Baixe em PDF Baixe em PDF

Já aconteceu de você ligar sua caneta vaporizadora (aquele modelo mais básico do famoso vape ou pod) e notar que ela estava piscando? Não precisa mais se preocupar: por mais que esse tipo de coisa seja frustrante, há várias soluções para o problema. Leia este artigo para conhecer as possíveis causas — e, acima de tudo, como prolongar a vida útil do dispositivo!

O que você precisa saber

  • Separe os conectores da bateria, o cartucho ou o carregador com uma chave de fenda.
  • Recarregue a caneta vaporizadora se ela piscar dez vezes seguidas. Em muitos vapes, isso indica que a bateria está acabando.
  • Use somente o carregador oficial com a caneta vaporizadora. Além disso, limpe as peças individuais (exceto a bateria) com álcool isopropílico toda semana.
Método 1
Método 1 de 4:

Por que a caneta vaporizadora está piscando três vezes?

Baixe em PDF
  1. Considerando a variedade em tipos e marcas de vape, não existe um sistema universal para avisar o usuário de que há algum problema. Tudo depende do fabricante! Em alguns modelos, uma luz que pisca três vezes pode indicar que a bateria está acabando ou que há algum problema de conexão entre ela e o cartucho. De todo modo, leia o manual do usuário para ter uma ideia melhor da situação.
    • Dica: muitos usuários mais experientes testam as peças da caneta vaporizadora para descobrir o que há de errado. Separe o corpo da bateria e pressione o botão mais uma vez. Se o problema persistir, então provavelmente está na bateria. Se for resolvido, pode ser que haja algo no conector ou na bobina.
  2. Muitas canetas vaporizadoras são programadas para desligar quando o usuário dá puxadas de dez segundos ou mais. Se o seu vape começar a piscar logo após uma baforada assim, talvez baste diminuir as próximas puxadas.
    • Leia o manual do usuário da caneta e veja que tempo exato de puxada o fabricante recomenda.
  3. Vapes descartáveis funcionam com baterias de íon de lítio, que são altamente inflamáveis. [1] Alguns desses vapes têm dispositivos de segurança que os desligam e fazem piscar.
  4. Certas canetas vaporizadoras piscam três vezes quando o usuário pressiona o botão de energia por 15 segundos ou mais. Se for o caso, solte o botão e pressione-o novamente — como você faria na hora de puxar. [2]
  5. Em alguns casos raros, a luz da caneta vaporizadora pisca para indicar que o dispositivo não está funcionando como deveria. Isto pode acontecer, por exemplo, se o dispositivo cair no chão ou se molhar. No geral, o mais fácil é comprar um vape novo (ainda mais se o atual for descartável). Em certas circunstâncias, dá para trocar a bobina.
    • Dica: se o vape ficar molhado, jogue um jato de ar nele enquanto cobre as saídas de ar inferiores com um papel-toalha. Em seguida, coloque-o em um saco com zíper que tenha arroz seco ou sachês de gel de sílica por pelo menos um dia.
    • Leia o manual do usuário da caneta vaporizadora para saber o que fazer em caso de curto-circuito.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Como consertar a bateria da caneta vaporizadora?

Baixe em PDF
  1. Desparafuse a bateria do resto da caneta vaporizadora e segure-a na mesma posição. O conector é um pequeno círculo metálico que fica em cima da bateria. Insira um clipe de papel ou chave de fenda debaixo dele e levante uma parte. Em seguida, passe o clipe ou a chave pela circunferência da pecinha e termine o movimento. Pare o ajuste quando metade da peça estiver acima do normal. [3]
    • Neste ponto, remonte a caneta vaporizadora. Não aperte as peças além da conta, ou ela pode sofrer algum dano.
    • Dica: se o conector estiver “grudado” na bateria, a caneta corre o risco de parar de funcionar.
    • Essa estratégia é muito útil com canetas vaporizadoras com baterias de 510 threads, como as das marcas O2VAPE, Ooze e Yocan.
  2. Vire o cartucho da caneta para baixo e dê uma olhada no conector, representado por um pequeno círculo metálico com um furo no meio. Usando um clipe de papel ou uma chave de fenda, levante-o por completo com um pouco de força — até ele ficar um pouco mais alto que o restante. Por fim, remonte a caneta e veja se deu certo. [4]
    • Dica: não faça ajustes demais no conector, ou você pode acabar danificando o cartucho.
    • Essa técnica é muito útil com canetas vaporizadoras com baterias de 510 threads.
  3. Se você notar um acúmulo de óleo na superfície do conector da bateria, umedeça um cotonete com álcool isopropílico e passe-o com cuidado na peça. Depois, tire o excesso com um papel-toalha e deixe a bateria secando por um tempo. Só então remonte a caneta vaporizadora. [5]
    • Dica: use somente cartuchos de qualidade ou que sejam feitos especificamente para a caneta vaporizadora. Caso contrário, o óleo pode vazar para a bateria.
    • Siga esta técnica caso a bateria da sua caneta vaporizadora tenha 510 threads (como das marcas Ooze, Yocan ou O2VAPE).
  4. Pegue o carregador USB da caneta vaporizadora. No lado oposto da entrada USB, você vai ver uma peça conectora redonda. Usando um clipe de papel ou chave de fenda, levante-a até ela ficar um pouco acima do restante. Por último, conecte a caneta e observe as luzes que indicam o carregamento. [6]
  5. A caneta vaporizadora pode deixar de funcionar se houver alguma coisa bloqueando o cartucho. Para resolver o problema, ligue um secador de cabelo em temperatura baixa na abertura da peça. Por fim, remonte o vape.
    • Dica: na falta de um secador de cabelo, pegue um alfinete, palito de dente ou outro objeto fino e insira-o no furo em cima do cartucho.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Como fazer outros pequenos consertos na caneta vaporizadora?

Baixe em PDF
  1. Embora isso dependa do modelo exato de vape, muitos dispositivos piscam dez vezes quando a bateria acaba para valer. Se acontecer, conecte o dispositivo ao carregador correto e veja se há alguma reação. [7]
  2. Vapes diferentes têm sistemas de cores que indicam o que está acontecendo. O ideal é ler o manual do usuário, mas veja um resumo do que cada tom pode indicar:
    • Vermelho: a caneta está com um nível baixo de bateria ou entrando em modo de economia de energia.
    • Amarelo: a caneta está com um nível de bateria abaixo de 80% ou médio.
    • Verde: a caneta está com algum dano, problema de conexão ou sem bateria; em alguns modelos, também pode estar em modo de alto consumo de energia.
    • Azul: a caneta está com pouca bateria, danificada ou sem a essência; em alguns modelos, está em modo de consumo médio de energia.
    • Roxo: a caneta está tendo um curto-circuito ou o cartucho está apertado demais.
    • Branco: a bateria não está devidamente inserida no dispositivo ou precisa ser carregada.
  3. A caneta desenvolve um sabor de queimado quando o atomizador (a parte que cria o vapor) acende o pavio em vez da essência no dispositivo. Se acontecer com o seu, troque a bobina. [8]
    • Se a sua caneta é descartável, é mais fácil trocar o dispositivo em vez da peça.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Dicas para prolongar a vida útil da caneta vaporizadora

Baixe em PDF
  1. Muitos usuários de vape enroscam a bateria e o cartucho com muita força, mas na verdade isso <impede as peças de se conectarem corretamente. Sendo assim, aperte a caneta vaporizadora somente até onde você sentir resistência. [9]
  2. É mais fácil usar um carregador de celular ou tablet com o [[Como-Carregar-um-Cigarro-Eletrônico|vape, mas não é uma boa ideia. Use somente o carregador oficial do dispositivo, sob o risco de até fritar a bateria (e talvez causar um incêndio!). [10]
  3. Desmonte o vape e limpe cada peça individualmente. Você pode limpar o bocal e o cartucho com um cotonete e álcool isopropílico; quanto à parte externa da bateria, passe um cotonete seco nela. Por fim, deixe todas as peças secarem antes de remontar o dispositivo. [11]
    • Sempre consulte o manual do usuário da caneta vaporizadora antes da limpeza.
    • Nunca molhe a bateria do vape com água ou qualquer produto de limpeza.
    • Se a caneta tem reservatório, esvazie-o completamente, [[Limpar-o-Tanque-de-um-Cigarro-Eletrônico|faça a limpeza e, por fim, mergulhe-o em uma mistura de água e álcool isopropílico.
  4. Sempre guarde o vape em um lugar com temperatura confortável, pois a bateria apresenta risco de incêndio. Nunca o deixe exposto ao sol ou ao calor ou frio extremos. [12]
    Publicidade

Dicas

  • Sempre siga à risca o manual do usuário específico do seu vape. [13]
  • Se a sua caneta vaporizadora deixar de funcionar corretamente, tente descobrir se o problema está nos fios.
Publicidade

Avisos

  • Vapes descartáveis deixam de funcionar assim que ficam sem bateria ou essência. Quando isso acontecer, é melhor comprar outro dispositivo descartável ou até optar por uma versão mais duradoura. [14]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 346 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade