PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Lidar com um expansor palatino – seu ou do seu filho – pode ser mais fácil com pequenas mudanças na dieta, higiene bucal e rotina em geral. Esses dispositivos pequenos são encaixados contra o palato duro e presos aos dentes superiores por um período que vai de dois a vários meses. Durante esse tempo, o aparelho gradualmente expande a largura das duas metades (ainda não fundidas) do palato duro para corrigir diversos problemas ortodônticos, incluindo a mordedura e dentes trepados. Os expansores funcionam melhor em adolescentes jovens, cujas suturas ósseas ainda não tenham se fundido, mas também podem ser usados em adultos. [1]

Método 1
Método 1 de 4:

Comendo e bebendo com um expansor palatino

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha alimentos que lhe confiram toda a nutrição de que você precisa sem fazer com que a hora de comer seja mais complicada do que já é. Opções podem incluir iogurte, shakes, sorvete, purês de vegetais como batatas, abóboras ou batata-doce, ou bananas amassadas, sopa, etc.
  2. Lembre-se que o expansor literalmente está separando as duas metades da mandíbula superior, exercendo pressão nos ossos da parte inferior do rosto. Provavelmente você acabará mastigando com os dentes que não recebam essa pressão no expansor.
  3. Líquidos são mais fáceis de ingerir do que alimentos sólidos, já que sua língua não precisa mover a comida pela boca, apenas para engolir.
  4. Uma boca com um expansor palatino tende a produzir muito mais saliva em geral. Manter um lenço pronto para secar a saliva ajuda a lhe manter limpo e seco.
  5. Aproveite essas oportunidades quando elas aparecerem! Com alguma paciência, você ainda pode comer um macarrão, sanduíches, e até pizza.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Mantendo o aparelho limpo

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa é uma boa prática de higiene oral, que todos devemos praticar regularmente. Agora é o momento de desenvolver esse hábito!
  2. O aparelho concentra um minúsculo jato de água sob pressão para limpar lugares difíceis de alcançar na boca e é altamente recomendado para muitas formas de cuidados ortodônticos. [2]
    • Preste atenção especial ao limpar as engrenagens centrais, parafusos e bordas do expansor e locais onde o expansor toca ou cobre a linha da gengiva.
  3. Peça licença e use-as gentilmente para remover pedaços de comida que possam se alojar nos dentes e no expansor.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Ajustando o seu expansor palatino ou o do seu filho

PDF download Baixe em PDF
  1. Ela pode variar de uma a duas ou três vezes ao dia, dependendo do grau de expansão necessária, bem como de outros procedimentos ortodônticos que precisam ocorrer durante o processo, como a adição de outro aparelho.
    • Seja o mais consistente possível.
    • Se descobrir que sua programação do dia provavelmente será interrompida ou se previr a necessidade de atrasar o ajuste, sempre comunique isso ao seu dentista primeiro.
  2. Ela é uma ferramenta, geralmente um bastão metálico pequeno, inserido no parafuso no centro das engrenagens, que providencia torque lateral para forçar a expansão do palato duro. [3]
    • Se a chave não tiver uma corda de segurança, prenda a ponta com um barbante ou pedaço de fio dental, o que lhe permitirá pegá-la facilmente se você a deixar cair na sua boca ou da criança.
  3. Na maioria dos casos, você precisará inserir a chave em um pequeno buraco inclinado, virado para os dentes superiores (para fora da sua boca).
    • Se for realizar o ajuste na própria boca, faça-o na frente de um espelho, em um local bem iluminado.
    • Se for realizar o ajuste em uma criança ou adolescente, peça para ela deitar e abrir a boca o máximo possível para evitar de engasgar, em caso de você acidentalmente tocar sua úvula. Certifique-se de ter bastante luz para poder ver claramente.
  4. Depois de inserir a chave, e cuidando para não tocar a pele no céu da boca, devagar, com pressão constante, gire o parafuso o máximo que puder, na direção do fundo da garganta.
  5. Limpe e ponha num lugar seguro.
  6. A maioria dos dentistas lhe pedirão para voltar uma vez por semana, para verificar o progresso e tirar dúvidas.
    • Faça uma lista de dúvidas conforme elas aparecerem.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Lidando com a dor e o desconforto causados pelo aparelho

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso ajudará com o desconforto e inflamação na hora seguinte ao procedimento.
  2. Assim você já terá comido e sua boca poderá descansar enquanto lida com a dor, pressão e desconforto.
  3. Isso aliviará a inflamação na área.
  4. O frio também ajudará a diminuir e mascarar a inflamação.
  5. A cera pode ser encontrada na maioria das farmácias e forma uma barreira removível e reutilizável entre os mecanismos do aparelho e o tecido macio da boca.
    • Você também pode gargarejar regularmente com água tépida levemente salgada para aliviar dor e sensibilidade ocasionais.
    Publicidade

Dicas

  • Mantenha contato com seu dentista e não tenha medo de fazer perguntas.
  • Converse com seus amigos e familiares se sentir-se chateado ou frustrado durante o processo.
  • Lembre-se, o tempo passado com o aparelho acabará, mas seu sorriso lindo durará para sempre!
Publicidade

Avisos

  • Você perceberá que sua fala mudará, especialmente no começo. Isso ocorre porque o controle dos músculos responsáveis por essa função estava aperfeiçoada de acordo com a forma da sua boca, que agora tem um corpo estranho. Com um pouco de treino, as consoantes mais difíceis de pronunciar ficarão mais fáceis, geralmente dentro de alguns dias. Tenha paciência!
  • Não coma doces duros, toffee ou outras comidas muito crocantes ou grudentas; elas podem danificar o aparelho (que é caro).
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 102 330 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade