Baixe em PDF Baixe em PDF

A ideia de instalar um fogão cooktop pode ser intimidante. Afinal, você está lidando com gás ou eletricidade ao mesmo tempo em que manuseia um aparelho caro. A boa notícia é que nenhum dos passos individuais dessa instalação é muito difícil. Basta conduzi-los com cuidado e na ordem correta do início ao fim.

Método 1
Método 1 de 3:

Instalando um fogão cooktop elétrico

Baixe em PDF
  1. Se estiver fazendo a substituição, esse passo será necessário. Desligue a energia do cômodo na caixa de fusíveis. Remova a calafetagem e as peças presas. Desconecte a fiação, memorizando como ela é feita, e erga o fogão da bancada.
    • Você deve estar absolutamente certo de que a energia está desligada. É possível usar um testador de circuito para verificar isso; basta tocar qualquer fio do cooktop que não seja verde ou branco com uma ponta da ferramenta e tocar outro fio (o de aterramento) que seja verde ou branco. Se a luz acender, significa que a energia ainda está ligada.
    • Memorize de que modo os fios velhos eram conectados, pois a fiação nova deverá ser instalada da mesma forma. Você pode até colocar etiquetas nos fios e tirar uma foto deles antes de removê-los.
    • Peça ajuda a alguém para erguer o cooktop da sua base — ele pode ser bem pesado. [1]
  2. O ideal é que haja pelo menos 75 cm de folga acima do cooktop e entre 30 e 60 cm nas laterais. Verifique também se a bancada tem espaço suficiente para o modelo do aparelho.
    • Verifique as instruções do fabricante para os requisitos específicos do seu cooktop. [2]
  3. A maioria dos cooktops requer uma caixa de 240 VAC. Se você estiver substituindo o aparelho antigo, provavelmente já tem essa peça instalada.
    • Se não houver uma caixa de junção, contrate um profissional para instalar uma para você.
    • Você também deve se descobrir se o cooktop antigo tem a mesma amperagem que o novo — caso contrário, a nova fiação deve ser instalada por um profissional. Muitos fogões antigos têm circuitos de apenas 30 amperes, enquanto os modernos costumam ter amperagens de 40 ou 50. [1]
  4. Se você tiver removido um aparelho instalado previamente, provavelmente já tem um orifício. Assim, verifique as medidas do cooktop novo para saber se ele se encaixa.
    • Meça o comprimento e a largura do cooktop e subtraia 2,5 cm de cada lado para considerar a parte que ficará sobreposta à bancada. [2]
  5. Ele deve ter o tamanho do fogão — menos 2,5 cm para a parte sobreposta. Se não houver um orifício ou se ele for muito pequeno, você terá de adaptá-lo para deixá-lo maior. Se ele for grande demais, você poderá parafusar calços (peças de metal longas e planas) nas laterais da abertura.
    • Pode ser necessário remover azulejos no entorno da área antes de fazer cortes na bancada com uma serra.
    • Você precisará de uma cortadora elétrica para trabalhar com uma bancada de granito. Outra opção é contratar um profissional para essa tarefa, já que pode ser difícil cortar esse material. Um selante deve ser aplicado à pedra antes de instalar o cooktop. [2]
  6. Ele pode ter bocas, telas ou outras peças que podem ser retiradas e guardadas por enquanto. Você também deve remover resíduos de embalagem (como isopor) que ainda estejam no aparelho.
  7. Elas manterão o cooktop em seu lugar. Você deve fazer essa instalação na parte superior do orifício e finalizá-la com parafusos.
    • Se tiver uma bancada de granito, prenda as peças de suporte usando fita adesiva de dupla face em vez de parafusos. [1]
  8. Ponha-o sobre a abertura do orifício. Puxe os fios por ela antecipadamente. Pressione o aparelho para baixo até ouvir o clique das molas e das peças de suporte.
    • Se tiver removido azulejos, você terá de reinstalá-los de modo equilibrado com as bordas do cooktop antes de finalizar o processo. Pode ser preciso esperar 24 horas para que esses azulejos assentem antes de levar o cooktop à bancada. [1]
  9. Ela ainda deve estar desligada quando você o fizer, a fim de evitar ferimentos e choques. Conecte os fios do fogão aos correspondentes na energia.
    • Os fios vermelhos e pretos (ou de outras cores) levam a eletricidade até o aparelho. Conecte os fios do cooktop a esses cabos coloridos na caixa de alimentação.
    • O fio branco é neutro e completa o circuito. O fio que fica na caixa de alimentação será conectado ao seu correspondente no cooktop.
    • O fio verde é o que faz o aterramento do circuito. Conecte o fio verde que sai do cooktop ao da mesma cor na caixa de alimentação.
    • Conecte todos os cabos usando conectores de torção — peças semelhantes a tampinhas de plástico. Alinhe os fios uns aos outros e torça-os juntos. Encaixe os conectores nas junções. Conectores impedem que as partes expostas de cobre se toquem — o que evita incêndios. [2]
  10. Ponha de volta as bocas, as telas e outras peças.
  11. Ligue o fogão para ver se tudo está funcionando bem. [1]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Instalando um fogão cooktop a gás

Baixe em PDF
  1. Um cooktop a gás precisará de uma tubulação para levar combustível às chamas. Se você estiver trocando um cooktop do tipo, então já tem a tubulação instalada.
    • Se não tiver a tubulação, contrate um profissional para instalá-la. É especialmente importante que ela seja feita da forma correta, pois vazamentos podem causar incêndios; ademais, o gás pode ser nocivo se inalado. [3]
  2. Isso poderá te ajudar a acessar o espaço sob o cooktop com mais facilidade. Remova qualquer coisa estocada no armário para facilitar o manuseio d tubulação e da mangueira do gás.
    • Para retirar as portas, você pode desparafusar as dobradiças. [4]
  3. Haverá uma pequena válvula usada para conectar a mangueira flexível do fogão à tubulação interna da casa. Gire-a até que ela fique perpendicular à mangueira ou se projete para o lado.
    • Se você não fechá-la completamente, a tubulação continuará a liberar gás quando você desconectar a mangueira, o que pode provocar incêndio ou asfixia.
    • Quando a tubulação está aberta, a manivela da válvula aponta na direção do fluxo do gás. É muito importante que você a gire em 90 graus para fechar a válvula. [3]
  4. Muitos cooktops a gás possuem esses cabos, que fornecem eletricidade às bocas. É preciso desconectá-lo da tomada antes de prosseguir. [4]
  5. Embora você tenha desligado a válvula de gás, ainda pode haver resíduos do material na mangueira. Abrir as válvulas permite que essa substância saia. Não acenda o fogo. Esse processo durará alguns minutos.
    • Abra as bocas do cooktop com a coifa ligada para que o gás se disperse. [3]
  6. Use uma delas para pressionar a porca da extremidade da mangueira; com a outra, pressione a porca da tubulação.
    • Segure firme a chave que segura a porca da tubulação.
    • Gire a chave inglesa presa à mangueira flexível em sentido anti-horário para desparafusar a peça. Continue girando até que a mangueira seja completamente desconectada do tudo da parede.
    • Alguns tubos têm peças especiais que se encaixam entre a tubulação e a mangueira flexível. Mantenh essa peça no lugar quando estiver soltando a mangueira. [3]
  7. Remova as bocas, as grades e outros itens antes de prosseguir. Isso facilitará a locomoção do fogão.
  8. Retire-o da bancada e coloque-o em algum local seguro. Não se esqueça de que a mangueira ainda estará presa quando você puxá-lo.
    • Para evitar danos, deixe-o de cabeça para baixo. [3]
  9. Se você for reusar a mangueira no seu fogão novo, desparafuse-a do antigo. Use duas chaves inglesas para remover a peça, prendendo uma ao cooktop e outra à porca da mangueira.
    • Gire a chave conectada à mangueira em sentido anti-horário para desparafusá-la.
  10. Aplique um selante para tubos nas peças em que essa mangueira é conectada ao fogão. Espalhe o produto na superfície das peças — mas tenha cuidado para não deixar que ele "entre" na mangueira. Use a chave inglesa para parafusar a mangueira ao fogão.
    • As peças no cooktop devem ficar completamente cobertas pelo selante — isso evitará vazamentos de gás no futuro.
    • Alguns cooktops possuem uma peça reguladora que mantém a pressão do gás constante. Se o aparelho tiver essa peça, prenda-a às partes do fogão e à mangueira. Aplique o selante aos produtos antes de parafusar a peça reguladora e a mangueira. [4]
    • Use um pincel pequeno para aplicar o selante caso o recipiente do produto não inclua um.
  11. Deslize-o com cuidado para não danificar as válvulas. Você também deve passar a mangueira pela abertura da bancada antes de instalar o fogão. [4]
  12. Aplique o selante às peças na parede. Depois, parafuse a mangueira flexível usando uma chave inglesa. Aperte tudo muito bem.
    • Espalhe o selante por todas as peças para evitar vazamentos. [4]
  13. Use-a para testar a existência de vazamentos. Mexa bem a solução e aplique-a a todas as conexões – se quiser, use um pincel. Ligue a válvula do tubo da parede; para isso, gire-a até que ela fique na mesma direção que o fluxo do gás.
    • Verifique se há formação de bolhas nas conexões. Além disso, tente estar certo de que você não sente cheiro de gás. Esses podem ser indícios de vazamentos.
    • Se houver um vazamento, desligue a válvula imediatamente. Desparafuse as conexões, aplique mais selante e reconecte-as. Teste-as novamente usando a mistura de sabão e água.
    • Verifique várias vezes para ter certeza de que não há vazamentos. Você também deve inspecionar com cuidado todas as conexões feitas. [4]
  14. Se não houver vazamentos após o teste com a mistura, tente ligar as bocas. Pode ser preciso esperar alguns segundos até que o gás passe pelo interior do cooktop e o fogo acenda.
    • Você pode sentir o cheiro de gás antes de ele acender; antes disso, verifique se a mangueira está funcionando antes disso.
    • Se nada acontecer após quatro segundos, desligue a chama do fogão e espere alguns minutos antes de tentar novamente. [3]
  15. Agora que ele está funcionando adequadamente, instale as peças de suporte. Seu cooktop a gás está completamente instalado. [3]
    • Reinstale os armários e as gavetas que você removeu antes e devolva os produtos às prateleiras.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Escolhendo um fogão cooktop

Baixe em PDF
  1. Esses aparelhos podem ser úteis, já que é possível instalá-los em ilhas ou móveis separados na cozinha. Eles também servem para as pessoas que querem instalar fornos internos — mais fáceis de operar do que os normais.
    • Os cooktops também permitem que duas pessoas usem dois acessórios ao mesmo tempo.
    • Eles são mais discretos do que os aparelhos normais, já que podem ser instalados "nivelados" com bancadas.
    • Além disso, podem ser mais fáceis de limpar. [5]
  2. Se você tiver de instalar o cooktop sobre uma ilha e não quiser usar exaustor, pode usar uma coifa de bancada.
    • Esse tipo de ventilação leva o ar da superfície à área abaixo do fogão.
    • Alguns cooktops são vendidos com dutos retráteis que podem ficar escondidos na bancada enquanto o fogão não estiver em uso. [5]
  3. Tradicionalmente, os cooktops a gás eram escolhidos porque reagiam de imediato quando acesos — e podiam ser facilmente ajustados. No entanto, os cooktops elétricos modernos também aquecem rapidamente e são vendidos em versões com aquecimento baixo.
    • Você também deve levar em conta o estilo, o tamanho, o número de bocas, a cor, o custo, os materiais e as funções de segurança quando for comprar um cooktop.
    • Examine o custo de operação dos fogões a gás e elétricos. Você também pode comparar os preços do gás e da energia. [5]
  4. Na maioria dos casos, uma unidade com quatro bocas é suficiente para fazer uma refeição para uma família. No entanto, se você der festas ou promover jantares com mais pessoas, um número maior pode ser necessário. Decida quantas bocas vai usar em ocasiões específicas. [5]
  5. Se for trocar uma peça antiga, verifique se a nova poderá ser encaixada no espaço vago. Se for um tamanho diferente, assegure-se de que o espaço de que você dispõe pode ser adaptado. [5]
  6. Fogões a gás podem ser mais caros, mas custarão menos a longo prazo porque o combustível é mais barato do que a eletricidade.
    • Você também deve considerar os custos de instalar fiações (para fogões elétricos) ou tubulações de gás (para fogões a gás) se não houver instalações desse tipo no local.
    Publicidade

Dicas

  • Peça ajuda quando for transportar o cooktop da bancada para o lugar onde ele será guardado, a fim de evitar possíveis danos.
  • Tente comprar um cooktop que seja do mesmo tipo que o fogão antigo para facilitar a instalação. Por exemplo: troque um cooktop a gás por outro aparelho a gás. Se a peça antiga for elétrica, adquira uma nova que também seja.
  • Se for substituir um cooktop elétrico, verifique a amperagem e veja se ambos os aparelhos têm o mesmo valor. Muitos modelos antigos usam 30 amperes, enquanto modelos novos costumam usar 40 ou 50. Peça a um profissional para trocar a fiação caso os aparelhos tenham amperagens diferentes.
Publicidade

Avisos

  • Se não se sente confortável lidando com a fiação ou com a instalação de tubos de gás, contrate um profissional para fazê-lo por você. Ele seguirá todas as normas necessárias para que sua nova instalação seja segura.
  • Aplique o selante completamente nos entornos da tubulação de gás para não haver risco de vazamento.
  • Tenha muito cuidado; não deve haver vazamentos de gás nem fios elétricos desencapados encostando uns nos outros — isso pode causar curtos circuitos e gerar incêndios.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 143 990 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade