PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Muitos casais tentam continuar a amizade depois que o relacionamento acaba, mas nem todos conseguem; afinal, há vezes em que tentar manter o contato é mais prejudicial do que benéfico. Não tenha medo de rejeitar a amizade de seu ex-namorado, não sinta culpa, nem ache que é sua obrigação dar uma explicação para isso. O fato de você não querer deve bastar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Dizendo “não” efetivamente

PDF download Baixe em PDF
  1. A parte mais difícil em dizer não é decidir se é isso mesmo que você quer. Desse modo, assim que esse desejo estiver claro para você, vá em frente e informe sua ex sem deixar dúvidas. Lembre-se de que você não é obrigado a dar explicações, ainda mais se quem terminou foi ela. [1]
    • Seja breve e gentil. Diga algo como “É melhor não tentar manter essa amizade” ou “Acho que não é uma boa ideia continuarmos insistindo nessa amizade”.
    • Não faça promessas, nem tente dar alternativas. Ninguém disse que vocês ‘’não podem’’ ser amigos no futuro, mas prometer isso agora é absolutamente desnecessário. Não diga “Vamos ver como ficaremos em seis meses”, “Eu falo com você quando me sentir pronto”, nem nada desse gênero; isso só dará falsas esperanças para sua ex e impedirá que você siga com sua vida.
    • Por outro lado, se foi você quem terminou, diga “Eu sei que é duro escutar isso e não é minha intenção magoá-la, mas não quero manter a amizade por enquanto” ou “Eu entendo que isso é muito repentino e que você quer manter a amizade, mas eu não quero.”
    • Se perceber que esse processo será dolorido demais para ela, recomende fazer terapia ou passe o número de um psicólogo. Diga que sabe que ela está sofrendo e indique um caminho em que ela possa passar por essa fase com mais conforto. Outra alternativa é falar com parentes e amigos para que ela tenha o apoio necessário nesse momento delicado.
  2. Não existe receita para terminar um relacionamento. Assim como você pode sentir que conseguiu o fim desejado, é possível que alguns problemas em suspenso a impeçam de viver em paz. Uma última conversa pode resolver sentimentos em aberto e assuntos pendentes. [2]
    • Isso facilitará o fim definitivo, pois você não usará as velhas promessas de amizade como muleta para conseguir o que precisa.
    • Talvez seu ex não tenha interesse em ter essa conversa. Nesse caso, pode ser necessário conversar com um terapeuta ou com amigos próximos para ajudar no processo de desapego.
    • Escolha um lugar e momento em quer terão privacidade e tranquilidade. Caso encontrá-lo pessoalmente não seja uma possibilidade, tente por e-mail ou carta. Escrever também ajuda a expor os pensamentos e sentimentos com mais precisão.
  3. Agora que você já deixou clara sua intenção de cortar laços, terá que estabelecer e fazer respeitar seus limites e isso depende do nível de relacionamento que tinham. [3]
    • Por mais difícil que seja, faça suas exigências. Um bom exemplo seria dizer “Por favor, não vá aos eventos em que eu for”; seu ex provavelmente resistirá à sua vontade, mas é bom começar dizendo o que você realmente espera daqui para a frente, para ele entender qual é a sua posição sobre o assunto.
    • Se a vida de vocês era conjugal, saiba que não é uma boa ideia demorar demais para um dos dois sair de casa, sob o risco de prolongar uma situação cômoda, nada saudável e difícil de sair. Afinal de contas, se não quer continuar a amizade, porque moraria com ele?
    • Outro assunto que deve ser resolvido nesse caso é a situação financeira de seu ex-parceiro; se ele depende de você, converse com amigos e familiares para que ele tenha o apoio necessário até conseguir voltar a se virar. Nada a impede de ajudá-lo por um tempo, pagar a pensão de seus filhos se ele ficar com a guarda legal deles ou ajudá-lo a encontrar um lugar para viver. A separação de bens só é predeterminada em casamentos com acordo pré-nupcial.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Limitando o contato

PDF download Baixe em PDF
  1. São muitos os fatores que podem ocasionar encontros inesperados, como trabalharem juntos, fazerem parte do mesmo círculo de amigos, a existência de filhos, animais de estimação ou bens conjuntos, etc. Nessas situações, o ideal é que haja um acordo sobre como lidar com esses encontros. [4]
    • Diga o que quer para ter mais controle da situação. Você provavelmente terá que negociar vários aspectos. Se vocês trabalham juntos, é impossível exigir que ele nunca mais apareça, você terá que falar algo como “Nós trabalhamos no mesmo lugar e nos veremos eventualmente. No entanto, eu prefiro não falar com você durante meu turno. Por favor, não me procure a não ser em casos de necessidade”.
    • Já no caso dos filhos, vocês terão que chegar a um acordo quanto à custódia, visitas, marcos do crescimento (como formaturas) e reuniões de família. Procure um advogado ou um psicólogo se não suportar a ideia de vê-lo novamente.
    • Anote os tratos que fizerem para ter uma referência do que foi acordado em desentendimentos futuros.
  2. No começo é difícil resistir à tentação de entrar em contato, ainda mais se o ponto final não foi dado ou se a perda for muito grande. No entanto, enquanto ambos não estiverem recuperados, procurá-lo não é uma boa ideia. [5]
    • Apague o contato dele de seu celular para não ligar ou mandar mensagens.
    • Quando a vontade bater, prefira escrever um diário para desabafar, escreva uma carta dizendo tudo que está pensando, mesmo que não a entregue depois. Isso a ajudará a digerir os fatos sem apelar para procurá-lo.
    • Outra opção é ligar para um amigo e desabafar.
    • Evite ir aos lugares em que podem se encontrar, como bares, restaurantes, shoppings e casas noturnas, mesmo que isso requeira mudar sua rotina; se você passa pela casa dele para o trabalho ou escola, escolha outra rota.
  3. Mesmo que você estabeleça limites, seu ex-namorado pode insistir em contatá-la. Talvez ele mande mensagens carinhosas demais para mostrar que ainda a quer, mas você não deve responder. Ele está quebrando o acordo que fizeram para facilitar vida pós-término e você tem o direito de fingir que não foi com você. [6]
    • Ele pode fazer isso para tentar forçar uma comunicação de sua parte. Não responda, a não ser que tenham concordado previamente com essas tentativas.
    • Procure assistência específica para casos de violência doméstica se achar que seu ex-parceiro pode persegui-la, assediá-la ou ameaçar sua integridade. Faça um B.O. e peça uma medida protetiva.
    • Lembre-se de que a amizade colorida continua sendo uma amizade.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Recuperando-se do término

PDF download Baixe em PDF
  1. Ficar de olho nas atualizações que ele fizer trará lembranças e sentimentos controversos. Talvez seja necessário até desfazer a amizade no ambiente virtual e bloqueá-lo. [7]
    • Pode parecer que esse contato não é grande coisa, mas pense em como você se sentirá quando ele começar a publicar fotos de encontros e novas namoradas.
    • Algumas pessoas preferem sair das redes sociais durante esse período. Pode ser bastante útil fazer uma pausa de uma semana a um mês da vida online, para se concentrar em sua própria vida e seguir seus objetivos sem se preocupar com a existência de seu ex-namorado.
  2. Quando um relacionamento acaba, a tendência é ter mais tempo para se dedicar a novos projetos e atividades. Comece ou retome hobbies de que gostava antes de ficar com sua ex, chame um amigo que não vê há muito tempo para jantar e façam algo divertido juntos! [8]
    • Algumas das melhores maneiras de voltar ao equilíbrio são fazer exercícios, passar tempo ao ar livre e fazer algo que adore. É normal sentir uma certa solidão no começo, mas com o tempo surgirá uma onda de independência prazerosa e você passará a curtir seus momentos solitários.
    • Passe mais tempo com as pessoas que ama. Cercar-se de quem nos ama e deseja nosso bem é um aspecto importante para o reconhecimento pessoal depois de uma separação.
  3. Dependendo do tipo e da duração do relacionamento, pode demorar um tempo para voltar a paquerar. Não se force a fazer nada que não queira, prefira estar pronto para isso. Eventualmente, você desejará procurar um novo amor.
    • Uma boa maneira de fazer isso é usar aplicativos de encontros, ainda mais se você quer casos menos sérios e encontros casuais. Esses aplicativos podem facilitar a vida de quem quer encontrar pessoas em situações similares.
    • Se o seu relacionamento acabou porque você queria casar e sua ex-parceira não, usar um aplicativo desse tipo pode ajudá-lo a encontrar uma pessoa especial que tem os mesmos objetivos que você.
    • Seja honesto quando falar sobre o momento que está encarando para novas paqueras. É claro que você não precisa mencionar os detalhes sórdidos, mas não há problemas em dizer que acabou de sair de um relacionamento sério. Diga que ainda está digerindo tudo que aconteceu, mas que está feliz de estar solteiro novamente.
    Publicidade

Dicas

  • Quando estabelecer seus limites, não os desrespeite. Se disser para seu ex-namorado que não quer mais contato, mas acabar mandando uma mensagem por impulso, ele achará que você não sabe o que quer e verá nisso uma oportunidade para se aproximar.
  • Se você sente que realmente gostaria de tê-lo como amigo, reflita sobre as razões para isso. Descubra se não tem interesse em voltar, se quer mantê-lo controlado e apaixonado ou se está simplesmente solitário. Seja honesto consigo mesmo.
Publicidade

Avisos

  • Existem diversos tipos de abuso em um relacionamento. Ele pode ser verbal, emocional, físico, financeiro, sexual, etc. Interrompa e impossibilite toda forma de comunicação entre vocês se o seu relacionamento foi marcado por abusos e não hesite em procurar um abrigo para vítimas de violência doméstica se necessário.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 34 038 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade