Baixe em PDF
Baixe em PDF
A farinha de coco é uma iguaria feita a partir da polpa do coco, após a produção do já apreciado leite de coco. É um popular substituto da farinha tradicional, rico em proteínas e sem glúten. O melhor de tudo é que você pode facilmente fazer sua própria farinha de coco em casa. Siga os passos abaixo se quiser aprender a como proceder.
Ingredientes
- 1 coco maduro;
- 4 xícaras (1 L) de água fervente.
Passos
-
Faça um buraco no coco. Use um dos “olhos” ou “recuos” do coco, pois trata-se da parte mais sensível da fruta.
- Use um saca-rolhas, uma chave de fenda, ou espeto metálico. Se você tiver uma furadeira elétrica, pode adaptá-la como ferramenta criativa.
- Na pior das hipóteses, você pode usar um martelo e um prego. Crie um furo martelando um prego no coco, e depois remova-o com a parte de trás da ferramenta.
- Crie um buraco em um dos três "olhos" do coco. Esses são os pontos mais frágeis da casca e mais fáceis de perfurar.
- Apoie o coco em uma superfície antiderrapante, como uma tábua de corte ou uma toalha de cozinha, para evitar que ele escorregue conforme você tenta furá-lo.
-
Drene água de coco. Vire o coco de cabeça para baixo para que o líquido no centro caia fora da fruta.
- A água de coco pode ser usada para cozinhar ou mesmo para ser servida como bebida. Procure aproveitá-la ao invés de jogar tudo pelo ralo.
-
Quebre o coco. Coloque o coco em um grande saco plástico ou enrole-o firmemente em uma toalha de cozinha. Bata no coco com um martelo ou rolo de macarrão até que ele se quebre em duas ou mais partes.
- Para um melhor resultado, use uma superfície bastante dura, como a parede ou o chão. Não use nunca seu balcão da cozinha, pois você pode acabar danificando-o.
- Use o máximo de força possível para quebrar o coco ao meio. Alguns vão abrir rapidamente, enquanto outros podem levar um pouco mais de tempo e de esforço.
- Você também pode abrir o coco batendo seu centro em uma pedra afiada. Uma outra alternativa é o emprego de um serrote ou faca larga de serra.
-
Remova a polpa do coco. Com o auxílio de uma faca de manteiga padrão, ou qualquer outra pequena faca, separe a polpa do coco e sua casca.
- Insira a faca no espaço entre a polpa branca e a casca e vá removendo o interior branco da fruta aos poucos.
- Para tornar o processo mais fácil ,corte a polpa em seções em forma de V, que podem ser facilmente removidas.
- Você pode colocar uma colher de metal ou faca sem ponta entre a polpa e a casca sem fazer fatia alguma no meio do coco. Se conseguir, tente remover a polpa da casca usando o utensílio de alavanca.
-
Descasque a “pelinha marrom” da polpa removida. Use um descascador de vegetais para remover a camada fina de pele castanha do lado de fora da carne branca do coco.
- Se você removeu com sucesso toda a "carne" da casca, haverá uma pele marrom na parte da polpa que estava unida à parte externa do coco. Esta pele precisa ser removida antes de continuar com a produção de sua farinha.
Publicidade
-
Transfira a polpa para um liquidificador. Se os pedaços forem grandes demais para caber em seu liquidificador, corte-os em pequenas porções usando a mesma faca de manteiga empregada para remover o interior branco da casca.
- Se desejar, você pode usar um processador de alimentos ao invés de um liquidificador. Certifique-se apenas de que o processador seja grande o suficiente para conter tanto o coco quanto a água que você estará adicionando a ele.
-
Adicione a água. Encha uma chaleira ou panela com 1L de água e ferva em fogo alto. Despeje essa água no liquidificador junto à polpa removida do coco.
- A água deve cobrir completamente o coco.
- Estritamente falando, a água não precisa estar fervendo, mas neste estado a liquidificação do coco pode ter seu tempo bastante reduzido.
- Para atingir o mesmo nível de absorção usando água fria ou em temperatura ambiente, deixe a polpa do coco de molho na água por 2 horas antes de continuar.
-
Bata em alta velocidade. Bata durante cerca de 5 minutos ou até que a polpa apresente uma consistência relativamente suave.
- O creme resultante deve ter aspecto homogêneo, sem quaisquer grumos não batidos de polpa.
-
Deixe esfriar um pouco (se for o caso). Espere mais uns cinco minutinhos para que a mistura resfrie.
- Se não der tempo suficiente para o creme arrefecer, você poderá acabar se queimando no próximo passo.
-
Drene o leite de coco através de um voal ou qualquer pano fibroso. Passe o creme pelo voal, apertando o tecido do pano para que ele drene completamente. Separe, numa tigela, o material que sobrou no pano. Será destas fibras que faremos nossa farinha de coco.
- Você também pode usar morim. Coloque o morim sobre um coador e despeje o conteúdo do liquidificador nele. Colete o leite em uma tigela colocada abaixo do coador e use a polpa para fazer farinha.
- O leite de coco não tem mais utilidade neste processo em específico. Ele pode ser descartado, se você quiser, mas costuma-se usá-lo para beber ou como substituto do leite de vaca..
Publicidade
-
Pré-aqueça o forno a pouco menos de 100 graus. Enquanto isso, prepare uma assadeira grande colocando uma folha de papel manteiga sobre ela.
- O forno precisa ser ajustado para uma temperatura muito baixa. O objetivo é desidratar a polpa de coco sem torrar ou queimá-la. Por isso, use a temperatura mais baixa possível;
- Não use spray de cozinha. A superfície da assadeira precisa estar seca.
- Não use papel alumínio. O sabor delicado do coco pode ser afetado pelo gosto metálico da folha.
-
Transfira a polpa de coco (sem o leite) para a assadeira. Espalhe as fibras sobre o papel manteiga, formando uma camada uniforme.
- Use um garfo para quebrar os grandes pedaços de polpa. A camada deve ser tão fina quanto possível.
-
Asse a polpa durante 45 minutos. Cozinhe a polpa (sem o leite) até que ela fique completamente seca ao toque.
- Depois, deixe esfriar por 1 ou 2 minutos. Toque cuidadosamente com as mãos: se parecer perfeitamente seco, o coco está pronto para a próxima e última fase. Se ainda sentir um pouco de umidade, você deve colocá-lo de volta ao forno por mais alguns minutos.
- O coco pode queimar mesmo em baixas temperaturas, por isso é preciso monitorar de perto todo o processo. Retire a assadeira, se for o caso, antes de queimar.
Publicidade
-
Transfira a polpa desidratada para um processador de alimentos. Raspe todo o coco seco da assadeira preparada com a folha de papel manteiga.
- Não adicione água ou outros ingredientes. É fundamental que o coco esteja completamente seco, uma vez colocado no processador de alimentos ou de volta no liquidificador.
- O liquidificador ou o processador de alimentos precisam estar completamente secos para o processo.
-
Bata o coco seco em potência máxima. Pulse ou misture o coco seco por 1 ou 2 minutos, ou até que ele aparente estar finamente moído.
- Você pode usar uma espátula ou colher para misturar um pouco a farinha, mas ao fazê-lo, tome o devido cuidado para que o aparelho esteja desligado.
-
Guarde a farinha em um recipiente hermético, livre de umidade. Você pode usar a farinha imediatamente, mas caso queira guardá-la para depois, use um recipiente hermético (que possa ser fechado ou lacrado).
- Quando armazenada adequadamente, a farinha de coco pode durar até um ano na prateleira;
- A farinha de coco fresca geralmente apresentará um gosto melhor do que a farinha de coco guardada.
Publicidade
Dicas
- Para economizar tempo, use coco ralado sem açúcar ou flocos de coco ao invés de trabalhar com um coco inteiro comprado na feira ou no mercado.
Publicidade
Materiais Necessários
- Furadeira, saca-rolhas, chave de fenda, espeto de metal, ou martelo e prego;
- Pano de prato;
- Saco grande de plástico;
- Faca de manteiga ou colher de metal;
- Descascador de legumes;
- Chaleira ou panela;
- Liquidificador ou processador de alimentos;
- Voal ou tecido fibroso;
- Tigela;
- Assadeira;
- Papel manteiga;
- Forno;
- Espátula;
- Recipiente lacrável.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 70 419 vezes.
Publicidade