Baixe em PDF Baixe em PDF

Um plano de tutoria é uma ótima forma de esclarecer e formalizar a relação entre um tutor e um mentorado. Depois de encontrar o seu mentor ou mentorado, vocês podem definir juntos os papéis de cada um e as diretrizes do relacionamento, como frequência e local de encontros. Depois, trabalhem juntos para definir objetivos e metas, e revisem o plano duas vezes por ano, fazendo os ajustes necessários para manter o progresso.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Definindo responsabilidades e diretrizes

Baixe em PDF
  1. É uma boa ideia que a primeira reunião entre mentor e mentorado seja focada em apresentações, pois isso ajuda a forjar um relacionamento positivo. Combinem de se encontrar, definindo horário e local para uma conversa casual de 30 a 60 minutos. Conheçam-se bem, fazendo perguntas e respondendo-as para definir uma boa relação. [1]
    • Por exemplo, pergunte de onde o outro vem, onde ele estudou, o que gosta de fazer no tempo livre e se tem bichos de estimação.

    Dica : se quer que o primeiro encontro seja mais formal, reúnam-se em uma sala de conferência no seu trabalho ou em um espaço próprio para tutoria. Para um encontro mais informal, vocês podem combinar de conversar em um espaço externo, como uma cafeteria ou um restaurante.

  2. Quando forem começar a trabalhar juntos, definam os objetivos básicos que vão buscar com esse projeto. Vocês podem definir metas mais amplas que serão afuniladas mais para a frente, conforme encontram objetivos profissionais mais específicos. Algumas coisas que tanto o tutor quanto o mentorado podem definir como objetivos para o relacionamento incluem: [2]
    • Aumentar a velocidade na qual o mentorado aprende as funções necessárias e alcança a competência.
    • Desenvolver uma liderança.
    • Reduzir estresse e evitar o desgaste.
    • Melhorar a motivação e a satisfação profissional do mentorado.
    • Aumentar as chances do mentorado continuar na empresa no longo prazo. [3]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Archana Ramamoorthy, MS

    Diretora de Administração de Produtos, Workday
    Archana Ramamoorthy é Gerente de Produtos Tecnológicos da Workday. É especialista em produção, advogada previdenciária e busca cultivar um ambiente de maior inclusão na indústria da tecnologia. Tem título de Bacharela pela SRM University e um Mestrado pela Duke University, atuando no ramo de administração de produtos há mais de 8 anos.
    Archana Ramamoorthy, MS
    Diretora de Administração de Produtos, Workday

    Dica da Especialista: Procure por alguém que possa aconselhá-lo à distância. A tutoria é uma oportunidade de se obter uma perspectiva externa de quem você é e das habilidades que está desenvolvendo, mas seu mentor não precisa se envolver no seu dia a dia.

  3. Definidos os objetivos, analisem o que o relacionamento vai envolver, especificando o que cada um de vocês será responsável por fazer. É importante definir isso com clareza, evitando falhas de comunicação e de entendimento. [4]
    • Por exemplo, se você é o mentorado: "Como mentorado, sou responsável por buscar oportunidades e experiências para aprofundar meu aprendizado, me comunicar regularmente com meu mentor e avaliar meu progresso com frequência."
    • Se você é o mentor: "Como mentor, concordo em oferecer suporte e encorajamento para meu mentorado, dando feedbacks sobre o progresso dele e me encontrando regularmente com ele para troca de ideias."
  4. O ideal é que se encontrem de três a quatro vezes por um período de seis meses — ou mais, se desejarem. Reúnam-se com mais frequência se quiserem acelerar o progresso, principalmente nos primeiros dois anos do relacionamento. Alguns fatores a se considerar no planejamento: [5]
    • Onde vão se encontrar.
    • O nível de formalidade dos encontros.
    • O que vão tratar nas reuniões.
    • Qual será a frequência dos encontros.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Definindo os objetivos

Baixe em PDF
  1. Descobrir qual o principal objetivo profissional dele vai ajudar vocês a definirem metas alcançáveis e tangíveis. Se você é o mentorado, discuta suas ideias com seu tutor e definam seu objetivo principal como a meta mais importante da tutoria. Se você é o mentor, discuta os objetivos profissionais do mentorado para ajudá-lo a transformar essas ideias em uma única meta final. [6]
    • Por exemplo, vocês podem escrever: "Meu objetivo final é me tornar um professor titular e seguir para uma posição administrativa, como reitor ou diretor."
  2. para os próximos cinco a dez anos da carreira do mentorado. Incluam coisas que o mentorado gostaria de conquistar nos próximos dez anos, listando cada objetivo de curto prazo e propondo um prazo para eles. [7]
    • Por exemplo, você poderia escrever algo como: "Conseguir uma promoção no primeiro ano de trabalho."
    • Outro exemplo: "Publicar um livro baseado em minha pesquisa dentro de cinco anos."
  3. Conversem francamente sobre quais são os pontos importantes para o sucesso profissional dele no campo escolhido. Em seguida, façam uma lista das habilidades necessárias e dos passos desejados para o desenvolvimento delas. [8]
    • Por exemplo, digamos que o mentorado deseje desenvolver habilidades de liderança. Para tal, ele pode se voluntariar para projetos ou comitês especiais, falar mais durante reuniões e ler materiais sobre o assunto.
    • O tutor pode também sugerir algumas habilidades que considera cruciais ou benéficas para os objetivos finais do mentorado.
  4. Incluam no plano workshops, conferências e outros eventos do tipo que possam beneficiar a carreira do mentorado. Informem-se sobre datas limite para inscrição e os locais dos eventos para evitar problemas e garantir o sucesso. [9]
    • Por exemplo, você poderia incluir algo assim no plano de tutoria: "Enviar uma proposta para a conferência anual de escritores até 15 de janeiro."

    Dica : Os eventos aos quais o mentor vai comparecer são ótimos para o mentorado, pois dão a oportunidade de ele ser apresentado para pessoas importantes.

  5. Se você é o tutor e está no mesmo evento que seu mentorado, apresente-o para outros profissionais, já que expandir o círculo social profissional é um objetivo importante para o desenvolvimento da carreira dele e pode ajudá-lo a alcançar algumas das metas que definiram no planejamento. [10]
    • Por exemplo, diga algo como: "Olá Dr. Silva! Você já conhece o Jorge? Ele é nosso novo membro do time de recursos humanos."
    • O tutor também pode se beneficiar ao apresentar o mentorado para pessoas dentro de seu círculo, pois vai renovar e fortalecer conexões profissionais.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Garantindo o progresso

Baixe em PDF
  1. Revisões frequentes de progresso vão ajudá-lo a manter a tutoria em um bom ritmo, portanto, marquem esses encontros com antecedência. Se você é o tutor, avalie o mentorado a cada seis meses. Se é o mentorado, sugira uma avaliação semestral e discuta a ideia com seu mentor. Durante essas revisões a cada seis meses, revisem os planos de tutoria, os objetivos e as metas para ver se conquistaram aquilo que combinaram no começo. [11]
    • Por exemplo, se o mentorado definiu o objetivo de publicar uma pesquisa até o fim do ano, ele deve mostrar evidências tangíveis de que está rumando para a publicação na primeira reunião semestral de vocês, como ter enviado os estudos preliminares para uma revista científica.
    • Se você é o tutor, ofereça encorajamento e bons feedbacks sobre o processo do seu mentorado. Como? Faça anotações sobre as conquistas deles e transforme-as em uma carta, resumindo o progresso.
    • Se você é o mentorado, identifique os objetivos que não progrediram e peça ajuda do mentor, principalmente se estiver com dificuldade em algum passo.
  2. Depois de revisarem o plano de mentoria juntos, vocês podem sentar e fazer os ajustes necessários, como modificar datas limite de objetivos, alterar metas ou incluir novas atividades. Use as anotações que o mentor fez durante a revisão e as dúvidas do mentorado para fazer os ajustes no plano. [12]
    • Por exemplo, se o mentorado definiu como objetivo participar de três workshops de desenvolvimento profissional no ano, mas só encontrou dois eventos adequados, é melhor adaptar a meta e considerá-la concluída.
    • Ou, se o mentorado já conquistou um dos objetivos para dois anos na primeira reunião de revisão, vocês podem definir um novo objetivo para ele.
  3. Assim que as duas partes estiverem satisfeitas com o plano de tutoria revisado, assinem-no para oficializá-lo. É importante que os dois concordem com os objetivos e com as metas definidas, fazendo as alterações necessárias antes de assinar o documento. [13]

    Dica : Façam cópias do plano para que os dois o tenham em mãos e possam repassá-lo para quem desejar revisá-lo, como o supervisor do setor de vocês ou o gerente de RH.

    Publicidade

Dicas

  • Algumas empresas fornecem modelos de planejamento de tutoria. Portanto, converse com seu superior ou com o setor de recursos humanos antes de escrever o plano de vocês.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 4 723 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade