PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você está lendo este texto, provavelmente tem dúvidas sobre o seu relacionamento. Fazer uma autorreflexão é muito saudável em qualquer relação, mas como saber quando aquela sensação estranha é um indício de que chegou a hora de terminar? Acabar um namoro ou casamento nunca é fácil, até quando sabemos que é o certo a fazer. Contudo, primeiro, você tem que determinar se é o seu caso.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Entendendo o que você está sentindo

PDF download Baixe em PDF
  1. Você espera que ela mude de alguma forma? [1] Se sim, pense no que seria justo para a pessoa — e se a recíproca é verdadeira. Também é legal tentar aceitar essa característica que ela tem. Diga em voz alta: “Eu aceito que ela é desleixada”. Depois, imagine: esse fato pesa mais do que as partes boas da relação? Se não, aceite a pessoa como ela é, em vez de tentar mudá-la.
    • Se é algo muito incômodo e você não consegue superar, talvez seja hora de terminar. [2]
    • Talvez você e a pessoa tenham religiões diferentes, por exemplo. Se ela se recusar a se converter e a fé é algo muito importante na sua vida, pode ser hora de dar um tempo.
  2. Talvez você perceba que quer terminar porque não está disposto a resolver determinados problemas da sua personalidade, como insegurança ou medo de ser abandonado. Ainda assim, essas coisas sempre afloram no relacionamento. Por exemplo: pode ser que uma parceira de antes tenha traído você, o que afetou a sua confiança nos outros. Esse não seria um bom motivo para terminar; o ideal é sempre enfrentar os nossos medos, em vez de fugir deles.
    • Se você acha que os seus problemas estão atrapalhando o relacionamento, converse com a pessoa sobre o assunto e veja se dá para achar uma solução com ela.
    • Você também pode consultar um terapeuta profissional para resolver esses problemas.
  3. Se você está acostumado a fazer de tudo pelos outros, talvez a sua vontade não seja terminar, mas sim tenha medo de conversar com a pessoa. Ainda assim, nada de bom acontece quando ficamos com alguém por pena. Leia Como Parar de Ser Submisso(a) para descobrir mais.
    • O mesmo acontece quando toleramos um relacionamento só pela popularidade. Esse nunca é um bom motivo para se envolver com alguém. Só namore porque você gosta da pessoa.
    • Se você sabe que o relacionamento não tem futuro, o melhor a fazer é terminar imediatamente para o bem da pessoa. Assim, ela vai conseguir se recuperar e encontrar um parceiro mais adequado.
    • Embora seja ideal terminar o relacionamento em um momento calmo, não adie a conversa só por causa de um aniversário, um casamento ou outra data comemorativa que está vindo aí. Não fique inventando desculpas para enrolar, ou você nunca vai achar que é a hora certa (por mais que alguns momentos sejam mais ideais que os outros).
  4. Você tem medo de ficar solteiro? Esse é mais um motivo pelo qual as pessoas relutam em terminar. Ainda assim, ficar com alguém só pela conveniência não é justo para ninguém, já que vocês não vão conseguir crescer enquanto indivíduos e nem achar a pessoa certa. Leia Como Curtir Ser Solteiro e Como Ser Otimista para descobrir mais.
  5. Ninguém sabe explicar ao certo por que gosta ou ama alguém. Às vezes, não há conexão emocional; às vezes, o sentimento só acontece de um lado. Acontece — e é desagradável, mas não é culpa de ninguém. O afeto e o amor surgem naturalmente. Você pode até ter se apaixonado pela pessoa no passado, mas quanto tempo faz? Admita a verdade para facilitar toda a situação.
  6. Medite . Passe um tempo sozinho, com os olhos fechados e concentrado na sua respiração. Isso pode não levar você a uma epifania sobre o relacionamento, mas pode deixar a sua mente mais focada. Não se deixe tomar conta pelo pânico; sente-se, comece a refletir e esvazie a cabeça.
  7. Essa é uma questão importante. Se o pessoal do trabalho ou da faculdade for fazer um happy hour, você tem vontade de chamar a pessoa ou prefere inventar desculpas para ela não comparecer?
    • Algumas pessoas são mais tímidas em determinadas situações (e por isso não chamam os seus parceiros), mas no geral o certo é ter orgulho de estar ao lado da sua parceira. Se não é o seu caso, como é que vocês poderiam ser felizes juntos?
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Pensando na sua parceira

PDF download Baixe em PDF
  1. Aprenda a identificar se você está em um relacionamento abusivo . Esse tipo de relação não faz bem para ninguém. Para que nada dê errado, a pessoa que é controladora tem que mudar drasticamente de comportamento. Se ela se recusar (ou não conseguir), é melhor terminar de vez . Se parece que ela tenta controlar tudo e ameaça a sua independência, o problema é maior do que parecia. [3]
    • Se a pessoa tentar manipular ou controlar você, então talvez seja melhor terminar por celular ou mensagem, ou pedir ajuda a um amigo — caso o seu bem-estar esteja em risco.
  2. Se ela gostar mesmo de você, não vai ficar tentando menosprezar ou criticar todas as suas atitudes — o que é diferente de quem faz críticas positivas, que nos ajudem a crescer. Por exemplo: se você quebrar algo sem querer e a sua parceira disser “Seu idiota. Por que não presta atenção ao que faz de vez em quando?”, é porque está claro que é melhor terminar o mais cedo possível.
    • Essa falta de respeito também pode ser mais sutil. Talvez a pessoa tire sarro de certos aspectos da sua aparência, da sua carreira ou de outros fatores. Isso ainda é desrespeitoso.
  3. É normal discutir de vez em quando — o que pode até ser saudável, desde que seja construtivo. O que não é normal é gritar, discordar, xingar etc. o tempo todo sem motivo algum. Nesse caso, termine logo. [4]
  4. Esse é um sinal muito grave. Se a pessoa fica constrangida quando está ao seu lado (ou até diz isso com todas as letras), é melhor terminar. Existem poucos motivos para uma pessoa querer esconder o que sente, como se a família dela reprova o relacionamento. Contudo, caso a sua parceira não quer que os amigos ou conhecidos vejam vocês juntos em público, está na hora de colocar um fim na história. Busque alguém que não fique com vergonha da sua presença e do seu afeto.
  5. Se você sempre vai atrás da sua parceira em busca de afeto, talvez a situação não seja tão favorável — ainda mais se a pessoa se recusa a dar um beijo de despedida ou para falar oi, por exemplo. Não tenha medo de falar do assunto; talvez a pessoa tenha problemas de intimidade ou não queira tocar você por causa de algo sério que aconteceu. Seja qual for o problema, resolva-o ou termine de uma vez para não ficar estagnado.
  6. Se ela tenta forçar você a beber, transar [5] ou até fazer coisas irresponsáveis nas horas mais inconvenientes, é hora de terminar. Isso indica que ela não liga para o que você quer; e é melhor achar alguém mais adequado para a sua vida.
    • Você pode demorar um pouco para entender que fez algo desconfortável, já que só queria agradar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Refletindo sobre o relacionamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Por mais que não seja legal terminar porque um amigo seu disse que você “consegue achar alguém melhor”, é bom abrir os olhos se todos os seus amigos, parentes e até desconhecidos ficarem com o pé atrás. Caso eles tenham bons motivos para a desconfiança e disserem, por exemplo, que a sua parceira não gosta de você, fica ainda mais claro que é melhor terminar.
    • É claro que as pessoas podem não entender como o relacionamento funciona — e não é certo basear a qualidade do seu namoro ou casamento na opinião dos outros. Ainda assim, se todo mundo desconfiar, pelo menos considere a possibilidade de eles estarem certos.
  2. O relacionamento tem que andar e crescer em um ritmo próprio, no qual dê para conhecer a pessoa sem pressa. Se vocês se conhecem há poucos meses e já estão falando de casamento, por exemplo, pode ser que curtam a ideia de ter um compromisso sério, e não necessariamente que gostem um do outro. Se alguém ficar obcecado, é melhor ir mais devagar ou se afastar de vez.
  3. É normal não falar de assuntos como casamento, trabalho e afins quando temos 15 anos. Contudo, esses temas têm que surgir naturalmente em algum ponto para quem já está na casa dos 20 ou 30 e poucos. Caso contrário, vocês provavelmente não pensam que vão estar juntos por muito tempo. Assim, é bom refletir se vale a pena continuar investindo.
  4. Apesar de alguns sinais menos sérios poderem indicar que é hora de terminar, existem outros indícios que quase sempre apontam para o término como a decisão mais saudável. Termine se algum dos itens abaixo se encaixar na sua vida:
    • Se a pessoa já abusou de você física, psicológica, financeira ou sexualmente, bem como se já colocou em risco a sua saúde e segurança. [6]
    • Se a pessoa força você a fazer coisas desconfortáveis, como atividades perigosas e até criminosas. Esses ultimatos são sinais de que a relação é tóxica. Não caia no velho truque do “Se você me amasse, você faria...”.
    • Se vocês já não conseguem combinar em alguns aspectos importantes do relacionamento, como a comunicação, o sexo, a parte financeira ou o apoio emocional.
    • Se os ciúmes atrapalham a relação. Todo relacionamento fica nocivo quando uma das pessoas tenta restringir ou limitar o que a outra faz. Não deixe ninguém tomar o controle da sua vida social.
    • Se a sua parceira é dependente química e isso afeta a sua vida, a dos seus filhos etc.
    • Se você é dependente químico e não consegue melhorar. Nesses casos, não adianta insistir na relação.
    • Se o relacionamento foi construído em uma base superficial que já não dá certo, como festas, hobbies parecidos, sexo sem amor etc. (ainda mais se você quer deixar isso no passado).
    • Se a sua parceira tenta controlar o que você veste e a sua aparência. Não deixe ninguém tomar essas decisões no seu lugar.
  5. Um relacionamento saudável é aquele em que as pessoas demonstram amor e afeto em qualquer situação. Se não é o seu caso, talvez seja hora de terminar. Não tente consertar as coisas — poupe-se da dor de cabeça e das mágoas. Lembre-se de que há alguém certo para a sua vida por aí.
  6. Se você se vê viajando no futuro, mas a pessoa quer ficar parada em um só lugar, é porque há um problema. O mesmo vale para quando um quer ter filhos, mas o outro não. Termine o relacionamento se as suas metas de vida forem muito distintas.
    • É normal mudar de objetivo quando se é adolescente. Contudo, se vocês começarem a planejar o futuro e virem que têm objetivos muito distintos, é melhor repensar as coisas.
  7. Trair nunca é um bom sinal, mesmo que você esteja infeliz com o relacionamento. Dá até para perdoar, mas quando esse erro se torna um hábito é porque é difícil ter salvação. Talvez essa seja a forma de a pessoa (ou você) dizer que não está mais contente.
  8. Essa parte é difícil. Vocês podem até ter se amado no passado, mas alguns relacionamentos chegam em um ponto em que uma ou as duas pessoas já não sentem o mesmo. Se for o seu caso, é hora de terminar. Esse é um dos motivos mais difíceis para acabar com um namoro ou casamento (já que não é culpa de ninguém) e, mesmo que ainda haja afeto entre vocês, não quer dizer que ainda devam tentar fazer as coisas darem certo.
  9. Todo tipo de mentira ou segredo — mesmo que não seja tão grave quanto uma traição — indica que há um problema de confiança e honra no relacionamento. Não é legal esconder nada de ruim da sua parceira. Querer “poupar” a pessoa dos seus problemas de trabalho é uma coisa; esconder o fato de que você está tentando conseguir um emprego em outro estado é outra.
  10. Se vocês já não demonstram gestos românticos, planejam encontros nas datas comemorativas, cuidam um do outro quando estão doentes (ou não demonstram afeto de outras formas), é porque ambos estão acomodados demais. Nesse caso, talvez não valha mais a pena insistir. [7]
  11. Talvez você e a sua parceira já terminaram, mas só não conversaram sobre o assunto. Se vocês passam os fins de semana separados, visitando os amigos e os parentes sozinhos ou fazendo outras coisas do tipo, é porque a distância já afetou a relação e é hora de dar um basta.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Tomando uma atitude

PDF download Baixe em PDF
  1. Só dá para saber se o relacionamento não tem mais salvação quando você e a sua parceira estiverem calmos. Além disso, é muito difícil dar um ponto final nas coisas quando estamos com raiva. Só tome esse tipo de decisão em momentos lúcidos e racionais.
  2. Combine de encontrá-la só depois de uma ou duas semanas e deixe claro que vocês ainda estão juntos (para que ninguém saia por aí beijando outras pessoas). Não a encontre, não ligue e nem envie mensagens nesse meio tempo. Esse período pode deixar tudo mais claro. Se for difícil no início, mas você se acostumar à ausência, terminar é uma boa ideia.
    • Se você gostar dos primeiros dias de liberdade, mas sentir falta da pessoa e achar que a sua vida está incompleta sem ela, tente consertar o que está errado no relacionamento. Leia Como Dar Espaço ao Seu Parceiro para obter mais informações.
  3. Depois de refletir bastante, você pode pensar se os sinais de um bom relacionamento se aplicam à sua vida. Veja alguns exemplos de que dá para lutar para consertar as coisas, mesmo que seja necessário mudar:
    • Se há uma base sólida de valores entre vocês, ainda mais em sentidos espiritual e moral.
    • Se vocês ainda confiam um no outro e sabem que tomam as melhores decisões para o casal.
    • Se as coisas ficaram difíceis de repente, pegando vocês de surpresa: problemas de saúde, traumas, dificuldades financeiras, vícios e depressão são alguns exemplos. Tenha paciência, deixe a poeira baixar e apoie a pessoa.
    • Se vocês estão presos em um ciclo vicioso de determinados comportamentos e reações. Quebre-o e retome o controle das suas atitudes; peça uma trégua e dê tempo para a pessoa se recuperar.
    • Se você costuma evitar todo tipo de comprometimento quando surgem problemas. Acalme-se e tente recuperar pelo menos a amizade. Em seguida, mostre o seu afeto para não desistir de tudo só por causa de alguns empecilhos.
    • Se vocês se afastaram aos poucos, mas ainda querem lutar. É bom conversar, ouvir, passar um tempo juntos e ver o que dá para fazer.
    Publicidade

Dicas

  • Peça ajuda e conselhos aos amigos e parentes sobre o seu relacionamento, mas lembre-se de que a decisão final é só sua.
  • Liste os prós e os contras do relacionamento. Se houver mais motivos para terminar do que para insistir, é hora de acabar.
  • Independentemente de quem está terminando (você ou a pessoa), aceite. Se ela decidir acabar com tudo porque sente que você não cumpre as expectativas que ela tem, é melhor parar de vez. Diga que está grato por ela fazer você perceber que é hora de pensar mais em si mesmo. Aceite as críticas positivas e deixe o passado para trás.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 443 690 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade