PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Uma sogra difícil de lidar pode ser um problemão. Ela pode interferir com a criação dos seus filhos, dificultar a vida com a sua família e até mesmo causar problemas entre você e seu parceiro. Na maior parte do tempo, entretanto, os problemas da sogra têm mais a ver com os medos e inseguranças dela, portanto tente não levá-los para o lado pessoal ou internalizá-los. Para lidar com essa pessoa difícil, converse com seu parceiro ou parceira para desenvolverem uma estratégia juntos. Depois de definida a tática, mantenha-se consistente e deixe claro que deseja confrontar o problema e é digno de respeito. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 5:

Colaborando com seu parceiro

PDF download Baixe em PDF
  1. Se a sua sogra sempre a criticou, exige muito e discute em todas as oportunidades, você precisa de uma estratégia para minimizar esse comportamento e lidar com ele. Se o problema é recente e direcionado apenas a você, há alguma questão oculta que precisa ser resolvida. Converse com seu parceiro para entender melhor a mãe dele. [1]
    • Se está nervosa quanto à conversa, diga algo como: "Queria falar com você sobre a forma com a qual sua mãe está agindo, mas não quero brigar. Só quero discutir essa situação para ver se podemos encontrar uma solução".

    Dica: você vai ter mais chances de sucesso se trabalhar junto do seu esposo, pois ele conhece bem toda a situação e, dependendo da sua atitude, uma briga pode surgir entre vocês.

  2. Se estiverem juntos, vocês conseguirão passar melhor a ideia de que o comportamento dela é inaceitável. Caso seu esposo confronte o problema primeiro, isso vai deixar claro que vocês dois reconheceram a situação problemática. Peça que eles conversem a sós para chegar à raiz do problema; se ele não se sentir confortável com isso, peça que ele pelo menos a defenda quando sua sogra passar do limite. [2]
    • Peça um feedback dele após a conversa dos dois. Talvez ele consiga extrair informações importantes sobre a raiz do problema.
    • Diga algo como: "Acho que você teria mais facilidade para falar com ela. Se puder conversar primeiro e descobrir o que há, vai ser mais fácil para mim no futuro".
  3. Não troque os pés pelas mãos e comece a discutir com sua sogra sem falar com seu marido primeiro. Se ultrapassar um limite ou travar uma discussão com ela logo de cara, você pode acabar ofendendo seu esposo. Escolham se querem confrontá-la, desviar dos ataques ou evitar o problema, pois juntos vocês têm mais chances de serem bem-sucedidos. [3]
    • Mesmo que queira resolver o problema conversando com sua sogra em particular, é melhor consultar seu parceiro primeiro. Ele pode ter dicas ou conselhos sobre como falar com ela, e você deve avisá-lo para caso a mãe dele o procure após o papo de vocês.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Lidando com uma sogra autoritária e arrogante

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma sogra autoritária provavelmente está agindo impulsivamente para proteger o filho. Se abordar o assunto sozinha, ela vai sentir que você está traindo a confiança do seu marido e não está agindo com os interesses dele em mente. [4]
    • Ela também pode não confiar em suas capacidades de tomada de decisões, e encará-la sozinha pode acabar causando uma discussão.
  2. Caso sua sogra faça muitas exigências, explique com calma seus motivos para não obedecê-la para não parecer que está fazendo isso por birra. Ao ignorá-la, você passará a ideia de que ela precisa insistir mais. Ao se explicar, você mostrará que sabe se defender e pode acabar fazendo ela pensar melhor no assunto. [5]
    • Por exemplo, se ela disser que você não valoriza seu parceiro, explique com calma: "Eu demonstro meu amor o tempo inteiro, mas em particular. Não quero desrespeitá-la fazendo um show na sua frente".
    • Caso ela não pare de perguntar quando vocês terão filhos, fale sobre o que espera da qualidade de vida dos pequenos: "Estamos esperando até termos um bom pé de meia para poder ter filhos com um futuro garantido pela frente".
  3. Se ela ama se meter nas decisões da sua família, espere ela sair ou vá para outro lugar discutir isso com seu marido. Ela não pode meter o bedelho se não estiver por perto, não é mesmo? [6]
    • Em último caso, diga algo como "Vamos falar sobre isso depois, tá bom?" para poder deixar conversas importantes para outra hora.

    Dica: Crie um sinal com seu marido para indicar que quer conversar em particular. Seja um puxão de orelha ou uma frase inofensiva como "Precisamos fazer compras logo". Assim, você evita que sua sogra fique ofendida com o fato de querer discutir coisas longe dela.

  4. Se ela critica muito você, tente mostrar afeto pelo seu parceiro na presença dela. Talvez ela relaxe um pouco ao ver que vocês duas têm o mesmo objetivo: fazer o filho dela feliz. [7]
    • Comentários simples como "Obrigado por ter ido buscar as crianças hoje. Você é um ótimo pai" são excelentes para ganhar pontos com a sogra.
    • Essa é uma boa estratégia caso ela tenha expressão preocupação quanto à sua lealdade ou dedicação. Mostre que se importa com o filho dela para tranquilizá-la e minimizar as interferências.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Lidando com uma sogra crítica ou argumentativa

PDF download Baixe em PDF
  1. Chame sua sogra para tomar um café e explique que não quer animosidades e que a respeita. Diga que sente que ela discute muito com você e pergunte o que pode fazer para resolver a questão. Talvez não goste da resposta que vai receber, mas você certamente conseguirá ter uma visão melhor do problema. [8]
    • Caso sua sogra negue que discute com você, talvez ela não perceba o que está fazendo. Esse pode ser um indicador de que ela não quer criticar você propositalmente. Deixe o assunto para lá e veja se o comportamento dela muda depois dessa conversa.
    • Caso ela diga que simplesmente não gosta de você, não há muito o que fazer. Mostre ser uma parceira digna para o filho dela e evite discutir com ela. Nesse caso, concordar em discordar é a melhor opção.

    Dica: é possível que o problema não tenha nada a ver com você. Talvez o casamento dela esteja passando por um momento ruim ou ela esteja irritada com o trabalho. Nesse caso, ofereça sua ajuda no que for possível — talvez ela pare de descontar em você.

  2. Caso ela não consiga falar sobre o problema sem causar uma discussão, peça ajuda. Pergunte se ele pode acalmá-la e criar um caminho para que conversem. Talvez ela não se sinta confortável discutindo problemas com você. [9]
    • Se ela não se comunica de forma construtiva, não discuta. É provável que ela esteja querendo encrenca, e isso vai criar um ciclo vicioso no qual consegue o que quer. Não dê esse gostinho à ela.
  3. Se ela briga com você na presença do seu marido ou dos seus filhos, imponha-se e deixe claro que não vai aceitar isso. Use um tom firme, mas respeitoso, para dizer que ela está se comportando de forma irresponsável. Foque no comportamento, não no conteúdo da discussão. [10]
    • Por exemplo, se ela disser algo como "Você perde um pouco o controle das coisas. Por que você é tão desorganizada?", responda "Olha, Marta, não entendo por que você acha que é certo tentar envergonhar a esposa do seu filho, mas isso é inaceitável. Pare, por favor".
    • Deixe claro que há uma hora e um local para conversas difíceis: "Nós podemos ter uma conversa adulta e civilizada sobre isso em particular, mas não vou ficar sentada discutindo na frente dos nossos convidados".
  4. Caso ela queira discutir na frente de convidados e o assunto seja bobo ou de pequena importância, deixe ela falar e responda brevemente. Mostre a todos o quanto ela está irritada e como você está calma e tranquila. Ao ver que você não responde à altura, talvez ela pare com o comportamento infantil. [11]
    • Essa é uma estratégia excelente para caso você não consiga convencer seu parceiro de que há um problema.
    • Quando ela disser algo como "Não acredito que não matriculou as crianças na escola de férias. Por que você não liga para as necessidades deles?", responda com um simples "Por favor, explique o que quer dizer..." para que ela continue passando vergonha. Você parecerá a pessoa razoável e disposta a ouvir conselhos, enquanto ela parecerá uma criança teimosa.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Agradando uma sogra à moda antiga

PDF download Baixe em PDF
  1. Ofereça-se para tomar um café com sua sogra e peça para discutir a situação quando chegarem até a cafeteria. Comece explicando que não está nervosa ou irritada, mas que gostaria de entender os motivos por trás das críticas dela. Talvez haja alguma questão oculta que a está incomodando, e discutir o problema de forma colaborativa pode ajudar. [12]
    • Foque o papo em você: "Queria sentar com você e conversar sobre algo que tem me incomodado ultimamente". Assim, vai parecer que você tem um problema, o que evitará uma possível discussão.

    Dica: se os problemas da sua sogra têm a ver com sua cultura ou religião, tente manter a calma e diga algo como "Eu respeito suas crenças e acredito que é justo que respeite as minhas também".

  2. Se ela criticar seu estilo ou suas crenças, imagine que ela está fazendo sugestões, não comentários objetivos. Assim, você diminuirá os comentários dela, transformando-os em uma questão de opinião. Você também aliviará a tensão, facilitando a conversa como um todo. [13]
    • "Acho que preciso pensar um pouco sobre isso", "Seu ponto de vista é interessante" e "Entendo, vou pensar nisso" são boas respostas que ajudarão a passar a ideia de que não há mais nada a ser dito.
  3. Caso sua sogra faça comentários ou críticas com relação à religião, cultura, política ou classe, defina bem os seus limites. Caso deixe claro que não vai tolerar esses comentários, ela será forçada a confrontar os pensamentos errôneos e defendê-los. Como ela provavelmente não vai querer isso, é provável que esses comentários cessem. [14]
    • Seja firme, mas respeitosa. Por exemplo, caso ela diga que você precisa começar a ir à igreja, diga: "Eu não critico suas crenças religiosas e você não tem direito de criticar as minhas. Não vou tolerar esses comentários. Por favor, pare, para que possamos continuar nossas vidas".
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Lidando com a criação dos seus filhos

PDF download Baixe em PDF
  1. Ela tem experiência com criação de filhos, e é possível que esteja agindo dessa forma por sentir que você está sendo desrespeitosa por não pedir conselhos. Pergunte como ela ensinaria os filhos a nadar ou como procuraria a escola ideal para os pequenos. Mesmo que não queira seguir os conselhos dela, o fato de perguntar pode ajudar a acalmar os ânimos. [15]

    Dica: Ceda um pouco! Caso ela diga que refrigerante de gengibre é melhor do que chá para uma criança com o nariz escorrendo, aceite e faça isso. Não é algo tão importante assim, e você conseguirá uma leve vantagem em questões mais sérias.

  2. Um comentário como "Você precisa encontrar uma boa escola particular" pode ser confortado com uma resposta simples como "Você tem razão, a educação é importante. Vamos procurar sim". Assim, você minimiza o subtexto dos comentários dela, tornando-os menos problemáticos. [16]
    • Se ela disser algo com o qual você concorde, diga isso. Por exemplo: se ela disser "Seus filhos estão crescendo tão rápido!", responda rapidamente com um "É, estão mesmo, você viu?".
  3. Imagine como pode ser bem complicado receber uma lista enorme de instruções da sua nora na hora de cuidar dos netos. A sua sogra obviamente sabe cuidar de crianças, portanto, confie nela. É assustador deixar filhos pequenos com outra pessoa, mas sua sogra merece respeito nesse sentido. [17]
    Publicidade

Dicas

  • Se nada mais der certo e os problemas saírem do seu controle, lembre-se de que é possível se mudar para dificultar a interferência dela.
  • Caso seu parceiro não suporte você, é um sinal de que vocês têm um problema maior. Talvez seja o caso de fazer terapia de casal para trabalhar essas questões.
  • Se chama sua sogra de "mãe" ou algo do tipo, pare. É possível que você esteja passando uma falsa sensação de intimidade, como se estivesse dando passe livre para ela ser crítica ou maldosa com você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 100 625 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade