Baixe em PDF Baixe em PDF

Observar bem a saúde do seu hamster é um requisito importante para ser um dono responsável. Eles vivem de dois a três anos. Às vezes, quando o seu hamster chega a uma idade avançada, não há nada a fazer para salvá-lo. No entanto, eles também estão sujeitos a várias outras doenças sérias que têm cura. Você deve levar seu bichinho ao veterinário sempre que suspeitar que ele esteja doente. O veterinário saberá dizer o que de fato está acontecendo com a saúde do animal.

Método 1
Método 1 de 2:

Observando o comportamento do seu hamster

Baixe em PDF
  1. É importante passar um tempo todos os dias com ele para que você conheça o seu comportamento normal. Uma mudança nesse padrão de comportamento é um importante indicativo de que ele está doente. Se você não passa um tempo com seu animal regularmente, você poderá não perceber mudanças importantes no comportamento dele. [1]
    • Crie uma rotina, para que você acompanhe o seu hamster no mesmo horário. Isso o ajudará a acostumar-se com o que ele geralmente faz neste período do dia.
  2. Um hamster saudável irá alimentar-se regularmente ao longo do dia. Embora hamsters durmam durante o dia, eles costumam acordar frequentemente para comer.
    • Observe se o animal está se alimentando e qual a quantidade de comida que ele está comendo.
    • Se ele estiver se alimentando menos do que de de costume, acompanhe a alimentação por um ou dois dias.
    • Você deverá levar seu hamster ao veterinário imediatamente se ele tiver parado completamente de comer.
  3. Os hamsters costumam ser muito ativos, principalmente à noite. É provável que ele durma durante boa parte do dia, por isso não se preocupe se ele dormir bastante neste período. Seu hamster poderá estar doente se aparentar estar parado o tempo todo e não quiser brincar.
    • Caso ele esteja bem menos ativo e brincalhão do que costumava ser no passado, fique de olho.
    • Leve o seu hamster ao veterinário caso o seu comportamento não volte ao normal em alguns dias.
    • Esse animais hibernam naturalmente quando faz frio por muito tempo. Mantenha a área aquecida e deixe comida e água sempre ao alcance se você achar que o seu hamster está hibernando. Esse estado pode ser notado pela aparência de sono profundo e respiração muito curta. [2]
  4. Uma doença comum nos hamsters se chama “rabo molhado”, e é acompanhada de diarreia. Este pode ser o sinal de que ele está com uma infecção muito séria. [3]
    • Confira se há uma substância líquida parecida com muco na base da cauda do seu hamster.
    • É possível que seu hamster esteja com a doença do rabo molhado se ele apresentar diarreia acompanhada de mudanças nos padrões de alimentação e atividade. Essa doença pode ser fatal dentro de 48 horas, por isso aja imediatamente levando-o ao veterinário.
    • O veterinário poderá prescrever antibióticos, antidiarreicos ou ingestão de líquidos caso seja confirmada a doença. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Observando a aparência do seu hamster

Baixe em PDF
  1. Mudanças na pele do animal podem ser indicativos de problemas de saúde. Procure identificar sinais de infecções, como vermelhidão, inchaço e abcessos.
    • Pele vermelha e com escamações pode ser sinal de infecções ou outras doenças de pele.
    • Verifique se há desidratação puxando delicadamente a pele sobre os ombros do animal (nuca). Solte-a e ela deverá retornar rapidamente – este é o normal. A pele continuará levantada ou ficar mais alta se o seu hamster estiver desidratado. Esse é um sinal alarmante e você deverá levá-lo para uma consulta com o veterinário.
    • Seu hamster tenderá a se coçar mais se estiver com um problema de pele. Isso pode denunciar que ele tem um problema. No entanto, esse comportamento pode também ser a causa de infecções. [5]
  2. Normalmente, esta deverá ser cheia e brilhosa. À medida que o hamster envelhece, a pelagem irá afinar, o que é normal. No entanto, se o seu hamster estiver perdendo grandes quantidades de pelo de uma só vez, ele poderá estar doente.
    • Pelo molhado e embaraçado em torno da barriga e do rabo pode ser um sinal de infecção. [6]
  3. Mais especificamente, verifique se ele está com coriza, olhos vermelhos ou inflamados e bochechas inchadas.
    • Os hamsters costumam apresentar coriza quando estão doentes, e são especialmente vulneráveis a resfriados. Estes não costumam estar entre as doenças mais fatais, mas, caso persistam, procure um veterinário. [7]
    • Seu hamster tem bolsas nas bochechas que permitem transportar comida. Elas poderão estar infeccionadas se aparentarem estar cheias por muito tempo.
    Publicidade

Dicas

  • Procure um veterinário sempre que estiver em dúvida quanto à saúde do seu hamster.
  • Quando for a um veterinário, leve com você uma lista detalhada de sintomas e comportamentos que você observou. Isto poderá ajudá-lo a identificar que doença o seu animal tem.
Publicidade

Avisos

  • Há casos em que não há nada que o veterinário possa fazer pelo seu hamster.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 121 822 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade