Baixe em PDF Baixe em PDF

Você tem a impressão de que não há horas suficientes no dia ou dinheiro suficiente no banco? Seu carro está geralmente com o tanque vazio e sua lixeira está sempre cheia? Você está sofrendo de um problema comum: muitas coisas para fazer. Não há tempo a perder e nem para relaxar. A boa notícia é que há cura e o nome dela é organização! Siga os passos abaixo e logo você poderá desfrutar de momentos de relaxamento e paz de espírito.

Método 1
Método 1 de 3:

Organizando-se mentalmente

Baixe em PDF
  1. Por que se sente abarrotado de coisas? Para algumas pessoas, uma agenda lotada atrapalha muito, dificultando a organização. Para outras, se trata da simples falta de motivação ou conhecimento. Para começar a organizar sua vida, você precisa entender qual é a raiz do problema e fazer as mudanças necessárias.
  2. Embora seja mais fácil dizer “tudo”, é mais provável que existam áreas específicas em sua vida que precisam de mais atenção do que outras. Onde é mais desorganizado? Considere suas habilidades em planejamento, limpeza ou realização de tarefas. Quais dessas é a mais difícil para você? Lembre-se de levar em conta sua vida profissional, amizades e outras áreas em geral.
  3. Se está com a agenda cheia (e mesmo se não estiver), compre um calendário e coloque-o em um lugar bem visível. Pode ser perto das suas chaves, na geladeira ou no escritório. Tome alguns minutos para preenchê-lo com datas importantes e eventos futuros.
    • Evite preencher atividades comuns que vão lotar seu calendário e dê preferência para as coisas que você realmente tem planos de realizar. Isso inclui aulas, agenda do trabalho, consultas médicas e outros eventos, como casamentos e batizados.
    • Reveja seu calendário preenchido e observe sua agenda semanal. Onde você tem períodos livres? Há momentos entre as tarefas que você pode usar a seu favor? Em que dias você está mais ocupado?
  4. Além do calendário, você pode usá-lo para organizar suas tarefas diárias. Embora possa parecer uma ideia boba, muitas pessoas organizadas usam esse aparelho. Ao marcar um evento, um projeto ou algo do trabalho ou escola, marque-os no seu organizador para acompanhar tudo de perto.
    • Tente codificar tudo por cores para deixar seus dias ainda mais organizados. Use uma cor para eventos semelhantes (como deveres de casa ou idas ao mercado) e outras cores para eventos mais importantes, como vermelho para algo com prazo apertado.
    • Carregue seu organizador com você para todos os lugares. Não vai adiantar nada comprar um e deixá-lo em casa. Para poder se organizar, mantenha-o na bolsa, no carro, na sua mesa de trabalho ou em qualquer outro lugar de fácil acesso.
  5. É claro que isso é quase o mesmo que usar um organizador. No entanto, a lista pode significar fragmentar ainda mais seu dia. Não liste coisas vagas como limpar a casa ou exercitar-se mais, mas inclua tarefas diretas e fáceis, como limpar a cozinha, esfregar as privadas ou correr 1 km e meio.
    • Acrescente pequenos quadrados vazios ao lado de cada tarefa, mesmo que pareça bobeira. Marcar cada quadrado ao completar uma tarefa dará a sensação de dever cumprido e você se sentira orgulhoso de todo o trabalho.
    • Mantenha sua lista de tarefas em um lugar de fácil visualização para que você se lembre sempre das tarefas que tem a cumprir. Considere, ainda, deixá-lo no seu organizador.
    • Termine os projetos maiores antes de partir para os menores. Por exemplo, termine de “limpar a geladeira” antes de “separar as correspondências”, pois isso dará uma sensação maior de produtividade.
  6. Possivelmente o pior item da lista, procrastinar é um enorme atraso para quem quer se organizar. Em vez de adiar as coisas, faça-as imediatamente. Force-se a terminar as coisas. Se puder fazer algo em dois minutos ou menos, faça na hora e fragmente as tarefas grandes para deixá-las mais manejáveis.
    • Marque 15 minutos em um temporizador e trabalhe intensamente. Não se distraia, faça intervalos ou pare por qualquer motivo durante esse tempo. Quando o tempo acabar, diminua o ritmo. Você provavelmente vai querer continuar trabalhando, porque o mais difícil — começar a trabalhar — você já fez.
    • Retire as distrações de vista, sejam quais forem. Geralmente, a internet, o celular, o sono ou até mesmo um livro. Não importa a fonte de distração, tente trabalhar sem ela.
  7. Ao acordar, tome um café da manhã reforçado, tome um banho ou lave o rosto, vista-se e calce seus sapatos. Faça todas as coisas como faz todos os dias, como se fosse trabalhar. Isso vai mudar sua perspectiva mental. Ao se aprontar, você ficará preparado para o sucesso. Você terá mais confiança porque saberá que está preparado para qualquer coisa e, portanto, terá mais foco para completar suas tarefas e se organizar. [1]
  8. Sempre que tiver uma ideia importante, lembrar-se de algo ou alguém lembrar você que há algo que precisa ser feito, escreva. Seja no seu organizador ou na lista, escrever não só vai tirá-los da sua cabeça, mas você poderá verificá-los depois para não esquecer de nada.
  9. Se acha que o tempo é curto e a agenda está cheia, experimente livrar-se de algumas coisas. É mesmo necessário sair para um café com o seu amigo hoje? E os seus planos de trabalhar naquele projeto fora das suas horas de trabalho? Se fizer coisas demais de uma vez, você se sentirá desorganizado e ansioso. Cancele alguns planos para organizar um pouco mais a cabeça.
    • Aprenda a delegar tarefas para outras pessoas. Se é preciso fazer compras no supermercado, mas você está muito ocupado, peça para outro membro da família fazer isso. Desde que você não repasse tarefas grandes demais ou que sejam especialmente suas, delegar pode ser saudável.
    • Não concorde em fazer tudo que for pedido a você se não houver tempo disponível. Seus amigos não vão te odiar, seu chefe não vai achar que você é preguiçoso e seu amor não achará ruim se você disser que precisa usar seu tempo livre para realizar algumas tarefas pessoais e se organizar. [2]
  10. Se você sente que só completou uma tarefa se ela estiver perfeita, muitas tarefas ficarão inacabadas ao longo da sua vida. Da mesma forma, se você esperar ficar no estado de espírito “perfeito" para começá-las, você vai esperar para sempre.
    • Não adie seus projetos e saiba perceber quando algo já foi concluído. Ao chegar em um ponto onde já está “bom o suficiente”, siga em frente e vá para a próxima tarefa.
    • Se você tem alguns projetos que parecem não sair do lugar, deixe-os de lado por um tempo e volte a eles depois de concluir algumas pequenas tarefas. Você fará mais em menos tempo, em vez de perder tempo em algo que não está progredindo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Organizando sua vida pessoal e profissional

Baixe em PDF
  1. Se a sua casa está uma bagunça, é porque provavelmente você não designou um lugar para cada coisa. Em vez de despejar tudo em um ambiente só, determine locais específicos para colocar seus pertences.
    • Não deixe algo na mesa de cabeceira. Guarde cada coisa em seu lugar. Faça o mesmo com cada objeto da casa para que nada fique à vista, gerando bagunça.
    • Deixe uma cesta ou uma mesa de canto próxima à porta onde você poderá deixar objetos até que tenha tempo para lidar com eles. Isso inclui correspondências, objetos de trabalho ou coisas que você acabou de comprar.
  2. Escolha um dia na semana em que você tenha mais tempo livre. Depois, escolha apenas uma área que precisa de organização e limpeza. Pode ser um quarto na sua casa, seu carro ou seu escritório no trabalho. Então, vá eliminando todos as coisas desnecessárias que estão tomando espaço nessa área.
    • Compre caixas organizadoras, arquivos e pastas. Todos esses itens podem ser encontrados em supermercados, lojas de material de escritório ou de produtos para a casa.
    • Pense na última vez que =usou cada objeto. Se já faz meses ou anos, considere se desfazer deles.
  3. Embora possa pensar que “precisa” de cada coisa, uma cada desorganizada provavelmente contém coisas desnecessárias. Observe cada coisa e veja o que é realmente útil. Se tem algo que você não usa há anos, não usa com frequência, não gosta mais ou não precisa, livre-se!
    • Não se deixe levar pelas emoções ao separar as coisas. Claro, sua tia te deu aquele enfeite de porcelana, mas você quer mesmo mantê-lo ou sequer precisa dele? Não se sinta mal por se desfazer das coisas.
    • Separe as coisas das quais pretende se desfazer em pilhas, seja lixo, doações e coisas para vender. Depois, dê conta de cada uma separadamente.
    • Faça um bazar ou venda de garagem para ganhar algum dinheiro nas coisas que você está se desfazendo. Itens grandes, como móveis ou eletrônicos, podem ser vendidos em sites de compra e venda, como MercadoLivre ou OLX. [3]
  4. Não acabe com o processo de organização da sua vida ao comprar mais coisas que você não precisa. Evite liquidações e promoções, pois isso fará você comprar ainda mais coisas desnecessárias só porque não quer perder as ofertas.
    • Ao fazer compras, pergunte-se onde você vai colocar cada coisa nova. Há um lugar definido?
    • Faça uma lista de compras toda vez que sair. Compre apenas o que estiver listado. Assim, quando você voltar, terá só o que realmente precisa e não o que você achou que precisaria.
    • Pense no dinheiro que deixou de gastar nas liquidações que evitou.
  5. Todo mundo faz isso — tira uma caneta da gaveta, escreve algo no papel e deixa tudo em cima do balcão. Em vez de deixar tudo onde é mais conveniente, guarde cada coisa em seu lugar.
    • Toda tarefa que levar menos de dois minutos deve ser feita imediatamente. Isso deixará o ambiente mais organizado e você terá menos coisas para fazer posteriormente.
    • Se há diversas coisas espalhadas em um mesmo lugar, separe alguns minutos para guardá-las. Isso vai impedir que a pilha de coisas cresça, dificultando mais ainda a organização.
  6. Quantas vezes sua casa ficou desorganizada porque você adiou a limpeza? Embora isso esteja ligado à procrastinação, você pode completar sua lista ao fragmentar as tarefas. Escolha um item — tirar o pó, por exemplo — e demarque um momento específico para fazer isso. Se todas as tarefas domésticas forem realizadas dessa forma, os ambientes estarão sempre limpos sem que você tenha que passar horas consecutivas cumprindo as tarefas. [4]
  7. Você tem caixas ou gavetas cheias de itens misteriosos, dos quais você não mexe há muito tempo? Pegue uma caneta permanente e demarque tudo que você tem. Mantenha itens similares no mesmo lugar para facilitar o processo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Organizando seus dias

Baixe em PDF
  1. Pense em cinco coisas que você quer dar mais atenção, como estudos, exercícios, saúde, relaxamento, trabalho, sono, etc..
  2. Liste os dias do mês em uma folha e no topo coloque as cinco coisas que você quer priorizar para distribuir durante os dias.
  3. Seja exercitar-se por 30 minutos todos os dias ou uma hora inteira. Coloque isso em cada coluna.
  4. Sua recompensa será riscar os itens que você já completou ao alcançar seus objetivos.
  5. Diga a si mesmo “Se eu completar 100 tarefas, vou ao cinema com os meus amigos”.
    Publicidade

Dicas

  • Deixe as ideias irem e virem. Não insista — na hora certa elas voltarão.
  • Ouça música — clássica, eletrônica, ambiente… a ideia é poder relaxar e limpar a cabeça para focar no que é importante.
  • Separar as tarefas por semelhança pode ajudar. Coloque o trabalho em uma lista, tarefas pessoais em outra, e assim por diante.
Publicidade

Avisos

  • Não tente ser multitarefas. Selecione uma coisa, termine-a e retire-a da sua lista. Senão, você vai continuar acumulando coisas que vão progredir lentamente e isso deixará você desmotivado. É um ciclo vicioso.
  • Pensar em fazer as tarefas não é o mesmo que fazê-las de fato. Se você ficar apenas pensando no que tem para fazer, vai se cansar e não vai fazer nada. Tente a regra dos 15 minutos citada acima.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 113 556 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade