Baixe em PDF Baixe em PDF

Enviar um convite formal — seja no papel ou virtualmente — é um dos passos mais importantes ao planejar um evento formal. O convite determinará o estilo do evento e informará aos convidados o que eles devem esperar. Escolher as palavras corretas para os convites do seu evento e enviá-los da maneira apropriada fará com que seus convidados fiquem impressionados.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando as palavras corretas para convites formais

Baixe em PDF
  1. Independentemente do tipo de evento, você deve usar uma escrita formal se o convite for formal. Isso significa escrever por extenso datas e outras palavras que geralmente são abreviadas.
    • Por exemplo, escreva “Sábado, dezenove de novembro” em vez de “Sábado, 19 de novembro”.
    • Escreva, também, “Avenida Paulista, 37”, em vez de “Av. Paulista, 37”.
  2. Não use versões curtas dos nomes das pessoas, como “Beto Silva” em vez de “Roberto Silva” e sempre inclua todos os sobrenomes.
  3. Uma das partes mais importantes dos convites formais é a inclusão dos anfitriões do evento. Assim, os convidados saberão quem está enviando o convite. Como serão escritos os nomes dos anfitriões e a ordem vai depender de quem está realizando o evento. Essas regras são particularmente importantes se você está escrevendo um convite formal de casamento.
    • Por exemplo, você deve iniciar um convite dizendo “Samuel e Helena convidam você para o jantar de celebração da formatura de sua filha Laura no ensino médio”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo ajustes para um convite formal de casamento

Baixe em PDF
  1. Quem está realizando o casamento — geralmente definido por quem está pagando o evento — afetará a ordem dos nomes listados no convite. Os pais da noiva sempre aparecem na primeira linha, seguidos pelos pais do noivo na terceira linha. A conjunção “e” deve sempre ter sua própria linha entre o nome da noiva e do noivo, nessa ordem.
    • Se estiver redigindo um convite para um convite para um casal homossexual, coloque o nome dos pais na ordem que fizer mais sentido para você. Pode ser na ordem alfabética ou você pode tirar a cara ou coroa para ver quem vai primeiro. [1]
  2. Há diversas regras sobre como escrever o nome dos anfitriões. Geralmente, aqueles relacionados à noiva vêm primeiro, seguidos pelos parentes do noivo.
    • Se os pais da noiva ou do noivo são casados, escreva “Sr. e Sra.” seguido do sobrenome do pai da noiva. Exemplo: os pais de Tatiana Silva devem ser apresentados como “Sr. e Sra. Silva” na primeira linha do convite. Os pais do noivo devem ser apresentados da mesma forma, mas na terceira linha (o “e” fica sozinho na segunda linha).
    • Se ambas as famílias — incluindo a do noivo e da noiva — são anfitriãs, escreva “Junto com suas famílias” na primeira linha, seguido do nome da noiva na segunda linha, a conjunção “e” na terceira e o nome do noivo em sequência, na quarta linha.
    • Se os pais da noiva são divorciados e já casaram com outras pessoas, mas estão realizando o evento, escreva primeiro o nome da mãe e depois do pai. Por exemplo: você pode escrever “Sr. e Sra. Oliveira” e “Sr. e Sra. Silva”. Novamente, cada casal tem a sua própria linha com “e” na segunda linha.
    • Se mais alguém além de pais e padrastos estiver realizando o evento, escreva o nome da pessoa e sua relação com a noiva ou noivo. Por exemplo: se o irmão da noiva estiver realizando o evento, escreva “O Sr. João Silva requer a honra de sua presença no casamento de sua irmã, Maria Silva”.
  3. Depois de determinar os anfitriões do evento (na ordem correta), é preciso convidar as pessoas para o casamento. Independentemente de quem for o anfitrião, a linha seguinte ao seu nome deve ser “requer a honra de sua presença” ou “requer o prazer de sua companhia”. Isso deve ser acompanhado de “no casamento de” se se alguém além da noiva ou do noivo é o anfitrião ou “em seu matrimônio” caso a noiva ou o noivo também sejam os anfitriões.
    • Por exemplo, você pode dizer: “[Nomes dos anfitriões] requerem o prazer de sua companhia no casamento de sua filha Tatiana Silva e José de Oliveira”, caso os pais da noiva sejam os anfitriões ou “[Nome dos anfitriões] requerem o prazer de sua companhia no casamento de Tatiana Silva e seu filho, José de Oliveira”, caso os pais do noivo sejam os anfitriões. [2]
  4. Depois de estabelecer quem está realizando a festa e de convidar as pessoas para o evento, inclua o resto das informações do casamento. Na ordem, você deve listar a data, horário e local, cada um em uma linha.
  5. Se a cerimônia de casamento incluirá uma recepção ou festa para qual todos estão convidados, acrescente essa informação no próprio convite. Se nem todos forem convidados para a recepção, inclua as informações em um cartão separado, que deve ser anexado ao convite.
    • Se for incluir informações sobre a recepção no próprio convite, coloque-as por último, com horário e local. Você pode colocar: “Após a cerimônia, os convidados serão recepcionados às 5 horas da tarde, no Jockey Club de São Paulo. Endereço: Avenida Lineu de Paula Machado, 1263, São Paulo.” O “Após a cerimônia, os convidados serão recepcionados” e “às 5 horas da tarde” devem ficar em uma linha cada, assim como o endereço, nome do local e cidade.
    • Se for incluir um cartão separado para a festa, escreva da mesma forma que faria ao final do convite. [3]
  6. Se você deseja que seus convidados respondam se estarão presentes ou não (e a maioria dos anfitriões exige isso, pois muitos locais requerem uma lista final de convidados), informe como eles devem fazer isso. Geralmente, há um cartão de RSVP junto ao convite e prazo de resposta, junto com um envelope já selado e pré-endereçado. Deixe espaço para que a pessoa marque o nome e quantos convidados ela vai trazer. [4]
    • Por exemplo, um cartão padrão de RSVP diria: “Sr. (a) ______________ __ comparecerá __ não comparecerá.” O (a) “Sr. (a).” permite que todas as pessoas possam responder e que você saiba quantas vão comparecer ao evento.
    • Se for pedir para que os convidados selecionem uma refeição, coloque essa informação no cartão de RSVP também. Liste as opções de pratos e deixe um espaço para os nomes de convidados que desejarem solicitar uma refeição específica.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Redigindo corretamente convites para outros eventos

Baixe em PDF
  1. Ao convidar as pessoas para um jantar formal, sempre escreva que o convite é “para o jantar” ou “para um jantar” e não “para jantar”. No convite, você deve escrever: “Solicitamos o prazer de sua companhia no jantar” ou “Você está cordialmente convidado para um jantar” antes de informar do que se trata o evento. [5]
    • Os jantares podem ou não ter anfitriões, mas, caso o seu tenha, coloque os nomes deles no topo do convite.
  2. Convidar as pessoas para um aniversário é similar a convidá-las para um casamento. Você deve incluir o nome dos anfitriões, a data e o local, mas deve ressaltar que é um aniversário. [6]
    • Por exemplo, você pode escrever: “Roberto e Carolina Silva celebram seus 50 anos de casamento. Seus filhos solicitam sua presença para a celebração no Jockey Club de São Paulo.”
    • Se você não deseja que os convidados levem presentes para o casal, é só escrever “Não é preciso enviar presentes” no final do convite.
  3. Esses tipos de convites geralmente são menos formais do que os de casamento. Não é necessário ter anfitriões, mas você deve incluir o nome da noiva e/ou do casal e informações sobre o chá. O espaçamento do convite deve seguir o mesmo padrão do convite de casamento. [7]
    • Por exemplo, você pode escrever: “Você está cordialmente convidado para o chá de cozinha de Tatiane Silva, dia 5 de novembro às 18 horas, no Jockey Club de São Paulo.”
  4. A etiqueta relacionada à confirmação de presença para outros eventos além de casamentos varia muito. Peça para seus convidados informarem se vão ao evento ou não e como gostaria que eles respondessem. Convites formais de jantares incluem cartões de RSVP similares aos de casamento, mas para festas de aniversário e chás de bebê ou de cozinha, você pode pedir que os convidados apenas liguem para os anfitriões para confirmar a presença.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Endereçando os convites

Baixe em PDF
  1. Se for convidar um casal para o casamento, a tradição exige que você escreva “Sr. e Sra.” acompanhado do nome do marido. No entanto, se o casal não tem o mesmo sobrenome, inclua o nome de ambos. Se for convidar um casal homossexual, inclua o nome de ambos também. [8]
    • Por exemplo, você pode escrever “Sr. e Sra. Oliveira”, “Sr. José de Oliveira e Sra. Maria Ribeiro” ou “Sra. Ana Rocha e Sra. Julia Almeida”.
  2. Se algum dos seus convidados tem títulos como “Dr.” ou “Dra.”, aborde-os corretamente. Se um membro de um casal tem um título distinto, use o título e depois “Sr.” ou “Sra.” ou “Srta.” para a outra parte do casal. [9]
    • Por exemplo, você pode escrever: “Dra. Mariana e Sr. Ricardo Silva”, se ambos têm o mesmo sobrenome ou “Dra. Mariana Oliveira e Sr. Ricardo Silva”, se eles têm sobrenomes diferentes ou “Dra. Mariana Oliveira e Dr. Ricardo Silva”, se eles têm sobrenomes diferentes, mas ambos possuem títulos.
  3. A menos que more com os pais, qualquer pessoa acima de 18 anos deve receber seu próprio convite. Você pode usar “Srta.” ou “Sr.” no convite caso o convidado ou a convidada seja solteiro. [10]
  4. Se você deseja convidar uma família inteira para o evento, independentemente se os filhos tiverem mais de 18 anos ou não, simplesmente escreva “À família Silva” e inclua o endereço. Isso informa ao destinatário que todos da família estão convidados. [11]
    Publicidade

Dicas

  • A fonte usada no convite formal deve refletir o estilo do evento ou incorporar a identidade da marca por trás do evento. Escolhas comuns para eventos sociais e de negócios incluem Aristocrat, Balmoral e Bank Gothic.
  • Os convites devem ser enviados até oito semanas antes do evento.
  • Todas as pessoas solteiras, acima de 18 anos ou casais devem receber seus próprios convites.
  • Se estiver redigindo um convite de casamento, inclua as informações sobre listas de presentes em um cartão separado (a maioria das lojas já oferece esses cartões). Não escreva diretamente no convite.
  • Um convite eletrônico deve usar o mesmo palavreado e a mesma etiqueta de um convite em papel.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 124 419 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade