PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Existem várias razões pelas quais você pode precisar dizer não para pedidos de familiares, amigos e colegas de trabalho. O não pode ser uma palavra muito difícil para alguns dizerem. Comparadas aos homens, mulheres costumam ter mais problemas em dizer não. [1] Sendo homem ou mulher, saber dizer não de maneira educada pode ter um impacto imenso em qualquer tipo de relacionamento. Há algumas coisas que você pode fazer para facilitar e tarefa e se manter são. Aprenda a pedir tempo, evite confrontos diretos, se puder, e seja o mais honesto possível. [2]

Método 1
Método 1 de 2:

Dizendo não no dia a dia

PDF download Baixe em PDF
  1. Quase todos aprendemos desde pequenos que dizer sim é mais fácil e faz com que recebamos carinho e aprovação da família. Isso acaba nos deixando com uma necessidade muito forte de agradar os pais, ligada ao amor e ao medo de abandono. [3] Ou podemos ter medo de afastar e perder nossos cônjuges ou pessoas importantes. Com amigos, dizer não pode causar mal-entendidos ou magoar alguém. Também há o medo de que dizer não no trabalho passe uma impressão ruim ou impeça promoções. [4]
    • Dizer sim é ótimo na teoria, mas dizer sim demais pode causar problemas.
  2. Aprender a dizer não educadamente é um caminho para criar e manter vínculos saudáveis. Se você se orgulha de se importar com as pessoas e fazer coisas por elas, dizer não pode ser desconfortável. Você pode perceber que diz sim muitas vezes e acaba ansioso ou estressado porque assumiu muitas responsabilidades.
    • Dizer não reforça vínculos saudáveis, o que permite que você cuide dos outros de maneira eficaz ao mesmo tempo em que cuida de si mesmo. [5]
  3. Os estudiosos concordam que um tempo para pensar antes de dizer não faz toda a diferença. [6] [7] Se estiver tentando decidir como negar um convite ou pedido, lembre-se de que não precisa responder na mesma hora. Ganhe algum tempo para evitar enrolar o assunto ou magoar alguém. Não demore muito, pois não é justo fazer a outra pessoa esperar demais. Evite dizer sim na mesma hora e mudar de ideia depois. Isso vai atrapalhar ou estragar totalmente a sua credibilidade. [8]
    • Por exemplo, se sua mãe pergunta em fevereiro se você pretende passar as festas de fim de ano na casa dela, responda com algo do tipo "Bom, eu ainda nem pensei nisso. Não tenho certeza se vou ter folga do trabalho. Vamos falar disso em setembro, pode ser?".
  4. Se alguém pedir que você faça algo que seja contra os seus princípios, pode ser melhor dizer não de uma maneira que não resulte em confronto direto. Peça um tempo para decidir e diga que precisa pensar um pouco. Pense com cuidado nos seus princípios antes de dizer sim para algo que você não se sinta confortável fazendo.
    • Por exemplo, imagine que uma amiga peça para você escrever uma carta de recomendação para um parente dela. Você pode dizer algo do tipo "Eu não conheço esta pessoa tão bem e não me sentiria confortável em escrever como se conhecesse". [9]
  5. Não diga sim, mas entenda que você pode negar algo sem realmente dizer não. [10] Em vez disso, explique claramente suas preocupações e os motivos para sua recusa.
    • Por exemplo, se seu chefe pedir que você participe de mais um projeto, não diga apenas que sua carga de trabalho não permite. Em vez disso, diga algo do tipo "Estou trabalhando no projeto "X", a ser entregue semana que vem, e no "Y", que apresentaremos no próximo mês. Quanto tempo você pode me dar para completar este projeto?".
  6. Às vezes dá vontade de contar uma mentira inocente ou inventar uma história elaborada antes de dizer não. Mas ao fazer isso, você arrisca sua credibilidade caso seja descoberto, e também põe relacionamentos, pessoais ou de trabalho, em risco. No fim das contas, ser honesto é ser gentil.
    • Por exemplo, para recusar um convite, você pode dizer, "Parece um excelente (evento/projeto/oportunidade) para outra pessoa, mas não combina comigo. Espero que você (se divirta/encontre outra pessoa)".
  7. Você pode ter dificuldades em dizer não repetidamente caso alguém continue insistindo para que faça algo. A pessoa pode fazer isso porque está acostumada a você dizendo sim e quer testar seus limites. [11] Não ceda e continue dizendo não firmemente.
    • Você pode começar recusando e dando uma explicação do tipo, "Eu sei que você quer muito sair este fim de semana, mas já fiz planos que preciso cumprir". Se a pessoa continuar insistindo, tente manter as respostas curtas, porém firmes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Negando pedidos específicos

PDF download Baixe em PDF
  1. Emprestar dinheiro para amigos pode por em risco a amizade. [12] Se seu amigo demorar demais para pagar, você pode acabar não cobrando e ele começar a achar que o empréstimo foi um presente. Se você achar que sua amizade (ou carteira) não resistirá a um empréstimo não pago, explique o mais educadamente possível para o seu amigo. Lembre-se de ser o mais honesto possível.
    • Por exemplo, você poderia dizer, "Eu sei que você está em um momento sensível financeiramente. Eu valorizo muito a nossa amizade, mas amigos e empréstimos não dão certo juntos. Tem alguma outra coisa que eu possa fazer para ajudar?" Ou "Eu não tenho dinheiro extra para emprestar. Se eu pudesse, daria o dinheiro para você".
  2. Se você sabe que não vai aceitar um pedido de doação, comente a importância do pedido, negue e dê uma alternativa, se tiver. [13] Por exemplo, "Sua causa parece ótima, mas eu não tenho como separar o dinheiro no momento. Já comprometi o meu orçamento de doações mensais. Você pode tentar no lugar x ou me pedir novamente mês que vem."
    • Não se sinta obrigado a doar toda vez que pedirem. Você provavelmente está focado no seu tempo, carreira ou finanças. Diga sim para projetos com os quais você realmente pode ou quer se comprometer. [14]
  3. A maior parte das crianças não gosta de ser proibida de fazer algo. Se seu filho quiser alguma coisa que você não pretende dar ou permitir, diga não com firmeza e explique o motivo. Entenda o ponto de vista deles e sugira uma alternativa. [15]
    • Por exemplo, você pode dizer, "Não, você não pode dormir na casa do seu amigo no meio da semana. Eu não quero que você chegue à aula do dia seguinte cansado. Eu sei que é frustrante, mas você pode dormir lá no fim de semana".
  4. Nunca se sinta obrigado quando alguém pede um grande favor. Afinal, a pessoa provavelmente não faz ideia de como está sua carga de trabalho ou de stress. Você pode dizer não, mesmo para um favor pessoal. Se for realmente um bom amigo, vai entender e não pressioná-lo. [16]
    • Por exemplo, você pode dizer "Eu realmente gostaria de poder cuidar do seu filho esta semana, mas preciso entregar um trabalho grande e tenho um compromisso de família". Seja claro e honesto. Não minta, pois pode prejudicar a relação a longo prazo.
  5. Seja direto e claro para que a outra pessoa entenda completamente a mensagem. Em situações românticas, as pessoas costumam entender ambiguidades como um sinal de esperança, o que não é justo nem agradável para ninguém. Formas educadas de ser direto incluem "Você é (um bom amigo/um cara legal), mas eu não estou interessada desta forma" ou "Nós não combinamos". [17]
    • Se você já saiu com a pessoa uma vez e for convidado para um segundo encontro, deve ser o mais honesto, porém gentil, possível. Tente dizer algo como, "Esta noite foi muito agradável, mas eu acho que nós dois não combinamos".
    • Corte o assunto depois de se recusar a sair com a pessoa. É muito provável que continuar passando tempo juntos logo depois não faça bem para nenhum dos dois.
  6. Se seu companheiro está pressionando-a para começar a fazer sexo, ou ter mais intimidade do que você gostaria, recuse com firmeza, com um "Não" bem direto. Caso necessário, dê um motivo, como chance de gravidez, suas crenças morais ou o simples fato de que você quer tomar esta decisão no seu tempo. Deixe claro que tal é sua decisão pessoal e não tem nada a ver com o quanto a pessoa é atraente. [18]
    • Não espere que seu parceiro perceba sua falta de entusiasmo e pare. Você precisa explicar com clareza.
  7. Se a pessoa estiver insistindo sem parar para sair ou fazer sexo com você, é hora de ser mais firme ainda. Se alguém não ouve suas respostas educadas, outro "Não" direto é necessário. Aqui vão alguns exemplos de respostas para tentar:
    • Diga: "Estou desconfortável com os pedidos repetidos, então vou precisar dizer não".
    • Diga para seu amigo ou parceiro que este comportamento a está chateando.
    • Recuse convites para passar tempo juntos.
    • Não se importe com a opinião de um estranho ou conhecido. Se puder, pare completamente de ver a pessoa.
  8. Em primeiro lugar, agradeça e diga que está honrado por ouvir o pedido de uma pessoa tão maravilhosa. Diga que não aceita, mas não é por nada que a pessoa tenha feito. Por fim, explique detalhadamente o porquê de estar recusando o pedido, com todas as especificidades da situação.
    • Esse conselho se aplica a alguém com quem você tem um relacionamento sério. Se alguém com quem você está junto a pouco tempo pedir, diga educadamente "É muito gentil, mas ainda é cedo".
    • Se alguém pedir a sua mãe em casamento em público, evite o constrangimento mantendo o momento curto e fofo. Diga "Eu o amo e quero conversar sobre isso em particular". Não faça drama.
    Publicidade

Referências

  1. Gartrell, MD., N. (2008). My answer is no, if that’s ok with you: How women can say NO and (still) feel good about it. Free Press: New York.
  2. Grzyb, J. & Chandler, R. The nice factor: The art of saying no. Vision: New York.
  3. Gartrell, MD., N. (2008). My answer is no, if that’s ok with you: How women can say NO and (still) feel good about it. Free Press: New York.
  4. Gartrell, MD., N. (2008). My answer is no, if that’s ok with you: How women can say NO and (still) feel good about it. Free Press: New York.
  5. Gartrell, MD., N. (2008). My answer is no, if that’s ok with you: How women can say NO and (still) feel good about it. Free Press: New York.
  6. Grzyb, J. & Chandler, R. The nice factor: The art of saying no. Vision: New York.
  7. Gartrell, MD., N. (2008). My answer is no, if that’s ok with you: How women can say NO and (still) feel good about it. Free Press: New York.
  8. Gartrell, MD., N. (2008). My answer is no, if that’s ok with you: How women can say NO and (still) feel good about it. Free Press: New York.
  9. Gartrell, MD., N. (2008). My answer is no, if that’s ok with you: How women can say NO and (still) feel good about it. Free Press: New York.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 286 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade