Baixe em PDF
Baixe em PDF
Lidar com relacionamentos é sempre complicado; às vezes, a melhor coisa a se fazer é distanciar-se de uma pessoa por um tempo. Evitar alguém não deve ser uma solução permanente e nem uma maneira de abordar um problema que você tiver com um indivíduo. No entanto, se realmente for necessário se afastar dele, existem algumas estratégias que poderão ajudar.
Passos
-
Avalie o quão necessário é “remover” essa pessoa de sua vida. Ela incomoda, mas não muito? Se a resposta for afirmativa, porque as interações não afetarem sua qualidade de vida, pode haver uma opção menos drástica.
- Quando alguém estiver deixando-o irritado e você não desejar mais ficar ao lado do sujeito, basta parar de responder as ligações e conversar menos. Não vá aos lugares que esse indivíduo frequenta e nem fale muito com ele; logo o sujeito perceberá que não está agradando.
-
Diga que não quer mais ter contato com ele. É uma conversa muito difícil de se ter e sem dúvida causará mágoas; tente manter a calma o quanto possível. Não culpe a pessoa ou fique irritado, tentando apenas comunicar a decisão com firmeza, dizendo a razão e indo embora. Não se deixe ser arrastado a uma longa discussão; ao tomar essa atitude, tenha total certeza antes de dizer qualquer coisa.
- Você possui o direito de dizer a qualquer um que deseja não ter mais nada a ver com o indivíduo, mas não espere que ele encarará isso de forma positiva.
- É uma situação obviamente difícil para muitos. No entanto, ao decidir que é realmente importante cortar as relações com esse sujeito, é melhor dizer a ele pessoalmente do que deixar que o relacionamento se desgaste. Fale, por exemplo, que você acredita que a amizade (ou qualquer que seja o tipo de relacionamento entre vocês) não está sendo boa e que gostaria de um pouco de espaço. Comunique também que espera que, futuramente, possam ser amigos, mas, que por enquanto, você não deseja mais falar com ele.
-
Corte todas as formas de comunicação. Não continue a enviar mensagens à pessoa ou sentar perto dela na faculdade; ao deixar claro que não quer mais contato com o indivíduo, você precisa cumprir isso à risca. Continuar falando com ele por outros meios só o deixará mais confuso e dificultará o processo. Novamente, tente não ser mal-educado e nem demonstre rancor. [1] X Fonte de pesquisa
-
Pense em obter um documento jurídico. Quando o sujeito representar uma ameaça real à sua segurança (ou de parentes e amigos), uma ordem de restrição pode ser a melhor saída. Ela pode ser obtida de um tribunal para restringir a aproximação do indivíduo em questão; é uma decisão bastante extrema, que deve ser utilizada apenas se realmente houver ameaça à sua segurança e integridade física.
- O primeiro passo é dirigir-se a uma delegacia ou entrar em contato com um advogado para que o ajudem a obter o documento legal.
Publicidade
-
Evite lugares onde há mais chance de a pessoa estar. [2] X Fonte de pesquisa Onde ela gosta de ir? Onde mora e em que áreas a chance de ela estar é maior? Caso frequentem a mesma faculdade, onde o indivíduo fica no intervalo? Quanto mais souber dos costumes dele, mais fácil será evitar o contato.
-
Mude um pouco sua rotina. Não é necessário mudar toda sua vida, mas ao evitar alguém, as coisas ficarão tensas por um tempo para ambos. Vá a outra lanchonete se tiverem o costume de frequentar a mesma, pelo menos por algumas semanas. Não altere sua vida totalmente, mas mude um pouco rotina para diminuir as chances de encontrar a pessoa.
-
Ignore o sujeito. [3] X Fonte de pesquisa Não faça contato visual, já que isso pode ser um sinal de que é para ele vir falar com você; da mesma forma, aja como se não tivesse visto-o ao se cruzarem na rua. Ao passarem um ao lado do outro, só faça um aceno de cabeça e continue. Não é preciso fingir que esse indivíduo não existe, mas não se mostre aberto para mais interações.
-
Evite situações onde ficará sozinho com esse indivíduo. Quando ele for um colega de trabalho ou alguém próximo, talvez não haja como escapar disso; no entanto, é possível garantir que isso ocorra apenas em grupos. Não faça hora extra no escritório se o sujeito também fica até mais tarde; em festas, vá apenas onde exista concentração de pessoas. Dessa forma, você não precisará passar pela constrangedora situação de ter que encarar alguém que não quer. [4] X Fonte de pesquisa
-
Tenha um “plano de fuga” e se mantenha forte. Caso a pessoa insista em falar com você mesmo após dizer a ela que não deseja mais ter contato, pense em uma forma de fugir. Não a ofenda, mas seja franco; você possui o direito de dizer a alguém que quer cortar todas as relações.
- Invente uma desculpa (“Com licença, estou atrasado”) se o sujeito insistir.
Publicidade
-
Não permita que essa pessoa mude totalmente sua vida. [5] X Fonte de pesquisa Não é má ideia alterar um pouco a rotina para evitar encontros com o indivíduo; no entanto, é prejudicial ficar com medo constante de encontrá-lo em qualquer lugar. Não dê uma virada de 180° em sua vida apenas por ter um relacionamento ruim com alguém.
- Não há problema, por exemplo, em ir para a academia uma hora antes ou depois ao saber que a pessoa estará lá em um certo horário. No entanto, não saia do trabalho ou falte na faculdade apenas para evitá-la.
-
Sinta-se confortável. Cerque-se de pessoas com quem deseja interagir. [6] X Fonte de pesquisa Como o sujeito desagradável não é mais parte da sua vida, siga em frente e não deixe a presença dele afetá-lo. Divirta-se com seus amigos e seja você mesmo, fazendo o que gosta e com quem gosta.
- Não deixe que os problemas com esse indivíduo mudem sua personalidade. Seja melhor que ele e não se intimide.
-
Siga em frente. Em algum momento, será necessário continuar a vida e esquecer a raiva que possui por essa pessoa; depois de algum tempo, ela entenderá que você não quer ter nenhum contato, permitindo que ambos tenham uma conversa civilizada, em especial se não houver como evitá-la (ao trabalhar ou estudarem juntos). Não passe mais tempo ao lado do indivíduo além do que for necessário. Assim que as emoções que afloraram já tiverem se acalmado, a relação entre vocês deve se tornar um problema bem menor. [7] X Fonte de pesquisa
- Determine se a pessoa pode entrar novamente em sua vida. Ao perceber que ela não se preocupa mais com o relacionamento que possuem, é possível reintroduzi-la em sua vida. Quando o relacionamento era íntimo e você foi magoado, a intimidade precisa “desaparecer”, já que a volta da interação (de preferência onde há muitas pessoas) é possível apenas quando não houver mais sentimentos em relação a ele.
Publicidade
Dicas
- Tente fazer com que a pessoa perceba que você não deseja falar com ela. Se ela insistir em conversar, diga “Desculpe, tenho que me encontrar com a Roberta na academia e estou atrasado".
- Em casos onde o indivíduo está sendo extremamente hostil, pode ser necessário obter um documento jurídico, como uma ordem de restrição, para deixar claro à outra pessoa que você não deseja ter contato com ela.
- Peça para que um amigo o ajude. Ele poderá ficar entre você e a pessoa que está incomodando-o, evitando o contato e conversas.
- Quando esse alguém continuar perseguindo-o, diga o que está sentindo e o porquê de estar evitando-o. Seja honesto.
- Não tente interromper o indivíduo quando ele falar. Ouça com paciência para que ambos fiquem em paz e a situação não piore.
- Seja educado e fique perto de seus amigos. Caso more junto com essa pessoa que está incomodando-o, não converse com ela.
- Novamente, não tente ofender ninguém de propósito.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.lifehack.org/articles/communication/9-ways-to-manage-people-who-bother-you.html
- ↑ http://www.lifehack.org/294859/how-smart-people-deal-with-people-they-dont-like
- ↑ http://www.quickanddirtytips.com/relationships/etiquette-manners/proper-way-ignore-someone
- ↑ http://www.lifehack.org/294859/how-smart-people-deal-with-people-they-dont-like
- ↑ http://affirmationsforpositivethinking.com/blog/positive-thinking-and-your-surroundings/
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2013/01/08/13-healthy-ways-to-comfort-yourself/
- ↑ http://affirmationsforpositivethinking.com/blog/positive-thinking-and-your-surroundings/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 38 628 vezes.
Publicidade