Baixe em PDF Baixe em PDF

Ao fazer um discurso de abertura, você está determinando o tom e o clima de um evento, programa ou conferência. Um bom discurso de abertura deve ser inspirador e unificador para o público. Dar um discurso é uma grande responsabilidade, mas, quando feito corretamente, pode fazer o público se sentir empoderado e animado. Para escrever um bom discurso, comece identificando o propósito e o público. Depois, você pode construí-lo de uma forma que ele seja animador e bem estruturado. Sempre revise o discurso para que ele esteja o melhor possível antes de apresentá-lo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Reunindo ideias para o discurso de abertura

Baixe em PDF
  1. Pergunte-se “Por que estou fazendo este discurso?” e “O que estou tentando dizer?”. Frequentemente, o principal propósito de um discurso é reiterar ou explorar o tema de um evento, programa ou conferência. Talvez você também tenha conhecimento sobre o tema e possa compartilhá-lo com as pessoas. [1]
    • Se houver um tema no evento, ele pode ser o propósito ou inspiração. Por exemplo, se o tema do evento é “responsabilidade social”, o propósito do seu discurso pode ser explorar suas experiências com a responsabilidade social, tanto no nível pessoal, quanto profissional.
  2. Pergunte-se “Com quem estou falando?” e “Para quem é o meu discurso?”. Pense na faixa etária do público, assim como o histórico e nível de experiência. Molde o discurso para se adequar ao público. [2]
    • Por exemplo, se o seu público é composto de pessoas entre 20 e 30 anos que promovem a responsabilidade social, o discurso pode ser leve, envolvente e com uma linguagem especializada, que você sabe que todos vão entender.
  3. Um bom discurso de abertura deve ter pelo menos um ponto fundamental com o qual a plateia possa se envolver. Escreva de um a três pontos que possam expandir o propósito principal, como os termos que você vai discutir em detalhes ou ideias. [3]
    • Por exemplo, se você está escrevendo um discurso sobre o tema de responsabilidade social, então, pode se concentrar em três pontos fundamentais: a história da responsabilidade social, seu estado atual e para onde ela vai.
  4. Para ter uma noção do estilo, tom e linguagem, leia exemplos de discursos prontos online. Procure discursos relacionados ao seu tema ou no site TedTalks.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Construindo o discurso de abertura

Baixe em PDF
  1. Uma das melhores formas de ganhar a atenção do seu público é contando uma história curta, porém envolvente. Use sua própria experiência ou pense nos eventos atuais e escolha algo que tenha a ver com o propósito do seu discurso. Tente contar a história em tópicos, destacando os momentos principais em apenas algumas frases. [4]
    • Por exemplo, se você está escrevendo um discurso de abertura sobre a diversidade na escola, então fale sobre um estudante afrodescendente para o qual você deu aula.
    • Procure também notícias sobre alunos afrodescendentes que falem sobre as dificuldades na sala de aula, preferencialmente na sua região ou país.
  2. Outra opção é começar com um fato interessante ou envolvente. Escolha alguma coisa que pode não ser muito comum para a maioria das pessoas ou do seu público. Use um fato que você mesmo descobriu ou fatos de fontes confiáveis que tenham a ver com o propósito do seu discurso. [5]
    • Por exemplo, se o propósito do seu discurso é discutir a responsabilidade social no ambiente corporativo, comece falando sobre como os consumidores tendem a comprar mais de uma marca se ela for socialmente responsável.
  3. No começo do seu discurso, você deve declarar o propósito de maneira clara e concisa. Fale sobre o propósito logo após o seu fato ou história de abertura. Diga “Estou aqui hoje para falar sobre…” ou “Hoje, vou compartilhar com vocês…”. [6]
    • Por exemplo, seu propósito pode ser algo como “Estou aqui hoje para falar sobre responsabilidade social, que é o tema desta conferência e o tema da maior parte do meu trabalho”.
  4. O humor pode ser uma ótima ferramenta em um discurso de abertura. Ser engraçado pode ajudar você a se envolver com o público e fazer com que seu discurso seja mais memorável. Tente adotar um estilo leve e engraçado durante o seu discurso. Equilibre seus momentos de graça e seriedade. [7]
    • Por exemplo, você pode brincar consigo mesmo ao dizer algo como “Nem sempre fui um ótimo professor. Às vezes, diziam que eu era um professor divertido ou bravo. Mas nunca um ótimo professor”.
  5. A repetição pode ser uma ótima maneira de reforçar suas ideias e lembrar o público dos pontos principais do discurso. Volte diversas vezes para os termos principais para que todos se mantenham envolvidos. Fale sobre algo que você comentou anteriormente para que as pessoas se lembrem do propósito do seu discurso. [8]
    • Por exemplo, você pode falar sobre termos como “unidade”, “envolvimento” e “consciência social”, repetindo-os ao menos duas vezes. Comece falando sobre esses termos e faça repetições ao longo do discurso.
  6. Não tente ser muito profissional ou formal, principalmente se isso fizer você se sentir estranho ou desconfortável. Tente se expressar como faria se estivesse com um colega ou amigo. Use uma linguagem que você utiliza todos os dias e tente falar sempre com a sua voz natural. Assim, você será mais convincente e envolvente. [9]
    • Por exemplo, você pode usar um ditado engraçado que costuma usar com os seus alunos em aula. Ou, então, pode usar palavras menos formais para manter o tom do discurso mais coloquial.
  7. Finalize de forma que o público se sinta convencido de que é preciso agir. A ação pode ser pensar em uma ideia que eles ainda não conheciam ou tentar se envolver mais com certos membros da comunidade. Finalizar com uma chamada para a ação fará o público absorver o propósito do discurso.
    • Por exemplo, você pode ligar a sua ação a uma história ou fato que usou no começo do discurso: “Assim como meu aluno que ajudou um amigo em dificuldade, peço que vocês agora pensem em alguém da sua comunidade que precisa de ajuda.”
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aprimorando o discurso de abertura

Baixe em PDF
  1. Depois de esboçar seu rascunho, leia-o em voz alta e também para outras pessoas. Ouça como ele está fluindo. Veja se há frases ou seções estranhas. Ajuste-as para que o discurso pareça natural e polido. [10]
    • Ao ler o discurso em voz alta, veja se há palavras que podem ser eliminadas. Isso serve para melhorar o fluxo de leitura.
    • Se for ler o discurso em voz alta para outras pessoas, pergunte a opinião delas. Veja se há partes que elas acharam chatas ou difíceis de acompanhar. Esteja aberto às críticas construtivas para deixar seu discurso o melhor possível.
  2. Confira se a ortografia, a gramática e a pontuação estão corretas. Use um corretor ortográfico para ver se todas as palavras estão com a grafia correta. Circule toda a pontuação e veja se ela está correta também. [11]
    • Corrigir a pontuação é importante principalmente se você vai ler o discurso em voz alta. A pontuação indicará onde é preciso pausar e onde você pode respirar. Vírgulas geralmente indicam uma pequena pausa e pontos uma pequena respiração.
  3. Todas as seções do seu discurso devem ser concisas e fáceis de entender. Menos é sempre mais, então, se encontrar alguma parte muito longa, tente resumi-la. Elimine termos e palavras desnecessários. [12]
    • Se houver restrição de tempo, leia o discurso em voz alta enquanto marca o tempo em um cronômetro para conferir se você está dentro do limite.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 625 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade