Baixe em PDF Baixe em PDF

Em 1291, o prefeito de Veneza, Itália, ordenou que todas as fábricas de vidro mudassem para a ilha de Murano para prevenir que possíveis incêndios afetassem a cidade de Veneza. [1] Desde então, o vidro de Murano é reconhecido por sua beleza e cor. Esse vidro é identificado primeiramente por sua localização, suas fábricas e, por último, por seus designers. Você pode identificar essas fontes com um certificado de autenticidade, uma assinatura do fabricante ou um catálogo de vidros Murano.

Método 1
Método 1 de 3:

Maneiras iniciais de identificar vidros Murano

Baixe em PDF
  1. Se disser "Fabricado na Itália" ou "Fabricado em Veneza", provavelmente não é Murano. Estas são apenas maneiras de tentar enganar os turistas e convencê-los a comprar falsos vidros Murano. [2]
    • Um item rotulado como "Fabricado em Murano" pode ser falso. Atualmente, muitos vidros são fabricados na China e vendidos em Veneza como Murano.
    • No entanto, se no item estiver escrito "Estilo Murano", provavelmente é autêntico.
  2. Os novos devem ter certificado de fábrica, garantindo a autenticidade. Se for uma peça revendida por negociantes de artes ou antiguidades, esse certificado também deveria acompanhar o item em todas as vendas.
    • Vidros Murano produzidos antes de 1980 provavelmente não terão selo de autenticidade, o que os diferencia de peças novas.
  3. Estes são os itens mais falsificados vendidos como originais, mas feitos em outro local. Veja a seguir outros métodos de identificação de um vidro Murano.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Identificando pela aparência

Baixe em PDF
  1. Isto é algo que só especialistas conseguem fazer com segurança.
  2. Se você pretende comprar um item, é melhor identificá-lo pela assinatura de um fabricante famoso, por um catálogo ou por um certificado de autenticidade. [3]
  3. Há muitos fabricantes que trabalharam nas indústrias em Murano ao longo dos anos, sendo alguns deles: Ercole Barovier, Archimede Seguso, Aureliano Toso, Galliano Ferro, Vincenzo Nason, Alfredo Barbini e Carlo Moretti.
    • Se a assinatura parecer que foi riscada com uma caneta de carboneto depois do objeto estar pronto, provavelmente é um falsificador tentando vender a peça como original.
    • Você deverá ver o método seguinte para descobrir se a assinatura está no lugar correto. Catálogos mostrarão isso.
  4. Vidros Murano são produzidos artesanalmente, então devem apresentar bolhas de ar e qualidades assimétricas. [4]
  5. Apesar de objetos feitos à mão não serem totalmente uniformes, tais erros são raramente cometidos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Identificando por catálogos

Baixe em PDF
  1. É uma boa cartilha para conhecer as técnicas e estilos de tais vidros. Você pode querer voltar a ela quando estiver vendo outros catálogos.
  2. Indústrias têm um inventário dos itens atuais à venda, mas também podem vender antiguidades. Visite o site 20thcenturyglass.com para encontrar fábricas populares de vidros Murano, e então procure por seus websites para pedir um catálogo.
  3. Se a autenticidade ainda não foi definida, procure um especialista em antiguidades e mostre a ele toda a informação que você reuniu a respeito do objeto. Ainda que ele não tenha 100% de certeza, conseguirá reconhecer o vidro melhor do que qualquer outra pessoa.
    • Se não encontrar um especialista, poste fotos e informações em um fórum de algum site ou blog de antiguidades. Você poderá descobrir outras maneiras criativas de identificar o vidro.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Certificado de autenticidade.
  • Catálogos de fábricas de vidros Murano.
  • Selo de fábrica.
  • Assinatura do designer.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 31 561 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade