PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Para fazer sua própria pilha em casa, você só precisa de dois tipos diferentes de metal, de alguns fios elétricos e de um material condutor. Muitos itens caseiros podem ser usados como o meio no qual colocar os metais, por exemplo água salgada, um limão ou até poeira.

Método 1
Método 1 de 4:

Fazendo uma pilha com refrigerante

PDF download Baixe em PDF
  1. Para essa pilha, você precisará de uma lata de refrigerante fechada (qualquer sabor serve), um copo de plástico (180 a 230 ml) e uma tira de cobre com 2 cm de largura que seja um pouco mais longa do que a altura do copo. Além disso, tenha a mão tesoura, um medidor de voltagem e dois fios condutores elétricos com clipes jacaré nas pontas. [1]
    • Caso não tenha esses materiais em casa, você pode comprá-los em uma loja de ferragens.
    • É possível substituir a tira de cobre por vários pedaços de fio de cobre grudados ou dobrados em zigue-zague para chegar à largura desejada.
  2. Note que o copo não precisa ser de plástico, só não pode ser metálico. Os de isopor e papel também servem.
  3. Descarte ou beba o refrigerante que sobrar, vire o recipiente de cabeça para baixo sobre a pia e agite-o um pouco para retirar toda a bebida.
  4. Recorte uma tira com 2 cm de largura da lateral da lata. Ela deverá ser um pouco mais longa do que o copo, mas se não for possível, não se preocupe: você pode só dobrar a parte de cima da tira e deixá-la pendurada sobre a borda do copo e dentro do líquido.
    • Em vez de cortar a lata, é possível comprar tiras de alumínio em uma loja de ferragens.
    • O papel-alumínio não é um substituto eficaz para a tira. Não o use.
  5. Você pode pular esse passo se tiver comprado a tira em uma loja de ferragens. Caso a tenha cortado de uma lata de refrigerante, precisará lixar a cobertura (tinta, plástico) dos dois lados dela.
  6. Não deixe que elas se toquem. Posicione-as uma de frente para a outra, não lado a lado nem se sobrepondo dentro do copo.
    • O ideal é que você tenha cortado as tiras longas o suficiente para que os topos delas fiquem acima do refrigerante, passando a borda do copo.
    • Caso elas não se estendam além da borda do copo, você pode dobrar cada uma um pouco para que fiquem penduradas para fora dele.
  7. Junte um dos fios a uma tira abrindo o clipe jacaré e fechando-o sobre ela. Em seguida, prenda outro fio à outra tira de metal, novamente usando o clipe jacaré.
    • Tome cuidado para não deixar os clipes tocarem o refrigerante.
    • Não importa que cor de fio se prende a qual metal.
  8. Seguindo as instruções que vêm com seu medidor de voltagem, conecte um fio condutor de cada tira de metal ao aparelho. Ele deverá ler a voltagem da sua pilha em cerca de 3/4 de um Volt.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Fazendo uma pilha com água salgada

PDF download Baixe em PDF
  1. Para essa pilha, você precisará de um copo de plástico (180 a 230 ml), duas tiras de metal de 2 cm que sejam mais altas do que o copo e 1 colher de sopa (15 ml) de sal. Cada tira deverá ser de um tipo de metal diferente, mas você pode escolher: o zinco, o alumínio e o cobre são opções populares. Além disso, você precisará de uma tesoura, um medidor de voltagem e dois fios condutores com clipes jacaré nas duas extremidades.
    • Uma variação dessa receita é adicionar 1 colher de chá (5 ml) de sal, 1 colher de chá de vinagre e algumas gotas de água sanitária na água, em vez 1 colher de sopa de sal. Se escolher essa variação, tome cuidado, pois a água sanitária é um produto químico perigoso.
    • As tiras de metal, os fios condutores elétricos e os medidores de voltagem estão disponíveis em lojas de ferragens. Você também pode encontrar os fios em lojas que vendem componentes elétricos.
  2. Note que ele não precisa ser de plástico, só não pode ser metálico. Os copos de isopor e papel também servem.
  3. O processo é o mesmo se decidir usar a variação de sal, vinagre e água sanitária.
  4. Elas devem tocar a água salgada e se estender para além da borda do recipiente. Se as tiras forem muito curtas, dobre-as para que fiquem penduradas para fora do copo e mergulhadas na solução.
  5. Junte um dos fios a uma tira abrindo o clipe jacaré e fechando-o sobre ela. Em seguida, prenda outro fio à outra tira, novamente usando o clipe jacaré.
    • Tome cuidado para não deixar os clipes tocarem a água.
    • Não importa que cor de fio se prende a qual metal.
  6. Seguindo as instruções que vêm com seu medidor de voltagem, conecte um fio condutor de cada tira de metal ao aparelho. Ele deverá ler a voltagem da sua pilha em cerca de 3/4 de um Volt.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Fazendo uma bateria de 14 células com água

PDF download Baixe em PDF
  1. Para essa bateria, você precisará de um pouco de fio de cobre, 13 a 15 parafusos para metal, uma bandeja de gelo e água. [2] Você envolverá cada parafuso com o cobre, exceto um, que será usado como terminal negativo (ao qual você prenderá um dos fios condutores depois que a bateria estiver completa).
    • Quantos parafusos usar depende de quantos cubos de gelo sua bandeja suporta. A desse exemplo pode conter 14 cubos de gelo.
    • Você pode usar qualquer tipo de parafuso para metal, desde que eles não sejam de cobre. Os revestidos em zinco (galvanizados) ou de alumínio servem bem. [3] Quanto ao tamanho, procure usar parafusos com cerca de 2,5 cm de comprimento.
  2. Passe um pedaço do fio duas vezes ao redor da parte de cima de cada parafuso, logo abaixo da cabeça dele. Depois de envolver um parafuso, use o dedo para dobrar o fio, fazendo um gancho que você usará para prender o parafuso na borda da bandeja de gelo.
    • Você pode ou cortar previamente o fio de cobre em pedaços longos o bastante para envolver cada parafuso (com um pouco a mais para os ganchos), ou trabalhar com o fio longo e cortá-lo ao terminar cada parafuso.
  3. Cada espaço para gelo servirá como uma célula da sua bateria. Prenda um parafuso à borda de cada célula, colocando apenas um em cada espaço.
  4. Em uma ponta dela, prenda um pedaço de cobre à borda externa de uma das células. Na mesma ponta, coloque um parafuso na célula perto daquela em que você acabou de colocar o fio de cobre. O parafuso deve ficar acima da borda da bandeja, pois você precisa prender um fio condutor a ele.
  5. Elas devem ficar cheias o suficiente para que os ganchos de cobre e os parafusos toquem o líquido.
  6. Conecte um fio condutor ao terminal do fio de cobre usando o clipe jacaré. Em seguida, prenda um fio diferente ao terminal do parafuso, novamente usando o clipe jacaré.
    • Tome cuidado para não deixar os clipes tocarem a água.
    • Não importa que cor de fio se prende a qual terminal.
  7. Prenda as outras extremidades dos fios condutores ao medidor de voltagem. A bateria de 14 células que você acabou de fazer deverá gerar 9 Volts.
  8. Você pode elevar a voltagem da bateria trocando a solução condutora por água salgada, vinagre, água sanitária, suco de limão ou de lima, ou ainda usando mais cobre. [4]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Fazendo uma pilha manual

PDF download Baixe em PDF
  1. Para essa pilha, você precisará de uma placa de cobre e uma de alumínio, ambas com mais ou menos o tamanho das suas mãos. Também serão necessários dois fios condutores com clipes jacaré nas duas pontas e um medidor de voltagem. [5]
    • Você pode comprar todos esses materiais em uma loja de ferragens.
  2. Caso não tenha, você também pode usar outra superfície não metálica, como plástico.
  3. Usando os clipes jacaré, junte a folha de cobre a uma extremidade do medidor e a de alumínio à outra.
    • Caso não tenha certeza de como conectar os itens a seu medidor de voltagem específico, verifique o manual de instruções dele.
  4. Ao pôr as mãos nas placas de metal, o suor deverá reagir e produzir um valor no medidor de voltagem.
    • Se o medidor não mostrar nada, inverta as conexões: prenda a placa de cobre ao terminal no qual o alumínio estava conectado e vice-versa.
    • Caso ainda esteja com dificuldades para obter uma leitura, verifique a conexão e os fios. Se tudo estiver funcionando bem, pode ser que as placas estejam oxidadas. Para remover a oxidação, limpe-as com uma borracha ou com palha de aço. [6]
    Publicidade

Dicas

  • Para usar sua pilha caseira para alimentar um dispositivo, conecte os fios condutores às tiras de metal dentro do receptáculo para pilhas do seu dispositivo. Caso não consiga se conectar ao dispositivo usando clipes jacaré, precisará de fios condutores sem clipes nas pontas. Se não tiver certeza do que usar, pergunte a um vendedor qualificado em uma loja de eletrônicos ou ferragens.
  • Para deixar uma pilha com refrigerante ou água salgada mais forte, encha vários copos de plástico com a solução de tiras de metal/líquido. Em seguida, conecte as tiras em cada copo com o tipo oposto do recipiente ao lado usando os fios condutores; por exemplo, uma tira de cobre deve ser conectada a uma de alumínio.
  • Usar três ou mais pilhas de água salgada ou refrigerante deverá ser o suficiente para alimentar um dispositivo simples como um relógio LCD.
  • Como ponto de referência, uma pilha padrão AAA libera entre 1,1 e 1,23 Volts. Uma AA libera entre 1,1 e 3,6 Volts. [7]
  • Você poderá usar as pilhas de alumínio + cobre + líquido por um bom tempo (algumas pessoas sugerem vários anos), mas precisará renovar o fluido e lixar um pouco as tiras de cobre a cada três meses ou mais cedo, se elas ficarem muito corroídas. [8]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 281 355 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade