Baixe em PDF Baixe em PDF

Se o seu telefone fixo não está funcionando, você provavelmente quer resolver o problema o quanto antes, certo? Antes de mais nada, avalie se apenas um aparelho não está funcionando ou se o problema afeta todos os telefones conectados para descobrir a raiz do problema.

Método 1
Método 1 de 3:

Testando um aparelho sem tom de discagem

Baixe em PDF
  1. Desconecte o aparelho e o cabo dele da parede. [1]
  2. Vá até os outros pontos da casa e veja se os aparelhos têm tom de discagem. Se nenhum deles estiver funcionando, clique aqui .
  3. Remova o telefone e o cabo dele da tomada da parede.
  4. Pegue o aparelho que não estava funcionando (e o cabo dele) e conecte-o na tomada que estava funcionando.
  5. Se, após a conexão, o aparelho apresentar tom de discagem, o problema provavelmente está na tomada de telefone. Se o aparelho ainda não apresentar o tom, é provável que ele esteja quebrado ou que o cabo não esteja funcionando.
  6. Antes de descartar o aparelho, tente utilizá-lo com o cabo que funciona. Se o telefone der tom de discagem assim, sinal de que o problema era no cabo, não no aparelho. Compre um cabo se for o caso; se o aparelho continuar sem funcionar, compre outro telefone.
  7. Se o aparelho estiver funcionando, sinal de que o problema está na tomada. A operadora não é responsável por isso, portanto, você precisará fazer a troca por conta própria ou contratar um técnico.
    • Clique aqui para encontrar um guia sobre como instalar uma tomada de telefone.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Diagnosticando o problema caso nenhum aparelho funcione

Baixe em PDF
  1. Se os telefones da casa ficarem mudos durante uma tempestade, não os utilize. Se um raio cair enquanto estiver no telefone, você pode morrer. Se o serviço de telefonia tiver caído por conta de uma tempestade, só resta esperar a companhia telefônica fazer os reparos nas linhas.
  2. Se nenhum dos aparelhos tiver tom de discagem, entre em contato com a operadora e solicite a visita de um técnico. Se apenas alguns aparelhos funcionarem, é provável que o problema esteja na fiação da casa, que precisa ser consertada por você ou por um técnico contratado.
  3. Quando se deixa o telefone fora do gancho por muito tempo, há um bloqueio automático na linha. Confira todos os aparelhos e veja se encontra algum que foi deixado fora do gancho. Recoloque-o e aguarde alguns minutos.
  4. Sempre que desconectar um aparelho, aguarde meio minuto antes de checar o tom de discagem no aparelho seguinte. Se ouvir o tom, sinal de que o último aparelho desconectado era o causador do problema. Se não ouvir um tom, reconecte o aparelho e siga para o próximo. [2]
  5. A caixa foi instalada pela companhia telefônica na primeira vez em que o serviço de telefonia foi instalado na casa e abriga o quadro de telefone. Ela pode estar do lado de fora, onde os cabos entram na casa, ou dentro, junto das caixas de energia. [3]
    • As caixas externas normalmente ficam próximas dos medidores de energia ou dos pontos onde os cabos da rua entram na casa. Elas normalmente são cinzas e seguem o padrão Telebrás. [4]
    • As caixas internas são mais comuns em apartamentos e normalmente ficam na cozinha. Elas se parecem com uma tomada de telefone maior. Em alguns condomínios, a caixa fica no hall, entre os apartamentos.
  6. Você pode precisar utilizar uma chave de fenda ou objeto similar para desbloquear a caixa.
    • Algumas caixas internas não precisam ser abertas para que se tenha acesso à tomada de testes.
  7. A tomada nem sempre está indicada e pode ser preciso procurá-la. Nas caixas externas, ela pode ser encontrada no canto superior esquerdo; nas internas, ela normalmente fica na borda inferior da caixa. Saiba que, no Brasil, nem todos os quadros têm tomadas de teste; nesse caso, chame um técnico para resolver o problema. Se encontrar a tomada, remova o cabo conectado.
  8. Pegue um aparelho e um cabo que saiba que estão funcionando e conecte-os na tomada. Se não tiver certeza, peça um telefone emprestado de um vizinho.
  9. Depois de conectar o aparelho, tire-o do gancho e veja se ouve o tom.
    • Se puder ouvir o tom, sinal de que há algo de errado com a fiação da casa.
    • Se não conseguir ouvir o tom, sinal de que há algo de errado com os equipamentos ou a fiação. Ligue para a operadora e solicite a visita de um técnico.
  10. Após terminar o teste, reconecte o cabo para restaurar o serviço de telefonia na casa. [5]
  11. As operadoras não costumam cobrir reparos nas fiações internas das casas, portanto, você pode contratar um técnico especializado ou fazer tudo por conta própria. Trata-se de uma tarefa complicada, mas que pode ser feita: você precisará checar todas as conexões da caixa de telefone às fiações das tomadas da casa, além das tomadas em si.
    • Uma tomada com problema pode prejudicar todos os telefones da casa.
    • Clique aqui para encontrar instruções.
  12. Se não conseguir um tom de discagem de modo algum, é preciso solicitar a visita de um técnico. Você provavelmente ficará sem telefone até a chegada dele.
    • Se não conseguir entrar em contato com a operadora por não ter um celular, use um telefone público ou peça um emprestado para um vizinho.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Resolvendo a estática na linha

Baixe em PDF
  1. A primeira coisa a se fazer quando há estática na linha é desconectar metodicamente todos os aparelhos conectados, como telefones, secretárias eletrônicas, modems ADSL, faxes e computadores.
  2. A cada aparelho desconectado, pegue o telefone e veja se a estática parou. Se ela sumiu, sinal de que o último dispositivo desconectado é o causador da interferência.
    • Teste o aparelho em outra tomada para ver se a estática volta.
  3. É possível que a causa do problema seja a tomada em si, não o dispositivo conectado nela. Se a estática voltar assim que conectar outro aparelho na tomada, é preciso substituí-la.
  4. Se está com estática ou interferência em um telefone sem fio, o problema pode ser causado pelo excesso de sinais na frequência. Procure pelo botão "Canal" no telefone ou na base e troque até encontrar um canal sem interferência.
  5. Alguns eletrônicos interferem nas frequências utilizadas por telefones sem fio e desligá-los (ou levá-los para outro cômodo) pode ser a solução. [6]
    • Evite falar no telefone sem fio na cozinha, pois os micro-ondas costumam prejudicar o sinal.
    • Os roteadores wi-fi conectados na banda 802.11b/g operam na mesma frequência dos telefones sem fio (2.4GHz). Pode ser preciso trocar o roteador para um que suporte a frequência de 5GHz. Clique aqui para mais informações.
    • As babás eletrônicas, os aparelhos bluetooth e os telefones sem fio também podem causar interferências.
    Publicidade

Dicas

  • A caixa de telefone costuma abrigar o quadro telefônico, onde ficam as fiações e os cabos de telefonia da casa. Em condomínios e prédios, normalmente há uma caixa geral no térreo ou subsolo e uma caixa de distribuição em cada andar. Em tais modelos, normalmente não há uma tomada de testes e você não deve tentar fazer o conserto por conta própria, pois a caixa é compartilhada com as outras casas. Nesse caso, chamar um técnico pode ser a melhor opção, pois o profissional sabe o que está fazendo. Se você mora em casa e tem uma caixa própria na residência, abra-a por sua conta e risco para procurar pela tomada de testes. Se não houver uma tomada de testes, entre em contato com a pessoa que fez a instalação da caixa ou chame um técnico da operadora para fazer os testes.
  • O bloqueio da linha pode atrapalhar os reparos. Quando o aparelho é deixado fora do gancho por mais de alguns minutos, a companhia telefônica bloqueia a linha para não consumir recursos que possam prejudicar o serviço. Muitos dos problemas telefônicos podem fazer com que a companhia telefônica acredite que o seu aparelho está fora do gancho, bloqueando a linha. Saiba, portanto, que a sua linha pode continuar bloqueada por alguns segundos, mesmo após você encontrar e remover a causa do problema.
  • Se o telefone parar de funcionar após uma tempestade, é possível que a chuva ou raios tenham prejudicado a linha telefônica ou danificado o aparelho. Mesmo um raio há quilômetros de distância pode fazer isso.
  • As fiações telefônicas normalmente são instaladas em um de três métodos:
    • Conexão única, onde cada tomada tem um fio que vai direto ao quadro de telefonia.
    • Conexão em cadeia, onde os fios saem do quadro de telefonia e seguem por todas as tomadas.
    • Conexão mista, onde algumas tomadas utilizam a conexão única e outras a em cadeia, provavelmente por instalações em épocas diferentes.
  • Se o telefone não discar, verifique se a chave de tom e pulso não está errada. Se ela estiver entre as duas posições, o aparelho não vai funcionar. Saiba também que a chave em pulso não funcionará com serviços de VoIP e a chave em tom não funcionará em algumas linhas telefônicas.
  • Entre em contato com a operadora de telefone e veja se eles oferecem uma visita sem compromisso do técnico. Assim, caso ele vá até sua casa e descubra que o problema é na fiação interna e não é responsabilidade da operadora, pelo menos você não será cobrado. O técnico dificilmente fará consertos internos para você, pois o trabalho da operadora é garantir o funcionamento dos postes até a caixa de telefone. Se possível, entre em contato com um técnico que trabalha por conta ou com um seguro domiciliar para fazer o conserto da fiação da casa.
  • Se acredita que o telefone está quebrado, leve-o até a casa de um amigo para testá-lo.
  • Verifique se o aparelho está ligado e com volume para testá-lo.
Publicidade

Avisos

  • Mexer na fiação dos telefones durante uma tempestade pode ser fatal, pois os cabos saem de casa e ficam vulneráveis aos raios, mesmo que estejam enterrados. A companhia telefônica utiliza proteção contra raios nos dispositivos externos, mas o propósito dela é proteger as redes de raios indiretos. Um raio direto, mesmo com proteção, pode causar incêndios e matar a pessoa que está mexendo nos fios ou segurando o aparelho. Se precisar falar no telefone durante uma tempestade, utilize um aparelho sem fio ou o viva-voz para se proteger das possíveis correntes.
  • É possível tomar um choque elétrico enquanto mexe nos fios telefônicos, principalmente se o aparelho tocar ou for discado durante a manutenção. O choque pode ser ainda maior caso você esteja em uma superfície não isolada ou úmida, caso esteja tocando em dois fios ao mesmo tempo ou caso alguma parte do seu corpo esteja tocando em um objeto de metal aterrado. Por mais que o choque não seja fatal, ele pode ser incômodo e causar machucados.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 166 709 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade