Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer jejum — ou seja, passar determinado período de tempo sem comer — pode ser uma estratégia eficaz para perder peso (sem que ele volte a aparecer). [1] E mais: ajuda a controlar a pressão arterial e o colesterol, além de diminuir a insulina para equilibrar o açúcar no sangue e estimular a queima de gordura pelo corpo. Apesar dessas vantagens, às vezes fica difícil ter disciplina quando a fome surge com força. Felizmente, há algumas formas de conter o apetite e não ficar pensando no quanto você sente falta de comer. Leia abaixo e saiba mais!

Método 1
Método 1 de 2:

Reduzindo o apetite

Baixe em PDF
  1. Se você achar que está com fome, pode ser que na verdade esteja com sede — e seu corpo não saiba a diferença. [2] Por isso, tome um copão d'água para se hidratar e controlar o apetite até o fim (ou intervalo) do jejum.
  2. O gás da água pode ajudar a suprimir seu apetite durante o jejum. [4] Compre uma garrafinha e tome sempre que você sentir aquele ronco no estômago.
    • Assim como a água comum, a água com gás não tem açúcar ou calorias e é uma boa fonte de hidratação.
    • Tome água com gás aromatizada caso você queira sentir mais sabor.
  3. O café preto contém cafeína, que pode ajudar a suprimir o apetite e dar a sensação de saciedade durante o jejum. [5] Além disso, estudos apontam que o café contém ingredientes que podem diminuir a fome. [6]
    • Não coloque açúcar, adoçante ou creme no café! Isso conta como uma quebra do jejum.
    • Tente não ingerir mais de 500 ou 600 mg de cafeína por dia, ou o equivalente a algo entre quatro e sete xícaras. Do contrário, você pode ficar ansioso e ter tremores ou taquicardia. [7]
  4. Os chás verde e preto também contêm cafeína, capaz de diminuir a fome durante o período de jejum. [8] [9] Além disso, estudos mostram que o chá-verde pode contribuir com a queima de gordura e modificar o apetite — mais uma tática para diminuir a vontade de comer. [10] Prepare a bebida mergulhando um sachê em 240 ml de água por três a cinco minutos. Depois, recolha o pacotinho e tome. Caso você não queira cafeína, prepare chá de ervas.
    • Evite chás de ervas que contenham frutas desidratadas. Elas têm açúcar, o que quebraria o jejum.
  5. O vinagre de maçã contém ácido acético — que, de acordo com estudos, ajuda a reduzir o apetite. [11] [12] Quando você sentir muita fome, tome 1 ou 2 colheres de chá do produto para resistir à tentação.
    • Tome vinagre de maçã, não vinagre branco.
    • Se o sabor do vinagre de maçã puro for muito forte, dilua-o em água.
  6. Mascar chiclete pode saciar seu apetite temporariamente. Se você estiver com "crises" de fome, compre um pacote de chiclete sem açúcar para se controlar. [13]
    • Como você pode acabar ficando com mais fome depois de mascar ciclete, use esta tática perto do fim do jejum para não correr nenhum risco.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Controlando pensamentos ligados à fome

Baixe em PDF
  1. De acordo com pesquisas, é possível treinar o cérebro para controlar o apetite. [14] Sempre que você sentir fome, lembre-se do motivo para estar jejuando. Pare de se concentrar na vontade de comer e volte sua atenção para as vantagens desse período.
    • Por exemplo: se você está jejuando para perder peso ou porque tem diabetes, imagine como se sentiria melhor se conseguisse distrair a mente da fome temporária; se está de jejum para perder peso, concentre-se em como sua aparência vai ficar ao fim do período.
    • Lembre-se: você vai comer de novo! O jejum dura um período de tempo específico e limitado. Sua rotina logo vai voltar ao normal.
  2. Ocupe-se com projetos do trabalho, da faculdade ou afins. Inclua tarefas domésticas no seu dia a dia. Ligue para um amigo e coloque o papo em dia. Responda àquela mensagem que está esperando seu retorno há semanas... E assim por diante! [15]
    • Você também pode pensar em algo divertido para fazer, como jogar videogame ou experimentar um hobby novo.
    • Acredite você ou não, a fome desaparece em pouco tempo quando a mente fica ocupada!
  3. Regular o sono é muito importante para ajustar o açúcar no sangue e, por consequência, controlar o apetite. [16] Pode ser também que você se sinta tentado a quebrar o jejum no meio da noite, quando surge aquela vontade de fazer um lanche, então eis outro bom motivo para ir se deitar mais cedo.
    • Tente dormir pelo menos sete horas por noite.
    • Dormir também é muito importante para ajudar seu corpo a se recuperar após exercícios.
  4. Pesquisas mostram que praticar exercícios durante o jejum pode aumentar a perda de peso, melhorar a composição corporal e diminuir a fome. [17] Quando a vontade de comer bater, saia para caminhar, correr ou andar de bicicleta! Você vai queimar mais calorias e se distrair.
    • Vá à academia usar o elíptico ou o aparelho do remo.
    • Matricule-se em uma aula de fitness, como Crossfit, Zumba ou yoga.
    Publicidade

Dicas

  • Tente não fazer refeições tão extravagantes sempre que você sair ou fizer um intervalo do jejum. É melhor comer proteínas magras e muitas frutas e verduras.
Publicidade

Avisos

  • Antes de começar a jejuar, consulte um médico para saber se ele recomenda essa estratégia. Além disso, pare imediatamente se você sentir fraqueza ou tontura em qualquer momento.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 669 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade