Baixe em PDF Baixe em PDF

Tentar ligar o carro ao sair para o trabalho e não conseguir é uma situação muito estressante, pior ainda se estiver na rua, preparando-se para voltar para casa. Felizmente, salvar-se de uma bateria descarregada é muito fácil. Basta colocar duas baterias em paralelo, ou seja, fazer uma chupeta. Para isso, só vai ser preciso um par de cabos auxiliares de partida (cabos de chupeta) e a ajuda de um carro com a bateria boa.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando os carros

Baixe em PDF
  1. Rádio, ar-condicionado, faróis, limpadores de para-brisas, etc. Todos eles drenam a energia da bateria. Portanto, para a bateria carregar mais rapidamente, desligue-os.
  2. O carro de apoio precisa estar com a bateria boa. Geralmente, pará-los frente a frente é a melhor solução, mas há casos em que eles só podem ser parados lado a lado. O importante é evitar que eles se encostem um no outro.
  3. Eles servirão para ligar a bateria ruim na boa, fazendo com que a corrente flua entre elas, possibilitando a partida. Existem vários tipos de cabos, os mais longos facilitam a conexão, porém são menos eficientes na transmissão. Os mais grossos transmitem a energia mais rápido.
  4. Cada carro tem um lugar diferente (nem sempre de fácil acesso) para posicionar a bateria. A maioria, porém, tem-na posicionada no compartimento do motor, abaixo do capô. Note que elas possuem terminais de transmissão, que são dois pinos grossos na parte superior, nos quais já há cabos elétricos conectados.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Ligando o carro

Baixe em PDF
  1. Comece conectando o cabo vermelho no polo positivo da bateria ruim primeiro. Depois conecte a outra ponta do mesmo cabo ao terminal positivo da bateria boa. Confira se as presilhas (jacarés) estão bem fixos e não correm risco de se soltarem.
  2. A partir de agora o cabo está energizado, portanto, não encoste no conector e nem o encoste na pintura do carro.
  3. NÃO o ligue no terminal negativo da bateria ruim, pois no momento em que começar a transmissão de energia, podem ocorrer faíscas que irão danificá-la. Por isso é necessário aterrá-lo, ligando-o à carcaça do carro. [1]
  4. A bateria vai começar a carregar.
  5. É necessário que ela tenha energia suficiente para conseguir ligar o carro na hora de dar a partida. Acenda uma luz de cortesia interna, para fazer um teste. Caso a lâmpada brilhe normalmente, sem variar a intensidade, é sinal de que a bateria já suporta a partida. Do contrário, espere um pouco mais.
  6. Às vezes, basta conectar os cabos e ligar, mas, se não funcionar na primeira, tente mais duas ou três vezes. Não tendo sucesso, espere a bateria carregar por mais alguns minutos. [2]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Desacoplando

Baixe em PDF
  1. Assim que o carro estiver funcionando, é hora de começar a desconectar os cabos. Comece removendo o cabo ligado à lataria do carro.
  2. Tire o cabo preto da bateria boa. Depois, remova o cabo vermelho da mesma bateria.
  3. Pronto, todos os cabos estão desconectados. Feche os capôs e agradeça ao motorista do carro de apoio.
  4. Enquanto o motor estiver em funcionamento, o alternador estará carregando a bateria. Deixe-a carregando por alguns minutos antes de sair. [3]
  5. Às vezes, a bateria se descarrega por causa do clima, ou por causa de um farol aceso – um simples alarme ligado também pode ser o responsável. Mas também pode ser devido a problemas mais sérios, como um alternador defeituoso. Caso suspeite de algo parecido, leve o carro a um mecânico.
    Publicidade

Dicas

  • Coloque equipamentos de proteção individual, como óculos e luva, caso os possua.
  • Se não conseguir ligar o carro após fazer a chupeta, pode ser que haja um problema mais sério, que exige a atenção de um mecânico.
  • Mesmo que ele ligue com a chupeta e depois não consiga ligar novamente, uma visita ao mecânico é necessária.
Publicidade

Avisos

  • Confirme que o cabo preto conectado à bateria ruim não vai se soltar. Tenha certeza de ninguém irá esbarrar nele, de que o terminal está bem fixo e que o jacaré possui aderência suficiente.
  • Não inverta os cabos durante a conexão, lembre-se sempre da regra: positivo com positivo e negativo com lataria.
  • Verifique se todas as conexões foram feitas de maneira adequada. As conexões folgadas podem danificar o veículo e colocar a segurança do motorista em risco.
  • Percebendo que os terminais da bateria estão enferrujados, é melhor limpá-los para que as conexões tenham uma boa transmissibilidade – use esponja de aço para isto.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Cabo de chupeta (também conhecido como cabo de transmissão de carga ou auxiliar de partida)
  • Outro carro com a bateria boa
  • Luvas
  • Protetor de olhos
  • Esponja de aço

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 74 674 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade