Baixe em PDF Baixe em PDF

Ah, não! O seu doguinho molhou a cama de novo? Talvez você esteja se perguntando a razão que leva o peludinho a fazer isso e quais medidas deverá tomar para que ele pare. Vários motivos podem fazer com que cães de todas as idades urinem na cama, e entender o que está por trás dessa atitude é a melhor maneira de descobrir como solucionar o problema. Veja neste artigo as principais razões que levam os cachorros a fazerem xixi na cama dos donos e como fazer com que parem!

1

Problemas de saúde

Baixe em PDF
  1. Esse distúrbio pode dificultar a retenção da urina e às vezes leva a transtornos de saúde ainda mais graves se não for tratada. Outros indícios de ITU são: urina com sangue ou turva, choramingar ao urinar, lamber excessivamente a região genital e febre. [1] [2]
    • Para descartar qualquer distúrbio, leve o dog ao veterinário. Ele poderá fazer o diagnóstico preciso e tratar a condição para que seu amiguinho fique bem logo (e pare de molhar a cama).
    Publicidade
2

Regressão no treino para fazer as necessidades

Baixe em PDF
  1. Acidentes acontecem e podem ocorrer mais do que você pensa; especialistas dizem que, independentemente da idade, se o pet estiver com problemas e urinar e defecar dentro de casa, o mais importante é realizar o treino outra vez para que ele aprenda onde pode ou não se aliviar. É possível que ele tenha esquecido do básico!
    • Leve petiscos para onde for e recompense o peludinho sempre que ele fizer xixi no lugar certo. Caso flagre-o fazendo as necessidades dentro de casa, fale um “não” com firmeza e leve-o para fora de casa. Aos poucos, ele compreenderá que urinar no quintal significa ganhar um petisco, e que se aliviar dentro de casa só o faz ganhar uma bronca!
    • De nada adianta, no entanto, você ficar bravo com ele ao encontrar uma mancha na cama quando voltar para casa após um dia de trabalho, por exemplo. O cachorro não vai entender o seu nervosismo, então o melhor a se fazer é manter a calma e limpá-la.
3

Comportamento normal de filhotes

Baixe em PDF
  1. A bexiga deles é pequena e geralmente não conseguirá segurar a noite inteira; não é incomum que eles urinem na ponta da cama e voltem a dormir.
    • É melhor não deixar que filhotes durmam na cama, pelo menos até confirmar que aprenderam onde devem fazer as necessidades.
    • Leve o filhotinho para fazer xixi e cocô logo antes de irem dormir. Confirme que ele se aliviou; se você costuma ficar até mais tarde na cama, acorde mais cedo, leve-o para o quintal e volte a dormir.
    Publicidade
4

Declínio cognitivo em cães idosos

Baixe em PDF
  1. Assim como acontece com os humanos, o corpo e a mente dos cães se deterioram com o tempo. A incontinência ocorre quando a bexiga perde o tônus muscular, de modo que deixe urina escapar quando relaxado durante o sono. O declínio cognitivo acontece quando a mente começa a deteriorar; o cão pode esquecer hábitos e treinamentos ou não saber em que lugar está na hora que decide urinar. [3] [4]
    • Caso o idosinho comece a fazer muito xixi em lugares impróprios, leve-o ao veterinário. O especialista poderá prescrever medicamentos para tratar a incontinência.
5

Estresse

Baixe em PDF
  1. São vários os motivos que causam estresse ou nervosismo; mudanças na rotina, novos pets na casa, novas pessoas e até mesmo a irritação do dono pode contribuir. É possível que o peludinho procure sua cama para ter conforto, mas devido ao estresse, acabe perdendo o controle da bexiga. [5]
    • A maneira mais eficaz e comprovada de diminuir a ansiedade de um cachorro é estimulando-o mentalmente e levá-lo a fazer exercícios físicos. Andar no mesmo quarteirão de sempre não ajudará muito mais, enquanto explorar outras ruas vai distrai-lo. [6]
    Publicidade
6

Ansiedade de separação

Baixe em PDF
  1. Notou que o problema ocorre quando não você não está em casa? Então esse distúrbio pode ser o “culpado”; o cão fica em sua cama porque sente o seu cheiro e fica seguro, urinando por medo. [7]
    • Para solucionar o problema, tente passar mais tempo com seu amiguinho, ou pelo menos peça para que alguém que tenha a confiança do doguinho cuide dele quando você estiver trabalhando, por exemplo.
7

Barulhos altos

Baixe em PDF
  1. A possibilidade de que ele deixe um pouco de xixi escapar após fogos de artifício, trovões ou até tiros é maior devido ao ruído alto.
    • Não deixe o animal subir na sua cama quando notar que ele tem medo de barulhos fortes. Em vez disso, fique um pouco com ele em um cômodo mais tranquilo da casa até que a fonte do som assustador pare. [8]
    Publicidade
8

Marcação de território

Baixe em PDF
  1. Não é um sinal de domínio, mas sim uma forma de ele dizer “passei por aqui”. Na mente do peludinho, sua cama é a cama deles, logo, se tem o seu cheiro, por que não pode ter o deles? Para marcarem o território, eles eliminam uma pequena quantidade de urina, logo, é fácil de diferenciar de quando de fato querem se aliviar.
    • Limpe os lençóis com um produto que elimine o cheiro do xixi, já que os cachorros gostam de fazer isso em locais que já haviam marcado antes. [9]
    • Castrar o pet provavelmente resolverá o problema. [10]
9

Muito tempo no quarto

Baixe em PDF
  1. Enquanto tenta descobrir uma solução para a raiz do problema, a saída é não permitir que o pet entre ali, principalmente sem acompanhamento.
    • Limite o acesso do cachorro ao quarto. Se não tiver como fechar a porta, compre um portãozinho para pets.
    Publicidade
10

Pouco exercício físico

Baixe em PDF
  1. Deixar o animal correr um pouco pelo jardim não é o suficiente; o ideal é que ele realize ao menos uma hora de atividade física por dia, ainda que cada raça tenha necessidades diferentes. Antes de deixá-lo entrar em casa, confirme que ele fez as necessidades. [11]
    • Caso já andem com frequência, talvez seja necessário estender um pouco as caminhadas, de preferência permitindo que ele tenha acesso a locais como grama e terra, já que preferem se aliviar em superfícies que não sejam “duras”.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 100 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade