PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os camundongos são todos muito parecidos, portanto você pode não saber se o seu animal é macho ou fêmea. O processo para determinar o sexo é chamado de sexagem. Há dois métodos principais para determinar o sexo; ambos exigem um olhar atento e uma manipulação cuidadosa dos animais. Você pode determinar o sexo dos seus camundongos observando a distância anogenital, que é a distância entre a área genital e o ânus do animal. Outro método de sexagem de camundongos jovens é verificar se há mamilos visíveis. É sempre melhor saber o sexo do seu roedor para poder separar os machos e as fêmeas e evitar gestações indesejadas.

Método 1
Método 1 de 2:

Examinando a área genital

PDF download Baixe em PDF
  1. Junte as mãos em forma de concha para pegar o camundongo. Para camundongos maiores, você pode levantá-los colocando uma mão embaixo do peito e utilizando a outra mão como base para as pernas traseiras. [1]
    • Lembre-se de que você é muito maior do que um camundongo, logo um roedor não adestrado se assustará com você. Aja com calma e delicadeza ao interagir com camundongos.
    • Outra possibilidade é treinar seu camundongo para subir na sua mão. Utilize petiscos para convencê-lo a subir sozinho. No entanto, se esta for a sua primeira vez, pode levar algum tempo até que seu camundongo confie em você o bastante para comer na sua mão.
  2. Pegue o camundongo pelo pescoço e vire-o sobre o dorso. Se ele não parecer confortável, segure o camundongo na sua mão com a parte traseira virada para você. Levante a base da cauda para poder ver as genitais com clareza. [2]
    • É importante levantar o camundongo na base da sua cauda e nunca deixar todas as suas patas no ar. Deixe ao menos as duas patas frontais do camundongo tocando em alguma superfície, como uma gaiola ou sua mão. Ao segurar o camundongo pela cauda e deixá-lo pendurado, você correrá o risco de quebrar sua cauda ou até mesmo sua coluna vertebral. O camundongo não deve ser ferido ou sentir qualquer dor durante o processo.
    • Camundongos recém-nascidos podem ficar com frio muito rápido. Você só deve manipulá-los por curtos períodos de tempo. Eles também são extremamente frágeis, portanto evite levantá-los pela cauda.
  3. O ânus é a abertura logo abaixo da cauda. Dependendo da idade do camundongo, pode ser bastante óbvio ou muito difícil de identificar o sexo. Camundongos jovens, principalmente os recém-nascidos e sem pelos, são muito difíceis de identificar o sexo, já que as distâncias anogenitais são quase idênticas entre os sexos. Portanto, não se sinta mal caso identifique incorretamente o sexo dos seus camundongos; você só precisa de um pouco de prática! [3]
    • O ideal é comparar vários camundongos da mesma idade lado a lado até que você consiga perceber a diferença entre as distâncias.
  4. Um camundongo fêmea tem sua área genital muito mais próxima do ânus. A vagina tem geralmente 6 mm em um camundongo adulto. As fêmeas têm um orifício vaginal atrás da uretra, que pode ter uma aparência levemente protuberante. [4]
    • Um camundongo macho tem uma área genital muito mais distante do ânus do que uma fêmea.
    • Você também procurar por testículos quando fizer isso. Embora os testículos do camundongo não sejam tão proeminentes quanto os de um cão, eles são notáveis e aparecem como dois volumes alongados na virilha. Apesar de os testículos serem grandes em comparação com o corpo do camundongo, o animal pode aproximá-los em momentos de tensão.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Buscando características de identificação

PDF download Baixe em PDF
  1. Os camundongos fêmeas jovens têm mamilos muito mais proeminentes do que os de machos. Posicione o camundongo sobre o seu dorso para visualizar o estômago. Para fazer isso, pegue o camundongo pelo seu pescoço e vire-o sobre o dorso na sua mão. Os mamilos podem ficar escondidos pelo pelo no estômago do camundongo. Tente abrir o pelo ou sentir a barriga para tentar encontrar os mamilos; se o camundongo ainda for jovem, eles estarão em áreas sem pelo. [5]
    • Pode ser difícil encontrar os mamilos em recém-nascidos, mas com boa iluminação e um olho atento, você poderá identificar os mamilos após apenas três dias de vida.
    • É bom lembrar que camundongos machos não têm mamilos, portanto esta também é uma boa forma de identificar se um camundongo é macho. [6]
  2. A gravidez é geralmente uma forma fácil de determinar visualmente o sexo, já que os mamilos ficam inchados e caem, formando uma espécie de “bolsa” em torno da região dos quadris. No entanto, isso nem sempre é tão óbvio para os camundongos; para algumas pessoas, machos obesos podem parecer fêmeas grávidas. [7]
    • Os mamilos também podem ter uma aparência rosada em caso de gravidez. Isso é um sinal comum, mas pode ser difícil de identificar.
  3. Os testículos de camundongos machos adultos são bem fáceis de identificar na maioria das vezes. No entanto, pode ser preciso um pouco de paciência para conseguir observá-los, pois um camundongo macho pode trazer seus testículos para dentro do corpo. Uma forma de conseguir identificar os testículos é quando o camundongo fica de pé sobre a borda do seu pote de ração para se alimentar; na maioria das vezes, os testículos descem durante essa posição. Eles parecem pequenas bolas ou travesseiros e ficam próximos da bolsa escrotal. [8]
    • Você também pode colocar o camundongo sobre uma mesa de vidro ou em um aquário vazio. Ofereça petiscos ao camundongo para mantê-lo parado e observe seus testículos por debaixo do vidro.
    Publicidade

Dicas

  • Separe os seus camundongos por sexo o mais cedo possível. A não ser que você queira reproduzi-los, é importante manter os machos separados das fêmeas.
  • Se você não separar seus camundongos por sexo, gestações indesejadas podem ocorrer após quatro semanas de vida. Ter filhotes pode ser muito difícil para camundongos, e algumas fêmeas podem morrer durante o parto.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 30 270 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade