PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Está tendo problemas com pulgas em casa? Tudo bem, isso acontece com todos os donos de animais de tempos em tempos. Se só de pensar em usar sprays e bombas de inseticida você já fica nervoso, vai gostar de saber que é mais eficaz usar métodos naturais para controlar esses insetos. Seu aspirador é a ferramenta mais poderosa no combate às pulgas e itens domésticos naturais, como bicarbonato de sódio e cascas de limão, vêm em segundo lugar. O melhor jeito de se livrar das pulgas de uma vez por todas é usando esses métodos fáceis e sem química.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Cuide do Seu Bichinho

PDF download Baixe em PDF
  1. O primeiro passo para tratar o animal infestado é dar um banho nele. Você pode levá-lo ao veterinário para um banho químico, mas se preferir tratar o problema com uma abordagem mais natural, experimente os seguintes banhos:
    • Prepare uma imersão de alecrim. Pegue 2 xícaras e meia de ramos de alecrim frescos, cubra-os com água e ferva por meia hora. Coloque a infusão em um galão de água morna. Despeje a água ainda morna sobre seu animal de estimação.
    • Faça uma imersão de limão. Ferva as cascas de 2 limões em 2 xícaras de água por meia hora. Coloque a infusão em um galão de água morna. Despeje a água ainda morna sobre o animal.
    • Use água com sabão. Usar uma solução de água com sabão em espuma suave também pode funcionar. Lave seu gato ou cachorro cuidadosamente usando água morna.
  2. As infusões terão matado algumas pulgas, mas ainda será preciso remover os ovos. Compre um pente fino em um pet shop e use com cuidado no pelo do seu bichinho para remover todos os vestígios de pulgas.
  3. Elas são repelidas por alguns aromas e óleos que você pode aplicar diretamente em cachorros. Os gatos, por sua vez, podem se prejudicar com o uso de determinados óleos, então evite tratar seu gato a não ser que a substância tenha sido recomendada pelo veterinário. Aqui vão algumas opções para o tratamento do seu animalzinho:
    • Óleo essencial de lavanda. Esfregue um pouco no pescoço e nas costas do seu cão. Dizem que esse método mata e repele as pulgas.
    • Óleo de eucalipto. Faça um spray misturando 1 xícara de água e 5 gotas de óleo, depois borrife por todo o corpo do cachorro para repelir as pulgas. Não use esse tratamento em gatos.
    • Spray de limão. Ferva cascas de limão por meia hora e encha um borrifador com a mistura já fria e borrife em seu cachorro. Esse método é seguro para gatos também. [1]
  4. O mais provável é que você terá que banhar, pentear e tratar seu animal várias vezes até vencer essa batalha. Fique de olho se seu bichinho apresenta sinais de mais pulgas e programe-se para dar banhos de imersão no seu cão ou gato uma vez por semana para matar as que vão nascendo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Limpe e Trate a Casa

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim que perceber que seu bichinho está com pulgas, lave a cama dele com água bem quente para matar todas as pulgas e seus ovos. Lave outros objetos com que seu animal teve contato, como brinquedos de pano, almofadas, etc.
  2. É provável que as pulgas tenham se espalhado além do território do seu animal, então coloque tudo para lavar. Talvez você precise lavar suas roupas, seus lençóis e colchas (se seu animal dormir com você), as almofadas do sofá e qualquer outro local onde possa haver pulgas.
  3. Com um aspirador potente, limpe todo o carpete. Vá com calma e passe por toda a extensão dele mais de uma vez. Você também pode aspirar o sofá, poltronas e tapetes. Use a mangueira para aspirar as frestas do piso também.
    • Está provado que usar o aspirador mata as pulgas. Ele suga tanto as pulgas adultas quanto seus ovos.
    • Depois de aspirar, esvazie o saco do aspirador. Caso contrário, as pulgas nascerão dos ovos e sairão do aspirador para reinfestar sua casa.
  4. Cubra-o todo com uma camada do produto. Use várias caixas. Deixe por pelo menos 4 horas ou de um dia pro outro e depois passe o aspirador. O bicarbonato seca os ovos no carpete, ajudando a matar as próximas pulgas antes que choquem.
    • Você pode usar bórax em vez de bicarbonato para cuidar do carpete. Não se esqueça de passar o aspirador nele todo após o tratamento.
    • O sal também é uma arma barata e eficaz contra pulgas. Use-o da mesma forma que você usaria o bicarbonato. [2]
  5. Esse pó totalmente natural mata pulgas adultas (e outros insetos) perfurando seu exoesqueleto quando elas andam sobre ele. Espalhe a terra em áreas onde você tenha visto pulgas adultas. Deixe por 24 horas, depois passe o aspirador. [3]
  6. Se sua casa é úmida, ela oferece o clima perfeito para as pulgas. Você pode tornar a sua casa menos hospitaleira usando um desumidificador para deixar o ar mais seco. Você também pode ligar o ar condicionado, ventiladores ou um aquecedor, dependendo da estação.
  7. Se você tem pulgas em casa, elas provavelmente estão no jardim também. Elas se multiplicam na grama alta, que as protege do sol forte e mantém o ambiente úmido. Deixá-las expostas ao sol é a melhor forma de matá-las. Corte a grama com frequência para que ela não cresça o bastante para abrigar as pulgas.
  8. Espalhe-o no local em que viu as pulgas adultas (da mesma forma que faria com o desodorizador). Deixe o produto agindo por 24 horas, e depois passe o aspirador de pó. Tal método matará uma infestante em poucos dias.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Garanta que Elas Fiquem Longe

PDF download Baixe em PDF
  1. O vinagre é um repelente de pulgas natural e ajudará a mantê-las longe quando a infestação terminar. Esse tratamento é seguro tanto para cachorros quanto para gatos.
  2. Seguro para cães e gatos, o spray caseiro de limão vai evitar que as pulgas achem seus bichinhos apetitosos. Borrife neles a cada três ou quatro dias para manter as pulgas longe da casa.
  3. O cheiro do cedro é outro repelente de natural pulgas. Colocar lascas de cedro perto da cama do seu bichinho, no canteiro de flores ou em outras áreas estratégicas pode ajudar a manter as pulgas longe. [4]
  4. Se você tem um gato, não use esse método, pois gatos são sensíveis ao eucalipto. Se não tiver, borrife uma mistura de água e óleo de eucalipto nos cantos da casa, no carpete, nas gavetas e na cama do seu cão para afastar as pulgas.
  5. Seu bichinho provavelmente vai ter uma pulga ou outra de tempos em tempos, mas não precisa chegar a uma infestação completa. Aspirar a casa regularmente vai matar as pulgas antes que elas possam se reproduzir.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 111 913 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade