Baixe em PDF Baixe em PDF

Chorar é uma reação natural e saudável a tragédias, tristezas, frustrações e outros sentimentos. Entretanto, você pode ficar inibido ou constrangido por chorar em certas situações nas quais isso seja indesejável ou quando você simplesmente gostaria de conseguir controlar as emoções. Para ficar calmo, você pode experimentar alguns exercícios de reflexão antes e durante alguma ocasião na qual haja a necessidade urgente de chorar. Além disso, você pode tentar diversas técnicas para se distrair nestes momentos.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Comunicando-se bem

Baixe em PDF
  1. Você pode sentir uma vontade urgente de chorar em situações específicas, como quando confronta uma autoridade. [1] Mesmo que essa necessidade seja incontrolável, normalmente existe uma causa identificável. É possível sentir uma gama de emoções, como:
    • Tristeza.
    • Medo.
    • Ansiedade.
    • Alegria.
    • Frustração.
    • Sofrimento.
  2. As lágrimas podem estar relacionadas a emoções ou pensamentos do momento, mesmo quando eles não pareçam ter relação imediata. Considere os tipos de pensamento que tem quando sente vontade de chorar e tente fazer uma conexão entre eles.
    • Por exemplo, ao sentir uma vontade súbita de chorar em uma ocasião feliz, pense se você achou que tal situação era “boa demais para ser verdade” ou muito fugaz. [2]
    • Caso sinta vontade repentina de chorar quando estiver sendo avaliado (como em uma vistoria no trabalho), perceba se os seus pensamentos fazem com que você se sinta duramente julgado, tratado com diferença, de forma inadequada, etc..
  3. Mesmo em situações de tensão, a pessoa tem um pouco de controle sobre os próprios pensamentos e sentimentos. Quando estiver se comunicando com alguém e sentir uma necessidade urgente de chorar, leve em conta o que está dizendo a si mesmo enquanto ouve o outro. [3]
    • Por exemplo, se o seu trabalho estiver sendo avaliado e o seu chefe sugerir que há pontos que podem melhorar, no que você pensa? Será que se acha péssimo no que faz? Ou então se concentra em traçar um plano específico de ação para seguir em frente?
    • Da mesma forma, se um amigo estiver chateado com você e você sente muita vontade de chorar, perceba se está dizendo a si mesmo: “meu amigo me odeia” ou simplesmente “eu fiz algo que machucou meu amigo e não vou fazer isto novamente”.
  4. Por meio da observação do seu modo de reagir, você vai poder saber se está sendo autocrítico. Este é um motivo comum para a necessidade de chorar. Analise os seus pensamentos e sentimentos ao se comunicar com os outros (ou quando pensa sobre si mesmo). Identifique-os e pare de se criticar. [4]
    • Dentre as formas mais comuns de autocrítica estão afirmações como: “Eu sou muito emotivo”, “homens não choram” e “eu sou um fracasso”.
    • Troque a autocrítica por pensamentos mais flexíveis consigo mesmo, como: “eu dei duro no projeto e estou orgulhoso de mim mesmo que não tenha dado tudo certo” ou “eu me importo de verdade com isso e sei que estou dedicado a esta questão”.
  5. Algumas pessoas não sabem como reagir quando alguém chora diante delas. No entanto, você deve esperar que alguém entenda que existe uma razão para as suas lágrimas e que isto não significa necessariamente que você está sendo fraco, inoportuno, pouco profissional, etc.
    • Ao chorar e perceber que as outras pessoas parecem surpresas ou despreparadas, você deve esperar, ainda assim, que elas demonstrem empatia dizendo algo como: “Dá para perceber que isso é muito importante para você” ou “Sei que você está chateado”. [5]
    • Se você chorar na frente de alguém que pareça não saber como reagir, você não tem que ignorar esse fato. É possível dizer algo como: “Você entende, isso é muito importante para mim” ou “Estou triste, pois...” Assim, a pessoa pode entender o que está acontecendo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Criando distrações

Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas acreditam que podem parar de chorar ao se beliscar ou ao cutucar o nariz, o braço, a face, a palma da mão, etc.. [6] É possível que a sensação de dor temporária distraia suas emoções ou os pensamentos que causam o choro.
  2. Assim como se cutucar, é possível criar uma distração temporária ou ligeira sensação de dor ao empurrar a língua contra o céu da boca quando sentir vontade de chorar.
  3. [7] Conte até dez e respire diversas vezes, de modo profundo e lento. Encher os pulmões de oxigênio pode melhorar o seu humor e intensificar seu estado de alerta. Além disso, esta pausa pode ajudar a mudar rapidamente os pensamentos que geram esses sentimentos e dissipar o choro.
  4. 4
    Distraia-se contando algo. Escolha um número aleatório, como 7, e comece a contar a partir dele até 100. Seu cérebro se concentrará na ação lógica de contar, o que pode reduzir sua resposta emocional às coisas.
  5. [8] Se você quiser evitar chorar diante de alguém, como o chefe, peça licença e saia do recinto. Por exemplo, diga que precisa ir ao banheiro ou tomar um pouco de ar. Um pequeno intervalo para caminhar ou avaliar seus sentimentos pode ajudar a ganhar um tempo e a controlar a vontade de chorar.
  6. Algumas vezes, é preciso ter algo para se concentrar e distraí-lo de uma crise de choro. [9] Por exemplo, se você tiver uma reunião estressante com seu chefe e estiver com medo de chorar, leve um bloco de anotações ou outro objeto com você. Focar nele durante a reunião pode evitar as lágrimas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Refletindo sobre a situação

Baixe em PDF
  1. Se você se sente propenso a chorar com frequência em certas ocasiões, tente imaginá-las na sua cabeça e encenar saídas alternativas. [10] Ao visualizar várias vezes resoluções boas para situações imaginárias nas quais você não esteja chorando, é possível lidar melhor com a situação real.
    • Por exemplo, se você tem tendência a chorar durante conflitos familiares, imagine uma situação na qual você conversa com sua família, permanecendo disposto e confiante. Se você puder imaginar como fica quando não chora, já vai ter um plano.
    • Caso você esteja tentando evitar o choro ao se defender, imagine situações nas quais você fala sem medo ou hesitação. Por exemplo, imagine-se em uma reunião com seu chefe o avaliando e você dizendo: “Eu agradeço o seu retorno sobre tal assunto. Eu gostaria de oferecer a minha perspectiva sobre o problema”.
    • Se estiver tentando evitar as lágrimas quando tem que falar em público, imagine-se num palco dando uma palestra com confiança, fazendo uma apresentação, etc.. Assim, quando você realmente tiver que falar em público, já vai ter ensaiado um bom resultado.
  2. Caso você esteja com muita dificuldade para controlar as emoções, não tenha medo de procurar ajuda. Os psicólogos são treinados para ajudá-lo a entender as emoções e a desenvolver técnicas para a compreensão e controle dos sentimentos. [11]
  3. Algumas doenças, como a síndrome pseudobulbar e certas formas de depressão, podem causar uma crise de choro incontrolável ou aumentar as probabilidades de chorar mais. [12] Se você tem uma vontade constante de chorar ou não consegue parar em uma crise, é preciso procurar um médico para saber se há alguma doença oculta que necessite de tratamento.
  4. A comunidade científica ainda não entende completamente por que os seres humanos choram, mas está claro que há uma relação entre o choro e a expressão das emoções. [13] [14] As lágrimas podem realmente fazer com que a pessoa melhore e gerar sentimentos de simpatia e empatia nas outras pessoas, forjando assim uma conexão com elas. [15] Lembre-se de que todos têm boas razões para chorar de vez em quando e, portanto, talvez você nem sempre precise ou queira parar de chorar.
    • Evite suprimir suas emoções. É mais saudável aceitar que você está triste por conta de algo.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Quando tentar não chorar?

Baixe em PDF
  1. Chorar é uma boa forma de colocar as emoções para fora, mas se o fizer durante a aula, pode não se sentir melhor. Além disso, pode atrair atenção. Embora alguns pessoas sejam compreensivas, outras não são, e talvez seja melhor não compartilhar um momento tão íntimo com eles. No trabalho, chorar pode ser pouco profissional, principalmente se ocorrer em um momento de pressão.
  2. Chorar pode ser uma reação normal nessas situações e não há nada de errado com isso, mas mostra ao indivíduo que você não tem controle sobre suas emoções. Caso não queira dar a ele tal satisfação, tente executar algumas técnicas para não chorar durante assuntos triviais, como um comentário grosseiro ou um feedback negativo no trabalho.
  3. Fazê-lo durante o medo é normal, mas em alguns momentos pode não ser uma boa expressar-se dessa forma. Por exemplo, talvez tenha uma apresentação para fazer e seu medo de falar é público é tão grande que sente vontade de chorar na frente de todos. Pratique métodos de distração e outras formas que impeçam seu organismo de chegar a tal ponto.
  4. Fazê-lo é uma forma válida de colocar seus sentimentos para fora. Embora existam locais nos quais chorar não é aceitável, certamente que existem alguns em que pode fazê-lo sem remorso. Chore em funerais, enterros, e lugares nos quais demonstrar sentimentos é algo positivo. Às vezes, o melhor lugar para chorar é quando está sozinho, pois saberá que suas lágrimas não afetarão outras pessoas.
    Publicidade

Dicas

  • Se sentir uma vontade incontrolável de chorar ao descascar uma cebola, experimente colocá-la na geladeira antes. [16] Outra opção é espremer um pouco de suco de limão no local onde vai cortar a cebola.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 163 114 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade