Baixe em PDF
Baixe em PDF
A decepção não é nada divertida, seja em relação a um relacionamento que não deu certo ou a perda de uma grande oportunidade de crescimento profissional. Independentemente do tipo de decepção, nem sempre é tão ruim quanto parece e há mais formas de lidar com ela do que você imagina. Aqui você aprenderá como lidar com a decepção e como usá-la para ficar mais forte.
Passos
-
Libere seus sentimentos. Se estiver lidando com uma decepção grande, é natural que se sinta triste ou até inconsolável. Alguns médicos dizem que lidar com o fato de que um grande objetivo de vida de repente não foi atingido não é diferente de lidar com uma mágoa, portanto você pode sentir-se “de luto”, mesmo que o assunto seja um livro que não deu certo ou o fato de seu namorado ter terminado com você em vez de pedi-la em casamento. É perfeitamente natural sentir-se incrivelmente triste e sofrer. O importante é que você reconheça sua dor no início. [1] X Fonte de pesquisa
- Não tenha vergonha de chorar. Não há nenhuma pesquisa que diga que lágrimas demais são prejudiciais.
- Se houver uma pessoa que causou mal a você, não deixe que “ela” o veja chorar. Não deixe que a pessoa tenha essa satisfação. Lide com seus sentimentos de maneira mais discreta.
-
Tenha alguma perspectiva. Todo mundo está dizendo a você que não é o fim do mundo? Bem, embora essas possam ser as palavras mais irritantes que você já ouviu, elas estão vindo do lugar certo. Dê um passo para trás e pergunte a você mesmo “Isso importará no ano que vem? Em seis meses? Um mês?”. Provavelmente há uma luz no fim do túnel e o que aconteceu não arruinará sua vida completamente. É claro, pode ser algo muito sério, mas não significa que você deva perder as esperanças. [2] X Fonte de pesquisa
- Converse sobre a situação com um amigo racional, de preferência alguém mais velho que tenha mais experiência e possa dar algumas ideias para você.
-
Seja grato. Você pode pensar “Grato???? Como posso ser grato em um momento desses?” – e é exatamente por esse motivo que você deve parar de pensar no que deu errado e começar a pensar em tudo o que deu certo em sua vida. Provavelmente tem muitas coisas pelas quais deve agradecer: uma casa legal, algumas pessoas que o apoiam, uma carreira promissora, sua saúde, ou até mesmo seu cachorrinho. Você pode estar tão focado no que perdeu que não teve tempo de parar e sentir-se abençoado por tudo o que tem. [3] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte
- Faça uma lista de todas as coisas pelas quais deve agradecer. Você verá que há muito mais coisas boas do que ruins em sua vida.
- Crie o hábito de agradecer mais às pessoas por tudo o que fazem por você. Assim, a gratidão será parte importante de sua vida.
-
Não sofra por muito tempo. É ótimo liberar suas emoções e reconhecer que está se sentindo triste e decepcionado. Contudo, até para sofrer é preciso ter limites. Se passar semanas sentindo pena de você mesmo, sentindo-se um perdedor e ficando ocupado demais chorando, pense em quando você vai conseguir resolver suas coisas? Tenha uma ou duas semanas para sofrer ou até um mês caso esteja realmente triste. Mas lembre-se de que quanto antes começar a pensar positivo, mais cedo conseguirá planejar seu sucesso. [4] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Faça uma longa caminhada e tome um pouco de sol. Já foi provado que a luz do sol deixa as pessoas mais felizes, reduzindo as tendências de sofrimento.
- Para sofrer, você precisa ter algum tempo sozinho. Depois de algum tempo, você deve conseguir sair e passar mais tempo com seus amigos para recuperar-se.
- Ouça música. A música pode ajudar você a lidar com seus sentimentos, de acordo com suas necessidades. Uma pessoa pode encontrar conforto num metalzão pesado. Outras podem se acalmar com música Gospel. Escute o que parecer melhor para você. [5] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
- Expresse-se artisticamente. Muitos artistas usaram suas decepções como inspiração. Componha uma canção, desenhe, pinte um autorretrato. Você aliviará a dor da decepção e ainda criará algo belo.
- A atividade física pode ajudar algumas pessoas. Bater um saco de pancada, levantar peso ou dar uma simples corridinha pode aliviar a tensão física e emocional. Não faça nada que estoure seus limites físicos.
-
Não se culpe. Tudo bem, você pode ter tido sua culpa, mas é mais provável que as coisas não estejam bem no trabalho, em casa, na cidade ou no seu círculo de amizades. Mesmo que tenha algo a ver com isso, desista de seus arrependimentos e siga em frente. E se não tiver nada com isso – você já está trabalhando demais e seu chefe ainda não deu um aumento para você – dê um passo para trás e veja que é o mundo que está um pouco injusto no momento, mas que você fez tudo o que podia para seguir em frente. [6] X Fonte de pesquisa
- É claro, é fácil culpar-se, pois você se sente mais no controle da situação. Se pensa “Se tivesse feito X de maneira diferente, então Y...”, sentirá que o universo tem alguma ordem. Contudo, é mais provável que não haja muito o que você pudesse ter feito para alterar as circunstâncias. Você precisa aceitar isso antes de seguir em frente.
- Caso se culpe, sua autoconfiança ficará baixa, não ficará? Se for o caso, você não conseguirá fazer um novo plano.
-
Ajuste suas expectativas. Isso não significa que se queria ser a atriz vencedora do Oscar deve contentar-se em ser uma atriz coadjuvante. Mas significa que estrelar um filme com Brad Pitt pode precisar esperar um pouco. Pense em algo mais fácil que possa fazer e que ainda o deixará feliz. Isso é diferente de baixar seus padrões, só significa que precisa ter uma abordagem mais realista em relação ao que pode ou não conseguir. Se tiver uma abordagem mais realista, terá menos chances de ficar decepcionado no futuro.
- Pense em um bebê aprendendo a andar. Em vez de querer toda a glória, pense nas pequenas felicidades que pode conseguir ao longo do caminho.
-
Tente ver a luz no fim do túnel. Você pode pensar que não há absolutamente nada positivo na situação, mas é bem difícil que esse seja o caso. Então, você terminou com a pessoa que pensou ser o amor de sua vida. Vocês eram realmente perfeitos um para o outro? Então, você perdeu seu emprego. Era a melhor oportunidade para você mesmo? Uma porta pode ter se fechado, mas talvez uma ou duas janelas tenham aberto e essa experiência poderá levá-lo a algo melhor.
- Tentar encontrar algo bom na situação o ajudará a pensar positivo. Se quiser seguir em frente e passar por cima de sua decepção, precisará fazer isso.
Publicidade
-
Dê um tempo. Tudo bem, você foi demitido. Terminaram com você. Quebrou sua perna. Isso significa que deve começar a procurar outro emprego, colocar um anúncio no jornal para conseguir um namorado ou começar a treinar para uma maratona o mais rápido possível? É claro que não. Dê um tempo até sentir-se mais calmo para tomar uma decisão racional. Obviamente, você precisa começar a procurar um emprego mais rápido do que começar a treinar para uma corrida com a perna machucada, mas precisa analisar sua situação. Se tentar resolver o problema imediatamente após a decepção, poderá tomar uma decisão no desespero e não conseguirá pensar racionalmente.
- Assista a uma temporada completa de alguma série. Faça uma longa caminhada todos os dias da semana. Não faça nada que o deixe triste e para baixo, mas limpe sua mente, faça algo diferente e comece a curar-se.
-
Pratique a aceitação. Essa é outra parte importante para lidar com a decepção. Você não pode continuar pensando que o mundo é injusto e que o que aconteceu com você foi horrível. Tudo bem, pode ter sido, mas aconteceu e não há nada que possa fazer para desfazer o ocorrido. Tudo isso foi no passado e este é seu presente. Se quiser ter um futuro melhor, precisa aceitar o passado, mesmo que tenha sido desagradável.
- É claro que você precisa praticar a aceitação, pois isso não acontecerá da noite para o dia. Digamos que seu marido a tenha traído: você aceitará isso da noite para o dia? É claro que não, mas poderá chegar a um ponto em que perceberá que isso não a deixa mais brava e amarga.
-
Passe algum tempo com amigos próximos e familiares. É claro que sair com sua mãe ou com sua melhor amiga pode não ajudá-lo a melhorar sua carreira ou encontrar um novo lugar para morar, mas pode ajudá-lo a sentir-se melhor. Você verá que tem muitos bons relacionamentos em sua vida, além de um grande apoio para sair dessa. Embora não deva compartilhar sua decepção com todo mundo, ter essas pessoas por perto fará com que você perceba que não está sozinho em sua dor.
- Não se force a comparecer a eventos sociais se não tiver vontade. Saia com seus amigos e familiares em ambientes mais tranquilos.
-
Faça um novo plano. O antigo parece que não funcionou, certo? Não há nenhum problema. Os navios sempre precisam mudar suas rotas no meio da noite para evitar obstáculos não previstos, isso também pode acontecer com você. Encontre uma nova forma de conseguir ter a carreira de seus sonhos, de encontrar o homem perfeito ou de fazer aquela instituição que você sonha tornar-se realidade. Talvez tenha tido um problema de saúde e precisará ficar meses sem andar. Trabalhe com um fisioterapeuta para planejarem seu sucesso juntos.
- Olhe sua vida de outra forma. Como você ainda pode correr atrás de seus sonhos, ficar feliz e seguir em frente?
-
Procure conselhos. Converse com pessoas que saibam o que estão fazendo. Se for um professor com problemas no trabalho, converse com o diretor. Se estiver tentando tornar-se um artista conhecido, veja se há outros artistas em sua cidade que possam dar algumas ideias para você. Ligue para um amigo da família que saiba algo sobre como conseguir um novo emprego. Converse com sua mãe sobre como foi quando ela se divorciou. Embora cada situação seja diferente, receber conselhos de outras pessoas (contanto que você confie nelas) fará com que tenha uma direção melhor, além de permitir que você conheça muitas pessoas que estão lutando também.
-
Esteja aberto a novas oportunidades. Você pode não ter se tornado o diretor de um projeto de redação na faculdade. Contudo, há uma nova série de livros sendo lançada e você pode ser o responsável pelo projeto. Procure uma oportunidade para ter experiência, trabalhar com uma grande variedade de pessoas e ter mais confiança para conseguir atingir seus objetivos. Se só quiser fazer A, B e C, ficará cego quando a oportunidade Z, a melhor de todas, aparecer em sua frente.
- Uma nova pessoa pode ser uma nova oportunidade também. Não se feche saindo com o mesmo grupo de amigos. Um amigo novo pode trazer novas energias para sua vida.
- Talvez você só tenha trabalhado como professor do ensino médio. Por que não tentar algo diferente e mais relaxante, como um colégio da comunidade? Ainda pode ser uma grande oportunidade que fornecerá a experiência de que você precisa.
-
Inspire-se. A autora vencedora do Prêmio Nobel, Alice Munro, não tinha publicado nenhum livro até os 37 anos de idade! Steve Jobs tinha abandonado a escola e Matthew McConaughey limpava galinheiros quando se tornou uma estrela. Veja a vida das pessoas que lidaram com decepções muito grandes antes de terem sucesso. Se o sucesso fosse servido em uma bandeja de prata, a luta não valeria a pena, certo?Publicidade
-
Aprenda com seus erros. Você teve uma decepção. Isso significa que só resolverá se conseguir voltar no tempo, caso contrário ficará sempre de mau humor? É claro que não. Há sempre algo há se aprender, seja pesquisar mais, não confiar tanto ou não entrar em algo sobre o qual não tiver muitas informações. Embora não seja fácil aprender a lição da forma mais difícil, pense em todas as coisas positivas que esse conhecimento pode proporcionar a você no futuro.
- Se nunca cair, nunca aprenderá a levantar-se. Tudo faz parte da experiência de aprendizagem.
-
Não diga a seus amigos sobre o que pode acontecer. Talvez tenha uma boa oportunidade no trabalho. Ou esteja namorando um rapaz há seis semanas e tenha a sensação de que ele é o cara certo. Alguém pediu para ver o manuscrito de seu romance e sente que ele vai querer fechar um contrato com você. Seu chefe mencionou um novo cargo e você acha que vai ser escolhido para ocupá-lo. Bem, você pode compartilhar isso com um ou dois amigos, mas se contar para seus vinte amigos ou conhecidos sobre o que “pode acontecer”, ficará mais triste se não acontecer, além de precisar contar as más notícias para todo mundo.
- No futuro, seja otimista, mas tenha cuidado e discrição. Compartilhe sua alegria e seu sucesso depois que algo tiver acontecido.
-
Mantenha a esperança viva. Ter esperança é essencial para uma vida feliz e completa, independentemente do nível da decepção. Mantenha-se otimista, seja positivo e sempre almeje algo, mesmo que seja pequeno. Se estiver esperançoso sobre o futuro e tudo o que ele pode trazer, suas chances de ter sucesso aumentarão. As pessoas esperançosas fazem contatos importantes e conseguem oportunidades mais difíceis do que as mais realistas. Levante a cabeça e só coisas boas acontecerão com você.
- Sair com pessoas esperançosas e otimistas é uma ótima maneira de manter com sua esperança. Como ter esperanças cercado de pessoas pessimistas?
-
Reconheça seu valor. Lembre-se de que você é uma pessoa importante, com um grande objetivo a cumprir. Você é uma ótima mãe, ou um ótimo amigo, ou um ótimo profissional. Pode ser que você seja um ótimo escritor, um bom observador e um gênio dos computadores. Foque nas suas qualidades e continue dando o que tem ao mundo, pois o mundo precisa disso – mesmo que você não o sinta depois de uma decepção.
- Faça uma lista com suas cinco melhores características. Como você pode usar essas características a seu favor?
- Se achar que não tem nenhum valor, os possíveis empregadores, parceiros ou amigos pensarão da mesma forma.
-
Divirta-se um pouco. O que a diversão tem a ver com um novo plano, atingir objetivos e evitar decepções no futuro? Nada e tudo. Se estiver tão focado em atingir seus objetivos e superar suas decepções, nunca conseguirá parar, respirar e relaxar. Divertir-se é tão importante quanto enviar seu currículo para vinte empresas, pois você conseguirá apreciar o que tem e reduzir seu nível de estresse.
- Acredite ou não, você pode divertir-se “e” trabalhar para lidar com sua decepção. Com corpo e mente relaxados e sem estresse, tudo parecerá muito mais fácil.
Publicidade
Dicas
- Abra-se para as pessoas. Conversar é uma forma eficiente de liberar seu nervosismo.
- Todos os dias, tenha esperanças de que as coisas serão melhores e que boas oportunidades surgirão.
- Às vezes, você pode ficar decepcionado com algo que realmente queria ou precisava. O melhor a fazer é pensar em outras coisas para explorar em vez de focar-se demais em sua tristeza.
- Siga esses passos religiosamente se quiser sentir-se aliviado do estresse que sente devido à sua situação.
- Se estiver sozinho, libere sua raiva. Dessa forma, você conseguirá colocar tudo para fora e se sentirá muito melhor. Lembre-se de não fazer isso quando houver outras pessoas por perto, pois elas não irão mais querer ficar por perto de você.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/emotional-fitness/201311/dont-bury-your-feelings
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/anxiety-files/201702/putting-things-in-perspective
- ↑ https://greatergood.berkeley.edu/article/item/how_gratitude_changes_you_and_your_brain
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/ptsd-trauma/coping-with-emotional-and-psychological-trauma.htm
- ↑ https://www.apa.org/monitor/2013/11/music.aspx
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/understand-other-people/201609/the-lost-art-self-reflection
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 73 329 vezes.
Publicidade