Baixe em PDF Baixe em PDF

Você sente que não consegue acertar quando o assunto é encontrar o amor? Bem-vindo ao clube! Cada pessoa vive circunstâncias específicas, e vários fatores podem ser relevantes aqui — desde traumas de infância a rotinas muito ocupadas. Neste artigo, listamos os motivos mais comuns que impedem alguém de achar sua "metade da laranja", além de algumas formas de mudar sua estratégia e aumentar as chances de sucesso. Se você está pronto para arregaçar as mangas e encontrar o par perfeito, é só ler as dicas abaixo!

O que você precisa saber

  • Reflita sobre suas experiências amorosas e seus traços pessoais. Talvez você esteja solteiro por causa de fatores como baixa autoestima, traumas pendentes ou afins.
  • Arregace as mangas e seja otimista: quando você se mostrar ao mundo e aceitar o amor, tudo vai se tornar uma questão de tempo.
  • Lembre-se de que é completamente normal querer encontrar e sentir amor, e muitas pessoas estão passando pela mesma situação que você.
Método 1
Método 1 de 3:

Motivos para a sua falta de sucesso no amor

Baixe em PDF
  1. "Indisponível" pode ter vários sentidos: talvez a última pessoa com quem você se envolveu era casada ou vivia muito longe; ou talvez você gire em torno de pessoas que não conseguem se abrir emocionalmente. Não importa o caso, reserve sua energia para alguém que queira e possa estar ao seu lado. No geral, buscar relacionamentos com quem está indisponível só causa dor e mágoa. [1]
    • Observe, logo desde o início, se a pessoa do seu interesse parece disposta a se abrir e passar tempo com você. Se não parecer, é pouco provável que isso vá mudar no futuro.
    • Se você sentir que está sendo iludido, peça à pessoa para definir o relacionamento. Caso ela se recuse, eis outro sinal de que as coisas não vão se oficializar.
  2. Você provavelmente não vai correr atrás de relacionamentos se sentir medo de eles não darem certo. Esse temor pode impedir você de tomar qualquer atitude ou fazê-lo encontrar um motivo para não mergulhar em novas dinâmicas amorosas. Ambas as situações são formas de autossabotagem que acabam com as suas chances de formar conexões. [2]
    • Lembre-se de que todo mundo já foi rejeitado alguma vez na vida. Em muitos casos, isso é uma lição valiosa e que torna as pessoas mais fortes e sábias.
  3. Se você não tem autoconfiança, é claro que vai duvidar do amor e da dedicação de qualquer pessoa — a ponto de se convencer de que ninguém gosta de estar ao seu lado. Outras vezes, problemas de autoestima podem torná-lo codependente de alguém em termos de felicidade e segurança. Assim, fica difícil sustentar o relacionamento (e o problema só piora). [3]
    • Tente trabalhar na sua autoestima e confiança para impedir que a insegurança afete os relacionamentos do futuro e sua vida hoje.
  4. Se suas expectativas forem altas demais, pode ser que você nunca encontre alguém "bom o bastante" para amar. Isso não quer dizer que você deva se contentar com pouco, e sim se lembrar de que ninguém é perfeito. Em vez de focar os defeitos das pessoas, observe como elas tentam conquistar o seu afeto ou demonstrar amor. Assim fica mais fácil ignorar as partes que não são tão boas. [4]
    • Lembre-se de que o amor de verdade tem a ver com gostar de uma pessoa por quem ela é , ainda que não seja perfeita.
    • Tente sempre se aprimorar enquanto pessoa para atrair parceiras ou parceiros de qualidade. Você vai ter muito mais chances de conhecer alguém legal se fizer a sua parte.
  5. Se você tem problemas de autoconfiança ou alguma insegurança com a vida de solteiro, pode acabar se envolvendo com pessoas que não suprem suas necessidades. Nesse caso, as chances de sucesso vão ser baixas porque os outros são incapazes de cumprir suas expectativas. [5]
    • Seja honesto consigo mesmo em relação aos "requisitos" para um relacionamento. Depois, tente conhecer pessoas que os cumpram (mas mantenha os pés no chão).
  6. Encontrar o amor não é fácil, e quem fica esperando tem muito menos chances de conseguir. Se você está dedicado mesmo a esse objetivo, busque se posicionar nas situações certas: faça novas amizades, explore hobbies diferentes, matricule-se em aulas e cursos em grupo etc. Tudo isso são oportunidades para conhecer pessoas com interesses parecidos com os seus. [6]
    • Vá ao encontro das pessoas! É claro que suas chances de conhecer alguém são menores se você frequentar sempre os mesmos lugares com os mesmos amigos.
    • Na dúvida por onde começar? Passe a praticar algum esporte em grupo, colaborar com eventos de caridade, trabalho voluntário ou participar de atividades no seu bairro.
    • Peça para um amigo fazer o "casamenteiro" se você precisar de uma forcinha.
  7. Talvez você tenha voltado a se envolver com as pessoas pouco depois de um rompimento e, por isso, não teve tempo de processar o término. Isso pode ser uma tentativa de disfarçar sua mágoa com alguém novo. Acredite: se não deu certo com a pessoa anterior, é porque vocês não combinavam. Não há nada de errado em ficar triste com o fim de uma relação! Sinta tudo que está no seu peito. [7]
    • Cada um supera términos de um jeito diferente. Se aconteceu recentemente, tente se distrair com coisas e pessoas interessantes.
    • Tire um tempo para entender por que você e a pessoa não combinavam de verdade e extrair alguma sabedoria da experiência. Espere pelo menos de três a seis meses antes de voltar a se envolver com alguém.
    • Lembre-se dos defeitos da sua ou do seu ex como forma de parar de visualizar o futuro que vocês poderiam ter tido juntos. [8]
  8. Traumas não resolvidos, sejam eles pequenos ou grandes, podem dificultar a sua vida em quesito de aceitar o amor de uma pessoa nova. Existem vários tipos de situações traumáticas: sofrer abandono parental, presenciar ou ser vítima de violência doméstica, ter um pai ou mãe com transtorno de personalidade etc. Tudo isso costuma levar a sentimentos de solidão ou problemas de apego no futuro. [9]
    • Identifique seus traumas e comece a resolvê-los (se possível, com terapia) para aprender a aceitar o amor sem medo do que pode acontecer.
  9. É ótimo ficar entusiasmado com um relacionamento novo, mas talvez você tenha a tendência de colocar o carro na frente dos bois e dizer "Eu te amo" cedo demais — ou esperar ver a pessoa todos os dias, por exemplo. Esse tipo de comportamento pode intimidar ou afastar qualquer um que ainda esteja desenvolvendo sentimentos. A partir de agora, deixe tudo se desenrolar naturalmente: é melhor ser mais lento do que ir rápido além da conta. [10]
    • Tenha paciência para conhecer a pessoa. Quando dois pretendentes têm um bom equilíbrio em termos de quem puxa papo com quem, isso é um bom sinal de compatibilidade.
  10. Talvez você foque mais sua carreira, seus hobbies, seus amigos ou a família. Encontrar (e preservar) um relacionamento saudável exige tempo, e pode ser que você não tenha encontrado alguém que dê aquela vontade de reorganizar suas prioridades. Não é errado se concentrar em outras coisas: só fica complicado fazer malabarismo com tantas responsabilidades. [11]
    • Não largue tudo que você está fazendo por alguém. Continue investindo na sua vida e você vai encontrar uma parceria compatível.
    • Reflita se seus relacionamentos perdem fôlego por causa da sua carreira, da distância, da família ou de outro fator. Isso vai ajudar a determinar por que o amor não é prioridade aos seus olhos.
  11. No fundo, pode ser que você esteja perfeitamente feliz com a vida de solteiro. Muitas pessoas sentem certa pressão para encontrar o amor — vindo de amigos, família, sociedade e do relógio biológico. Seja honesto consigo mesmo e avalie os prós e contras de entrar em um relacionamento. Essas listas vão trazer mais clareza quanto ao motivo da sua solteirice (e até se é melhor continuar assim ou não). [12]
    • Não é porque você quer continuar solteiro agora que não vai encontrar o amor no futuro. Não há nada de errado em ficar sozinho!
  12. Parece óbvio (e até clichê), mas há uma chance real de que você simplesmente não tenha cruzado o caminho da pessoa certa. Não há nada de errado com isso: só quer dizer que o futuro ainda reserva possibilidades intrigantes e interessantes — e, se houver esforço da sua parte, tudo vai acontecer mais cedo do que imagina. [13]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mudando sua estratégia

Baixe em PDF
  1. Se sua intuição diz que você não vai encontrar o amor com determinada pessoa, reflita sobre o que ela faz você sentir e fique de olho em comportamentos problemáticos e que poderiam afetar a relação em longo prazo. Lembre-se de que é impossível mudar alguém, muito menos contra a vontade. [14] Veja alguns sinais de alerta para ficar de olho:
    • A pessoa faz você se sentir inseguro, envergonhado ou subestimado.
    • O relacionamento se baseia no consumo de álcool e drogas.
    • Há problemas de comprometimento ou confiança.
    • (Quase) não há comunicação verbal.
    • Interesses externos, amizades e família são motivos para ciúmes.
    • Comportamentos controladores.
    • O relacionamento é exclusivamente sexual.
    • Vocês nunca ficam completamente a sós.
  2. Para cultivar um relacionamento estável e saudável, você tem que estar disposto a se conectar com a pessoa de forma aberta e segura — e que ajude os dois a conhecerem um ao outro. Muita gente tente a ser fechada ou aberta demais, mas há formas de encontrar um meio-termo e resguardar seus sentimentos sem parecer defensivo ou desconfiado. [15]
    • Se a pessoa é muito fechada, reflita se ela está em condições de ser vulnerável com você. Caso não esteja, é melhor não insistir (por ora).
    • Não há nada de errado em admitir que você tem medo de demonstrar vulnerabilidade: até isso conta como abertura emocional!
    • Comece gradualmente e compartilhe seus sentimentos à medida que eles aparecem. Não deixe nada acumular!
  3. Não dá para dissimular confiança: você precisa se esforçar para se sentir poderoso. Se o problema é tomar iniciativa com alguém, "treine" puxando papo com pessoas aleatórias . Não há nada como um sorriso aconchegante e aquele contato visual charmoso para deixar alguém mais seguro de si.
    • Explore estratégias para se aprimorar, como fazer terapia, praticar exercícios físicos e cuidar bem da sua saúde.
    • Ninguém precisa ter o corpo perfeito para se sentir confiante. Basta vestir algo que caia bem em você e completar o look com um acessório memorável!
  4. Desejos são aspectos negociáveis, como ocupação, intelecto ou aparência — ou seja, coisas que dá para descobrir sobre alguém em pouco tempo. Necessidades não são negociáveis, como valores ou objetivos compatíveis; elas são mais demoradas de decifrar. Quando você encontrar o que quer, examine a lista e veja onde pode estar se limitando sem querer. [16]
    • Por exemplo: talvez você considere mais importante conhecer alguém que tenha curiosidade natural do que alguém muito inteligente; ou prefira uma pessoa que veio de uma classe social parecida com a sua.
    • Concentre-se nas coisas que você quer em alguém, e não nas que não quer.
  5. Tenha a mente aberta mesmo quando você não sentir aquele "fogo" logo de cara. Ter atração sexual ou química instantânea não quer dizer que você e a pessoa vão desenvolver um relacionamento duradouro. Os sentimentos humanos podem mudar e se aprofundar com o tempo, à medida que os dois se conhecem mais. Lembre-se disso principalmente se você costuma se envolver em relações com base na atração inicial. [17]
    • Marque um segundo encontro com a pessoa mesmo se o primeiro não tiver sido espetacular. Não dá para saber o que ela achou... E quem sabe a experiência não se mostra diferente?
    • O amor costuma se construir como uma chama que queima devagar, enquanto a atração sexual diminui com o tempo.
  6. Se você está em busca de amor, continue se mostrando ao mundo. Talvez seja necessário passar por alguns "testes" antes de encontrar alguém legal, mas a pessoa certa está por aí. Frequente lugares e faça coisas que tragam alegria à sua vida, como participar de grupos sociais ou defender causas do seu interesse. No mínimo, isso vai ser uma oportunidade legal de interagir com gente com visões semelhantes!
    • Se você sempre teve o pé atrás com relacionamentos virtuais, crie um perfil em um aplicatio ou site de namoro e veja o que acha. Caso já use esses recursos, busque outros .
  7. Tire um pouco do peso das suas costas de encontrar o amor o quanto antes. Estar solteiro é uma ótima oportunidade para expandir seus círculos sociais, experimentar coisas novas e descobrir o que deixa você feliz. E lembre-se: quem está contente acaba atraindo mais felicidade. Tenha isso em mente! [18]
    • Desafie-se a sair da sua zona de conforto. Você vai se tornar uma pessoa mais feliz e confiante... E talvez até conheça alguém interessante no caminho!
    • Use seu tempo de solteiro para resolver os problemas que afastam a sua felicidade, como traumas do passado ou um medo de rejeição.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Será que você vai encontrar o amor?

Baixe em PDF
  1. Não dá para controlar quem vai retribuir o sentimento, mas ter certeza do que você quer — e fazer por onde — já é um grande passo. Continue tendo encontros e conhecendo gente nova: tudo é questão de tempo! [19]
    • Seja sempre otimista e positivo em relação a qualquer parceira ou parceiro em potencial. Se você fizer a pessoa se sentir valorizada, ela vai retribuir a atitude.
    • Não existe essa coisa de "falsas esperanças": sempre há uma oportunidade de mudar algo na sua vida amorosa ou conhecer alguém novo.
  2. Lembre-se de que a atração instantânea e o amor de longo prazo nem sempre estão lado a lado. É bem possível que um dos seus amigos, colegas de trabalho ou conhecidos seja o par ideal para a sua vida, mas isso ainda não esteja claro. Continue tendo a mente aberta e dê a si próprio uma chance de aprofundar seus sentimentos. Relacionamentos nascem onde há espaço e disposição! [20]
  3. A necessidade de ser amado é universal, e você não é a única pessoa que está com dificuldade para cultivar relacionamentos duradouros. Aceite o fato de que quer ser amado! Embora a sociedade diga que isso é fraqueza, na verdade é completamente normal — e todo mundo possui traços, qualidades e valores dignos de amor. [21] Tente repetir as seguintes frases sempre que você duvidar de si mesmo:
    • "Eu mereço ser amado porque estou vivo."
    • "Eu sou forte porque sei que preciso de amor, assim como sei que posso ser amado."
    • "Cedo ou tarde, vou encontrar alguém que me ame como eu sou."
    Publicidade

Dicas

  • Quando se trata de amor, a idade não importa. Não deixe sua insegurança em relação a esse quesito impedir você de achar um relacionamento saudável e duradouro. [22]
  • Se possível, leia livros de autoajuda para explorar sua relação com o amor ou faça terapia com alguém especializado em relacionamentos. [23]
  • Não se ofenda se alguém que você conhecer não demonstrar interesse. Essa pessoa não conhece você tão bem — e não sabe o que está perdendo.
  • Lembre-se de que ser rejeitado não reflete seus valores: só quer dizer que não houve compatibilidade entre você e a pessoa.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 859 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade