Baixe em PDF Baixe em PDF

Os nabos crescem bem em lugares onde outros vegetais não conseguem vingar, e eles estão sendo cada vez mais usados em refeições caseiras e receitas finas. Assim como outros vegetais, existem várias formas de guardar nabos, como na geladeira, no congelador ou em temperatura ambiente, mas, assim como muitas raízes, os nabos apodrecem muito mais rápido se as folhas verdes forem deixadas neles ou se forem picados antes de guardar.

Método 1
Método 1 de 4:

Guardando folhas de nabo

Baixe em PDF
  1. Guardar os nabos com folhas faz com que eles apodreçam muito mais rápido do que fariam se elas fossem tiradas. Quando for tirar as folhas dos nabos, corte o mais rente à base da folha (onde ela sai do nabo) possível.
    • As folhas de nabo podem ser guardadas, porque ficam bem sozinhas, em saladas ou como ingrediente em caldos de vegetais.
  2. Passe água fria pelas folhas para tirar o excesso de sujeira, pesticidas e insetos grandes. Corte qualquer pedaço de nabo que as folhas tenham e chacoalhe-as para tirar o excesso de água.
    • Não use água quente, porque ela afeta o gosto e destrói a textura das folhas de nabo.
  3. Coloque as folhas de nabo em uma tigela com água suficiente para cobri-las. Ponha duas colheres de sopa de sal e misture até o sal dissolver. Deixe as folhas de molho por cinco minutos para matar qualquer inseto pequeno ou os germes que sobraram nelas e depois enxágue-as sob a torneira para tirar a água com sal.
    • Isso nada mais é do que uma solução salina que mata germes e ajuda a manter as folhas frescas ao guardar.
    • Se está evitando o sal, tome o cuidado de lavar muito bem as folhas com água fria para tirar toda a água com sal. A solução salina é necessária para matar pequenos organismos, mas você pode se livrar do sal com uma boa enxaguada.
  4. Coloque as folhas em sacos plásticos com fecho e ponha-as na gaveta para vegetais da sua geladeira. Você pode guardar várias folhas no mesmo saco plástico, mas tome o cuidado de não encher demais ou as folhas podem ficar cheias de machucados.
    • As folhas de nabo duram menos de uma semana na geladeira antes de estragarem, então use-as logo!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Guardando os nabos na geladeira

Baixe em PDF
  1. Dê uma boa olhada neles e veja quais estão machucados, com cortes ou danificados de algum jeito. Estes nabos não vão durar muito ao guardar, então separe-os para usar nos próximos dias.
    • Pique os nabos machucados, tire as partes que estão feias e use-os em caldos ou sopas para dar um sabor agridoce.
  2. Passe os nabos na água fria corrente por alguns segundos para remover a sujeira e os pesticidas. [1] Evite usar água morna ou quente, porque os nabos as absorvem mais facilmente e podem ficar com a carne esponjosa e ruim de comer.
    • Lavar não é recomendado para quem quer guardar os nabos por mais de duas semanas, mas, se você planeja usá-los dentro deste período, a lavagem os mantêm frescos. Se quiser que os nabos durem mais tempo, guarde-os em um pote fora da geladeira.
  3. Enrole os nabos em um pano úmido e depois guarde-os em sacos plásticos separados, porque eu processo de apodrecimento é mais rápido se eles tiverem contato uns com os outros. [2] Use sacos plásticos que tenham tamanho suficiente para conter o nabo sem sobrar muito espaço para que ele fique o mais fresco possível.
    • Dê uma última olhada para ver se sobrou alguma folha ou caule no topo dos nabos. Se achar, corte-os fora o mais rente aos nabos possível antes de guardá-los, porque as folhas os fazem apodrecer bem rápido.
  4. Os nabos devem continuar frescos e prontos para serem usados na cozinha por até duas semanas se forem guardados separadamente na geladeira. Deixe-os na gaveta para vegetais, porque o ambiente lá é mais úmido, o que mantém a carne e a textura dessas raízes de um jeito melhor. [3]
    • Se a sua geladeira tiver essa função, aumente a umidade para 95% e deixe a temperatura entre 0 e 4 ºC para criar as condições que permitem que os nabos durem até seis meses! [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Guardando nabos por um período longo

Baixe em PDF
  1. O recipiente deve ser grande o suficiente para acomodar todos os nabos e ainda sobrar um bom espaço. Encha-o até a metade com areia úmida ou serragem, porque elas criarão isolamento para os nabos. [5]
    • O musgo de turfa também é uma boa escolha de material isolante, mas o musgo fresco sem tratamento pode ter pequenos insetos que vão danificar os nabos.
  2. Não lave os nabos antes de colocá-los no recipiente, porque isso acelera o processo de apodrecimento. Ponha os nabos no material isolante de ponta cabeça para cobri-los por inteiro. Deixe-os a 5 cm de distância uns dos outros. Vá fazendo isso até encher o recipiente. [6]
    • É importante manter os nabos separados por uma camada de 5 cm de material isolante, porque eles apodrecem muito mais rápido se ficarem tocando uns nos outros.
  3. Coloque a tampa sem vedar sobre o recipiente para deixar o ar circular para dentro e para fora. Depois, leve o recipiente para uma área escura, fria e bem ventilada, como uma garagem ou um abrigo de jardim. Não deixe o recipiente tocando no chão para evitar a contaminação por insetos pequenos.
    • Eles devem durar por até seis meses nestas condições, especialmente no outono e inverno, já que o ar é naturalmente mais frio e costuma ventar mais. [7]
    • Essa é uma versão moderna do jeito que as pessoas guardavam os nabos na idade média na Europa durante o inverno (eles dependiam destes estoques de nabos para sobreviver).
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Congelando nabos

Baixe em PDF
  1. Tire as folhas dos nabos e lave todos sob a água fria para remover os pesticidas e a sujeira que podem afetar o congelamento. [8] Tire a casca externa com as mãos. Fica mais fácil de conseguir pegar a casca direito se você fizer um corte superficial primeiro.
  2. Encha uma panela de água da torneira e ferva-a rapidamente colocando no fogo mais alto que tiver. Depois, use uma faca afiada para cortar os nabos em cubos de 1 cm e reserve-os. [9]
    • Um jeito fácil de fazer isso é cortar a cada 1 cm de comprido, girar os nabos em 90º e depois cortar a cada 1 cm na perpendicular.
  3. Coloque os cubos na água fervente e aguarde dois minutos para que eles amoleçam e fiquem prontos para congelar. Depois de dois minutos, escorre a água da panela e jogue os cubos na água fria para esfriá-los rapidamente. Escorra a água fria depois de dois minutos. [10]
    • O escaldamento ajuda a preservar os nabos porque amolece a casca e umedece as raízes, o que os faz sair do congelador moles e prontos para cozinhar.
  4. Ao contrário da geladeira ou da temperatura ambiente, não tem problema se os nabos tocarem uns nos outros no congelador. Coloque os cubos dentro de um saco plástico com fecho e deixe 1 cm de espaço no topo para evitar queimaduras de gelo. Depois, basta colocar o saco plástico dentro do congelador!
    • Os cubos podem durar até um ano no congelador se forem guardados desta forma, mas dê uma olhada de tempos em tempos para ver se eles estão se deteriorando ou se há alguma queimadura de gelo. [11]
    Publicidade

Dicas

  • Veja como estão os nabos guardados pelo menos uma vez por semana para ver se há alguma deformação ou sinal de deterioração. Vá tirando só nabos que estragarem com o passar do tempo.
Publicidade

Materiais Necessários

Cortando e guardando as folhas de nabo

  • Faca afiada.
  • Sacos plásticos com fecho.
  • 2 colheres de sopa de sal.
  • De 4 a 6 xícaras de água.

Guardando os nabos na geladeira

  • Pano úmido.
  • Sacos plásticos com fecho.

Guardando os nabos em um recipiente

  • Recipiente de plástico grande com tampa solta.
  • Areia úmida ou serragem.
  • Musgo de turfa (alternativa).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 3 629 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade