Baixe em PDF Baixe em PDF

Limpar adequadamente uma pistola é algo que todo atirador deve saber e é absolutamente necessário para uma maior segurança e eficácia! Fazer a manutenção é a melhor chance de o dono de inspecionar sua pistola e seus componentes para identificar desgaste excessivo ou danos internos. Uma arma com manutenção inapropriada ou sem manutenção torna-se menos confiável. A falta de confiabilidade pode ter consequências prejudiciais se a arma falhar quando você a utilizar em qualquer circunstância.

Por fim, se feito corretamente e consistentemente, o processo de limpeza melhorará as técnicas de manuseio da arma, beneficiando você em todas as situações.

Método 1
Método 1 de 4:

Descarregando sua arma de forma segura

Baixe em PDF
  1. Manuseie sua arma de fogo com cuidado . Sempre mantenha a boca da arma apontada para uma direção segura. Trate a arma de fogo como se estivesse carregada e mantenha seu dedo longe do gatilho [1] .
  2. Remova o carregador [2] .
    • Puxe o slide da arma e verifique visual e fisicamente (ponha seu dedo lá) se não há nenhum cartucho no carregador ou na câmara.
    • Confira mais uma vez se a arma está descarregada. Você não quer que sua arma dispare enquanto você a está limpando.
  3. Idealmente, você deve levá-las para outra sala enquanto limpa a arma.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Desmonte sua pistola

Baixe em PDF
  1. Em muitos modelos modernos, este é um processo relativamente simples. Recolha o cão (ou martelo) e puxe as travas. Depois de um puxão na direção da parte de trás da arma, o slide deve se desencaixar livremente pela frente da pistola.
    • O processo pode variar bastante dependendo do modelo de arma de fogo que você está desmontando.
    • Usuários de armas Glock & Steyr: verifique várias vezes se sua arma realmente está descarregada, pois você precisa puxar o gatilho para começar a desmontá-las.
  2. Existem quatro peças principais em toda pistola semi-automática (embora elas possam ser encaixadas de maneira diferente) [3] .
    • Corpo: esta parte é a empunhadura da arma. O gatilho geralmente fica preso ao corpo e o carregador permanece dentro dele.
    • Slide: a peça de metal em cima da arma. Ela mantém a câmara fechada, compensa o recuo (em muitas semi-automáticas) e abriga o pino de disparo (e alguns outros componentes). Se o corpo da sua arma for de polímero, é aqui onde 70% (ou mais) do peso da arma se encontra.
    • Cano: o cano é composto pelo cano e pela câmara. Tome cuidado com a boca do cano e o começo do outro lado (dentro do cano), já que elas afetam a precisão. Qualquer dano nessas partes pode comprometer o uso da arma.
    • Guia e mola de recuo: geralmente são uma peça só. A guia leva o slide enquanto ele recua e a mola de recuo empurra o slide de volta para o seu lugar depois que uma bala é disparada.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Limpe a pistola

Baixe em PDF
  1. Um pano que não solte fiapos não é necessário.
    • Remova o máximo que puder das crostas grossas de carbono criadas pela fricção do uso e da queima de pólvora. Também limpe qualquer óleo velho e pólvora não queimada que possa ter acumulado.
    • Limpe bem o interior do pente, o ejetor, os trilhos e a área ao redor da câmara. Você verá que algumas áreas deixam o pano bem preto (limpe-as bem).
    • Neste passo, não é necessário precisão; limpe rapidamente.
  2. Aplique solvente (preferivelmente um que seja seguro para entrar em contato contínuo com sua pele) em todos os componentes possivelmente sujos.
    • A maioria dos fabricantes cria componentes (até mesmo o polímero) para serem usados com qualquer solvente, mas verifique se não há nenhuma restrição.
    • Não é necessário uma quantidade grande de solvente.
  3. Embeba em solvente qualquer área com crostas de sujeira, carbono ou pólvora.
  4. Use algo como uma escova de dentes. Isso ajuda o solvente a amolecer as crostas na arma. Tente escovar todas as reentrâncias [4] .
  5. Você pode comprar flanelas, mas uma camiseta velha de algodão ou meias também funcionam. Passe em todos os lugares onde você pôs solvente (basicamente em toda a arma) e limpe até que ela esteja seca.
  6. Procure novamente por quaisquer áreas que deixem o pano preto e as limpe.
  7. Use o palito para remover quaisquer crostas de carbono ou pólvora, ou material acumulado em partes de difícil acesso da arma.
    • A parte mais comum com depósitos de carbono é a câmara. O acúmulo acontece nos cantos das partes de metal.
  8. Use uma escova com cerdas para remover qualquer crosta solta no cano [5] .
    • Limpe o cano completamente pelo menos cinco vezes (mais se você atirou bastante desde a última limpeza).
    • Não mude a escova com ela dentro do cano. Ao invés disso, empurre ela até o fim do cano, depois puxe de volta (deixando que as cerdas mudem de direção fora do cano).
  9. repita com panos limpos (embebidos em solvente) até que o pano saia limpo. Depois, esfregue com um pano embebido em óleo, esta camada de óleo vai proteger seu cano da oxidação (ferrugem) [6] .
    • Se houver algum nível de ferrugem na arma, você pode removê-la com um bom pincel abrasivo ou com um produto de limpeza específico para armas. Porém, se a ferrugem já estiver pegando boa parte do metal de sua arma, você precisará fazer uma limpeza mais especializada seguida de uma pintura.
  10. Geralmente, o manual da arma terá indicações de áreas específicas que precisam de óleo, mas uma olhada rápida onde a arma está se desgastando dará a você uma boa indicação de onde aplicar o óleo [7] .
  11. A lubrificação é tão importante, se não mais importante que a limpeza. Para prevenir que sua arma fique com defeito, a lubrificação adequada é essencial e isso protege as partes de metal da corrosão. Quando estiver decidindo que tipo de lubrificante usar, é bom entender o que você está querendo atingir. Os objetivos principais são prevenir o desgaste e a corrosão. Saber quais condições causam isso vai ajudá-lo a decidir o que usar para manter sua arma funcionando bem. As armas de fogo produzem forças de impulso altas quando são disparadas. Estas forças geralmente fazem com que a camada de óleo entre as duas partes seja espremida para fora, resultando na fricção, que causa o desgaste. Para prevenir isso, as empresas adicionam componentes microscópicos que fornecem uma "proteção". Basicamente, é mais difícil remover componentes sólidos microscópicos do que líquidos. Os produtos que fornecem essa proteção são chamados de aditivos "anti-desgaste" (anti-wear) ou "pressão extrema" (extreme pressure) (AW/EP), então procure por eles nos óleos para armas de fogo.
    • Uma dica: coloque uma camada de óleo grossa ao ponto de você conseguir deixar a marca do seu dedo na arma ao tocá-la.
    • Passe óleo em todos os componentes que exigem lubrificação. Normalmente, o manual da arma indicará as partes da arma que precisam receber um pouco de óleo ocasionalmente. Você também pode dar uma olhada nas partes da arma que estão ficando desgastadas para descobrir quais delas precisam de óleo.
    • Passe óleo nas partes que giram, como a base do cão ou o gatilho.
    • Tente manter o óleo longe das aberturas do pino de disparo (o óleo junta poeira e acumula a pólvora e qualquer acúmulo pode impedir que a arma dispare).
  12. O uso de graxa tem sido discutido frequentemente online, mas já que é um conceito novo, muitos ainda não tentaram. Fabricantes renomados estão recomendando o seu uso, especialmente nos trilhos do corpo de pistolas automáticas.
    • A graxa é melhor utilizada nas partes que deslizam, já que elas perdem o óleo com muita rapidez. Conforme as partes deslizam para frente e para trás, o óleo é empurrado para fora do caminho, deixando o metal exposto. A graxa foi feita para permanecer no lugar. Graxas de boa qualidade mantêm as partes deslizantes cobertas. O poder de fixação da graxa mantém as partes protegidas mesmo depois do uso contínuo.
    • Compre uma graxa que seja segura para o material de sua arma. As graxas à base de alumínio ou lítio são as melhores (compostos de cloro não são aceitáveis).
    • A graxa precisa ser rala o suficiente para que você não iniba a ação da arma. Procure também por boas características de trabalho a frio, resistência a ácidos/alcalinos e água (especialmente água) e que preferivelmente não manche (manchas pretas de graxa em sua camisa e calças não são atraentes).
    • Não se esqueça de lubrificar os trilhos do slide e as estrias na qual o trilho passa no corpo da arma e no slide.
    • Use um bom óleo anti-corrosão para aplicação geral e uma graxa à base de alumínio nas partes deslizantes da sua arma de fogo e você vai mantê-la funcionando bem por gerações.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Monte novamente sua arma

Baixe em PDF
  1. Monte a arma novamente e verifique se todas as partes estão funcionando adequadamente [8] .
    • Um teste rápido para ver se a arma está funcionando é puxar o slide. Ele precisa voltar até a bateria (todo para frente). Se não for, a mola de recuo pode não estar no lugar.
    • Verifique se a arma está descarregada e puxe o gatilho. Você deve ouvir um som de clique. Puxe o slide de novo. Se a arma for de ação dupla, rearme o cão novamente.
  2. Publicidade

Dicas

  • Quando estiver em dúvidas, converse com um especialista em armas com bastante experiência.
  • Uma camada muito fina (quase invisível) de óleo nas partes de metal externas vai prevenir a ferrugem causada pela umidade.
  • Caso use balas de chumbo, talvez você precise embeber seu cano em solvente. Coloque o cano em um solvente seguro para sua pele, ou coloque tampões no cano e encha-o de solvente.
  • Se você quiser ir um passo a mais limpando o cano, antes de aplicar o pano embebido em óleo, passe um pano embebido em solvente de cobre diferente do solvente padrão. Isso remove quaisquer partículas de cobre deixadas por balas revestidas.
  • Cotonetes e ar comprimido podem ajudar a remover o solvente de lugares apertados.
  • Quando você empurrar a escova no cano, puxe-a volta e gire-a, levemente, cerca de 45 graus. Empurre a escova novamente e depois gire para o lado oposto. Esta forma de limpeza funciona um pouco melhor.
  • Quando estiver passando óleo em uma peça, cubra-a inteira com uma camada grossa o suficiente para deixar uma distinta impressão digital ao tocá-la.
Publicidade

Avisos

  • Mantenha o óleo longe das aberturas do estopim. O óleo junta poeira e acumula a pólvora e qualquer acúmulo no estopim pode impedir a arma de disparar.
  • Sempre limpe sua arma em um local bem ventilado, já que os gases dos solventes e óleos são tóxicos se inalados.
  • Mantenha o óleo e o solvente longe da sua munição. O óleo pode penetrar o estopim e fazer com que a munição não dispare. Em outros casos, o solvente fez com que as balas disparassem.
  • Lave suas mãos depois de manusear a arma e os produtos de limpeza.
  • Certifique-se de que o solvente seja seguro para sua arma e, preferivelmente, seguro para entrar em contato contínuo com sua pele.
  • A menos que você um fabricante/vendedor autorizado, nunca use armas de força para acelerar o processo de limpeza.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Uma pistola suja (usada);
  • Um pano sem fiapos (Você pode comprar um tecido já cortado, mas uma camisa velha ou meias também funcionam bem);
  • Solvente (preferivelmente que possa entrar em contato com sua pele);
  • Óleo especificamente criado para uso em armas de fogo;
  • Palito (ou outro objeto afiado de metal, como um palito de alumínio);
  • Escova para cano adequada para o calibre da arma;
  • Escova (sem cerdas de metal, como uma escova de dentes);
  • Limpadores de cano padrão, úteis para orifícios menores, ou reentrâncias onde uma escova e/ou palito possa não alcançar;
  • Cotonetes funcionam muito bem para limpeza.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 108 443 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade