Baixe em PDF Baixe em PDF

Limpar ou arrumar a casa parece simples, mas muita gente não sabe exatamente o que fazer. Por exemplo: como se limpa a privada? E a cozinha? Se é o seu caso, não se preocupe! Leia as dicas deste artigo para saber por onde começar e o que fazer até deixar o seu espaço de convivência tinindo.

Parte 1
Parte 1 de 6:

Formulando um plano

Baixe em PDF
  1. Seja honesto consigo mesmo para todo o processo ficar mais fácil e prático.
    • Se possível, limpe de cima para baixo. Não adianta passar um pano ou o aspirador no chão e limpar as paredes e os móveis depois — a sujeira só vai acumular. Se você não tiver muito tempo, comece nos pontos menos bagunçados e termine nos mais críticos.
    • Se o seu dia a dia é ocupado, arrume um pouco da casa a cada dia para as você não acumular funções e separe só um ou dois dias por mês para fazer uma limpeza geral (a menos que mais pessoas morem no espaço, claro).
    • Fique de olho nas áreas da cozinha onde há acúmulo de gordura e outros resíduos que precisam de um tratamento mais constante, como o balcão, a pia, os armários, a coifa etc. Não se esqueça dos pontos mais altos, que ainda atraem insetos e poeira.
  2. Determine que cômodos você quer limpar primeiro e por último (geralmente, comece da parte de trás e termine na entrada da casa). Isso ajuda a acelerar o processo e diminui a carga de trabalho, ainda mais se houver mais de uma pessoa ajudando.
    • Você pode seguir a ordem dos cômodos da casa para a limpeza para não ter trabalho na hora de montar a lista.
    • Organize-se para passar o aspirador, a vassoura e o esfregão em todos os cômodos de uma vez (até mesmo para os produtos não secarem).
  3. Você não tem que arrumar a casa sozinho se mora com outras pessoas! Assumir a posição de liderança na hora da limpeza é uma coisa, mas é muito melhor dividir as tarefas com mais gente.
    • Delegue funções de acordo com a idade. Por exemplo: seus filhos pequenos podem arrumar as camas, os adolescentes podem lavar o banheiro ou o quintal e assim por diante. Além disso, seja justo — afinal, limpar a privada não é a mesma coisa que arrumar a mesa da cozinha. Pense em tudo e organize os seus planos de acordo com a época.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 6:

Limpando o banheiro

Baixe em PDF
  1. . Que nojinho! Ninguém gosta de limpar a privada, então é normal querer terminar a tarefa logo. Use luvas de borracha (que você não use para mais nada) para evitar o contato com a sujeira e as bactérias e passe uma esponja com água quente na superfície dela para tirar as impurezas. Depois, deixe a água fazer efeito por um tempo.
    • Em seguida, esguiche um pouco de um limpador de privadas dentro do vaso, espere um minuto e esfregue. Por fim, acione a descarga.
    • Quando você terminar de limpar o interior da privada, volte à superfície externa dela, borrife um desinfetante e espalhe com um pano seco ou uma folha de papel toalha.
  2. . O box do chuveiro e a banheira ficam muito sujos com o tempo. Você vai precisar de um produto de limpeza específico e uma escova com cerdas, além de bastante força nos braços. Em último caso, use um detergente de louça para tirar as impurezas e termine com um produto antibacteriano.
    • Passe cera automotiva no box para ele ficar limpo por mais tempo (exceto no chão). [1] Para o vidro do box em si, dilua ½ xícara de amônia e 8 gotas de detergente de louça em 4 L de água.
  3. Dá para usar diversos materiais para limpar uma pia de banheiro, mas descubra se o produto que você tem é adequado antes de aplicar. Deixe-o agir contra as bactérias e o mofo por um minuto e, em seguida, esfregue o local com uma esponja grossa. Quando ela ficar reluzente, enxágue com água morna e seque com um pano ou uma folha de papel-toalha.
    • Se as manchas da pia não saírem, você pode ter que passar uma escova com força nelas. Use a mesma que você passou no box.
  4. Você até pode passar um limpa-vidros no espelho, mas ele não limpa a superfície — só dá brilho. É melhor usar água e sabão, ainda mais se a situação estiver tensa. Faça o seguinte:
    • Primeiro, limpe o espelho com uma solução de água quente ou morna, detergente de louça com um pano ou uma esponja. Essa mistura de ingredientes é bastante eficaz para espelhos, superfícies de vidro, cerâmica e metais — já que não deixa riscos. Por fim, passe um pano seco e em fiapos ou uma folha de papel toalha no local.
    • Se você prefere um método mais sustentável, passe uma solução de vinagre e água na superfície, seque com um pano sem fiapos e termine passando algumas folhas de jornal. Faça força para limpar o local de verdade.
    • Se preferir, borrife um limpa-vidros em uma folha de papel toalha e passe na superfície. Esse produto forma uma espécie de barreira contra poeira e outras impurezas. Quando terminar, passe folhas velhas de jornal no local para tirar as manchas que restarem.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 6:

Limpando a cozinha

Baixe em PDF
  1. Quando bem usada, a lavadora reduz bastante o trabalho braçal. Para isso, deixe para ligar o equipamento quando ele estiver cheio de louça.
    • Deixe para lavar à mão as panelas e outras peças grandes e que não cabem na lavadora.
    • O sabão da lavadora de louça é abrasivo e desgasta as peças em menos tempo. Portanto, não coloque porcelana antiga e outros utensílios frágeis nela.
  2. . É muito mais fácil lavar a louça logo depois de usar — já que você nunca vai ter que fazer muita força para tirar a sujeira. Molhe uma esponja ou escova com água quente, esguiche um pouco de detergente de louça, esfregue dos dois lados e enxágue bem com mais água quente.
    • Não encha a pia com água e mergulhe a louça para lavar. Essa água fica contaminada com impurezas, gordura, partículas de alimento e milhões de germes. É muito melhor molhar as peças debaixo da torneira, esfregar e secar.
  3. Se você não secar a louça, as peças podem ficar com manchas d'água ou atrair bactérias. [2] Depois de lavar, sempre seque cada item antes de colocar no escorredor.
    • Espere a escova, a esponja ou o pano de prato secar antes de usar de novo. Esses itens também acumulam germes.
  4. Limpe o forno e o micro-ondas . Eis outra tarefa que ninguém gosta muito de fazer e que, por isso, acaba sendo negligenciada muitas vezes. Contudo, usar um forno ou micro-ondas limpo faz toda a diferença e até a cozinha fica com um cheiro muito mais agradável, já que não há resíduos de alimentos espalhados pelos cantos. Veja os detalhes:
    • Veja se o forno tem a opção de autolimpeza. Se sim, já é meio caminho andado. Nesse caso, tire as prateleiras e mergulhe-as em água com detergente, termine o ciclo da limpeza automática, recolha as cinzas que ficam no fundo e passe um pano molhado com um produto adequado. Se não for, tire as prateleiras e mergulhe-as em água com detergente, borrife uma solução de limpeza no interior do forno, espere um pouco e passe a esponja ou um raspador no equipamento.
    • Em relação ao micro-ondas, você pode usar uma tigela de vinagre, limão e água, detergente de louça ou um limpa-vidros. Coloque tudo no forno, ligue-o por alguns minutos e, depois, passe um pano no interior para tirar as partículas que restarem.
    • Você pode seguir as dicas da pia do banheiro para limpar a pia da cozinha. Não tem segredo.
  5. Depois de terminar a parte mais tensa, passe para os armários (se você achar que precisa). Pense em um sistema intuitivo e sensato.
    • Às vezes, é mais fácil tirar tudo dos armários e colocar de volta em seguida ao invés de tentar limpar as prateleiras cheias.
    • Limpe o interior dos armários depois de esvaziar tudo. Você pode usar qualquer método que ajude a remover a sujeira (passar um pano molhado ou seco, por exemplo).
    • Coloque tudo de volta nas prateleiras: as vasilhas com as vasilhas, os copos com os copos, as taças com as taças e assim por diante. Pense no que é mais acessível.
    • Deixe por último os itens mais desnecessários e descarte aquilo que você já não usa. Passe um pente fino nos armários.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 6:

Limpando o quarto

Baixe em PDF
  1. Mais uma vez, arrume tudo de cima para baixo. O primeiro passo da organização é começar pelas coisas pequenas: os papéis espalhados pelos cantos, as roupas sujas no chão, o embrulho do presente que você ganhou... Dê um rumo a tudo e só então passe a arrumar de verdade.
    • Quando você estiver organizando os cômodos da casa, ande sempre com uma sacola plástica na mão e deixe o cesto de roupa suja bem perto para não ter que fazer várias viagens.
  2. Arrumar a cama pode parecer inútil — afinal, você vai se deitar nela de qualquer forma mais tarde —, mas contribui muito com a organização geral do quarto. Não deixe o lençóis e cobertores revirados nem um dia sequer.
    • Você tem que lavar a roupa de cama de vez em quando, incluindo as fronhas e a coberta. Pular na cama no fim do dia é ótimo, mas tudo tem que estar bem limpo.
  3. . O ideal é organizar o guarda-roupa todos os dias, mas as coisas fogem do controle de vez em quando. Faça um mapa mental do seu armário: onde estão as calças, as camisas, os acessórios e as suas roupas íntimas? Depois, passe a organizar os itens que você mais usa.
    • Passe um pente fino no guarda-roupa e decida o que dá para doar ou jogar fora (peças que não servem mais, roupas rasgadas etc.). Você provavelmente vai encontrar vários itens que pode passar adiante.
  4. Depois, borrife um perfume no espaço. As prateleiras, as fendas e até o espaço debaixo da cama são verdadeiros ímãs para sujeira. Sendo assim, você pode passar o aspirador de pó ou um esfregão em todos os cantos do quarto para limpar bem.
    • Tenha cuidado ao limpar certos pontos, como perto de tomadas elétricas e das cortinas. Nesses casos, use um secador de cabelo para tirar a poeira.
    • Quando terminar, borrife um aromatizador de limão ou lavanda no ambiente.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 6:

Limpando as áreas de circulação geral

Baixe em PDF
  1. Tudo depende do tipo de piso que você tem em casa: madeira, cerâmica, linóleo, azulejos (o mais comum no Brasil) etc. Qual é o método ideal para o seu caso?
    • O método mais eficaz para tirar a poeira e outras impurezas é passar o aspirador de pó no piso — ainda mais se você tem animais de estimação com pelos em casa.
    • Você também pode passar um esfregão de microfibra se o piso é de azulejo ou de madeira ou uma extratora de sujeira se ele tem carpete. O resultado é mais duradouro que com o aspirador em si.
  2. . Existem alguns métodos alternativos ao esfregão, mas nenhum deles supera a opção clássica em termos de eficácia. Esfregue o piso da cozinha e de outras áreas para deixar tudo limpo e tinindo. No que tange a azulejos e pisos texturizados, nada mais tira a sujeira de fendas microscópicas.
    • Existem inúmeras opções de esfregão no mercado, dos que são feitos com panos aos feitos com esponja. [3] Basta você fazer um pouco de força para o resultado ficar reluzente. Use água quente e um produto de limpeza adequado (depois de ler o rótulo).
  3. A melhor defesa contra infestações de pulgas é passar o aspirador de pó e evitar carpetes e outros materiais felpudos, que atraem esses parasitas. Se você tem animais em casa, passe o aspirador todos os dias para conter o problema.
    • Polvilhe borato de sódio no carpete depois de passar o aspirador para matar as pulgas sem ter que recorrer a venenos. Essa solução é praticamente permanente. Compre o borato na seção de limpeza de qualquer supermercado.
  4. O ar que respiramos sempre contém ácaros — e, se eles não fossem microscópicos, pode ter certeza que você iria querer passar um espanador em tudo o tempo todo! Esses micro-organismos causam crises de espirros, tosse e asma. Além disso, use também o aspirador e o esfregão.
    • Se você não tiver um espanador, passe um pano úmido nas superfícies dos móveis. Faça movimentos contínuos para não deixar nenhum ponto para trás e siga a mesma direção sempre. Se possível, compre um produto aromatizado para limpar móveis.
  5. Assim como os limpa-vidros, os lustra-móveis não servem para limpar de verdade. De qualquer forma, eles ainda surtem efeito. Lembre-se mais uma vez de ler os rótulos e comprar algo que seja feito especificamente para o seu caso.
    • Dá para limpar alguns móveis com a solução do passo 2 deste método. Só não se esqueça de secar a superfície logo.
    • Em seguida, aplique o volume recomendado do produto e espalhe na direção certa para não atrair ainda mais poeira.
  6. De forma geral, os limpadores multiuso não são tão versáteis assim. Leia os rótulos com atenção antes de comprar para saber se você está fazendo a escolha certa para não acabar estragando os móveis.
    • Além disso, não misture produtos de limpeza. É perigoso. Use um de cada vez e siga as instruções do rótulo.
  7. Depois de limpar as superfícies e o piso, você só precisa se atentar a alguns detalhes finais: afofe os travesseiros, arrume a coberta e organize tudo no quarto (como se estivesse prestes a receber visitas). Se ainda restar muita bagunça, coloque tudo em uma caixa grande e pregue uma etiqueta nela para não esquecer.
    • Quando terminar mesmo, borrife um aromatizador no quarto e dê uma olhada em volta: falta fazer alguma coisa? Passar óleo nas dobradiças da porta? Limpar as paredes? Trocar a lâmpada?
    Publicidade
Parte 6
Parte 6 de 6:

Terminando a limpeza

Baixe em PDF
  1. Muita gente não limpa o quintal, a garagem e afins, mas essas partes da casa também são importantes. Junte as folhas que caírem das árvores para evitar acúmulos e recolha todo o lixo para a situação não ficar tensa. Cuide da sua horta (se você tem uma) e de outros pontos.
    • Você não tem nenhuma ferramenta que ajude a recolher o lixo e as folhas das árvores? Improvise com uma vassoura normal.
    • Corte as ervas daninhas para evitar problemas na horta ou na terra.
  2. Coloque as roupas na máquina ou lave tudo à mão . O monte de roupas sujas que está acumulando no seu quarto precisa de um rumo. Siga as instruções genéricas abaixo para usar a máquina de lavar:
    • Primeiro, comece a encher a máquina com água na temperatura e no nível ideais.
    • Em seguida, acrescente o volume adequado de detergente de roupas enquanto a água cai.
    • Se você usa amaciante de roupas, acrescente-o também no início da lavagem para não ter que esperar até o ciclo do enxague. Nesse caso, use o amaciante junto do detergente e só depois coloque as roupas.
  3. A forma com que você transfere as roupas para a secadora afeta diretamente o resultado do processo. Depois do fim do ciclo de lavagem, chacoalhe as peças para tirar as rugas e só em seguida coloque tudo na secadora. Por outro lado, é muito melhor estender as roupas no varal.
    • Tire as roupas ainda mornas da secadora e sinta a textura macia delas.
  4. A lista de coisas para fazer é extensa, mas não precisa ser cansativa. Veja outros exemplos:
    • Tire o lixo de casa.
    • Limpe a mesa da cozinha.
    • Troque a roupa de cama.
    • Limpe as paredes.
    • Limpe a geladeira.
    Publicidade

Dicas

  • Limpe o interior da geladeira com bicarbonato de sódio para tirar os maus cheiros.
  • Muitas pessoas gostam de usar folhas de jornal amassadas para espalhar o limpa-vidros em janelas.
  • Não misture a esponja com a louça enquanto ela seca, pois ela vai estar cheia de bactérias e germes. Se você tem uma lavadora em casa, coloque-a para um ciclo — mas troque o acessório regularmente. Não se esqueça de enxaguar tudo em água quente e de torcer depois. Esterilize a esponja úmida por um minuto no micro-ondas. Tenha cuidado para não causar um incêndio!
  • É muito mais fácil e divertido limpar a casa quando se tem ajuda de amigos ou parentes.
  • Use meias e camisetas velhas como panos para poupar dinheiro.
  • Comece a limpeza na sala, pois esse costuma ser o primeiro cômodo que as visitas acessam quando chegam na casa.
  • Tire da geladeira tudo o que estiver além da data de validade.
  • Compre um espanador com penas de avestruz.
  • Dependendo do caso, você pode mudar a disposição da cama e dos móveis do quarto para facilitar a limpeza.
  • Limpe as áreas mais altas antes, pois a poeira e outros resíduos vão cair no chão.
Publicidade

Avisos

  • Alguns produtos de limpeza são nocivos à pele e podem estragar determinados tipos de piso. Sempre leia o rótulo ; você vai poupar dinheiro e evitar cometer erros bobos. Em caso de dúvidas, faça um teste em uma área discreta.
  • Umedeça a esponja antes de colocar no micro-ondas e tenha cuidado para não se queimar com ela!
  • Não misture produtos de limpeza diferentes . Você pode acabar criando um subproduto químico perigoso. Use um de cada vez e siga as instruções do rótulo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Limpa-vidros.
  • Lustra-móveis.
  • Produto de limpeza para banheiro.
  • Detergente de louça.
  • Papel-toalha, panos, folhas de jornal ou esponjas.
  • Luvas de borracha.
  • Escovas, esfregões etc.
  • Avental de plástico.

Vídeo

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para limpar uma casa, você precisará abordar a cozinha, os banheiros e os outros cômodos. Tente começar de cima para baixo. Comece nos cômodos mais altos e siga até os mais baixos. Essa dinâmica deve se repetir em cada quarto também: limpe prateleiras, criados-mudos e outras superfícies antes do piso. Limpe um quarto por vez, ou qualquer outro cômodo de sua escolha.

Para limpar a casa com eficiência, seguem algumas dicas:
Livre-se da bagunça de cada cômodo, especialmente das coisas que estão no chão. Ponha tudo que encontrar em seus devidos lugares, como armários, estantes e prateleira. Comece a pensar na viabilidade de doar algumas peças se perceber que seus compartimentos estão lotados. Use caixas organizadoras para manter as superfícies de trabalho e gavetas organizadas.

Tire os lixos cheios e troque os saquinhos. Ter lixo de qualquer natureza dentro de casa dá um aspecto de sujeira a ela.

Antes de tirar o pó das superfícies, tire tudo que tem em cima delas para passar um pano úmido ou um espanador. Não há nada de errado em comprar produtos prontos do mercado, mas você também pode fazer seu próprio produto de limpeza misturando três partes de água com uma de vinagre. Não se esqueça de usar luvas de borracha para lidar com materiais de limpeza. Panos de microfibra também são excelentes para limpar superfícies empoeiradas.

Se tem carpete, passe um aspirador de pó depois de limpar as superfícies para remover a poeira que caiu no chão. Se seu piso for de madeira ou porcelanato, passe o aspirador antes e um pano com produto depois.

Para o banheiro, borrife um produto para vaso sanitário por baixo da tampa do vaso e esfregue as laterais dele com uma escova de banheiro. Passe um pano nas superfícies do banheiro com um desinfetante e toalha de papel ou um pano macio. Nunca use o pano passado no vaso em outras superfícies. Prossiga para o box ou banheira. Esfregue os azulejos com uma escova ou esponja abrasiva e enxague com o chuveirinho.

Se perceber que limpar sua casa toda é demais para você, estabeleça uma meta para o dia e continue o que faltar no dia seguinte. Não é fácil limpar uma casa inteira e você não precisa fazer tudo de uma vez só.

Esta página foi acessada 123 812 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade