com estilo de apego evitativo podem tentar manter distância de seus parceiros pelo máximo de tempo possível. Geralmente, é difícil se aproximar de alguém que tem estilo de apego evitativo, já que eles costumam mudar de assunto ou sair de perto quando a conversa fica séria ou emotiva demais.
Apego medroso/evitativo. O apego medroso/evitativo também é conhecido como “medroso” ou “medroso/evitativo”. O estilo tem a ver com um comportamento inconsistente nos relacionamentos (e muita dificuldade de confiar nas pessoas).
A negligência, abuso ou medo dos cuidadores é a causa mais comum desse estilo de apego. Os sinais (ou características) mais importantes do apego medroso/evitativo são:
- Ter medo de rejeição.
- Não conseguir regular as próprias emoções.
- Comportamento contraditório.
- Altos níveis de ansiedade.
- Ter características do estilos de apego ansioso e evitativo.
Nos relacionamentos, as pessoas com estilo de apego medroso/evitativo tendem a ser imprevisíveis, alternando entre o “grude” e a distância. Em outras palavras, às vezes elas se envolvem emocionalmente e ficam bem dependentes de seus parceiros, já em outras, parecem completamente desconectadas e independentes. Isso acontece porque elas estão buscando amor e validação, mas também temem essas coisas. Elas também pode achar que seus parceiros são imprevisíveis e, portanto, se comportam de forma imprevisível também.
É possível mudar de estilo de apego? Qualquer pessoa pode mudar seu estilo de apego com o passar do tempo e desenvolver uma abordagem mais segura nos relacionamentos. Se você acha que tem um estilo de apego inseguro e quer mudá-lo, fazer terapia é, provavelmente, a melhor saída para compreender melhor as suas emoções e lidar com elas. Um psicólogo pode ajudar você a chegar na raiz do problema, lidar com as experiências que você teve na infância (e como elas definiram seus relacionamentos futuros) e a criar uma mentalidade mais saudável com o passar do tempo!
Quer saber mais?
Para ver mais informações sobre estilos de apego, confira os seguintes recursos: