Baixe em PDF Baixe em PDF

Não há nada mais comum (e irritante) do que moscas, que espalham doenças ao contaminar alimentos e vários outros tipos de superfícies. Há alguns tipos, como as que atacam cervos e a mosca-de-cavalo, que até picam! Mostre, no entanto, que você é o dono da casa e recorra a vários tipos de armadilhas, repelentes e inseticidas químicos; ao eliminar as moscas, será preciso encontrar maneiras para evitar que entrem na sua casa. Será hora de limpar o lixo e outras formas de infestação. Ao utilizar esses métodos de forma constante, sua residência se tornará menos atrativa às moscas como fonte de alimento e abrigo.

Método 1
Método 1 de 3:

Prendendo e capturando moscas

Baixe em PDF
  1. É muito complicado usar um mata-moscas para pegá-las, mas o aspirador de pó é uma boa opção para capturá-las. Coloque a mangueira no equipamento, aponte para um inseto e ele será sugado; é simples e evita que você precise ficar o dia inteiro correndo atrás dessas pestes com o mata-moscas na mão. [1]
    • Caso não tenha um bom aspirador de pó, você pode usar uma raquete elétrica. Ela é bem mais eficaz e funciona melhor fora de casa; ao se aproximar da mosca, a eletricidade a paralisa, facilitando com que consiga livrar-se dela.
  2. Pegue um recipiente raso, com uma abertura grande (como um copo ou pires pequeno) para que as moscas procurem a isca. Despeje nele pelo menos uma colher de sopa com vinagre de maçã e adicione cerca de três gotas de qualquer detergente. Ele quebra a tensão superficial de forma que os insetos não consigam sair após serem “pegos”. O vinagre de maçã é a isca; o cheiro atrai as moscas. [2]
    • Caso não tenha vinagre de maçã em mãos, procure por um detergente com cheiro de uma fruta. Substitua o vinagre por uma quantidade igual de água.
  3. Monte uma armadilha em funil para evitar que moscas menores, atraídas pelo cheiro doce, escapem. Depois de despejar 1/3 de um copo de água em um pote em conserva ou copo alto, adicione 1 colher de chá de açúcar; monte um funil de plástico na parte de cima do jarro. Nada mais precisará ser feito além de ver as pragas serem atraídas e não conseguirem escapar. [3]
    • Alimentos e bebidas doces são ótimas iscas (se não possuir açúcar). Use mel, vinho ou até mesmo frutas podres; se quiser, adicione levedura para atrair as moscas ainda mais facilmente.
    • Para fazer o funil , corte um pedaço de papel em forma de círculo e retire um pedacinho de um lado. Dobre as pontas cortadas para fazer um cone, de cerca de 1 cm de abertura na parte de baixo. Prenda as pontas para mantê-lo imóvel.
    • Outra maneira de fazer o funil é cortando uma garrafa de refrigerante no meio. Coloque a isca na parte de baixo, retire a tampinha da parte de cima e vire-a ao contrário. Depois, coloque-a embaixo.
  4. Ele está disponível em tiras; basta pendurá-lo em áreas expostas, em que as moscas aterrissam (como em volta de ventiladores e batentes de porta); ao ficarem cansadas, elas pousam no primeiro lugar que encontram. Enquanto presa, a mosca atrairá outras, portanto, basta aguardar que mais sejam capturadas. [4]
    • As tiras de “pega-moscas” são muito grudentas; tome cuidado para não prendê-las ao seu cabelo. Tente deixá-las em áreas bem iluminadas sempre que possível.
    • Retire o papel quando houver um acúmulo de moscas. Apesar de ser nojento, é um preço pequeno a se pagar para livrar a casa das pestes. Depois, prenda mais papéis para capturar ainda mais moscas.
  5. Será preciso ter uma tomada para conectar a armadilha; após pendurá-la em casa, a luz atrairá moscas, que cairão em um prato que fica na pare inferior do produto. Após mortas, basta puxar esse prato e descartá-las. Algumas armadilhas desse tipo podem até fazer um barulho, indicando que estão eletrocutando a presa, o que é divertido! [5]
    • Você deve verificar se a armadilha é voltada para pegar moscas ou mosquitos. Quando for o segundo caso, ela não será tão eficaz contra as moscas, mas sim contra pernilongos. Além disso, o barulho emitido pelas armadilhas, ao eletrocutar as pestes, pode se tornar um pouco irritante com o passar do tempo.
    • Há armadilhas elétricas que funcionam bem fora de casa; leia os prospectos do produto para saber. Em ambientes externos, elas são mais eficazes quando estiver perto delas; quando não precisar mais delas, desarme-as para que não atraiam mais moscas.
    • Outra opção são as armadilhas com luzes ultravioletas, que são mais silenciosas do que as elétricas. As moscas caem em bandejas removíveis, facilitando com que descarte as pragas e coloque a bandeja de volta quando necessário.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Repelindo e envenenando moscas

Baixe em PDF
  1. As moscas, junto com outros insetos, detestam o calor e vão evitar qualquer coisa que tenha temperos. Adicione 1 copo de água a um frasco para borrifar; depois, misture a ela 1 colher de chá com pimenta-caiena. Borrife a solução em locais como batente de portas e janelas para espantar as moscas. [6]
    • Fatie ou moa a pimenta-caiena fresca, ou use o pó da pimenta-caiena para fazer um repelente. A pimenta-caiena ressecada é mais forte e eficaz, mas perde potência rapidamente (o que pode ser identificado pela ausência de seu odor).
    • O gengibre é outro tempero forte que desagrada as moscas. Caso não tenha pó de pimenta-caiena, utilize-o.
  2. plantas com fragrância, como manjericão, perto das entradas perto de sua casa. É uma forma natural de espantar as pestes (e ainda ter um ingrediente para usar ao cozinhar). Outras plantas com fragrância, como lavanda, menta e erva-cidreira, também são possíveis opções. Monte seu novo jardim perto de áreas em que há aglomeração de moscas: próximo de portas, janelas, seu jardim de frutas e onde há água parada. Além disso, quando você ficar na parte externa da casa, deixe-as por perto. [7]
    • Para plantar as ervas, use terra neutra ou especial para vasos. Elas podem ser cultivadas em vasinhos, no chão ou em vasos em forma de caixa. O solo precisa ser bem irrigado, recebendo pelo menos seis horas de luz do sol diariamente.
    • Como não são tóxicas, não é preciso preocupar-se com a capacidade de contaminação delas. É uma boa ideia deixar vasinhos com ervas nos batentes das janelas para espantar as moscas.
  3. Procure por pequenos sachês ou saquinhos de perfume e encha-os com uma erva à sua escolha. O dente de alho é uma boa escolha, mas manjericão e erva-cidreira também funcionarão bem. Deixe os saquinhos no local que deseja proteger, como a despensa com os alimentos; as ervas terão efeito em áreas fechadas, sem vento para enfraquecer o cheiro. [8]
    • Substitua as ervas à medida que começarem a perder a potência. Quando não sentir mais o cheiro delas, descarte-as e preencha os saquinhos com outras.
  4. As mosquinhas não vão incomodá-lo mais se não aguentarem a força de um ventilador potente; em festas, por exemplo, coloque-os em volta dos convidados e da mesa com a comida. Elas podem até tentar alcançá-los, mas não conseguirão se equilibrar com o forte vento. [9]
    • Esse método também funciona dentro de casa. Os ventiladores de teto são boas opções; ao ligá-los perto de pontos onde as moscas se acumulam, elas serão dispersadas. No entanto, as pragas continuarão por perto, portanto, será preciso utilizar o aspirador ou alguma armadilha para capturá-las.
  5. Esses produtos são rápidos e eficazes, mas também são tóxicos às pessoas e pets. Para melhores resultados, obtenha um spray com Piretro, borrifando-o nas áreas em que há maior presença de moscas. É importante usar uma máscara de respiração antes de aplicá-lo; repita o uso por até duas semanas para eliminar todas as moscas. [10]
    • Como esses inseticidas são muito fortes, será preciso limpar o local tratado. Nenhuma outra pessoa ou animal deverá adentrá-lo por algumas horas à medida que ele é arejado.
    • Quando os grupos de moscas forem menores e mais fáceis de se lidar, talvez seja melhor instalar uma armadilha. As moscas-das-frutas, por exemplo, serão facilmente atraídas por líquidos com açúcar (basta ter um pouco de paciência).
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Limpando e protegendo a casa

Baixe em PDF
  1. O lixo é a principal fonte de alimento para as moscas, mas não é tão simples manter a casa livre de sujeira. Descarte o lixo o quanto antes, armazenando-o em um saco de lixo dentro de uma lata que pode ser fechada. Assim, as moscas perceberão que não tem vez em sua casa! [11]
    • Para que o local em que o lixo fica seja mais seguro, use forros, evitando a sujeira caia nas latas e lixeiras. Esvazie-as assim que ficarem cheias e lave-as se houver alguma mancha ou alimento na parte exterior delas.
    • Ao limpar uma lixeira ou lata de lixo, analise a área em volta e veja se há comida no chão. Às vezes, alimentos caem no chão e não é fácil de ser encontrado; ao perceber que há moscas perto de latas limpas e bem fechadas, deve haver algum pedacinho de comida por perto que está atraindo-as.
  2. Não há nada pior que moscas pousando em alimento estragado, portanto, enquanto as comidas ainda estiverem boas, deixe-as em recipientes selados e guarde-as em armários ou na geladeira (dependendo do tipo do alimento). À medida que ele começar a ficar inapropriado para o consumo, livre-se da comida para que as moscas não tenham oportunidade de atacar. [12]
    • Cuidado com as sobras! As moscas serão atraídas por bebidas com açúcar e alimentos em decomposição; a vantagem é que ambos servem para preparar armadilhas; aproveite-se da oportunidade!
  3. É fácil perceber quando refrigerante ou suco foi derramado; basta usar papel toalha para limpar, mas não se esqueça dos alimentos sólidos. Às vezes, migalhas caem em locais bem escondidos, de difícil acesso, portanto, sempre verifique se há algo embaixo do fogão ou da geladeira, por exemplo. Sempre há possibilidade de que tenha derrubado um pouco da comida da sua refeição do jantar da noite anterior. Ao limpar, você acaba com a fonte de alimento das moscas antes que consigam achá-la. [13]
    • As moscas são atraídas por áreas molhadas, com alimentos em decomposição. Veja se há comida e umidade embaixo de eletrodomésticos, dentro de lava-louças e dentro de ralos. Limpe esses lugares sempre que possível para que não se tornem um ponto de aglomeração dos insetos.
  4. Para que os insetos não invadam a casa, descubra como eles entram; não importa se, de fora, a residência parece estar em bom estado, já que rachaduras vão se formar nas paredes. Faça uma inspeção e encontre os buracos, selando-os com material de calafetação, fitas para vedação e instalando “mosquiteiros” (telas para evitar a entrada de insetos). [14]
    • Deixe janelas e portas fechadas sempre que possível. Com os “mosquiteiros”, você poderá abrir a casa mesmo em dias quentes sem se preocupar com invasões de mosquitos.
    • Preste atenção às áreas em que há junção das paredes; é neles em que há mais possibilidade de existirem vãos que precisam ser preenchidos. Pegue o material de calafetação e aperte-o sobre o buraco, fechando-o.
  5. Tire a água das piscinas e tome cuidado com poças que se formam após chuvas fortes; fique de olho em baldes, banhos de pássaro e outros recipientes que podem acumular água. Limpe e retire a água para que as moscas não tenham um lugar para beber. [15]
    • Para fazer a drenagem do solo , mude a inclinação, faça a aeração ou misture-o com areia. Também é necessário aparar a grama para diminuir a quantidade de água sob ela.
    • Tenha atenção com áreas úmidas da casa, como ralos e canos com vazamento. Faça a limpeza e conserte os canos quando necessário, mantendo a casa seca.
  6. Muitos não esperam que moscas transformem folhas mortas, por exemplo, como abrigo, mas isso ocorre com frequência. É melhor limpar as folhas, fezes de animais e outras possíveis fontes de alimento para as moscas assim que puder. Mantenha o jardim em bom estado para que os insetos não se sintam atraídos a entrar na casa. [16]
    • Pilhas de adubo devem ficar pelo menos a 6 m de casa para que não atraiam mais moscas.
    Publicidade

Vídeo do wikiHow: Como Eliminar Moscas

Assista

Dicas

  • Caso tenha a oportunidade, identifique a espécie das moscas. O formato ou a cor delas poderá ajudá-lo a descobrir a forma mais eficiente de tratar o problema.
  • Encontre as infestações procurando por pontos em que as moscas se aglomeram. Por exemplo, as moscas-das-frutas ficam rondando pias de cozinha, enquanto as varejeiras se acumulam em volta de locais em que há um animal morto ou dejetos por perto.
  • Geralmente, moscas se alimentam de comidas apodrecidas e lixo. Livrar-se desses problemas evita, na maioria dos casos, infestações desses insetos.
Publicidade

Avisos

  • Os inseticidas são tóxicos, portanto, utilize-os com cuidado. Ao aplicar qualquer spray químico, afaste pessoas e pets até que o local fique bem arejado, expulsando o cheiro.
Publicidade

Materiais Necessários

Prendendo e capturando moscas

  • Aspirador de pó.
  • Detergente.
  • Jarra ou garrafa.
  • Papel “pega-moscas”.
  • Raquete elétrica (opcional).
  • Vinagre de maçã (opcional).
  • Suco de frutas (ou alguma bebida doce) (opcional).
  • Funil de papel (opcional).

Repelindo e envenenando moscas

  • Pulverizador.
  • Água.
  • Solo para plantio.
  • Vaso em forma de caixa.
  • Spray inseticida (opcional)
  • Pimenta-caiena (opcional).
  • Ervas, como lavanda, hortelã e manjericão (opcional).
  • Flores como o nastúrcio (opcional)

Limpando e protegendo a casa

  • Sabão.
  • Água.
  • Panos de limpeza.
  • Aspirador de pó.
  • Latas de lixo com tampa.
  • Sacos de lixo.
  • Massa de calafetação.

Vídeo

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Uma boa maneira de se livrar das moscas é usando uma armadilha caseira. Em um pote que tenha a boca larga, adicione partes iguais de água e detergente; prefira um sabão com aroma de frutas para atrair mais as moscas. Se quiser, ponha um pouco de vinagre de sidra, o que deixará o líquido ainda mais interessante para elas. Ponha o pote no local onde estão as moscas que quer eliminar, como a cozinha. O cheiro as chamará e o detergente cobrirá as pernas e asas, prendendo-as. Olhe a armadilha todos os dias para tirar as moscas mortas. Encha novamente a mistura quando precisar. Para manter as moscas longe de sua casa, faça um spray repelente com uma colher de sopa de pimenta caiena e água. Borrife o spray nas portas, janelas e fendas onde as moscas possam se esconder. Você pode deixar sua casa menos atraente para moscas mantendo o lixo sempre tampado, consumir ou jogar fora as frutas e vegetais antes de apodrecerem e usando telas em boas condições. Para saber como usar as armadilhas comercializadas, continue lendo!

Esta página foi acessada 152 388 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade