Baixe em PDF Baixe em PDF

Os vidros elétricos são muito práticos, até que algum defeito acontece e não funcionam mais. O que fazer? O primeiro passo, que era vir até este artigo, você já fez. Continue lendo para aprender rapidamente como levantar o vidro e proteger a parte interna do carro. Para que isso não volte a ocorrer, é preciso descobrir o que causou o problema; a boa notícia é que, na maioria das vezes, é algo simples e que pode ser solucionado sem a necessidade de gastar uma fortuna em uma oficina mecânica!

Método 1
Método 1 de 2:

Fechando o vidro

Baixe em PDF
  1. Se esse dispositivo, utilizado para crianças não abrirem a porta, foi acionado por engano, o botão que controla o vidro também pode parar de funcionar. Como é algo bem comum, vale a pena investigar! [1]
    • Quando não tiver certeza ou não conseguir identificar o que acontece, tente travar e destravar a porta algumas vezes, sempre testando se a janela volta a funcionar após destravar ou se algo de diferente acontece. Caso o problema seja resolvido, só respire fundo e fique tranquilo: você vai dar risada ao lembrar disso depois.
  2. Se o problema acontece em qualquer janela que não seja a do motorista, deve haver um outro botão para controlar a janela em questão. [2]
    • Por exemplo: se o botão da janela no lado do passageiro não funciona, tente usar o botão principal, na porta do motorista.
  3. Dá para perceber que a janela saiu do trilho devido ao zumbido que o motor vai fazer (e porque nada vai acontecer). Às vezes, bater a porta do carro é o suficiente para que ele se encaixe novamente no trilho. [3]
    • Quando puder, tente bater a porta e apertar o botão para subir o vidro ao mesmo tempo.
    • Isso também pode ajudar o motor a “pegar”, se ele estiver com problemas. O problema não será consertado, mas perlo menos permitirá que a janela possa ser fechada.
  4. Com a palma da mão (ou a parte um pouco mais para baixo, quase no pulso), dê uma bela pancada na porta. É mais uma maneira de recolocar a janela no trilho de novo para que o motor possa subi-la. Mantenha o botão de subir a janela pressionado ao mesmo tempo. [4]
    • Outra opção é atingir a parte superior do forro da porta, mais perto da janela. Se algo estiver preso, o impacto pode retirar o objeto dali.
    • Tente também dar uma pancada seca perto do ponto em que o motor da janela está localizado (geralmente mais ao fim da porta). Se o motor estiver engasgando, isso poderá fazer com que ele volte a funcionar.
  5. Aproxime-se da porta aberta e coloque a palma de uma mão na parte externa da janela, e a outra no lado diretamente oposto, com as palmas umas viradas à outra. Seja firme o pressionar o vidro com a palma das mãos e tente, lentamente, subi-lo para fechar a janela. [5]
    • Se não há muito espaço para “segurar” a janela, tente puxá-la um pouco para cima com os dedos para depois conseguir colocar as mãos nela (uma em cada lado).
    • Seja cuidadoso e vá com calma. Se o motor “pegar” e a janela começar a se mexer sozinha, há risco de esmagar seus dedos!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Consertando um vidro elétrico travado

Baixe em PDF
  1. Se o carro ficou parado fora de casa e com a janela para baixo, pode haver pó e detritos presos na abertura da janela; uma rápida limpeza é o suficiente. Retire toda a sujeira e a janela deverá voltar a funcionar. [6]
  2. Até mesmo um pequeno amassado no lugar errado pode estar causando pressão na janela. Na maioria das vezes, você mesmo pode colocar o vidro no lugar. O impacto também pode ter tirado o vidro do trilho, impedindo que o motor consiga movimentá-lo. [7]
    • Para que a janela se encaixe no trilho de novo, bata a porta e segure o botão do vidro na posição “up”, como se fosse fechar a janela. Se isso não der certo, talvez seja necessário tirar o painel da porta para colocar o vidro manualmente de volta no lugar certo.
  3. [8] A caixa de fusíveis deve ficar atrás de um pequeno painel que pode ser acessado pelo lado do motorista; consulte o manual do veículo para achar um diagrama com as funções de cada fusível. Abra a porta em que o painel estiver localizado e analise o estado do fusível que comanda as janelas. Se o fio estiver queimado ou derretido, o fusível já não funciona mais, portanto, dirija-se a um autoelétrico para trocá-lo; não deve custar mais do que R$ 60 ou R$ 70. [9]
    • Caso tenha confiança, é relativamente simples trocar os fusíveis. Basta desencaixar o velho, inserir o novo e pronto! Nem chamar um mecânico será necessário.
  4. Primeiro desconecte o polo negativo e depois o positivo; retire a bateria completamente de dentro do automóvel e deixe-a de lado. Agora, conecte um terminal no outro e deixe-os em contato por ao menos 30 minutos. Separe-as e reinstale a bateria ; logo o sistema eletrônico será “resetado”, o que pode resolver o problema com o vidro elétrico. [10]
    • Como os terminais estavam conectados à bateria anteriormente, eles devem encaixar um ao outro sem maiores dificuldades. Se eles não se alcançam, você pode usar um cabo para dar partida como uma “extensão”.
    • Sempre remova fisicamente a bateria do carro. Apenas desconectar o cabo pode fazer com que os terminais toquem nela e há risco de “fritar” o sistema elétrico do veículo.
  5. Caso ouça um rangido ou um estalido ao apertar esse botão, provavelmente há algum problema no motor. No entanto, se nenhum ruído for emitido ou você ouvir somente um “clique” baixo, o botão pode estar com algum defeito. Por sorte, é relativamente fácil trocá-los por conta própria, mas, se preferir, leve a um autoelétrico. [11]
    • Tente fechar ou abrir a janela com outro botão. Por exemplo: se o defeito é do lado do passageiro, tente subir o vidro com o botão do lado do motorista. Caso consiga, realmente o problema é do botão na porta do passageiro (ou nos fios e cabos que conectam um ao outro).
  6. Na maioria dos carros, esse forro da porta pode ser facilmente desencaixado, desde que saiba onde olhar e mexer. Usando o ano, o modelo e a fabricante do veículo, procure on-line por um manual de conserto com o diagrama da porta. Se já havia um barulho semelhante a um rangido ou um “choramingo” alguns dias ou semanas antes de que ele travasse de vez, é sinal de que o motor está com problema. [12]
    • Após tirar esse painel, você verá o motor e o trilho do vidro elétrico. Na maioria das vezes, você mesmo poderá trocar a peça, já que é um processo relativamente simples. Dirija-se a um mecânico em caso de dúvida.
    • Infelizmente, não há como substituir apenas o motor, será preciso fazer isso com todo o sistema do vidro elétrico. Nas lojas de peças automotivas, é apenas assim que se pode encontrá-lo.
    • Antes de trocar o motor e o sistema todo, tente as soluções mais rápidas e fáceis. Sim, você pode realizar essa tarefa sozinho, mas saiba que vai demorar algumas horas.
    Publicidade

Avisos

  • Se você conseguir fazer o vidro subir, não tente abaixá-lo de novo até descobrir o que fez com que ele travasse e consiga consertar o problema de vez. É uma boa ideia colocar fita sobre o botão para não o apertar devido ao hábito de abaixar o vidro.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 21 463 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade