Baixe em PDF Baixe em PDF

Vocês andam juntos há algum tempo. Você o ama. Ele te ama. Porém, o momento mágico ainda não aconteceu. Como fazer ele pedi-la em casamento ? Apenas siga estes passos para descobrir.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Verificando se ele está preparado

Baixe em PDF
  1. Talvez vocês estejam juntos há mais de um ano – talvez cinco. Porém, isso não significa que ele esteja pronto para casar com você. Alguns homens querem se casar eventualmente, mas apenas quando pensarem estar preparados. O conceito de “preparado” é complicado e normalmente envolve um sentimento de que ele “preparou o terreno”; ou seja: se aventurou, se divertiu independentemente, é financeiramente estável, é maduro e está pronto para se assentar. Todos esses motivos são válidos, sendo que você não deve ignorá-lo ou forçá-lo a fazer algo para o qual ele não está preparado.
    • Veja se ele se dedica a você de maneiras diferentes. Isso poderia significar morar com você; compartilhar um bicho de estimação com você; se mudar para uma nova cidade com você; ou até se colocar no mesmo círculo social que você.
    • Veja se ele teve outros relacionamentos. Caso ele tenha tido um relacionamento amoroso significante anteriormente, você não pode ter inveja: na verdade, você deve sentir sorte por estar convivendo com um homem mais experiente e com menos vontade de “jogar com todas as cartas” e explorar opções.
  2. Todo relacionamento é diferente, e muitos casais que permaneceram juntos apenas por um ano ou dois podem ter casamentos tão felizes quanto aqueles que esperaram cinco ou dez anos para se casarem. Se este não é o momento certo na vida de seu homem, então não importa quanto tempo ambos estiveram juntos.
    • Este pode não ser o melhor momento para o casamento se: ele ainda estiver tentando encontrar uma carreira; se todos os amigos dele ainda forem solteiros e nem estiverem namorando; ou se ele possuir muitos problemas pessoais a resolver.
    • A mente dele estará concentrada em outras coisas caso ele não esteja sentindo uma estabilidade pessoal, financeira ou até mesmo física.
    • Ainda assim, mantenha em mente de que não há momento perfeito para se casar. Pode ser que haja problemas maiores em seu relacionamento caso você nunca tenha sentido que “este é o momento certo” para o casamento.
  3. Se quiser que seu namorado peça você em casamento, você deve garantir que ele não possa imaginar a própria vida sem sua presença. Claro, vocês estão juntos há mais de três anos, mas isso significa que ele quer ficar com você por mais trinta? É certo que seu namorado quer viver com você se disser “nós” toda vez que falar do futuro e mencionar morar em outro lugar com você, comprar uma casa com você, ou até criar filhos com você.
    • Talvez ele esteja tentando evitar o assunto caso nunca fale sobre o que acontecerá nos próximos seis meses (mesmo que ambos estejam planejando participar de um casamento) ou caso passe muito tempo estudando no exterior.
  4. Alguns homens parecem muito desinteressados pelo casamento – eles não têm problemas em casar, mas também não se importam com o casamento. Se este for o caso, não espere que seu namorado fique tão entusiasmado com o casamento quanto você e aceite que ele pode fazer isso apenas por ser um desejo da namorada. Você terá muito trabalho para realizar o casamento de seus sonhos.
    • Também é possível que ele não queira se casar. Esperar que um cara que decididamente não acredite no casamento proponha o mesmo é perda de tempo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Espalhando pistas

Baixe em PDF
  1. Para evitar espantar seu namorado, você deve começar sendo sútil e pavimentando seu caminho através de conversas sobre o casamento. Você deve começar casualmente uma conversa sobre casamento que não envolva diretamente os seus desejos. Por exemplo, você pode mencionar alguém que se casou ou noivou recentemente ou comentar sobre comerciais acerca do assunto. Um bom jeito de começar as coisas é expressar confusão ou até um leve criticismo. Eis como fazê-lo:
    • Você poderia dizer “Uma colega acabou de voltar da lua-de-mel. Você sabe aonde ela foi? Para a praia. Isso é estranho, porque a gente vai para a praia todo mês e é tão pertinho daqui. Se eu saísse para uma lua-de-mel, eu gostaria de ir a um lugar novo e exótico. Não concorda?”.
    • Você poderia dizer: “Você consegue acreditar que o João pediu a Marla em casamento na Roda-Gigante? Eu acho que isso foi perfeito para eles, mas certamente faria algo um pouquinho diferente”.
  2. Não diga: “Mal posso esperar para ter dez filhos com você!”. Comece a fazer comentários sutis que façam alusão aos dois permanecendo juntos no futuro, casados ou não. Se ele não responder a essa abordagem indireta, comece a criar frases um pouco mais diretas, como “se continuarmos juntos”, “se vivermos juntos” e, por último, “se estivermos casados”.
    • Observe a reação dele quando você discute sobre o futuro. Veja se ele continua a conversa ou evita o tema.
    • Lembre-se de que esta é uma conversa nova para seu namorado e ele precisa de tempo para avaliar os próprios pensamentos – mesmo que você já ande pensando nisso há um bom tempo. Não espere que ele lhe dê uma resposta imediata.
  3. Sugira que este é um bom tempo para sair de férias caso você pense que seu homem só está esperando o momento certo para pedi-la em casamento. Planeje a data com boa antecedência – talvez dois ou três meses antes da viagem – para que o homem tenha tempo de pensar se este é um bom lugar para propor o casamento. Não mencione nada sobre como este seria o lugar perfeito para o pedido e espere que ele adivinhe isso. [1]
    • Se você não mencionar que este seria o lugar perfeito para a proposta de casamento, ele não se sentirá pressionado.
    • E mesmo se ele não pedir você em casamento, vê-la em um ambiente romântico onde muitas pessoas fazem o pedido fará ele pensar no assunto.
  4. Este é um ponto importante. Muitos homens não fazem o pedido por quererem continuamente descobrir qual tipo de aliança a mulher quer e qual o tamanho ideal do anel. Muitos homens não pedem suas namoradas em casamento por não estarem preparados para abrir mão de milhares de reais por um anel de diamante, sendo que seria necessário economizar uma vida toda para pagar algo desse gênero.
    • Bem, se você não quiser uma aliança cara (ou até mesmo uma aliança em si), será preciso mencionar isso, de maneira sutil, para que ele saiba que tal fator não deve ser levado em consideração no pedido.
    • Você pode mencionar seus pensamentos sobre a aliança ao falar sobre o anel de outra pessoa. Você poderia dizer “Você viu a aliança que o Ricardo deu pra Sheila? Mal posso acreditar que ela não caiu dura com aquilo na mão. Eu jamais iria querer uma aliança daquelas – preferiria algo menor e mais simples”.
  5. Ainda que o pedido não mencione um casamento imediato, muitos homens evitarão fazer a proposta por terem medo de não conseguir pagar uma cerimônia cara para 400 pessoas, ou por não desejarem ficar presos a todo o processo de planejamento. Bem, se você planeja fazer um pequeno casamento num parque com 50 familiares e amigos próximos, vestindo-se casualmente, será preciso mencionar isso também.
    • Ainda que isso não deva ser um fator na decisão do homem, pode ser um empecilho no meio do planejamento dele.
  6. Ainda que ele ache que você é muito divertida ou uma gatinha, você deve fazê-lo enxergá-la como esposa – como uma mulher que será sua parceira eterna e potencialmente a mãe de seus filhos. Portanto, demonstre a ele que você pode ser uma ótima esposa e uma namorada divertida. Permita que ele veja que você é independente e tem uma ótima carreira enquanto demonstra: que poderia cuidar dele quando ele estivesse doente; que você pode decorar sua casa de uma ótima maneira; e que pode preparar uma ótima refeição – nada de muito fabuloso é preciso.
    • Se você quiser que ele a enxergue como esposa, seu relacionamento deve permanecer positivo na maior parte do tempo. Se você passa maior parte do tempo brigando ou reclamando de suas inseguranças, ele não pensará em se casar.
    • Mostre a ele que vocês já agem em conjunto e que estão prontos para o casamento. Ele não a pedirá em casamento caso não pense que a vida do casal estará completa antes do mesmo.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Seja direta

Baixe em PDF
  1. Você pode livrá-lo dos medos ao demonstrar-lhe que não há nada a temer caso ambos já tenham discutido sobre o casamento. Talvez ele ache que você mudará de alguma forma após o casamento, estabelecendo-se numa zona de conforto. Ou, talvez, ele possa estar preocupado com uma possível pressão imediata para ter filhos logo após o matrimônio. Talvez seu namorado sinta alguma insegurança, sendo que ele não consegue se imaginar no papel de marido.
    • Se ele estiver preocupado com a aliança do casamento em si, então você pode pensar em algumas respostas criativas. Se ele não puder pagar a aliança, você poderia viver sem uma? Se ele não quiser uma cerimônia grande, você gostaria de fazer um casamento menor e mais particular?
    • Mostre a ele alguns casais com casamentos felizes e admiráveis caso ele tenha medo de que o casamento retire o brilho do relacionamento.
  2. Caso ele seja um pensador lógico, apele a essa parte do cérebro dele. Ainda que essa não seja a abordagem mais romântica do mundo, o casamento possui seus benefícios práticos. Benefícios práticos e legais do casamento incluem colocar sua metade significante no seu plano de seguro; tornar-se elegível para mais benefícios do governo; e administrar melhor o imposto de renda e o salário. [2]
    • O casamento também é um jeito eficiente de garantir que seu parceiro receba cuidados caso você morra repentinamente. Se vocês não forem casados e um dos dois morrer subitamente, o outro não herdará nada (a não ser que os últimos desejos da pessoa estejam num testamento). E mesmo estando no testamento , cobrar-se-á impostos em cima dessa herança. Sendo casados, você pode receber salários, compensações e aposentadorias do falecido/falecida.
    • Ainda que você não queira usar dessa linha mórbida de raciocínio, ela é muito lógica, podendo sempre ser considerada – especialmente se ambos andam juntos há quinze anos sem estarem casados.
  3. Se ele realmente parecer incerto sobre se quer casar com você ou não, ou até mesmo se dizer que precisa de algum tempo para pensar no assunto, permita-lhe pensar. Mas esclareça que você não esperará para sempre, e que é uma mulher que interessaria qualquer homem que deseja um casamento. [3]
    • Ainda que você não deva fazê-lo se sentir mal por não ter certeza ou forçá-lo a propor o casamento por causa de inveja ou culpa, é preciso mostrar-lhe que você investiu muito tempo e amor nesse relacionamento. Demonstre a ele que você também tem seus limites.
  4. . Se você acha que este é o tempo certo e que ambos estão prontos para o casamento, pense o seguinte: este é o século 21, e você pode resolver esse problema por conta própria. Caso já venha esperando há muito tempo e esteja certa de que a única coisa impedindo o homem é a proposta em si em vez de tudo relacionado ao matrimônio, acelere as coisas e peça-lhe em casamento.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Saiba o que não fazer

Baixe em PDF
  1. Uma única simples menção de que você deseja se casar fará tal informação ficar presa na mente dele. Se você é uma mulher que sempre menciona o fato e a palavra “casamento” não sair da boca dele, será preciso pegar leve por um tempo.
  2. Você pode achar que seus amigos estão sendo úteis ao comentar casualmente sobre o casamento, mas isso apenas o fará se sentir intimidado. Permita que ele tome a decisão sozinho, sem o conselho ou a vontade das pessoas próximas.
  3. Ainda que você ache que dar um ultimato é o jeito mais rápido de fazê-lo tomar uma atitude, dar um ultimato – “Case comigo ou acabou” – irá fazê-lo sentir muita pressão e não acelerará o processo. Dizer “Peça-me em casamento nos próximos dois meses ou acabou” irá assustá-lo e evitará que ele faça a proposta.
    • Porém, se você realmente sente que já esperou tempo demais e sabe que o casal está completamente pronto, indique seu desejo de casar sem fazer uma declaração dura.
  4. Caso ambos estejam juntos há apenas alguns meses – ou caso estejam juntos já há algum tempo, mas o relacionamento não seja realmente tão sério assim –, você não deve começar a colocar pressão num rapaz despreparado. Fazer isso cedo demais no relacionamento, especialmente MUITO cedo mesmo, pode encerrar sua relação num piscar de olhos.
    • O fato de suas amigas estarem se preparando para o casamento ou de você ter muita vontade de se casar não lhe concede o direito de falar sobre matrimônio logo após o segundo encontro.
  5. Muitas revistas podem passar a mensagem errada, fazendo-a pensar que tudo o que você precisa fazer para o homem se apaixonar é cozinhar de salto-alto, permanecer acordada para levá-lo para casa quando ele sair para beber com os amigos, ou estar sempre à disposição dele. [4]
    Publicidade

Dicas

  • Se sua relação até o momento é saudável, não a estrague apenas porque ele não fez o pedido. Você quer que ele queira se casar com você. Ficar importunando ele com isso, romper em prantos e ameaçar terminar se ele não fizer o pedido imediatamente não vão ajudar a conseguir o que deseja. Seja paciente, mas se não conseguir, diga para ele!
Publicidade

Avisos

  • Se não puder dar o tempo que ele precisa para lidar com os próprios sentimentos, ele vai se sentir forçado a casar.
  • Não deixe que as conversas sobre o assunto transformem-se em ameaças de acabar tudo. Você quer um compromisso, não uma separação.
  • Tenha certeza de que ambos estejam felizes antes de começarem a pensar em se casar.
  • Se casamento é algo absolutamente necessário para você e algo que ele não está interessado, então está com a pessoa errada. A única alternativa é repensar sua posição quanto ao casamento. Se estar com ele é mais importante do que o casamento, então você precisa mudar seu modo de pensar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 227 565 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade