Baixe em PDF Baixe em PDF

Um ano é um período mais que suficiente para se ler a Bíblia, independentemente do motivo (devoção, cultura ou algo mais pessoal). Antes de começar, pare e pense em como quer cumprir a tarefa. Você pode fazer a leitura sozinho ou em grupo; ler uma ou várias traduções diferentes; ler com ou sem comentários ou contextualização etc. O importante é manter o ritmo e avançar aos poucos.

Método 1
Método 1 de 3:

Escolhendo a forma de leitura

Baixe em PDF
  1. Para completar a tarefa sem perder o foco, leia um pouco da Bíblia por um período específico todos os dias: 20 minutos, uma hora etc., dependendo da sua velocidade e do limiar de atenção. Se ficar livre em certas partes do dia, separe-as para a leitura.
    • Crie um calendário para acompanhar o próprio progresso e marcar cada dia de leitura.
    • Se mantiver uma velocidade de leitura média e separar dez minutos de cada dia ao longo do ano para a Bíblia, você vai terminar antes do que espera. Por outro lado, se quiser ficar livre de vez em quando para poder investir mais tempo em passagens densas, leia pelo menos 20 minutos por dia.
  2. Veja quantas páginas sua versão da Bíblia tem e divida essa quantidade por 365 para chegar à média diária de leitura. Por exemplo: se ela tiver 1.760 páginas, você vai ter de ler 4,8 por dia (ou cinco páginas, arredondando). Acompanhe seu progresso mensalmente para ver se cumpriu a meta.
    • Se não conseguir separar uma quantidade específica de páginas por dia por causa de outros compromissos, trace metas semanais ou mensais.
  3. Pode ser mais fácil cumprir a meta e melhorar sua compreensão se estiver acompanhado. Encontre ou crie grupos de leitura. Se frequentar alguma igreja ou algo do tipo, proponha a atividade e pense no ritmo, na ordem e nos horários das suas reuniões. Os membros podem se reunir em uma sala específica ou avançar na Bíblia individualmente, tendo apenas um encontro por mês.
    • Você também pode pedir que algum amigo ou familiar leia também, mesmo que essa pessoa more longe. Basta traçar metas e marcar conversas virtuais, presenciais ou por telefone para discutir a Bíblia.
    • Participe de cursos de leitura. Encontre algo do tipo na internet ou na área onde vive, bem como em igrejas. Esse tipo de interação pode incentivar você ainda mais a ler a Bíblia, além de oferecer uma boa contextualização histórica dos eventos que ela conta.
  4. Ler é muito diferente de passar os olhos . Escolha uma estratégia de leitura com a qual consiga absorver as palavras à sua frente. Você pode, por exemplo, fazê-la em voz alta para conseguir memorizar os detalhes. [1] Se precisar, também pode reler o conteúdo.
    • Se gosta de acordar cedo, leia a Bíblia pela manhã; se prefere reservar um tempo à noite, vá em frente.
    • Se acabar divagando, separe a leitura em seções. Por exemplo: leia por 20 minutos; levante-se e tome um copo d'água; depois, leia mais 20 minutos.
  5. Se não conseguir compreender a leitura ou preferir ouvir o texto sagrado enquanto realiza tarefas ou exercícios diários, baixe uma gravação da Bíblia. Basta fazer uma pesquisa na internet para encontrar algo — com sorte, que já esteja separado em seções que durem um ano.
    • Você também pode ler a Bíblia, mesmo que use a versão em áudio. As versões não precisam ser necessariamente correspondentes uma com a outra.
  6. Não é difícil; se não conseguir reservar tempo diário para a leitura, mas acessar bastante suas contas de e-mail, abra as mensagens sagradas diariamente.
  7. Se estiver lendo a Bíblia por devoção, separe um tempo todos os dias para a atividade. Reze antes e depois da leitura e concentre-se bem nela, como se fosse uma conversa com Deus. Peça orientação e dedique sua atenção ao processo — ou vá com calma, para que sua mente absorva o significado das palavras.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Escolhendo a ordem da leitura

Baixe em PDF
  1. Encare-a como se fosse um romance e vá de Gênesis a Apocalipse. [2] Esta estratégia pode ser ideal para quem acredita na "ordem canônica" — ou seja, a ordem designada por Deus. Além disso, também pode ser muito útil se você ficar desanimado ao ver os números dos versículos e dos capítulos. Nesse caso, ignore esses números e comece a ler na primeira página.
    • Você também pode comprar versões da Bíblia que não tenham marcação de versículos.
  2. Também é possível estudar o material na ordem em que os eventos ocorreram. Faça uma pesquisa na internet para encontrar planos de leitura que especifiquem essa ordem de acontecimentos. [3] Dessa forma, você vai poder separar a atividade em livros distintos. Por exemplo: vai começar a ler o Livro de Jó quando estiver no meio de Gênesis, já que Jó viveu em parte do período que o primeiro livro da Bíblia cobre. [4]
  3. Faça a leitura de acordo com as estimativas da época em que os livros foram escritos. Se quiser descobrir como autores diferentes reagiram e revisaram as ideias uns dos outros, esta é uma boa estratégia. Encontre listas com datas aproximadas na internet. [5]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Lendo a Bíblia do início ao fim

Baixe em PDF
  1. Um dos métodos de leitura é consultar a Bíblia todos os dias, a partir do primeiro mês do ano. Se quiser começar em outra ocasião, ajuste o calendário conforme necessário.
  2. Eles são parte do Pentateuco (os cinco primeiros da Bíblia) e são conhecidos como os "livros da lei", já que ditam leis e instruções ao povo de Israel.
    • Leia três capítulos por dia. Nesse ritmo, você vai terminar Gênesis em 17 e Êxodo em 31 de janeiro.
    • Se quiser usar esta estratégia, mas não começar em janeiro, ajuste o plano de acordo com o mês.
  3. No segundo mês do ano, você vai terminar os livros da lei. Continue lendo três capítulos em média a cada dia, e lembre-se de que cada um tem seu número próprio de páginas.
    • Leia quatro capítulos no dia primeiro de fevereiro; três capítulos por dia entre 2 e 4/02; dois no dia 5; três por dia entre 6 e 7/02; dois capítulos por dia entre 8 e 13/02; e um capítulo no dia 14.
    • Leia três capítulos por dia entre 15 e 16/02; dois entre 17 e 18/02; três no dia 19; mais dois capítulos no dia 20; três no dia 21; dois no dia 22; três capítulos em 23; e dois capítulos por dia entre 24 e 28/02.
    • Se seguir este método, você vai terminar Levítico no dia 10 e Números em 26 de fevereiro. No último dia do mês, também vai ter terminado Deuteronômio 4 (o quarto capítulo do livro).
  4. Deuteronômio é o último dos livros da lei. Os outros de março são considerados livros históricos, já que contam a história do povo de Deus no Antigo Testamento.
    • Comece no capítulo 5 de Deuteronômio. Leia três capítulos por dia entre 1 e 4/03; quatro no dia 5; três no dia 6; quatro capítulos no dia 7; dois por dia entre 8 e 9/03; e três capítulos no dia 10.
    • Leia quatro capítulos por dia entre 11 e 12/03; três no dia 13; quatro no dia 14; três capítulos por dia entre 15 e 17/03; dois no dia 18; três no dia 19 e mais dois capítulos por dia entre 20 e 21/03.
    • Leia três capítulos por dia entre 22 e 25/03; quatro no dia 26; três no dia 27; cinco capítulos no dia 28; quatro no dia 29; dois no dia 30 e mais três capítulos no dia 31/03.
    • Se seguir este método, você vai terminar Deuteronômio no dia 10, Josué no dia 17, Juízes no dia 25 e Rute no dia 26 de março, além de terminar os primeiros 17 capítulos de I Samuel, o que corresponde à metade do livro.
  5. Eles são classificados como livros históricos do Antigo Testamento.
    • Leia três capítulos no dia primeiro de abril, começando com I Samuel 18; leia quatro no dia 2; três no dia 3; quatro capítulos no dia 4; três no dia 5; quatro no dia 6; cinco no dia 7; e três capítulos por dia entre 8 e 11/04.
    • Leia dois capítulos no dia 12; três no dia 13; dois por dia entre 14 e 16/04; três capítulos por dia entre 17 e 19; e dois capítulos no dia 20.
    • Leia três capítulos no dia 21; dois no dia 22; três por dia entre 23 e 26/04; dois capítulos no dia 27; três por dia entre 28 e 29; e dois capítulos no dia 30.
    • Se seguir este método, você vai terminar I Samuel em 4, II Samuel no dia 11, I Reis no dia 20 e II Reais no dia 29 de abril. Além disso, vai começar I Crônicas no último dia do mês.
  6. Eles são os últimos livros históricos do Antigo Testamento.
    • Comece a leitura de maio com o terceiro capítulo de I Crônicas. Leia três capítulos no dia primeiro; um no dia 2; dois no dia 3; três capítulos por dia entre 4 e 6/05; quatro no dia 7 e três por dia entre 8 e 10 de maio.
    • Leia quatro capítulos no dia 11; três no dia 12; quatro no dia 13; cinco capítulos no dia 14 de maio; três no dia 15; quatro no dia 16; três no dia 17; quatro capítulos no dia 18; três no dia 19 e dois no dia 20.
    • Leia três capítulos no dia 21; quatro no dia 22; três por dia entre 23 e 26/05; um no dia 26; dois capítulos por dia entre 27 e 29; e cinco entre os dias 30 e 31 de maio.
    • Se seguir este método, você vai terminar I Crônicas no dia 10, II Crônicas no dia 20, Esdras no dia 23, Neemias no dia 29 e Ester no dia 31 de maio.
  7. Eles são considerados livros poéticos do Antigo Testamento.
    • Comece com o primeiro capítulo de Jó. Leia quatro capítulos no dia primeiro de junho; três por dia entre 2 e 5/06; quatro no dia 6; três capítulos no dia 7; cinco no dia 8; e três capítulos entre 9 e 11.
    • Leia dois capítulos no dia 12; três no dia 13; oito por dia entre 14 e 15/06; quatro capítulos no dia 16; cinco no dia 17; seis no dia 18; e quatro capítulos por dia entre 19 e 20/06.
    • Leia seis capítulos no dia 21; cinco no dia 22; sete no dia 23; oito capítulos no dia 24; quatro por dia entre 25 e 27/06; dois no dia 28; seis no dia 29; e quatro capítulos no dia 30.
    • Com este método, você vai terminar o livro de Jó no dia 13 e passar da metade de Salmos durante junho.
  8. Eles também são considerados livros poéticos do Antigo Testamento.
    • Comece com Salmos 90. Leia seis capítulos no dia primeiro de julho; sete no dia 2; três no dia 3; dois capítulos no dia 4; sete no dia 5; quatro no dia 6; um entre os dias 7 e 8/07 (Salmos 119, que é extenso); 13 no dia 9; e sete capítulos no dia 10.
    • Leia seis capítulos no dia 11; cinco no dia 12; três por dia entre 13 e 19/07; e dois capítulos no dia 20.
    • Leia três capítulos por dia entre 21 e 22/07; dois no dia 23; quatro por dia entre 24 e 26/07; oito no dia 27; e quatro capítulos por dia entre 28 e 31/07.
    • Se seguir este método, você vai terminar Salmos no dia 12, Provérbios no dia 23, Eclesiastes no dia 26 e Cântico de Salomão no dia 27 de julho. Além disso, vai dedicar os quatro últimos dias do mês aos 17 capítulos iniciais de Isaías.
  9. Esses livros são classificados como Profetas Maiores, e têm histórias e profecias semelhantes dos profetas de Israel.
    • Comece a leitura de agosto em Isaías 18. Leia cinco capítulos por dia entre os dias 1 e 2/08; três no dia 3; cinco no dia 4; seis capítulos no dia 5; três no dia 6; e cinco por dia entre 7 e 10/08.
    • Leia três capítulos por dia entre 11 e 14/08; quatro entre 15 e 16/08; cinco no dia 17; três no dia 18; quatro capítulos no dia 19; e dois no dia 20.
    • Leia três capítulos por dia entre 21 e 22/08; quatro entre 23 e 24/08; três no dia 25; dois por dia entre 26 e 27/08; três capítulos no dia 28; dois no dia 29; e quatro por dia entre 30 e 31/08.
    • Se seguir este método, você vai terminar Isaías no dia 11, Jeremias no dia 27 e Lamentações no dia 29 de agosto. Além disso, vai deixar os dois últimos dias do mês para começar Ezequiel.
  10. Termine Ezequiel e leia Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu e Zacarias em setembro. Os livros de Ezequiel e Daniel são considerados obras de Profetas Maiores, enquanto os outros reservados para o mês são de Profetas Menores. Embora a leitura pareça extensa, boa parte dos livros é curta, com poucos capítulos.
    • Comece no capítulo 9 de Ezequiel. Leia quatro capítulos no dia primeiro de setembro; três no dia 2; dois no dia 3; três capítulos no dia 4; dois por dia entre 5 e 6/09; e três por dia entre 7 e 18/09.
    • Leia sete capítulos nos dias 19 e 20/09; três no dia 23; cinco no dia 22; quatro capítulos no dia 23; cinco no dia 24; sete no dia 25; três capítulos no dia 26; seis no dia 27; dois no dia 28; e sete capítulos por dia entre 29 e 30 de setembro.
    • Se seguir este método, você vai terminar Ezequiel no dia 14, Daniel no dia 18, Oseias no dia 20, Joel no dia 21, Amós no dia 23, Obadias e Jonas no dia 24, Miqueias no dia 25, Naum no dia 26, Habacuque e Sofonias no dia 27, Ageu no dia 28 e Zacarias no dia 30 de setembro.
  11. Malaquias é o último livro do Antigo Testamento; assim, se seguir este plano de leitura à risca, você vai terminá-lo e já começar os evangelhos do Novo Testamento.
    • Comece em Malaquias 1. Leia quatro capítulos por dia entre 1 e 2/10; dois por dia entre 3 e 7/10; três no dia 8; dois capítulos por dia entre 9 e 12/10; um no dia 13; dois no dia 14; e três capítulos no dia 15.
    • Leia dois capítulos por dia entre 16 e 20/10; um no dia 21; dois no dia 22; um capítulo no dia 23; dois por dia entre 24 e 29/10; três no dia 30; e dois capítulos no dia 31.
    • Se seguir este método, você vai terminar Malaquias no dia primeiro, Mateus no dia 14 e Marcos no dia 22 de outubro.
  12. No penúltimo mês do ano, você vai terminar os evangelhos e estudar a história do Novo Testamento por meio do livro de Atos. Além disso, vai começar as epístolas, cartas escritas para comunidades específicas.
    • Comece a leitura do mês em Lucas 19. Leia dois capítulos por dia entre 1 e 9/11; e três por dia entre 10 e 15/11.
    • Leia dois capítulos no dia 16; três no dia 17; dois por dia entre 18 e 19/11; três capítulos entre 20 e 24; quatro no dia 25; três por dia entre 26 e 28/11; e quatro capítulos entre os dias 29 e 30.
    • Se seguir este método, você vai terminar Lucas no dia 3, João no dia 12, Atos no dia 23 e Romanos no dia 28 de novembro.
  13. Dentre os livros do último mês do ano, estão I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filémon, Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas e Apocalipse. Eles são categorizados como epístolas, à exceção de Apocalipse, que é considerado um livro profético. A leitura de dezembro pode parecer longa por causa do número de livros, mas muitos deles são breves e alguns contêm apenas um capítulo.
    • Comece com I Coríntios 9. Leia três capítulos por dia entre 1 e 2/12; dois no dia 3; quatro no dia 4; cinco no dia 5; quatro capítulos no dia 6; e três por dia entre 7 e 10/12.
    • Leia quatro capítulos no dia 11; quatro no dia 12; cinco no dia 13; três no dia 14; seis no dia 15; quatro capítulos por dia entre 16 e 17/12; seis no dia 18; quatro no dia 19; e três no dia 20.
    • Leia cinco capítulos no dia 21; cinco no dia 22; três no dia 23; cinco no dia 24; três capítulos no dia 25; três no dia 26; cinco no dia 27; quatro capítulos por dia entre 28 e 29/12; e três por dia entre 30 e 31.
    • Se usar este método, você vai terminar I Coríntios no dia 3, II Coríntios no dia 6, Gálatas no dia 8, Efésios no dia 10, Filipenses no dia 11, Colossenses no dia 12, I Tessalonicenses no dia 13, II Tessalonicenses no dia 14, I Timóteo no dia 15, II Timóteo no dia 16, Tito e Filémon no dia 17, Hebreus no dia 20, Tiago no dia 21, I Pedro no dia 22, II Pedro no dia 23, I João no dia 24, II João, III João e Judas no dia 25, e Apocalipse no dia 31 de dezembro.
    • O mais importante é que você vai ter terminado toda a Bíblia, do início ao fim, em um ano.
    Publicidade

Materiais Necessários

  • Uma tradução da Bíblia, em seu formato de preferência

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 82 508 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade