Baixe em PDF Baixe em PDF

Seu coração está batendo tão rápido quanto uma bateria de escola de samba? Suas mãos suam tanto que você ganharia um torneio de bafo? Sua boca está tão seca que parece uma fábrica de cola? Pelo visto, você está nervoso. Essa é uma reação normal que todos os humanos sentem quando encontram desafios. No entanto, se o medo for de paralisar, há modos de minimizar os efeitos. Apesar de ignorá-lo ser difícil, há vários métodos diferentes para acalmar a mente e voltar ao estado emocional normal. Tente alguns dos apresentados abaixo para saber o que é melhor para você.

Método 1
Método 1 de 4:

Exercícios de relaxamento

Baixe em PDF
  1. Praticantes de Ioga do mundo todo manipulam seus padrões de respiração diariamente para acalmar a mente. Respirações longas e tranquilas indicam ao corpo e à mente que está tudo bem; uma respiração ofegante, curta e rápida sinaliza o oposto. A respiração correta permite que você diga ao corpo como se sentir.
    • Feche os olhos e diminua o ritmo da respiração para relaxar a mente e o corpo.
    • Você pode fazer isso contando até um certo número, ou repetindo "Agora eu inspiro, agora eu expiro".
  2. Não é bobagem acreditar em visualização positiva; você pode usar isso para se retirar de uma situação de nervosismo e visitar um lugar feliz e sem estresse, seja um shopping ou uma praia deserta.
    • Veja-se tendo sucesso em seja lá o que for que está causando todo o nervosismo. Visualizações positivas podem resultar em uma vitória se você realmente acreditar que consegue.
    • Tenha pensamentos felizes e use a imaginação para situações positivas, e não negativas.
  3. Um mantra é um exercício meditativo em que se repete várias vezes uma frase, seja em voz alta ou mentalmente. Pense em palavras inspiradoras ou calmantes e repita-as toda vez que o nervosismo atacar. Pode se útil entoá-lo de olhos fechados.
  4. Medite ou faça uma varredura corporal. Talvez seja difícil dominar a meditação, mas essa é uma ótima maneira de acalmar os nervos. Encontre um lugar tranquilo, sente-se confortavelmente ou deite-se no chão e tente reparar em seus pensamentos sem julgá-los.
    • Se for muito difícil limpar a mente completamente, tente a varredura corporal, em que se presta atenção a cada parte do corpo separadamente.
    • Comece notando seus pés e vagarosamente observe o corpo, perceba como se sente em cada parte. [1]
  5. Em vez de tentar bani-los, separe um tempo para senti-los e depois deixe-os ir embora. Escrever suas emoções e a razão de sua inquietação permitirá que você confronte o nervosismo em vez de ignorá-lo. Quando acabar, você pode jogar o papel fora simbolicamente ou guardá-lo para lê-lo mais tarde. [2]
  6. Faça uma lista de reprodução que o acalme e relaxe. Quando a sensação de nervoso aparecer, ouça essa lista e permita-se entrar na música.
  7. Acalme o sistema nervoso e nutra o corpo bebendo água. Você deve beber água regularmente, mas durante um ataque de ansiedade isso pode ser ainda mais útil.
  8. Feche os olhos e use os dedos médios para pressionar as têmporas na região ao lado dos olhos. Estes são pontos de pressão e massageá-los pode ser bastante relaxante, um verdadeiro alívio para o estresse.
  9. Praticar atividades físicas é uma das melhores formas de aliviar a mente, o corpo e a agitação. Reserve no mínimo trinta minutos de atividade aeróbica por dia.
    • Faça yoga. Não se trata apenas de uma atividade física, mas de uma prática mental intensa que ensina a regular a respiração. Tente fazer aulas presenciais ou assista vídeos na internet para ver se ajuda a acalmar a mente.
    • Faça Tai-chi . Tai-chi é um arte marcial chinesa não competitiva que usa movimentos corporais fluídos, projetados para relaxar o corpo e a mente e canalizar energias para um resultado positivo.
  10. Sua dieta e seus padrões de sono não só afetam a saúde como um todo, mas também os níveis de estresse e a tendência ao nervosismo. Tente dormir as oito horas de sono recomendadas universalmente e faça seu melhor para evitar frituras e doces.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Encarando o nervosismo racionalmente

Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas têm dificuldades em não controlar cada aspecto da vida. Largue o controle e diga para si mesmo que existem coisas que simplesmente não dá para prever. Ao passo que é normal ter uma direção na vida, é inevitável pegar caminhos errados e perder o controle por um fator externo. E, poxa vida, está tudo bem!
    • Seria muito chato se a vida fosse toda planejada. É a incerteza que faz dela uma aventura! Caso a imprevisibilidade realmente seja um problema para você, tente enxergar o fator surpresa como algo positivo.
  2. O que passou, passou e o que não aconteceu ainda, bem... não aconteceu! Não se estresse queimando a pestana com aquele momento embaraçoso ou esperando o que ainda está para acontecer.
    • O papo da profecia que se concretiza é verdade. Pensar demais que vai fracassar na apresentação de amanhã pode fazer com que você realmente falhe. Focar no agora permite que você pense direito na situação e mantenha sua cabeça leve.
  3. Não dá para evitar tudo, mas praticar o relaxamento em situações desconfortáveis ajuda a controlar essa sensação ao longo do tempo. Tente subir em palcos menores e sozinho se o seu maior medo é falar em público, depois aumente as proporções à medida em que se acostuma. Você pode até treinar com um ou dois amigos próximos para ficar mais à vontade.
    • Junte um grupo de apoio de familiares e amigos que o ajudarão a enfrentar esses desafios com equilíbrio.
  4. O bom e velho "imagine a plateia pelada" pode funcionar! Mesmo que o seu chefe seja superintimidador, diga para si mesmo que ele é só um ser humano. Ele provavelmente também fica nervoso em situações como essa e já passou muito por isso.
    • Dizer que todo mundo tem medo pode ser um clichê, mas se tornou um clichê por um bom motivo: é verídico.
  5. Mesmo incorporando diversas técnicas de relaxamento à rotina, haverá dias em que o nervosismo prevalecerá. Prepare-se tanto para o sucesso quanto para o fracasso e viva um dia de cada vez.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Descobrindo a raiz do nervosismo

Baixe em PDF
  1. Você está nervoso por algo que pode resolver ou por algo além de seu controle?
    • Caso esteja ansioso com uma possível situação e não sobre um fato, lembre-se de que você não pode controlá-la. [3] Qual é o sentido de se preocupar com uma coisa que vai acontecer de qualquer jeito? Ter medo do apocalipse parece uma grande bobagem, mas o que o seu problema tem de diferente?
    • Caso o problema seja fatual e tenha solução, tome uma atitude e descubra como resolvê-lo. Por exemplo, se está nervoso porque não conseguirá pagar o aluguel até o vencimento, fale com o proprietário e peça mais tempo.
  2. Muitas pessoas desenvolvem uma rotina superestressante porque acham que a pressão os faz produzir ou que estão aprendendo algo. Na realidade, ficar nervoso é gastar um tempo precioso em que você poderia estar sentindo... quase qualquer outra coisa!
    • Sofrer por algo terrível que pode acontecer em um futuro próximo, não resultará em nada de positivo. Você não estará mais preparado para o que acontecer e terá perdido um tempo importante, que poderia ter sido usado em seu favor.
    • Aborde o nervosismo racionalmente e não permita que o corpo seja controlado por ele. Seja racional: mostre ao seu corpo quem é que manda.
  3. Tente praticar a autocompaixão e reconheça que você pode ficar aflito em alguns momentos de sua vida.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Procurando um médico

Baixe em PDF
  1. Até relacionamentos podem estar em risco como resultado de seu nervosismo.
    • Se isso estiver atrapalhando suas tarefas diárias, você pode estar sofrendo de ansiedade. É normal ficar aflito diante de desafios que a vida apresenta, mas se está ansioso e não sabe o motivo, pode haver um problema mais sério.
  2. Converse com um médico sobre medicamentos ansiolíticos [4] . Se o nervosismo é tão intenso que causa crises de pânico, você pode ser um candidato a tomar esses remédios. Eles não curarão sua tendência a ter crises, mas aliviarão temporariamente.
    • Medicamentos ansiolíticos podem causar efeitos colaterais indesejáveis ou perigosos, incluindo dependência e depressão. Pense nessas questões e esgote todas as outras possibilidades antes de recorrer a remédios.
    • Os ansiolíticos mais comuns são os benzodiazepínicos, antidepressivos e betabloqueadores. Pergunte para seu médico qual deles é melhor para você.
    • A maioria dos ansiolíticos faz efeito em trinta minutos após a ingestão. [5]
  3. Muitas pessoas acham muito útil ter um terapeuta profissional para falar sobre a ansiedade. Descubra se prefere terapia individual ou em grupo e agende uma consulta.
    Publicidade

Dicas

  • Tenha consciência de que todo mundo erra de vez em quando. Se disser algo embaraçoso na frente de um monte de gente, tente desencanar e seguir com a vida. Isso acontece!
  • Sempre respire profundamente e relaxe quando o nervosismo atacar.
  • Dê-se recompensas por encarar serenamente as situações difíceis.
  • Encoraje-se antes do evento. Diga "Eu consigo fazer isso" ou "Eu não vou desistir", etc.
  • Mesmo que não se sinta confiante, finja! Quanto mais convincente for seu comportamento, mais a sério será levado.
  • Foque na tarefa imediata.
  • Pergunte a amigos o que eles fazem quando ficam nervosos e se têm algum truque na manga.
  • Pratique manter contato visual usando uma foto.
Publicidade

Avisos

  • Você pode estar sofrendo de ansiedade se estiver sempre tenso, não conseguir controlar suas preocupações, relaxar ou dormir. Pense em aprender a lidar com a ansiedade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 372 650 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade