Baixe em PDF Baixe em PDF

Você certamente não está só se anda sofrendo com a solidão. Na verdade, a humanidade vive hoje uma "epidemia de solidão", não havendo nada de errado com você caso esteja se sentindo um pouco desconectado da realidade. [1] É por isso que a psicóloga profissional e PhD Chloe Carmichael está aqui para esclarecer as suas dúvidas sobre como lidar com o sentimento de solidão. Indo das origens da solidão ao encontro de pessoas novas, o presente guia visa ajudar você a voltar à ativa e começar a viver da melhor maneira possível!

Método 1
Método 1 de 4:

Por que as pessoas se sentem sozinhas?

Baixe em PDF
  1. As razões podem ser diversas, sendo importante considerar o seguinte: se você acaba de se mudar para uma cidade nova, é normal sentir-se só. Todavia, caso se sinta sempre só por estar afastando outras pessoas, esse é um problema que precisa ser reconhecido e trabalhado. É importante que você reflita sobre a fonte de sua solidão, que pode ter origens diferentes.
    • Pessoas com ansiedade social tendem a se sentir solitárias em grande parte do tempo. Isso pode ser difícil porque o que você precisa resolver é a fonte do seu medo — as interações sociais. Se for esse o caso, conversar com um psicólogo pode ser de imensa ajuda.
  2. 2
    Recursos adicionais: se você passa muito tempo nas redes sociais, isso pode aumentar o sentimento de solidão. Fica fácil comparar a sua vida social às histórias cuidadosamente selecionadas que são compartilhadas no seu feed, o que pode trazer a sensação de tempo perdido. [2] Também é comum sentir-se só ao se imaginar como um peixe fora da água, ou caso tenha que passar muito tempo livre cuidando de entes queridos. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Você tem algumas dicas rápidas para diminuir a solidão?

Baixe em PDF
  1. faça uma lista com dez pessoas em sua vida com quem não tem conversado já há algum tempo. Escolha aquelas que ficariam felizes em saber notícias suas de forma inesperada. Às vezes, algo tão simples quanto a lista trará à mente o fato de que você não está só. Você também pode ligar para algumas dessas pessoas a fim de sentir-se melhor. Como nota mental, você poderia se perguntar por que razão não tem conversado mais com elas!
    • Caso não as esteja contatando porque precisa de novas relações na vida, pode ser esse o momento de sair por aí e fazer novos amigos.
    • Se não interagiu tanto com as pessoas dessa lista por estar com medo ou hesitante de pegar o telefone, você pode fazer o esforço de criar coragem para combater os próprios medos.
  2. 2
    Recursos adicionais: se não sentir segurança ao telefonar para um velho amigo com quem não tem falado há algum tempo, confira as contas nas redes sociais. Encontre uma postagem interessante dele e use-a como desculpa para fazer um telefonema! Se acabou de voltar da França, por exemplo, entre em contato para dizer: " Vi que você acaba de voltar da Europa e estava pensando em marcar uma viagem! Como foi tudo? " Isso ajuda a quebrar o gelo logo de início e serve como assunto para preencher os primeiros minutos enquanto vocês se atualizam. [4]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

E se eu não sinto que tenho alguém com quem conversar?

Baixe em PDF
  1. acredito que a terapia é uma opção muito produtiva se você se sente assim. Pode ser difícil explorar esses sentimentos de solidão por conta própria e, se você se sente realmente isolado e separado dos demais, um psicólogo profissional pode criar um espaço produtivo para essa exploração. Se as estratégias tradicionais não têm ajudado, esse é um sinal de que os benefícios dessa terapia serão muitos.
    • Caso não queira fazer terapia e considere possível trabalhar essa solidão por conta própria, não há nada de errado em seguir esse caminho. Apenas lembre-se de jamais vê-la como um sinal de fraqueza! É preciso coragem para fazer terapia.
  2. 2
    Recursos adicionais: a terapia cognitiva-comportamental (TCC) é uma ótima opção se você está buscando ajuda. [5] O psicólogo de TCC pode ajudá-lo a desenvolver habilidades para interagir com pessoas, mostrar como minimizar a ansiedade social e trabalhar ao seu lado para processar medos que possa estar sentindo. [6] A solidão é algo extremamente comum, e psicólogos TCC tratam pacientes por esse motivo o tempo todo — não tenha medo de pedir ajuda!
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Quais são alguns passos iniciais que posso tomar para conhecer pessoas novas?

Baixe em PDF
  1. entre em um grupo de apoio ou faça aulas de algo que desperta o seu interesse! Pense no que você gosta de fazer no tempo livre e, então, saia mundo afora em busca de grupos focados nesse hobby. Existe toda sorte de organizações, clubes e grupos por aí, bastando apenas um pouco de busca.
    • Você também pode se forçar a sair e conversar com outras pessoas. Tente ver o bar ou a estação de ônibus, por exemplo, como oportunidades de conhecer pessoas novas.
    • Há também páginas e grupos online de entusiastas em sua cidade.
  2. 2
    Recursos adicionais: você também pode entrar em um grupo de apoio ou fazer aulas sobre algo que não conhece bem. Se você jamais praticou artes marciais, fazer uma aula de kickboxing pode ser divertido e você acabará conhecendo pessoas novas e interessantes. Caso não saiba cozinhar, faça aulas de culinária! Você pode fazer amigos e, mesmo que não, ainda aprenderá a fazer algo novo! [7]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 483 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade