Baixe em PDF Baixe em PDF

É hora de atualizar seu sistema operacional? Está querendo trocar do Windows para o Linux? Talvez você queira tentar um dual-boot. Siga este guia para instalar qualquer novo sistema operacional em seu computador.

Método 1
Método 1 de 3:

Determinando qual sistema operacional instalar

Baixe em PDF
  1. Para instalar um novo sistema operacional, você precisará primeiro descobrir qual deles quer usar. Os sistemas operacionais possuem diferentes requisitos operacionais. Nem sempre um computador mais antigo conseguirá suportar um sistema operacional mais recente; por isso, verifique bem antes de fazer qualquer coisa.
    • A maioria das versões recentes do Windows exige pelo menos 1GB de memória RAM e pelo menos 15-20 GB de espaço em disco. Seu computador deve atender a esses requisitos. Caso contrário, você precisará instalar um sistema operacional mais antigo, como o Windows XP.
    • Os sistemas operacionais Linux normalmente não exigem tanto espaço e poder de processamento quanto os sistemas operacionais Windows. Os requisitos variam dependendo da distribuição que você escolher (Ubuntu, Fedora, Mint, etc.).
  2. As licenças do Windows precisam ser compradas. Cada licença vem com uma chave que vale apenas uma instalação. A maioria das distribuições do Linux são gratuitas para baixar e instalar o quanto você quiser, embora algumas versões empresariais sejam fechadas e precisem ser compradas (Red Hat, SUSE, etc.).
  3. O sistema operacional a ser instalado deve ter suporte aos programas que você deseja usar. Se quiser usar o Microsoft Office para trabalhar, você não poderá instalá-lo no Linux. Existem programas substitutos disponíveis, mas a funcionalidade pode ser limitada.
    • Muitos jogos que funcionam no Windows, não funcionam no Linux. O número de títulos suportados está aumentando, mas esteja ciente que cada sistema operacional terá seus títulos exclusivos.
  4. Ao comprar uma cópia do Windows em uma loja, você receberá um disco de instalação ou pendrive e um código do produto. Se você não tiver o disco, mas possuir um código válido, poderá baixar uma cópia do disco online. Se estiver instalando o Linux, você pode baixar uma ISO da distribuição a partir do site do desenvolvedor.
  5. Ao instalar um novo sistema operacional, o HD terá de ser formatado. Isso significa que você perderá todos os arquivos do seu computador, a menos que faça o backup deles. Transfira arquivos importantes para um local de backup antes de começar o processo de instalação. Use um HD externo ou grave os arquivos em DVDs.
    • Se estiver instalando o sistema operacional juntamente com o seu sistema existente, você provavelmente não vai excluir nenhum dado. Ainda é aconselhável fazer o backup dos arquivos importantes nesse caso.
    • Você não pode fazer o backup dos programas; eles precisarão ser reinstalados assim que você tiver terminado de instalar seu novo sistema operacional.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Instalando seu novo sistema operacional

Baixe em PDF
  1. Se estiver instalando uma distribuição Linux, mas quiser que ela fique junto ao Windows, você precisa instalar o Windows primeiro e depois o Linux. Isso acontece porque o Windows tem um loader de inicialização muito restrito que precisa ser configurado antes de o Linux ser instalado. Do contrário, o Windows não funcionará.
  2. Insira o disco em sua unidade ótica e reinicie o computador. Normalmente, um computador faz o boot a partir do HD primeiro, então você precisará ajustar algumas configurações na BIOS para poder iniciar a partir do drive de disco. Você pode entrar na BIOS apertando a tecla de configuração durante o processo de inicialização. A tecla será exibida na mesma tela que a logo do fabricante.
    • Algumas teclas comuns de configuração são F2, F10, F12, e Del/Delete.
    • Assim que você estiver no menu de Configuração, navegue até a seção Boot. Defina seu drive de CD/DVD como primeiro dispositivo de inicialização. Se você estiver instalando a partir de um dispositivo USB, certifique-se de que ele esteja ligado no computador e selecione-o como dispositivo primário de inicialização.
    • Assim que você tiver selecionado o drive correto, salve as mudanças e saia da configuração. Seu computador será reiniciado.
  3. A maioria das distribuições Linux vem com uma cópia que pode ser carregada diretamente a partir do disco de instalação. Isso permite que você faça um "test drive" em seu novo sistema operacional antes de prosseguir. Assim que estiver pronto para instalar, clique no programa de instalação em sua área de trabalho.
    • Isso só é possível com distribuições Linux. O Windows não permite que você teste o sistema operacional antes de instalá-lo.
  4. Não importa o sistema operacional escolhido, o programa de instalação precisará copiar alguns arquivos para o seu computador antes de poder continuar. Isso pode levar vários minutos, dependendo da velocidade do hardware do seu computador.
    • Você provavelmente precisará escolher algumas opções básicas, como idioma e layout do teclado.
  5. Se estiver instalando o Windows 8, você precisará inserir a chave do produto antes de começar a instalação. Em versões mais antigas, o Windows pedirá a chave do produto depois de a instalação terminar. Os usuários do Linux não precisam se preocupar com isso, a menos que tenham comprado uma versão empresarial, como a Red Hat.
  6. O Windows lhe dará a opção de Atualizar ou fazer uma Instalação Personalizada. Mesmo se você estiver atualizando versões antigas do Windows, é altamente recomendado escolher Personalizar e começar do zero. Isso minimizará os problemas que podem aparecer depois ao combinar sistemas mais antigos com mais novos.
    • Se estiver instalando o Linux, você terá a opção de instalá-lo juntamente com o sistema operacional existente (Windows) ou apagar o disco e instalar apenas o Linux. Escolha a opção mais adequada a suas necessidades. Se escolher instalar o Linux juntamente com o Windows, você terá a opção de escolher quanto de espaço em disco deseja reservar para o Linux.
  7. Se você estiver instalando o Windows, precisará escolher a partição do disco na qual deseja instalá-lo. Excluir partições vai excluir os dados em tais partições e retornará o espaço para a seção Não-alocado. Escolha o espaço não alocado e crie uma nova partição.
    • Se você estiver instalando o Linux, a partição precisa ser formatada no formato Ext4.
  8. Antes de a instalação começar, o seu instalador do Linux perguntará sua região e precisará criar um nome de usuário e senha. Você usará eles para fazer login na sua distribuição do Linux, bem como autorizar mudanças no sistema.
    • Os usuários do Windows preencherão informações pessoais depois que a instalação for concluída.
  9. Dependendo da velocidade do computador, isso pode levar até uma hora para completar. A maioria das instalações não precisa de interferência neste ponto. Seu computador pode reiniciar várias vezes durante o processo de instalação.
  10. Assim que sua instalação do Windows estiver completa, você precisará criar um nome de usuário. Você também pode escolher criar uma senha, embora isso não seja necessário. Depois de criar suas informações de login, você precisará informar a chave do produto.
    • No Windows 8, você precisará personalizar as cores primeiro. Depois disso, você pode escolher fazer o login com uma conta Microsoft ou usar o mais tradicional nome de usuário do Windows.
  11. Assim que a instalação estiver completa, você será levado para sua nova área de trabalho. A partir daqui, você pode começar a instalar seus programas e garantir que seus drivers estejam instalados e atualizados. Instale um programa anti-vírus se você for se conectar com a internet.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Instalando sistemas operacionais específicos

Baixe em PDF
  1. Instale o Windows 7 . O Windows 7 é um dos sistemas operacionais mais populares da Microsoft. Siga este guia para instruções específicas.
  2. . Clique no link para um guia detalhado do processo de instalação.
  3. . Ubuntu é uma das distribuições mais populares do Linux. Clique no link para instruções passo-a-passo de como instalar a distribuição Ubuntu.
  4. . Se você quiser atualizar sua cópia do Mac OS X, veja este guia.
  5. . O Linux Mint é uma nova distribuição do Linux que está se popularizando. Siga este guia para aprender como instalá-lo.
  6. . Fedora é uma antiga distribuição do Linux que tem um longo histórico de estabilidade. Este guia lhe mostrará como instalar essa distribuição.
    Publicidade

Dicas

  • Uma boa forma de agilizar o processo é fazer o backup dos seus dados ao movê-los, desfragmentando o disco na sequência. Faça isso na noite antes da instalação do sistema operacional, já que a instalação conseguirá formatar o disco muito mais rapidamente. Isso é especialmente verdade se você tem um disco IDE com mais de 40 gigabytes, ou um disco Serial ATA (SATA) com mais de 500 gigabytes.
  • Alguns sistemas operacionais, especificamente o Linux, têm configurações avançadas e configurações normais. Se você não souber como particionar um disco, use a configuração automática. Ele vai particionar os discos por você.
Publicidade

Avisos

  • Faça backup de tudo antes de instalar o sistema operacional, a menos que você esteja atualizando. Porém, é aconselhável fazer o backup mesmo assim.
  • Se você estiver passando do Windows para o Linux e não souber o que vai fazer com o Linux, talvez uma instalação completa não seja o certo. Se seu computador for novo o bastante para fazer o boot com um dispositivo USB, instale o Linux num pendrive. Do contrário, basta dar o boot a partir do CD.
  • O Windows não conseguirá ler as partições do Linux.
  • Se você estiver instalando o Windows e acessar a internet, instale o antivírus antes de fazer isso.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um computador;
  • Um disco com um sistema operacional;
  • Algum conhecimento básico.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 103 824 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade