PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Pode ser irritante, desconfortável e desagradável ter que levantar as alças do sutiã de tempos em tempos. Felizmente, você pode evitar que elas caiam usando uma peça do tamanho certo e ajustando as alças para que fiquem boas, ou adicionando prendedores ou clipes para mantê-las no lugar.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando produtos para evitar que as alças caiam

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando o sutiã serve bem, mas as alças ficam caindo, isso pode significar que você tem ombros estreitos. Se for o caso, você pode transformar seu sutiã em um modelo nadador usando uma presilha ou clipe para juntar as alças nas costas. Coloque o clipe em uma alça e depois junte com a outra. [1]
    • Você pode encontrar esse item na seção de roupa íntima, e o preço geralmente é acessível.
    • Caso não tenha uma presilha específica para isso, pode usar um clipe de papel. É só colocar na parte das alças que fica entre as escápulas.
  2. Esse item impedirá que as alças machuquem seus ombros e as manterá no lugar. As almofadas ficam entre as alças e os ombros, e podem ser presas com velcro. Você pode encontrá-las por um preço relativamente acessível em lojas de departamento ou lugares especializados em roupas íntimas.
  3. As alças não podem sair do lugar se estiverem presas. Para uma solução rápida, use alfinetes de segurança pequenos para prender as alças à costura dos ombros da sua blusa. As costuras devem ajudar a esconder os alfinetes.
    • Caso o alfinete de segurança seja grande o suficiente, coloque-o ao redor da alça ao invés de furá-la.
  4. Pegue uma fita transparente específica para usar com roupas ou uma comum, cole a fita dupla-face na parte de baixo da alça, e cole o outro lado da fita na sua pele para prender no lugar. [2]
    • Você pode encontrar uma fita específica para usar com roupas em lojas de departamento e de lingerie, perto dos acessórios para sutiã, ou on-line. Esse item geralmente não é caro.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Ajustando o sutiã corretamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao fechar seu sutiã nas costas, é normal deixá-lo o mais justo que puder e que ainda ficar confortável, mas isso pode fazer com que a lateral estique. Uma base frouxa fará com que as alças caiam mais, então escolha um sutiã que sirva bem no gancho mais solto. [3]
    • Com o passar do tempo, o sutiã esticará naturalmente. Quando ele começar a parecer solto embaixo do busto, vá para o próximo gancho.
  2. Para dar a sustentação apropriada, as alças devem estar justas o suficiente para fica no lugar, mas não apertadas a ponto de tirar a lateral do lugar. Se as alças deixarem marcas na sua pele depois de tirar o sutiã, elas estão apertadas demais.
    • Para apertar as alças, pegue o passador de plástico e mova-o para que a alça fique mais curta. Você deve conseguir colocar um dedo por baixo da alça confortavelmente enquanto usa o sutiã.
  3. Pegue a parte de trás dele e puxe para baixo das escápulas para que fique nivelada com a parte da frente. Quando as costas do sutiã estão muito para cima, isso causa desconforto para você e faz com que as alças caiam.
  4. Quando souber o tamanho correto, será mais fácil de encontrar uma peça que sirva bem. Mesmo que saiba o seu tamanho, ainda deve experimentar os sutiãs para garantir que servem bem, pois podem haver diferenças entre modelos e marcas. Espaço de sobra no bojo ou nas laterais significa que as alças não ficarão apertadas o suficiente e provavelmente cairão.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Tirando medidas para um sutiã

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao tirar medidas dos seios, um sutiã ajudará a levantá-los, mas a peça não deve ter enchimento que altere o tamanho deles. [4]
    • Caso não tenha um sutiã sem enchimento, não tem problema tirar as medidas sem sutiã.
  2. Use uma fita métrica para medir logo abaixo do busto. Deixe a fita métrica reta e esticada, mas não o suficiente para apertar o corpo. Arredonde a medida para cima se cair em um número quebrado. O resultado é o tamanho da lateral. [5]
    • O tamanho pode variar em países diferentes, então sempre consulte uma tabela de medidas.
  3. Essa parte geralmente fica na linha dos mamilos. A fita métrica deve ficar reta e esticada o suficiente para tocar em toda a sua circunferência. [6]
    • Arredonde a medida para o próximo número inteiro. Por exemplo, se o seu busto tiver 83,75 cm, arredonde para 84 cm.
  4. A diferença entre essas medidas dará o tamanho do bojo. Use a medida original da parte de baixo do busto, e não o tamanho visto na tabela. A diferença entre tamanhos de bojo é de cerca de 2,5 cm. Caso a diferença entre as medidas seja 2,5 cm, seu tamanho de bojo é A, se for 5 cm é B, e assim por diante. [7]
    • No Brasil, normalmente não se mede o bojo separadamente da lateral, os tamanhos são feitos com uma média entre as medidas, então sempre consulte uma tabela para descobrir o tamanho certo para você.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Escolhendo um sutiã diferente

PDF download Baixe em PDF
  1. Alças rendadas podem ser bonitas, mas dão pouca sustentação. Procure por alças feitas de materiais resistentes com costuras seguras. As alças com enchimento podem oferecer sustentação e aderência à pele.
  2. Esse tipo fecha na frente ao invés de nas costas, mantendo as alças no lugar.
    • As alças de um sutiã nadador podem ficar aparecendo acima das costas de algumas blusas, então escolha um com um design bonito que queira mostrar, ou use uma blusa de gola fechada ou alta.
  3. Esse tipo de peça mantém o formato mesmo quando você não está usando. Eles são bonitos e populares, mas podem não ser a melhor opção se você tiver um problema com alças caídas. Usando um sutiã com bojo, seus seios assentam no fundo dele, o que deixa uma falha na parte de cima e pode afrouxar a sustentação das alças. [8]
  4. Caso pratique algum esporte ou goste de se exercitar, um top esportivo com sustentação será mais confortável. Além disso, essa peça é feita para ficar no lugar, então você não terá que se preocupar com as alças caindo no meio da sua atividade.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 30 428 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade