Baixe em PDF Baixe em PDF

Você nasceu com o dom de fazer o público vibrar? Você sempre quis dominar os pratos scratch ? Se você quiser se dar bem como DJ, tem que se destacar na multidão e, se quiser se destacar, precisa ter um nome cativante, único e memorável. Infelizmente, com milhões de DJ's amadores ao redor do mundo, muitos dos nomes mais óbvios já estão sendo usados. Isso significa que pesquisar para saber se o seu nome será verdadeiramente único é parte essencial para começar essa carreira.

Método 1
Método 1 de 3:

Checando os nomes existentes

Baixe em PDF
  1. O jeito mais rápido e direto de verificar se um nome de DJ já está sendo usado é fazer uma boa pesquisa no mecanismo de busca de sua preferência. Se alguém já estiver usando o seu nome, o site oficial ou rede social dele(a) deverá aparecer nos resultados. Mas tenha em mente que artistas desconhecidos podem não aparecer nas primeiras posições (nem mesmo na primeira página).
    • Lembre-se de que a ausência de indícios não é indício de ausência. Enquanto a presença de outro(a) DJ nos resultados possa ser um forte indício de que o nome já esteja em uso, não encontrar outro DJ com o mesmo nome não quer dizer necessariamente que ninguém o esteja usando. Para ter um resultado definitivo, é melhor complementar sua busca inicial com um dos métodos listados a seguir.
  2. Um dos modos de verificar se um nome já tem dono é usar um site de busca de nomes; eles costumam checar grandes bases de dados com listagens de sites, informando se o nome do domínio que você procura já foi registrado. O melhor de tudo é que muitos destes sites são 100% gratuitos. [1]
    • Ainda assim lembre-se de que, se ninguém comprou um domínio que tenha o seu nome artístico na URL, o que não quer dizer que nenhum DJ o use; pode ser que alguém utilize esse nome, mas não tenha presença online.
  3. Na atualidade, até as menores bandas e músicos têm páginas em redes sociais como o Facebook. Procurar páginas ou artistas com o seu nome nas redes mais populares pode ser um bom modo para descobrir se já está sendo utilizado. Como a maioria destes sites é gratuita, você tem boas chances de encontrar até os artistas de menor prestígio.
    • Mesmo que o Facebook seja a rede social mais popular do planeta, está longe de ser a única. [2] Portanto, você economizará um bocado de tempo se usar um dos vários sites que fazem essa busca em múltiplas redes sociais (como o namechk.com) em vez de visitar um por um. [3]
  4. Nomes de músicos podem ser patenteados legalmente por seus donos e isso inclui nomes como R.E.M, que tem significados diferentes; nomes como Paul McCartney, que é simplesmente o nome verdadeiro do músico e, é claro, nomes de DJ's. [4] Portanto, procurar em uma base de dados de marcas registradas é um jeito eficiente de saber se um nome já está em uso.Se você encontrar seu nome de DJ já registrado, a pessoa que o usa tem bases legais para forçar você a mudá-lo caso vocês sejam confundidos no futuro.
    • Algumas bases de dados são gratuitas, outras podem custar uma pequena taxa. Para conseguir uma lista razoavelmente abrangente, acesse o site do INPI [5] , que é o órgão responsável por esses registros no Brasil.
  5. Se descobrir que o nome de DJ que você escolheu já está registrado, talvez você esteja sem sorte; proprietários de patentes têm o direito à marca registrada, especialmente se existe a possibilidade de você ser confundido com o dono oficial do nome (por exemplo, se vocês forem músicos ativos dentro da mesma área geográfica). Esse risco aumenta se a sua logomarca, a fonte utilizada e o estilo de estética forem semelhantes ou imitem os da pessoa que tem direito ao nome. Músicos podem processar (e têm processado) concorrentes que não se dispuseram a cooperar com uma mudança de nomes.
    • Por sorte, existem meios de burlar esse tipo de infração. O mais direto é simplesmente mudar o seu nome de DJ. Você também pode "se safar" se conseguir provar que não compete diretamente com o proprietário da marca; por exemplo, se você é bem conhecido(a) em São Paulo e o dono(a) da marca só é conhecido(a) em Minas Gerais, talvez você não precise mudar de nome até que um(a) de vocês comece a fazer sucesso em nível nacional, portanto, no território do(a) outro(a) também. [6]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escolhendo um ótimo nome para um DJ

Baixe em PDF
  1. Tente lembrar de DJ's famosos com nomes que têm mais de quatro sílabas; se conseguir, serão poucos. A maioria dos DJ's não têm nomes propriamente longos e com uma boa razão - quanto mais longo for o nome, menos memorável e bacana será.
    • Por exemplo, imagine que um novo DJ especializado em diss track [7] quer se chamar "Diss-Satisfação". Enquanto o trocadilho com o termo "diss" é irreverente, será difícil de as pessoas lembrarem; se os próprios fãs do DJ não conseguem lembrar de seu nome (que dirá, pronunciá-lo), seu boca-a-boca será seriamente comprometido.
  2. Não se nomeie com base em algo passageiro, um sub-gênero de música eletrônica que não será tão popular em alguns anos, ou qualquer outra coisa que não tenha um apelo de longo prazo. Esses tipos de nome rotulam você com uma época e será mais difícil chamar a atenção de novos ouvintes depois que a "febre" passar. Escolha um nome que tenha relevância durável, algo que não soará bobo depois de alguns meses ou anos de carreira.
    • Por exemplo, imagine uma nova e promissora DJ que se chama "MC Novinha" em referência aos hits de 2013 e 2014; dentro de alguns meses, a popularidade dessas músicas será substituída por outras, então o nome dela soará batido.
  3. O ideal é que as sílabas no seu nome de DJ sejam complementares e produzam o efeito que você quer quando forem pronunciadas. Alguns nomes são harmoniosos e agradáveis, outros são sinistros e frios; dependendo do tipo de música que você toca, você pode utilizar sons mais suaves ou mais ásperos.
    • Por exemplo, palavras com g's, k's, z's, t's e c's duros tendem a ser fortes e tensos e são considerados cacofônicos [8] ou foneticamente desagradáveis. Em comparação, palavras com muitos l's, w's, o's longos , y's, s's, e c's suaves tendem a ser leves e fluídos e são considerados eufônicos, [9] ou foneticamente bonitos. Um DJ pode escolher qualquer um destes estilos, então escolha de acordo com a sua personalidade musical.
  4. Em transmissão radiofônica, os nomes das pessoas, lugares e eventos promovidos devem passar no que é chamado "teste do rádio". Não é tão complicado quanto parece - é apenas um jeito simples de descobrir se o seu nome é inteligível aos espectadores que podem somente ouvir e não ler. Geralmente, quanto mais complexo for o seu nome de DJ, mais difícil será para as pessoas entenderem quando escutarem no rádio.
    • Um nome que passe no teste do rádio deve ser fácil de entender do mesmo jeito quando é falado. Não deve ser difícil para o locutor ou para o ouvinte pronunciá-lo ou soletrá-lo; lembre-se de que as pessoas que escutarem seu nome na rádio podem nunca ter ouvido falar de você antes.
    • Por exemplo, imagine que existe um DJ chamado "PontoC0m4nd0". Esse nome provavelmente não passará no teste; aquele que lê-lo no ar pode ter que dizer algo como: "Se você gostou da música que acabou de ouvir, visite o website www.pontoc0m4nd0.com.br - é w w w, ponto (ponto mesmo), p, o, n, t, o, c, 0 (não o), m,4 (4, não A), a, n, d, 0 (não o), ponto (de ponto mesmo), com, ponto b,r. Isso é muito para ser dito no rádio e, se o locutor não cometer nenhum erro ao soletrar, existem grandes chances de que o ouvinte errará.
  5. Se você quer fazer uma carreira com suas habilidades de DJ, você deverá pensar nas qualidades estéticas do nome em potencial antes de tomar uma decisão definitiva. Alguns nomes cabem lindamente dentro de um logo e no design de palco, enquanto outros podem precisar que você desenvolva um trabalho de pesquisa maior para encontrar componentes visuais que sejam adequados. Não existe certo ou errado, é só uma questão de saber até onde você realmente quer ir em relação à sua imagem como DJ.
    • Por exemplo, uma DJ que se chama "White Tiger" naturalmente poderá usar muitas imagens de tigres no palco durante um show; ela poderá usar uma máscara de tigre enquanto mixa sua música e, se ela tiver acesso a um datashow, pode também projetar imagens psicodélicas de tigres nela mesma.
    • Por outro lado, um DJ que se chama "DJ Palíndromo" tem uma possibilidade clara de logo pois palíndromos são palavras que, quando lidas de trás para frente, formam a mesma palavra se lidas normalmente; o logo poderia ser algo como PalindromomordnilaP, como se estivesse refletido em um espelho.
  6. Essa é a boa e velha pergunta, que todos os DJ's se fazem mais cedo ou mais tarde. Novamente, não é uma questão de certo ou errado; muitos DJ's contemporâneos bastante famosos (como o Tiesto, etc.) decidiram abandonar o prefixo DJ, enquanto muitos outros decidiram mantê-lo. É sua escolha!
    • Em geral, incluir o "DJ" pode dar um toque mais "velha guarda" e "clássico" à sua imagem por causa da tendência dos DJ's de hip hop de antigamente fazerem isso. Mas tal costume não é uma regra universal, então considere os nomes individualmente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Inspirações para um nome único

Baixe em PDF
  1. Um recurso antigo para o nome de qualquer músico é a referência a um conceito musical ou terminologia. Alguns dos DJ's mais famosos utilizam esse conhecido truque (como o The Beat les, Tikos Groove, Flo Rida, etc.). Caso o faça, você vai querer usar termos que sejam compreendidos por uma grande audiência; por exemplo, embora quase todo mundo saiba o que significa "beat", nem todo mundo entende o que é "síncope". Abaixo há algumas ideias para os tipos de palavras que você pode incorporar ao seu nome:
    • Terminologia musical (beat, note, tempo, sinfonia, acorde, som, etc.)
    • Gêneros musicais (rock, disco, techno, goth, punk, etc.)
    • Músicas ou bandas específicas (por exemplo, Radiohead, Phoenix e The Rolling Stones são bandas que se inspiraram em músicas de outras bandas para seus nomes).
  2. Alguns músicos, inclusive DJ's, escolhem simplesmente usar seus nomes originais como artísticos, enquanto outros preferem fazer trocadilhos, tornando-os memoráveis. Sua habilidade para mexer com as palavras vai depender, é claro, do seu nome.
    • Por exemplo, M.I.A, a rapper do Sri Lanka com hits internacionais como "Paper Planes" usa um nome que é a mistura das palavras Maya (nome dela) com a sigla M(missing) I(in) A(action), que significa "desaparecido em combate".
    • Outro exemplo conhecido é o Eminem, uma referência às inciais dele (MM, de Marchall Mathers) e também à pronúncia fonética de seu antigo nome artístico (MM - am and am, falado bem rápido, fica eminem).
  3. Se houver pessoas, coisas, lugares ou ideais em sua vida que são bastante importantes, considere usá-los como referência (ou incluí-los descaradamente) no seu nome de DJ. Existe uma enorme gama de temas possíveis para se basear, dos mais bobos aos mais sinistros. Qualquer coisa que seja importante na sua vida vale. Aí vão algumas ideias dos tipos de coisa que você poderia usar:
    • Referências religiosas (como o Seu Jorge, referência a São Jorge)
    • Referência políticas (como Pavilhão Nove)
    • Referências literárias (como: Modest Mouse, As I Lay Dying)
    • Referências a pessoas ou coisas específicas (como Lynyrd Skynyrd).
  4. Às vezes é mais fácil inventar um nome estudando os nomes de outras pessoas. No entanto, ao tentar se inspirar em nomes alheios, lembre-se que o objetivo é se destacar , não ser igual. Eis apenas alguns dos DJ's mais influentes de todos os tempos nos mundos do dance e do hip-hop, mas existem muitos mais: [10] [11]
    • DJ Shadow
    • Tiesto
    • Belleville 3
    • A-Trak
    • Grandmaster Flash
    • Diplo
    • Jam Master Jay
    • Deadmau5
    Publicidade

Dicas

  • Continue montando a lista de ideias. Pode levar semanas, meses ou até mesmo anos para decidir por um nome que você goste e, mais importante, que os outros gostem também.
  • Use aliteração e outras técnicas de escrita para deixar seu nome mais interessante.
  • Seja espero com o seu apelido. Por exemplo, você pode usar o nome da rua em que cresceu, seguido pelo nome de seu bicho de estimação, trocando cada letra I por Y.
  • Você também pode tentar combinar o nome de um super-herói com um tipo de comida, música, matéria, ideia, animal, estação, ou até palavras aleatórias. C e K. G e J. Y e I. F e Ph. Etc etc.
  • Usas a letra "X", é tão atraente quando a letra "Z".
  • Seja criativo(a): Hypo Static, Drexo, Flextra, Toxic Summer, Trapsyklez, Kyta, Lagoz, Watzit, Weiner Chinos, etc etc.
  • Pode ser tosco, engraçado e sério, mas precisa ser original de tal forma que tenha um trocadilho e sua audiência lembre.
Publicidade

Avisos

  • Não exagere nos nomes. Se você resolver se chamar "DJ Comandante Pijama do Avesso Hipopótamo Cintilante", as pessoas não vão conseguir lembrar nem levar a sério.
  • Se você planeja produzir também, cheque os grandes nomes em distribuição digital (como o Beatport, iTunes, etc). para se certificar que seu nome não esteja sendo usado e você não acabe sendo confundido(a) com ninguém.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 116 742 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade