Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando estiver no meio de um telefonema chato do qual quer fugir, saiba que existem várias estratégias para conseguir escapar. Mentir nunca é bom, mas não há nada de muito errado em inventar uma historinha para desligar o telefone quando não for a melhor hora para conversar. As melhores opções são sempre usar desculpas situacionais ou relacionadas ao telefone para encerrar o papo ou pelo menos adiá-lo. Sempre mantenha sua palavra e, se prometer que vai ligar de volta, ligue. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 2:

Inventando desculpas situacionais

Baixe em PDF
  1. Diga que acabou de ouvir uma batida ou uma campainha na porta de casa e que precisa ver quem é. Fale que vai ligar de volta assim que puder. [1]
    • Para que essa desculpa soe mais real, bata em algo de madeira ou abra a porta e toque a campainha. Seja sutil e levemente silencioso para não ficar óbvio que está fingindo.

    Dica : Você também pode dizer que está esperando visitas e que acabaram de bater na porta, desculpe-se e fale que não pode continuar conversando no momento.

  2. Invente qualquer tarefa doméstica que poderia estar fazendo e diga que não é uma boa hora para conversar. Fale que ligará de volta quando tiver tempo. [2]
    • Por exemplo, você poderia dizer que está no meio da faxina, das compras, da janta ou de se vestir. Qualquer coisa que puder pensar na hora servirá.
  3. Fale que você acabou de se sentar à mesa e não é uma boa hora para conversar. Peça para que ela ligue de volta ou diga que ligará ao terminar. [3]
    • Se a pessoa insistir, diga algo como: "Minha comida está esfriando, falo com você depois de comer" ou "Estou sentando agora com uns amigos para comer e não quero ser mal educado. Te ligo depois, ok?".
    • Lembre-se de que essa desculpa só costuma funcionar em horários de refeições.
  4. Faça uma voz de sono e diga que está indo para a cama ou que está no meio de uma soneca. Peça para a pessoa ligar de volta em outro horário ou se comprometa a retornar a ligação quando estiver desperto. [4]
    • Finja um bocejo ou pareça bem sonolento para um toque extra.
    • Adapte essa desculpa de acordo com a hora do dia. Por exemplo, faz sentido dizer que está indo para a cama se estiver de noite, mas é melhor dizer que está tirando uma soneca se for à tarde ou no fim de semana.
  5. Veja a hora rapidamente e diga que tem uma reunião nos próximos 15 minutos, para ser realista. Diga que precisa se arrumar e vai ter que desligar.
    • Por exemplo, se forem 16h22, diga que tem uma reunião as 16h30 e está nos preparativos finais.
    • Essa é uma boa desculpa para se usar durante o horário do expediente.
  6. Interrompa a pessoa, diga que se lembrou de uma coisa que precisa resolver com urgência. Pareça estar com pressa e diga que ligará depois. [5]
    • Por exemplo, você poderia dizer algo como: "Acabei de me lembrar que tenho que pegar meu sobrinho no treino de futebol em 15 minutos. Preciso ir, tchau!" ou "Ai, acabei de lembrar que preciso buscar meu terno na lavanderia e eles fecham em 10 minutos. Preciso ir, até mais!".
  7. Fale que precisa ir ao banheiro com urgência e peça para a pessoa ligar de volta ou prometa retornar a ligação quando possível. [6]
    • Essa é uma boa desculpa para se livrar do telefonema rapidamente. Qualquer um vai ficar desconfortável e ninguém vai insistir para que você continue na linha.
  8. Diga que alguém acabou de mandar uma mensagem sobre a morte de um familiar ou sobre a internação de alguém. Esse deve ser o seu último recurso, já que ninguém vai insistir em continuar no telefonema.
    • Tome cuidado ao usar essa desculpa. Não invente essa história com ninguém que possa ser afetado emocionalmente por ela.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Inventando desculpas relacionadas ao telefone

Baixe em PDF
  1. Finja que alguém está ligando e que você precisa atender essa outra pessoa. Por fim, diga que vai ligar de volta quando puder. [7]
    • Se estiver no celular e tiver um telefone fixo por perto, aumente o volume dele para que a pessoa possa ouvir pelo celular.
  2. Finja que acabou de perceber isso e que precisa desligar agora, pois não pode ficar sem bateria e está sem carregador no momento. [8]
    • Se está desesperado para desligar, diga que a bateria está acabando e desligue na hora . Coloque o aparelho em modo avião para que a pessoa não consiga ligar de volta para você. Suma por um tempo das redes sociais para fingir que realmente está sem celular.
  3. Fale que está na rua e o sinal está ficando fraco. Depois de alguns segundos, diga "Não estou conseguindo te ouvir, vou ter que ligar de volta mais tarde". [9]
    • Faça um draminha e finja que realmente não está ouvindo o outro. Diga algo como "Alô? Marcos? Não estou te ouvindo... acho que estou sem sinal... Não consigo ouvir..." e desligue.
  4. Fale que está ouvindo chiados estranhos ou que a tela está piscando e que precisa desligar pra ver o que há de errado. [10]
    • Por exemplo, diga algo como: "Sinto muito, mas o som do meu telefone está estranho e está difícil de ouvir. Posso desligar e te ligar de volta quando descobrir o que há de errado?"

    Dica : Sempre que disser que vai ligar de volta, cumpra sua palavra. Se a pessoa não for conhecida sua, como no caso de um atendente de telemarketing, não é preciso ligar de volta.

    Publicidade

Dicas

  • Sempre ligue de volta se prometer que fará isso. Seja uma pessoa de confiança.
  • Se a ligação for de telemarketing, não é preciso inventar uma desculpa. Diga que não pode atender e desligue. Seja educado, pois a pessoa está trabalhando, mas não invente histórias.
  • Se sabe que não vai querer conversar, nem atenda o celular.
  • Números desconhecidos raramente são de pessoas conhecidas. Se for alguém conhecido, mas que você não salvou o número, essa pessoa provavelmente vai deixar uma mensagem na caixa postal.
Publicidade

Avisos

  • Você pode perder amigos ou criar tensão familiar ao inventar histórias. Cuidado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 366 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade