Baixe em PDF
Baixe em PDF
Antigamente, era possível encontrar orelhões em todas as ruas das grandes cidades, e também eram comuns em pequenas cidades. O predomínio dos celulares eliminou a utilidade dos telefones públicos e, como resultado, eles ficaram muito menos comuns. A questão é: e se você precisar fazer uma ligação e não estiver com o celular?
Passos
-
Verifique os postos de gasolina e lojas de conveniência. Embora os telefones públicos estejam desaparecendo desses locais, muitos ainda os têm.
-
Procure nos locais de grande tráfego de pessoas. Em muitas cidades, esses locais ainda possuem orelhões. Entretanto, às vezes os telefones não estão em boas condições devido ao uso frequente ou até por falta de manutenção por parte dos proprietários. [1] X Fonte de pesquisa
- As estações de metrô e os terminais de ônibus normalmente possuem telefones públicos.
- Os terminais rodoviários ainda têm orelhões. Grandes estações, como o Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo, ficam abertas 24 horas e possuem uma grande quantidade de telefones em boas condições.
- Grandes aeroportos e a maioria dos pequenos normalmente possuem telefones públicos. Os administradores dos terminais aéreos parecem saber que grande parte dos passageiros deixa objetos importantes em casa ao viajar. Viajantes internacionais também chegam em busca de orelhões caso não tenham comprador aparelhos especiais do país para onde estão indo. Como resultado, os aeroportos ainda possuem um grande número de telefones públicos.
-
Busque centros comunitários e setores do governo local. Prédios governamentais, tais como os fóruns, sempre possuem orelhões. Nos fóruns, as pessoas costumam usar os telefones públicos com frequência para conversar com os familiares. Então, há o senso comum de que os orelhões oferecem um serviço necessário. Fora destes locais, você pode tentar encontrar os telefones em:
- Shoppings costumam ter orelhões. Por ser um local de acesso público, os telefones podem ser uma forma útil de se conectar.
- Bibliotecas públicas também costumam ter orelhões. Caso você não encontre algum por lá, pelo menos pode usar os recursos do local para encontrar um.
Publicidade
-
Use os sites para encontrar orelhões perto de você. Caso tenha acesso à internet, você pode procurar certos websites para obter informações sobre a localização dos telefones públicos próximos a você. Há alguns sites que oferecem esse serviço. Alguns são oficiais e outros criados por uma comunidade de usuários online que querem criar catálogos com informações úteis, o que tem suas vantagens e desvantagens; nos locais onde muitos usuários querem tornar as informações acessíveis, os sites são muito bons, mas onde não há muitas pessoas envolvidas, os sites tendem a não ter muita qualidade. Abaixo, temos algumas opções:
- O site da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) possui um link para encontrar telefones públicos em todo o Brasil. Acesse www.anatel.gov.br e busque a opção “Fique Ligado”. [2] X Fonte de pesquisa
- O site da operadora Vivo (www.vivo.com.br) também oferece a opção de buscar online a localização dos telefones públicos pertencentes à operadora. [3] X Fonte de pesquisa
-
Pergunte às pessoas locais onde encontrar o orelhão. Atualmente, devido à escassez dos telefones públicos, você pode ter mais sorte perguntando às pessoas que conheçam bem a área. Para áreas rurais, onde a população tende a ser mais velha e as conexões à internet, mais difíceis, será mais complicado ter acesso aos sites de informação. Caso seja uma emergência ou você tenha uma ligação urgente para fazer, você provavelmente vai ter que pedir ajuda a alguém.
-
Use os sites para procurar por telefones públicos a partir do número. Se, ao invés de querer fazer uma ligação, você quiser saber quem está ligando para você, procure um tipo diferente de site. Caso esteja recebendo trotes ou ameaças por telefone e descobrir que elas vêm de um orelhão, talvez em alguns casos você possa determinar a localização se fizer a busca pelo número do telefone público.Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 47 331 vezes.
Publicidade