Baixe em PDF Baixe em PDF

Se já é difícil saber quando uma pessoa aleatória está a fim de você, a situação fica muito pior quando se trata de um amigo próximo. Os amigos costumam ficar à vontade na presença uns dos outros e, às vezes, acabam parecendo um pouco "saidinhos" demais. Se está desconfiado de que alguém assim tem segundas intenções, preste atenção à linguagem corporal do indivíduo e à maneira com que ele fala — ou tome coragem e fale do assunto na cara dura!

Método 1
Método 1 de 3:

Observando a linguagem corporal da pessoa

Baixe em PDF
  1. Se o seu amigo está mesmo a fim de você, ele provavelmente vai adotar uma linguagem corporal mais aberta, com o corpo virado na sua direção — até quando houver mais pessoas na roda. [1]
    • Se o amigo adotar uma postura mais relaxada, com o tronco virado na sua direção, é porque ele fica à vontade com você. Isso não quer dizer necessariamente que haja segundas intenções.
    • Veja se ele muda de postura quando está perto de você. Por exemplo: se costuma estar relaxado, mas ficar travado na sua presença, é porque ele está nervoso (e pode estar interessado em mais que a amizade).
    • Se o seu amigo cruza os braços ou vira o corpo para outra direção, talvez não esteja a fim de você. Ainda assim, se ele só adotar essa postura de vez em quando, pode ser que esteja ocupado ou conversando com outra pessoa.
  2. Esse é um dos métodos mais universais de dar em cima dos outros. Se o seu amigo olha muito na sua direção, pode ser que esteja interessado. [2]
    • É normal fazer um pouco de contato visual quando estamos conversando com alguém. Por isso, preste atenção para determinar se o seu amigo faz isso mais com você do que com outras pessoas.
    • Se o seu amigo sorrir antes de desviar o olhar, talvez ele esteja interessado. Sorria de volta se quiser mostrar que também está a fim dele! [3]
    • Se ele começar a fazer mais contato visual que o normal de repente, pode ser que ele esteja começando a gostar de você.
  3. Quando uma pessoa gosta de outra, ela começa a passar mais a mão no cabelo e nos lábios, além de colocar os dedos na clavícula. Esses gestos são inconscientes e indicam atração. [4]
  4. Se o seu amigo saía de moletom e com uma camiseta velha toda vez que se encontravam, mas passou a usar roupas mais elegantes, talvez ele queira impressionar você.
  5. Isso também é algo inconsciente quando temos interesse no outro. Caso seu amigo toque o rosto ou cruze as pernas sempre que você faz essas coisas, talvez ele esteja bem atento aos seus gestos. [5]
  6. Se vocês se abraçam com frequência, tente observar se esses contatos demoram mais que o normal. Se sim, pode ser que o seu amigo esteja a fim de algo a mais. [6]
    • Se não tinham o hábito de se abraçar, mas ele começou a demonstrar esse gesto, também é porque pode haver um sentimento.
    • As pessoas ficam um pouco desajeitadas quando se dão conta de que estão gostando de alguém. Se o seu amigo parar de abraçar você de repente, também pode estar interessado.
  7. Quanto mais gostamos de uma pessoa, mais tentamos encontrar desculpas para tocá-la. Se isso acontece com o seu amigo, ele provavelmente gosta de você. [7]
    • O seu amigo pode tocar o seu braço e elogiar a textura macia da sua blusa, por exemplo.
    • Se ele ficar muito afetivo de repente, talvez goste de você. Por outro lado, caso se toquem com frequência e isso mude de uma hora para outra, talvez ele esteja inseguro por causa do que está sentindo.
    • Algumas pessoas são afetivas por natureza. Não significa que o seu amigo gosta de você se ele sempre toca a pessoa com quem está conversando.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Prestando atenção nos detalhes mínimos durante as conversas

Baixe em PDF
  1. Se você é engraçada por natureza, talvez isso não signifique nada. Por outro lado, se a pessoa rir de tudo o que diz — até as coisas sem graça —, pode ser que ela esteja interessada. [8]
    • Você pode fazer um teste para descobrir: conte uma piada tosca de propósito e veja se o seu amigo ri.
  2. Se estiver interessado em você, ele vai falar coisas boas a seu respeito, como a sua aparência ou o quanto se esforça para conseguir o que quer. Fique de olho para saber se ele faz mais elogios que o normal.
    • Algumas pessoas gostam de fazer elogios a todos; não confie só nesse sinal.
  3. Lembrar-se de fatos triviais da vida dos outros é um bom indicador de que a pessoa está interessada. Fique de olho no seu amigo. [9]
    • Por exemplo: se disser que gosta de um chocolate específico e o seu amigo comprar uma barra e dar de presente na semana seguinte, talvez ele esteja interessado.
    • Também pode ser que o seu amigo tem uma boa memória, e não que gosta de você.
  4. É normal ajudar as pessoas, ainda mais quando gostamos delas. Por outro lado, se o seu amigo faz muitas coisas por você, talvez queira dar mais um passo na amizade. [10]
    • Os gestos de ajuda não precisam ser tão grandes. Por exemplo: talvez o seu amigo se ofereça para comprar uma garrafa d´água para você quando o dia estiver quente.
    • Se acha que ele está interessado, não tire proveito das ofertas de ajuda — ou vai ser insensível e fútil.
  5. Talvez ele fale da última pessoa de quem você gostou ou tente adivinhar quem é o seu alvo agora. Se você disser que não está a fim de ninguém específico, ele vai achar que tem uma chance. [11]
    • Se o seu amigo gostar de você, ele pode ficar com ciúmes ou irritado quando você disser que tem interesse em outra pessoa. Nesse caso, ele pode até ficar calado quando o assunto vier à tona.
    • O seu amigo provavelmente não vai dizer que gosta de outras pessoas se estiver interessado em você. [12]
  6. As pessoas alheias podem ter uma noção melhor do que está acontecendo e vir a calhar.
    • Diga algo como "Eu acho que a Sara está diferente comigo. Vocês acham que ela gosta de mim?".
    • Você pode até ouvir a opinião dos outros, mas isso não as torna reais. Não envolva ninguém mais na situação.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Seguindo em frente

Baixe em PDF
  1. Passe um tempo a sós com esse amigo em um lugar sem distrações. Tente ficar relaxado e natural para que ele se sinta à vontade e mais propenso a falar.
    • Você pode começar a conversa dizendo o quanto a pessoa é importante para você. Diga algumas coisas específicas de que gosta nela para deixá-la mais inclinada a se abrir.
    • Se o seu amigo só disser que gosta muito da sua amizade, talvez ele não tenha segundas intenções — e só queira uma relação platônica.
  2. Não tenha medo de tocar no assunto se o outro não for direto. Ainda assim, lembre-se de que ele provavelmente vai ficar surpreso; diga que ele não precisa responder na hora.
    • Diga algo como "Nos últimos tempos, eu tenho a sensação de que você quer mais do que a minha amizade. Acho que devemos falar sobre o assunto".
    • Se ele negar que gosta de você, mude de assunto rápido. Não faça um escândalo por estar aliviado, pois talvez ele ainda esteja querendo disfarçar o que sente.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Candice Mostisser

    Coach de Namoro
    Candice Mostisser é uma Coach de Namoro da NYC Wingwoman LLC, um serviço de namoro em Nova York. A NYC Wingwoman oferece serviços de encontro, apoio, Coaching privativo e cursos intensivos. É especialista em ensinar aos outros as melhores estratégias e práticas para ter sucesso nos primeiros encontros e no mundo do namoro online.
    Candice Mostisser
    Coach de Namoro

    '''Truque do Especialista:''' se tiver coragem de perguntar, planeje fazer isso em um momento em que ambos podem "escapar" da conversa facilmente. Por exemplo, talvez você queira falar do assunto depois de vocês saírem para fazer algo e estiverem prestes a voltar pra casa. Não pressione a pessoa a dar uma resposta logo de cara — ela pode precisar de um tempo para pensar.

  3. Se o seu amigo confessar que está a fim de você, mas o sentimento não for recíproco, seja educado e gentil para dizer que não está interessado. [13]
    • Diga algo como "Eu fico feliz e lisonjeado por me contar isso. Sinto muito, mas não tenho o mesmo sentimento que você. Espero que possamos continuar bons amigos, mas vou entender se isso não for possível".
  4. Talvez o seu amigo fique magoado com a sua resposta, mesmo que você seja educado. Dê a ele um tempo para se recuperar.
    • Conversem depois de uma ou duas semanas e veja se ele quer sair com o grupo. Contudo, talvez não seja uma boa ideia fazer coisas a sós por um tempo (para não confundir a cabeça dele).
  5. Na melhor das hipóteses, o seu amigo vai admitir o que sente e você vai descobrir que sente o mesmo! Nesse caso, planejem, se divirtam juntos e contem para o resto da turma!
    • É normal ter medo de afetar a amizade se o namoro não der certo, mas lembre-se de que é melhor ter a certeza de que você fez o que era certo agora do que se arrepender de não ter feito nada no futuro.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 462 709 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade