Em tempos modernos, poucas coisas fariam uma pessoa se sentir tão vulnerável quanto perder o celular. Usamos nossos celulares para fazer tantas coisas além de ligações que só de pensar que alguém poderia ter acesso a tudo isso dá um nó no estômago. Aprender a encontrar um celular perdido o ajudará a proteger seus dados e a ter paz de espírito.
Passos
-
Ligue para seu celular. A forma mais fácil de encontrar um telefone é ligando para ele de outro número, seja um smartphone ou não. Peça para alguém ligar para seu número ou use serviços como o Skype para discar para seu número de um computador.
-
Peça para enviarem uma mensagem para o celular. Além de ligar, você pode pedir para alguém enviar uma mensagem de texto. Se o celular estiver realmente perdido em um lugar público e não dentro de casa, você pode enviar suas informações pessoais por mensagem para que a pessoa que encontrá-lo possa identificar e entrar em contato com você.
- Você também pode enviar uma mensagem para seu telefone perdido oferecendo uma recompensa para quem devolvê-lo. Isso pode convencer a pessoa que o encontrou a entrar em contato com você para marcar um encontro. [1] X Fonte de pesquisa
-
Refaça seus passos. Fazê-lo é útil para encontrar qualquer coisa perdida ou fora do lugar, não só o celular. Quando sentir que tinha o celular antes e o deixou em algum lugar por onde passou, refazer seus passos o ajudará a encontrá-lo (caso ele não tenha sido pego).
- Antes de mais nada, não entre em pânico. Fique calmo para conseguir pensar claramente e se concentrar. Entrar em pânico só piora a situação. [2] X Fonte de pesquisa
- Pare e pense por um instante: onde esteve antes e o que estava fazendo? Leve em conta quando e onde se lembra de tê-lo visto pela última vez e comece a procurar por lá.
- Se tiver ido a um restaurante ou loja antes de perdê-lo, volte e pergunte aos funcionários se alguém encontrou ou entregou um celular por ali. Caso tenha sido deixado na loja, você poderá descrever seu aparelho ou dar seu número para que o funcionário possa ligar e verificar que é realmente seu.
-
Contate sua operadora. Algumas operadoras de celular oferecem serviços de localização via GPS para os clientes. Mesmo que eles não disponibilizem o serviço, você poderá ao menos cancelar a linha.
- Procure o número de sua operadora na internet.
Publicidade
-
Celulares Android. Existem duas formas de rastrear celulares Android. Caso ele ainda esteja ligado e ao alcance de uma rede sem fio, você poderá encontrá-lo usando o "Gerenciador de Dispositivos". Caso esteja desligado ou fora de uma área com sinal, você pode checar o último local detectado de um computador. [3] X Fonte de pesquisa
- Para usá-lo, acesse sua conta do Google de um computador ou outro aparelho. Ele mostrará instantaneamente a localização de seu celular no Google Maps. Esse gerenciador também possui opções para bloquear seu celular, fazê-lo tocar ou apagar seus dados remotamente.
- Verifique o último local gravado acessando google.com/settings/accounthistory, depois clique em “Lugares que você frequenta” e “Gerenciar histórico.” Essa opção conta com redes sem fio e sinais de telefonia móvel em vez de GPS, portanto não será tão precisa quanto encontrar seu celular através do "Gerenciador de Dispositivos".
-
Celulares Blackberry. Aparelhos da Blackberry normalmente não possuem seus próprios aplicativos de rastreamento ou serviços, mas você pode usar um chamado BlackBerry Protect . Esse aplicativo é gratuito e pode localizar seu celular em um mapa, definir uma senha para bloqueá-lo remotamente, apagar seu conteúdo, entre outros benefícios. [4] X Fonte de pesquisa
-
Celulares iPhone. A principal forma de encontrar um iPhone perdido é usando o aplicativo “Buscar Meu iPhone”. Você pode fazer o download dele pela App Store. Esse aplicativo é bastante preciso, mas exige que o celular esteja ligado e conectado à internet para funcionar.
- Usando um computador ou outro celular, faça o login no seu iCloud e abra “Encontrar Meu iPhone”. A localização de seu aparelho deverá aparecer em um mapa, que pode ser utilizado para rastrear a movimentação dele.
- Outras opções que o aplicativo oferece são fazer seu iPhone emitir sons (para alertar você ou outras pessoas próximas de seu aparelho), atualizar o status para perdido/desaparecido , enviar uma mensagem com suas informações de contato para seu iPhone, ou apagar todo seu conteúdo e limpar os dados do aparelho.
-
Celulares Windows Phone. Usuários do Windows Phone podem usar um recurso de fábrica que vêm em todos os aparelhos com versões do Windows 8.1 e posteriores. Visite a página de dispositivos da Microsoft de um computador ou outro aparelho sem fio e veja a lista de todos os celulares e tablets que você possui. Utilize o serviço de localização para encontrar o aparelho selecionado.
- Assim que entrar no serviço para celulares perdidos da Microsoft, você poderá travar seu celular e limpar o conteúdo e dados remotamente.
Publicidade
-
Seja esperto e fique seguro. Quando perceber que seu celular foi roubado, não tente recuperá-lo por conta própria. Avise a polícia e deixe que cuidem do caso para você. Fazer as coisas sozinho pode levá-lo a situações arriscadas e até mesmo custar sua vida.
-
Cancele suas senhas e logins. A agilidade necessária para isso depende de quanto você utiliza seu celular com funções online. Para alguns pode ser pouca coisa, mas para outros pode ser uma tarefa hercúlea. Também pode ser necessário bloquear cartões de crédito ou débito que você tenha registrado em qualquer compra online feita pelo aparelho (pela AppStore, por exemplo).
- Caso esteja preocupado que seu telefone caia nas mãos erradas, quanto mais rápido agir, melhor. Roubo de identidade é um problema muito sério e difícil de contornar quando acontece.
- É melhor perder algum tempo restaurando seus logins e senhas antes de sair fisicamente atrás de seu aparelho. Isso reduzirá as chances de um estrago muito grande ser feito por alguém que acesse suas informações; caso você o reencontre, trocar as senhas e logins novamente será só um pequeno inconveniente.
- Comece pelas senhas mais importantes. Estas são as de e-mail, contas bancárias, redes sociais e armazenamento de dados online. Resolva as informações financeiras e pessoais primeiro e só então passe para os dados menos importantes. Depois deles,vá para as senhas de serviços mais simples.
-
Ligue para sua operadora. Tenha os dados da linha em mãos para solicitar o cancelamento dela. Talvez precise de algum código de assinante ou de instalação, caso seja o titular. Cancelar sua linha evita que alguém (como um ladrão, por exemplo) faça chamadas não autorizadas utilizando seu cartão SIM.
- No caso dos celulares pós-pagos, o ideal é ligar para a operadora imediatamente e mandar desativá-lo após duas horas de busca. No caso dos celulares pré-pagos, você deverá ligar para a operadora e pedir bloqueio do chip.
-
Faça um boletim de ocorrência. Vá à delegacia e faça um B.O., pois ele será necessário se você acionar a seguradora de seu celular pós-pago; algumas operadoras podem até mesmo solicitar o B.O. para realizar desativação da linha. Caso seu celular seja pré-pago, o B.O. não é necessário para fazer o bloqueio do chip.
- Muitas pessoas devolveriam um celular encontrado na rua, mas não conseguem por não terem como entrar em contato com o dono, que provavelmente acha que ninguém o devolveria.
Publicidade
-
Saiba o número de série do seu aparelho. Cada aparelho tem seu próprio número de série eletrônico. Dependendo do tipo e modelo do aparelho, esse número exclusivo pode ser chamado de IMEI (“Identidade Internacional de Aparelho Celular”), MEID (“Identificador de Aparelho Celular”), ou ESN (“Número Serial Eletrônico”). Geralmente ele está escrito em um adesivo na parte traseira da bateria, mas isso varia de um modelo para o outro. [5] X Fonte de pesquisa
- Ache o número de série de seu aparelho assim que comprá-lo, anote-o em um papel e guarde em um lugar seguro.
- Informe o número para a polícia ou para sua operadora em caso de perda ou roubo.
-
Tenha um lugar para tudo. Minimize as chances de perder suas coisas caso isso aconteça com frequência. Deixe as coisas sempre nos mesmos lugares para saber onde começar a procurar.
- Deixe seu telefone em um criado-mudo ou mesa se for o tipo de pessoa que sempre o perde dentro de casa.
- Quando ele estiver com você, escolha um bolso específico e sempre verifique se pegou tudo antes de sair. Por exemplo, você pode bater em seus bolsos em uma determinada ordem para checar que pegou suas chaves, carteira e celular.
-
Prepare-se para perdas futuras. Existem certas precauções que podem ajudar no futuro se você passar por essa situação novamente. Ter uma cópia do número de série ou identificação em sua carteira ou em casa são algumas delas.Publicidade
Dicas
- Proteja seu celular com uma senha. Muitos aparelhos vêm com a opção de travar a tela com uma senha definida por você.
- Faça um backup de seus dados e todo o conteúdo do celular, caso ele seja roubado ou perdido para sempre.
- Antes que você o perca, aprenda seu número IMEI. Pressione os seguintes botões do teclado:*#06#. Mantenha essa informação em um lugar seguro para o dia em que precisar.
- Mantenha seus contatos na tela de apresentação do celular. Isso pode ajudar caso uma pessoa honesta o ache e queira entrar em contato para devolvê-lo. Mas tenha cuidado, pois uma pessoa desonesta também saberá onde você mora e quem você é.
Avisos
- Perder um celular pode ser bastante frustrante, mas lembre-se de que é apenas um objeto e que você pode viver sem ele. É mais importante permanecer calmo e se precaver para que suas informações financeiras e pessoais estejam sempre seguras.
Vídeo
Referências
- ↑ http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2363526,00.asp
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/fulfillment-any-age/201101/mindlessness-and-memory-slips-how-find-what-youve-lost
- ↑ http://www.pcadvisor.co.uk/how-to/mobile-phone/how-find-my-phone-locate-lost-android-iphone-or-windows-phone-track-3610199/
- ↑ http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2363526,00.asp
- ↑ http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2363526,00.asp
Sobre este guia wikiHow
Para achar um celular perdido, refaça seus passos para ter uma ideia de onde pode tê-lo deixado. Pense no último lugar onde o usou e faça a busca a partir daí; se tem certeza de onde o deixou, mas não consegue achá-lo mesmo assim, procure entre as almofadas e lugares aleatórios, como o armário da cozinha ou em cima da geladeira. Se puder, peça para alguém ligar para seu número e tente escutar de onde vem o toque. No entanto, se tem certeza de que o perdeu ou que foi roubado, tente rastreá-lo. Para um Android, entre em sua conta do Google em um computador e use o Gerenciador de Dispositivos. Para achar um iPhone, baixe o aplicativo "Buscar iPhone" no computador e faça o login no iCloud. Leia mais para saber como fazer um boletim de ocorrência e prevenir perdas futuras.