PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Lidar com pessoas que reclamam com muita frequência pode ser algo muito difícil. É uma situação muito incômoda, além de ser mental e emocionalmente desgastante. Talvez você tenha algum amigo ou familiar que está sempre reclamando; talvez seja um colega de trabalho que traz o negativismo ao seu dia. Não importa quem seja a pessoa, existem algumas medidas que você pode tomar para lidar construtivamente com essa situação.

Método 1
Método 1 de 3:

Lidando com amigos e familiares que reclamam muito

PDF download Baixe em PDF
  1. Pode ser muito desgastante ficar ouvindo reclamações, além de deixar a conversa um pouco constrangedora. A próxima vez que um amigo começar a reclamar, mude o foco da conversa. [1]
    • Talvez sua tia possa reclamar que o seu tio trabalha demais. Tente dizer algo como "Eu imagino que você também tenha seus compromissos. Conte-me sobre o seu novo clube de leitura!".
    • Ao fazer isso, você demonstra que gostaria de falar sobre outra coisa. Apenas tente escolher algo que seja mais neutro.
    • Evite tópicos potencialmente negativos. Por exemplo, se um amigo reclama constantemente sobre o trabalho, não fale sobre isso. Tente falar sobre algum livro que vocês dois leram recentemente, por exemplo.
  2. Talvez seus amigos considerem você um bom ouvinte. Se eles frequentemente reclamam para você, isso significa que esses amigos o consideram uma pessoa confiável. Porém, isso pode deixá-lo emocionalmente exausto. [2]
    • Deixe seus amigos saberem que você precisa impor um limite. Tente dizer algo como "Sara, você pode contar sempre comigo, mas às vezes eu gostaria de falar sobre minha própria vida quando estamos juntos."
    • Talvez seu amigo tenha algum problema que o deixa desconfortável. Não tenha medo de deixar isso claro.
    • Por exemplo, imagine que um amigo reclama constantemente sobre uma vida sexual frustrante. Tente dizer algo como "Carlos, você se importa se mudarmos de assunto? Esses tipos de detalhes pessoais me deixam um pouco desconfortável.".
  3. É importante explicar à pessoa que você fica incomodado quando ela reclama o tempo todo. Você pode usar frases em primeira pessoa para expressar seus sentimentos e também perguntar ao seu amigo ou familiar para reformular seus sentimentos da mesma forma. [3]
    • Uma frase em primeira pessoa foca no sentimento ou ideia da pessoa que está falando, em vez de aquela que está ouvindo. Isso pode ajudá-lo a se sentir menos estressado em relação às reclamações que você precisa ouvir.
    • Quando se vive com alguém que reclama constantemente, você pode sentir que ele o está culpando por tudo o que há de errado na casa. Em vez de falar "Estou cansado de ouvir você reclamando", diga "Eu sinto como se estivesse levando a culpa por tudo o que acontece de errado aqui em casa".
    • Que tal dizer "Ouvir seus comentários negativos o tempo todo é algo muito frustrante" ao invés de "Você só sabe reclamar".
    • Você também pode pedir que a pessoa reformule suas reclamações em primeira pessoa. Por exemplo, peça à sua irmã para dizer "Eu sinto que nossas reuniões de família são muito estressantes" em vez de "O Natal na nossa casa é terrível".
    • Use você também frases em primeira pessoa para conversar com alguém que reclama muito. Isso pode ajudá-lo a demonstrar como esse método é útil.
  4. As pessoas mais velhas podem reclamar demais. As reuniões de família podem sofrer bastante quando há pessoas idosas que reclamam demais para os outros parentes. Existem formas de lidar com essa situação específica. [4]
    • Tire um minuto para escutar a pessoa. Os idosos geralmente se sentem sozinhos e só precisam de alguém para conversar. Mude o assunto para algo mais alegre e agradável
    • Ofereça ajuda. Muitos idosos não são capazes de lidar com os desafios diários de suas vidas.
    • Se sua avó reclama do tráfego, ofereça uma possível solução. Diga a ela que você ficará feliz em ajudá-la de alguma forma, como fazer as compras de supermercado para que ela não tenha que pegar o carro e fazer isso sozinha.
  5. Se tiver filhos, você provavelmente escuta mais reclamações do que pode imaginar. Pré-adolescente e adolescente, principalmente, reclamam demais. Você pode escolher como reagir a isso. [5]
    • Tente fazer um brainstorming . Se o adolescente reclama por causa de tédio, peça-o para listar as coisas que ele gostaria de fazer. Isso vai ajudá-lo a aprender como lidar com seus próprios problemas.
    • Seja paciente. Lembre-se de que as crianças passam por diversas mudanças.
    • Muitas das vezes, as reclamações são baseadas em ansiedade ou cansaço. Preocupe-se em localizar a raiz do problema.
    • Evite julgar a pessoa. Tente não a criticar por causa das reclamações. Por exemplo, se o seu filho reclama que o jantar não está bom, diga algo como "É uma pena que você se sinta dessa forma". Se a reclamação não atrair muita atenção à criança, então ela pode tentar achar coisas positivar para dizer.
  6. Em uma situação social, pode ser um pouco constrangedor escutar as reclamações constantes de uma pessoa. Se você tem um amigo ou familiar que reclama muito, ele pode acabar com a alegria de diversas situações. Evite passar muito tempo sozinho com essa pessoa caso ela o incomode muito. [6]
    • As pessoas tendem a reclamar menos quando estão na presença de muitas pessoas. Você não precisa recusar um pedido de sair com seu primo para tomar um café. Basta pedir que mais alguém acompanhe vocês.
    • A próxima vez que ele o convidar para sair, diga "Isso seria ótimo, mas eu já tenho plano com uns amigos. Você se importe se eles forem também?"
    • Você vai se sentir menos pressionado a responder às reclamações na presença de mais pessoas. Se um amigo reclamar que odeia a pizza que vocês estão comendo, você não precisa responder se houver mais pessoas na mesa. Basta permitir que o grupo prossiga com a conversa.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Lidando com o negativismo dos colegas de trabalho

PDF download Baixe em PDF
  1. . Lidar com uma pessoa que reclama muito no seu trabalho pode ser uma situação muito frustrante. Isso não só é constrangedor, mas também reduz o rendimento do trabalho. Se você lida constantemente com essa situação no seu ambiente profissional, tome algumas medidas para abordar essa situação de forma construtiva. [7]
    • Tente ser gentil. Às vezes, a pessoa só precisa desabafar um pouco.
    • Se seu colega de trabalho reclama com muita frequência, tente dizer algo como "Eu estou na mesma situação. Talvez você possa fazer o meu trabalho e eu fazer o seu".
    • Você também pode tentar elogiá-lo. Diga algo como "Nossa! Você tem trabalhado demais. Pelo menos está valendo a pena. Ouvi dizer que sua apresentação foi incrível." Isso adiciona um ar mais positivo à situação.
  2. Lembre-se de que, muitas vezes, as reclamações são legítimas, o seja, a pessoa pode estar com um problema de verdade. Se puder, ofereça ajuda a ela. [8]
    • Por exemplo, talvez a pessoa do seu escritório esteja reclamando da temperatura. Se você concorda, sugira ir junto com ela para falar sobre essa situação aos encarregados.
    • Talvez a pessoa sinta que está sendo injustiçada pelo seu chefe. Tente dizer algo como "Você já pensou em ir no RH falar sobre essa situação?".
    • Ao oferecer um conselho, você demonstra que prestou atenção à reclamação. Além disso, você também ajuda ela a enxergar que o problema tem solução. Com sorte, a pessoa vai ouvir suas palavras e tentar resolver o problema.
  3. Você pode chegar ao ponto de nem prestar mais atenção em uma pessoa que reclama sempre. Porém, tente escutá-la. Ao fazer perguntas e participar da conversa, você pode tornar essa interação mais positiva. [9]
    • Comece com uma simples pergunta. Tente dizer algo como "O que você acha que pode ser feito para resolver esse problema?".
    • Isso passa a responsabilidade para a própria pessoa, e não para você. Porém, isso também demonstra que você está prestando atenção.
    • Se a pessoa disser que não sabe o que fazer, continue fazendo mais perguntas. Você pode dizer "Por que você não reserva um tempo para pensar sobre isso? Que tal falarmos sobre isso na semana que vez caso o problema continue?".
    • Faça um esforço para entender a situação. Se a pessoa que estiver reclamando disser coisas vagas, como "Eu odeio este lugar", pergunte "Por quê?".
    • Essa resposta, embora não seja a melhor delas, ajuda a determinar se a reclamação é válida. Dessa forma, você pode decidir se presta mais atenção à reclamação.
  4. Socializar com os colegas de trabalho pode ser bastante divertido. Talvez vocês até tenham um grupo de pessoas do escritório que costuma se reunir em um happy hour . Porém, se uma pessoa que reclama muito for junto, ela pode estragar a noite de todo mundo. [10]
    • Expresse sua opinião, de forma gentil, mas firme. Tente dizer algo como "Eu realmente não estou afim de falar sobre trabalho depois do expediente".
    • Você também pode tentar chamar a pessoa gentilmente para o lado para conversar. Tente dizer algo como "Eu sei que pode ser muito bom desabafar, mas talvez possamos deixar os problemas de trabalho para falarmos no trabalho, ok?".
    • Você também pode tentar desviar o assunto. Os demais membros do grupo provavelmente vão tentar ajudá-lo a abordar um assunto mais agradável.
    • Usar frases em primeira pessoa vai ajudá-lo a expressar seu ponto de vista. Experimente dizer "Eu fico estressado quando você fala sobre como é infeliz no trabalho".
  5. Você pode até mesmo se sentir ansioso sempre que esse colega de trabalho se aproximar. Em vez de revirar os olhos, assuma o controle da situação e decida para onde redirecionar a conversa. [11]
    • Acabe com a reclamação antes mesmo de ela começar. Quando o colega de trabalho se aproximar, tente dizer algo positivo imediatamente.
    • Por exemplo, tente dizer "Ei, Sônia! Ouvi dizer que participou da corrida que teve no final de semana. Parabéns!". Ao iniciar a conversa com algo positivo, você pode ser capaz de inibir as reclamações.
    • Caso a pessoa reclame ainda assim, você pode encerrar a conversa. Diga "Nossa, que frustrante. Bom, estou com um prazo curto para atender, vou precisar voltar para a minha mesa".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo uma atitude positiva

PDF download Baixe em PDF
  1. Os problemas das pessoas ao seu redor podem ser emocionalmente desgastantes. Ao sentir que estar na presença de uma pessoa muito negativa pode afetar sua vida, considere retirar-se dessa situação. Tenha consciência da quantidade de tempo que você passa com pessoas negativas. [12]
    • Nem sempre é possível excluir essa pessoa completamente da sua vida. Por exemplo, a pessoa pode ser um membro da sua família.
    • No entanto, você pode reduzir a pressão das próximas reuniões familiares. Se o seu tio causa muito estresse a você, evite ir no próximo encontro. Basta dizer que você tem outros planos.
    • Se tiver um amigo que suga todas as suas energias, limite o tempo que você passa com ele. Você pode tentar dizer algo como "Eduardo, estou tentando focar em algumas mudanças na minha vida, e por isso vou precisar parar de sair para jantar com você às quintas-feiras à noite".
  2. Manter uma atitude positiva pode causar uma enorme diferença na vida de qualquer pessoa. Lembre-se: você não pode controlar o comportamento das outras pessoas, mas pode escolher como reagir a eles. [13]
    • Faça um esforço consciente para manter-se positivo. Por exemplo, a próxima vez que ouvir alguém reclamar, pense consigo mesmo "Nossa, a minha vida parece muito melhor do que a dessa pessoa".
    • Pensar positivo, no entanto, não significa que você precisa ignorar seus problemas. Significa apenas que você pode escolher quando focar em encontrar uma solução e outras coisas mais positivas.
    • O pensamento positivo pode reduzir o estresse. Isso pode ser muito benéfico para a saúde física e mental.
  3. Manter-se positivo pode ajudá-lo a se sentir melhor e lidar com reclamações constantes. Para que você consiga fazer isso, é preciso cuidar de si mesmo. Faça disso a sua prioridade. [14]
    • Em outras palavras, é preciso atender suas necessidades físicas e mentais. Reserve um tempo para saber como você está diariamente.
    • Pergunte a si mesmo "Como eu estou hoje? Preciso de uma pausa?" Se a resposta for "sim", então descanse um pouco.
    • Uma simples volta de cinco minutos no quarteirão pode fazer maravilhas à saúde mental. Uma outra opção é tomar um banho de banheira.
  4. Ao reduzir os níveis gerais de estresse, você vai ser mais capaz de lidar com pessoas que reclamam com frequência. Encontre formas de aliviar as tensões. Existem muitas medidas para se fazer isso. [15]
    • Mantenha uma dieta saudável. A comida de fast-food" pode ser ótima na hora, mas o açúcar e a gordura contidos nela podem na verdade piorar o humor. Tente comer mais frutas e legumes.
    • Mantenha-se em movimento. Foi comprovado que o exercício físico melhora o humor. Busque realizar pelo menos 30 minutos de atividade física na maioria dos dias da semana.
    • Descanse. Se estiver cansado, as reclamações podem ser piores. Tente obter pelo menos de sete a nove horas de sono todas as noites para reduzir os níveis de estresse.
    Publicidade

Dicas

  • Aborde a situação de forma honesta. Deixe que a pessoa que estiver reclamando saiba como você se sente.
  • Retire-se da situação.
  • Prepare-se mentalmente para lidar com uma pessoa que reclama todo o tempo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 142 474 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade